Imposto de Renda Solidário: mitos e verdades

 

 

 

Imposto de Renda Solidário: cinco mitos e verdades

Até 30 de dezembro contribuintes podem destinar 6% do imposto para instituições sociais

Final do ano é tempo de celebrar e também de realizar ações solidárias. Em momentos como a crise do coronavírus, muitas são as formas que o brasileiro pode doar e ajudar comunidades fortemente afetadas pela pandemia. Uma delas é por meio do Imposto Solidário, no qual, sem gastar um centavo a mais, os contribuintes podem destinar até 6% do seu IR para instituições sociais.

Desta forma, o dinheiro, que já seria destinado ao governo de qualquer maneira, pode ser destinado para diversas causas e projetos sociais. “A grande vantagem é que ao escolher apoiar projetos sociais, a população contribui para instituições que estão necessitando muito, localizadas em áreas vulneráveis, e que sobretudo em um ano altamente impactado pela pandemia”, reforça Rodolfo Schneider, gerente de mobilização de recursos do Marista Escolas Sociais.

As doações podem ser feitas por aqueles que optam pelo formulário de modelo completo na hora da declaração, o que permite o abatimento de itens como educação, saúde, previdência privada, entre outros. A simulação pode ser feita calculando o potencial de doação baseada na declaração do ano anterior.

Segundo dados da Receita Federal, mais de 97% das pessoas que têm potencial de doação não fazem essa destinação. “É hora de olharmos para o Imposto de Renda como uma ferramenta importante na melhoria das principais necessidades da população, e com a destinação de até 6%, o contribuinte tem a oportunidade de saber exatamente como e onde parte do seu recurso está sendo empregado no acompanhamento dos projetos que beneficiam as comunidades mais empobrecidas”, afirma Schneider.

Educação é uma das áreas impactadas

Os projetos disponíveis para receber os recursos via Imposto de Renda são o “Educação – O futuro é para todos”, que beneficia mais de 2 mil crianças, adolescentes e jovens de 0 a 17 anos. A iniciativa oferece educação gratuita em cinco escolas sociais localizadas em áreas de vulnerabilidade social na Zona Leste de São Paulo, Santos e Ribeirão Preto. Além disso, no Estado do Paraná são seis escolas beneficiadas com mais de 2,6 mil alunos, nas cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Cascavel e Londrina.

As doações podem promover a expansão de laboratórios, espaços maker, projetos de educomunicação, capacitação de educadores, revitalização de espaços e melhorias no acervo das bibliotecas comunitárias. Mais de 40% das famílias atendidas nos locais estão abaixo da linha da pobreza e vivem do trabalho informal, sendo fortemente atingidas pela pandemia do coronavírus.

Confira cinco mitos e verdades sobre a doação do Imposto de Renda Solidário:

1. Você não gasta nenhum centavo a mais

Verdade. A doação do imposto de renda para ONGs e instituições sai do percentual que já seria pago de qualquer forma à Receita Federal. Ou seja: Tenha imposto a pagar ou a restituir você não gasta nada a mais e ainda contribui para projetos transformadores e com alto impacto social em comunidades empobrecidas.

2. Doar é muito complicado

Mito. Com a intenção de explicar o passo a passo para efetuar uma doação via imposto de renda, o Marista Escolas Sociais, que atende mais de 7 mil crianças, adolescentes e jovens em 20 Escolas e Unidades Sociais nos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, preparou uma calculadora para mostrar qual é o potencial de doação de cada contribuinte. Para acessar, a pessoa deve ter o recibo da sua última declaração para checar o valor do seu imposto devido e acessar o site impostosolidario.org.br.

3. Muitos projetos foram impactados pela pandemia

Verdade. Muitas instituições e projetos sociais inscritos estão nas áreas mais vulneráveis, as mais atingidas pela pandemia. As doações podem impactar e contribuir diretamente com os projetos.

4. Poucas pessoas destinam o IR solidário no Brasil

Verdade. Segundo dados da Receita Federal menos de 3% das pessoas que poderiam fazer a doação do seu IR destinam o valor para as instituições sociais.

5. É possível acompanhar o projeto que recebeu a doação

Verdade. Na hora de destinar o valor, você pode escolher uma instituição que conhece e confia. Não é somente uma participação financeira, trata-se de uma contribuição efetiva e cidadã.

Marista Escolas Sociais

Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas. https://maristaescolassociais.org.br/

 

 

 

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Isabela ensina técnicas para cozinhar massas curtas e longas

 

 

 

Isabela ensina técnicas para cozinhar massas curtas e longas

Entenda as diferenças no preparo e torne suas refeições ainda mais saborosas

As massas se diferenciam pelos ingredientes que as compõem, podendo ser à base de ovos, quando tem sabor mais rico e combina com molhos cremosos, ou comum, harmonizando com tomate, cebola, alho e azeite. Mas as diferenças não param por aí. Há cuidados específicos para cozinhar cada tipo de massa. Então, para ampliar os seus conhecimentos, Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas na região Sul do País, dá dicas importantes para cozinhar massas corretamente, de acordo com o seu formato.

De modo geral, há duas técnicas que são para qualquer tipo de massa. Primeiro, é necessário utilizar a proporção certa de água, ou seja, 1 litro de água para 100g de massa. Após colocar a água para ferver, acerte o sal e não coloque azeite ou óleo. Afinal, o que faz a massa não grudar é a quantidade ideal de água!

Para as massas curtas, coloque-a de uma vez para cozinhar, sem tampar a panela. Quando chegar ao ponto al dente, ou seja, macia, porém resiste à mordida, escorra e agite bem para drenar toda a água. Coloque a massa novamente na panela e adicione 1 a 2 colheres de azeite ou manteiga. Após aquecê-la, coloque o molho. Esse tipo de corte combina com molhos mais fortes e densos, como bolonhesa ou de queijo.

Já para as massas longas, há uma técnica que deve ser utilizada para trabalhar da melhor forma com esse formato. Primeiro, deixe a água ferver e coloque o macarrão lentamente para não quebrar e ficar macio. Você deve começar a contar o tempo de cozimento quando a água voltar a ferver. Depois, retire do fogo, escorra e volte para a panela com 15-30 ml de azeite. Pronto, agora é só colocar o molho e servir. Nesse caso, molhos mais líquidos, que envolvam melhor os fios, são ótimas opções para as massas longas, como molho de frutos do mar, molho branco, molho pesto ou ao sugo.

Agora, que tal colocar as dicas em prática ao preparar um delicioso Espaguete ao Pesto Genovês? Fácil de fazer, esse prato aromático fica pronto em apenas 20 minutos, agradando a todos os paladares. É com mais conhecimento e carinho na cozinha que o sabor de família fica!

Confira a receita completa abaixo.

Espaguete ao Pesto Genovês

Ingredientes:
Para o Pesto:

1 xícara (chá) de azeite

1 dente de alho

3 xícaras (chá) de folhas de manjericão

2 pedras de gelo

100 g de nozes trituradas grosseiramente

4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino

Sal a gosto

Para a massa:

1 embalagem de Espaguete Isabela

1 colher (sopa) de sal

Modo de Preparo:
Prepare o Pesto:

- Coloque no liquidificador o azeite, o alho, o manjericão e o gelo. Utilize a tecla “pulsar” para que esses ingredientes comecem a se incorporar, formando um molho esverdeado. Junte as nozes, o parmesão e, mais uma vez, utilize a tecla “pulsar”, apenas para misturar os ingredientes. Prove e, se necessário, tempere com um pouco de sal. Reserve.

Prepare a massa:

- Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente e acrescente ao pesto. Misture bem para que toda a massa fique bem envolvida pelo molho e sirva em seguida.

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

Para mais informações sobre a Isabela, acesse www.isabela.com.br

Sobre a Isabela

Líder em vendas na categoria de biscoitos na Região Sul do Brasil, a marca Isabela, que pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos, atua no mercado há mais de 60 anos. A marca é Top of Mind de massas e biscoitos há 26 anos consecutivos segundo a Revista Amanhã (RS) e foi contemplada pela 18ª vez consecutiva como a marca preferida e mais lembrada na categoria Biscoitos do Prêmio Marcas de Quem Decide 2018 segundo o Jornal do Comércio. Com o slogan “A vida é mais com Isabela”, possui mais de 70 produtos em seu portfólio, entre eles as crocantes e fresquinhas Torradas e os deliciosos biscoitos Cookies Tradicional com gotas de chocolate, Cookies sabor Chocolate com gotas de chocolate, Leite sabor Chocolate, Leite Vitamina de Frutas e Maria Chocolate.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com sessenta e cinco anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates, torradas e refrescos. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram um total de 18,6 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 15 unidades industriais e 37 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 30 países em todos os continentes.

 

 

 

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Ilha Plaza inaugura Terraço Ilha neste fim de semana

 

 

 

Ilha Plaza inaugura Terraço Ilha neste fim de semana

Pensando na socialização ao ar livre e evitando aglomerações, o mais novo espaço de convivência da Ilha do Governador chega com proposta de uso livre, para que o público realize picnics, encontre amigos e brinque com crianças

Os moradores da Ilha do Governador ganharão mais uma opção de lazer ao ar livre, o Terraço Ilha. O Ilha Plaza Shopping transformou o seu estacionamento G3 em um grande espaço a céu aberto para convivência dos insulanos, com 800m², sendo totalmente adaptado para o conceito de praça dentro do shopping. No local, será possível realizar pequenos encontros em família e amigos, picnics, se exercitar, andar de patins e bicicleta, entre outras atividades, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde. O Terraço Ilha fica aberto diariamente das 10h às 22h.

A inauguração será neste final de semana, com uma programação especial nos dias 12 e 13 de dezembro. Dentre as atividades o Terraço Ilha recebe uma feira orgânica a partir de 12h, recreação infantil com Up Kids às 14h e entretenimento com artistas de circo e músicos. O empreendimento reforça que todos os protocolos serão adotados e todos os visitantes deverão permanecer de máscara no local.

“Abrir o Terraço do Ilha Plaza como um espaço de lazer para os insulanos era um desejo que tínhamos há algum tempo, um presente do shopping para a Ilha do Governador. Em tempos de pandemia, frequentar locais ao ar livre é uma ótima opção para aqueles que buscam um tempo para se distraírem fora de suas casas. O Terraço Ilha, por ser amplo e aberto, se torna mais uma opção para essas pessoas já que aqui elas poderão realizar diversas atividades, seguindo os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde” explica Camila Ourique, Gerente de Marketing do Ilha Plaza Shopping.

Serviço:

Inauguração Terraço Ilha

Shopping Ilha Plaza - Av. Maestro Paulo e Silva, 400

Data: 12 e 13 de dezembro

Horário de funcionamento: 12h às 22h

Telefone: (21) 2468-8100

 

 

 

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Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bilíngue: perspectivas e parcerias

 

 

 

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bilíngue: perspectivas e parcerias

Luiz Fernando Schibelbain*

A educação bilíngue, em seus múltiplos formatos, que já vinha sendo foco de discussão entre professores, gestores escolares e outros profissionais ligados à área, se tornou, em boa hora, também pauta do Conselho Nacional de Educação. Em julho deste ano, o CNE homologou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bilíngue, que regulamentam o ensino bilíngue no Brasil, apontando caminhos e definições importantes para uma parcela dos diferentes públicos que compõem a educação brasileira em escolas públicas e privadas. O documento, que aguarda homologação do MEC, define o que é uma Escola Bilíngue e quais outras possibilidades podem ser implementadas caso a escola queira ofertar aos alunos currículos de e em inglês.

Neste momento, é importante analisarmos a quem o documento se refere: escolas bilíngues que conduzem seu currículo por meio de duas línguas de instrução, sendo o inglês a língua adicional ao repertório de português do aluno brasileiro reconhecida como uma das línguas de maior relevância no cenário internacional. Após a regulamentação, para poder seguir ou se tornar uma escola bilíngue, as instituições terão que se adaptar em relação aos seguintes aspectos: definição do tipo de escola; carga horária estipulada para Escolas Bilíngues; formação de professores e metodologias. A medida é bastante oportuna, uma vez que fica evidente o crescimento significativo de escolas bilíngues que têm como meio de instrução línguas adicionais ao português, como o inglês, o alemão ou o francês, por exemplo.

A proposta preliminar do parecer respeita o direito de cada escola de construir suas concepções pedagógicas e fazer suas escolhas metodológicas. Entretanto, ressalta que a escola precisa fazer uma opção por metodologias compatíveis com os pressupostos da educação bilíngue, ou seja, evitar enfoques que tenham a língua como fim em si mesma. Desse modo, devem, então, optar por enfoques nos quais conteúdos significativos sejam veiculados através da segunda língua de instrução.

Assim que o MEC homologar e publicar, ainda haverá um período de organização, planejamento e revisões dos projetos político-pedagógicos das escolas que oferecem oportunidades aos alunos em relação ao ensino em uma língua adicional. Há caminhos e possibilidades neste universo e a importância dessas novas diretrizes está justamente aí: nortear e definir estes caminhos para a educação bilíngue aos diferentes públicos que compõem a educação brasileira. Aqui cabe um alerta: será fundamental procurar orientações com quem está alinhado com esses novos encaminhamentos e que possua experiência nessas práticas para poderem se posicionar assertivamente perante a sua comunidade como escola bilíngue ou escola que forma alunos bilíngues.

As escolas que já trabalham com uma língua adicional de forma mais intensa e aprofundada e aquelas que já incluem em seus projetos pedagógicos conteúdos de outras disciplinas ministrados em inglês também irão se beneficiar com assessoria especializada para avançar. Mesmo com a publicação da Resolução Nacional, teremos por algum tempo lacunas que ainda fragilizam a educação bilíngue no Brasil, como a BNCC, que não cita uma língua adicional na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais e os currículos de ensino superior que hoje não atendem às demandas da educação bilíngue. Que essas novas diretrizes venham não apenas para melhorar o mercado de escolas bilíngues, mas também para jogar a favor de nossos alunos.

*Luiz Fernando Schibelbain é especialista em ensino de Inglês e Gerente Executivo do PES Language Program

 

 

 

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Shopping Palladium é finalista do prêmio Top de Marketing da ADVB/PR

 

 

 

Shopping Palladium é finalista do prêmio Top de Marketing da ADVB/PR

Com o case "Fechado com você", shopping é um dos finalistas na categoria Varejo

Reconhecido nacionalmente como um dos prêmios mais importantes do setor, o Top de Marketing 2020 realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Paraná (ADVB/PR) divulgou os finalistas das sete categorias deste ano. O Palladium Shopping Center Curitiba é um dos finalistas na categoria Varejo, com o case “Fechado com você”.

Neste ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, foi preciso desenvolver e adaptar estratégias de diversos setores. Foi com esse pensamento que a equipe de marketing do Palladium Curitiba criou um canal de vendas ao vivo, chamado “Fechado com você”. O evento online, que teve início em julho, já teve cinco edições ao longo do ano, oferecendo interação rápida e 100% online com os clientes.

A gerente de marketing do shopping, Cida Oliveira, comandou as lives, que foram transmitidas ao vivo pelas redes sociais. As edições contaram com a participação de mais de 80 lojistas e cada edição teve seis horas de duração, aproximadamente, com ofertas de curta duração e condições especiais de compra. Durante os eventos online, mais de 150 produtos foram anunciados e 60% das lojas participantes finalizaram as vendas. Além disso, as entregas dos produtos foram realizadas gratuitamente pelo shopping ou retiradas pelo cliente no drive-thru do shopping.

Para Cida Oliveira, as lives foram um sucesso e trouxeram esperança em um período difícil. “Desde a primeira edição, nos aprimoramos muito. Precisamos nos adaptar e desenvolver possibilidades de vendas para ajudar nossos lojistas e chegar ao cliente de maneira segura. Com as lives, impactamos mais de 2 milhões de pessoas, vendemos desde sapatos até geladeira. Ter o reconhecimento de tanto esforço na classificação deste prêmio significa muito”, comenta.

A comissão julgadora do prêmio Top de Marketing contou com 70 jurados, entre diretoria da associação e grandes nomes das áreas de marketing e vendas. A apuração foi feita por meio de uma plataforma virtual e auditada pela Datacenso Pesquisa e Inteligência de Mercado.

Além do Palladium Shopping Center Curitiba, as Farmácias Nissei e Farmácias Vale Verde também concorrem na categoria Varejo. Os vencedores serão anunciados no dia 16 de dezembro, a partir das 19h30, em evento com transmissão ao vivo.

 

 

 

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