Boxx Botafogo promove campanha “Doe de Coração” e reverte renda para Instituto Pro Criança Cardíaca

 

 

 

Boxx Botafogo promove campanha “Doe de Coração” e reverte renda para Instituto Pro Criança Cardíaca

Ação acontece até 11 de outubro, período em que é comemorado o Dia do Coração e o aniversário da instituição

Antes mesmo de nascer, João Eduardo E., hoje com 13 anos, foi diagnosticado com uma estenose aórtica, acometimento mais comum das válvulas do coração. João está com a doença controlada, mas ainda precisa de acompanhamento e fará uso de medicação para toda a vida. Já Lucas Ferreira, 22 anos, iniciou o tratamento para um sopro no coração com um ano de vida. Hoje está totalmente curado e segue sua rotina sem restrições. Estas, entre muitas outras histórias de superação de vida retratam a realidade de pacientes com problemas cardíacos e que precisam de tratamento. O que eles têm em comum? Ambos foram acompanhados pela doutora Rosa Célia, uma referência na cardiologia pediátrica do país. Foi ela quem deu vida ao Instituto Pro Criança Cardíaca, que neste mês de setembro comemora 24 anos. No mês que o Pró Criança Cardíaca faz aniversário, também é celebrado o Dia do Coração. Por isso, o Boxx Botafogo se une à causa e promove a campanha “Doe de Coração”, de 11 de setembro a 11 de outubro. O objetivo é gerar renda para a ONG que se mantém apenas de doações, mas que com a Covid-19 vem enfrentando uma diminuição na arrecadação de fundos para os tratamentos das crianças que precisam de atendimento médico, mas não tem renda para garantir a assistência adequada.

A campanha “Doe de Coração” surge a partir das histórias retratadas, de jovens que enxergam no Instituto Pro Criança Cardíaca a oportunidade para que muitas outras que precisam de ajuda possam ter uma vida “normal” e/ou bem assistida. A instituição, sem fins lucrativos, atende inúmeras crianças carentes – já são mais de 15 mil desde sua criação - e presta um serviço à sociedade que vai além da medicina. A ONG, a partir destes tratamentos, devolve a esperança e o brilho no olhar de famílias que lutam contra esta doença.

A ação reunirá conceituados chefs da gastronomia carioca presente no Boxx Botafogo, que desenvolveram pratos especiais para seus cardápios, além de lojistas com ações promocionais, cujo valor será revertido parcial ou integralmente para a causa. O restaurante Ogro Steaks e Bianca Barbosa, do Manda, durante todo o período da campanha reverterão 20% do valor de suas criações para a instituição. Enquanto o Chef Jimmy Ogro anuncia o “De Bacon a vida”, um blend de picanha, queijo Monterey jack, maionese de páprica defumada e geleia de bacon no pão pretzel, a filha de Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, conhecida por toda a sua versatilidade a partir de uma culinária sustentável, vai preparar o “Vege & Tal”, um sanduíche à base de queijo de cabra, tomate assado e abobrinha d`água. No dia 29 de setembro, Dia do Coração, 100% da venda será destinada ao Instituto pelo Ogro Steaks e Manda, respectivamente.

Já o Armazém Carioca, mercado de produtores recém-inaugurado, doará 5% de todo o lucro do período. O mercado também passa a ser um ponto de venda fixo das canecas estilizadas do Instituto Pro Criança Cardíaca, com conversão de 100% do valor para a entidade. No período da campanha, a Boxx do Bem, exposição que apresenta a arte de Martha Dytz, com pinturas que exploram o feminino e a natureza com de traços leves e vibrantes, e Robson Roots, que explora as cores para retratar o cotidiano carioca pelo olhar das favelas e dos símbolos da cidade, também está engajada. Habitualmente, a Boxx do Bem faz uma doação de 15% do valor da venda de seus produtos para o Instituto e, agora, dobrará esta quantia e reverterá 30% do valor das vendas das telas.

"Estamos ganhando um presente especial no mês do nosso aniversário. Graças a iniciativas de parceiros, como o BOXX, nossa instituição atende e trata, há 24 anos, as crianças cardíacas carentes e suas famílias", destaca Dra. Rosa Celia, fundadora e presidente do Pro Criança Cardíaca.

Para Pedro Enes, irmão de João Eduardo e filho de Cristina Fontana, uma das sócias do Boxx Botafogo, iniciativas como esta podem ajudar a salvar vidas. “Nosso maior sonho é conseguir retribuir toda a ajuda prestada pela Dra Rosa Célia. Quando vemos tantas crianças que, diferentemente do meu irmão, não tem como pagar por um tratamento, o que logo pensamos é que ajudar o Instituto Pró Criança Cardíaca pode ser a melhor forma de contribuir para que mais famílias possam ser ajudadas. É uma entidade que funciona exclusivamente por meio de doações e que, com a pandemia, vem enfrentando uma baixa na arrecadação. Esta luta é de todos e qualquer pessoa pode ajudar. Pelo nosso futuro, vamos contribuir para que mais crianças e adolescentes possam ter acessos a esses cuidados'', reforça Pedro Enes, idealizador da ação.

Até o dia 11 de outubro o Boxx Botafogo realiza ainda uma ação de arrecadação de alimentos não perecíveis e itens de higiene bucal. Para doar, os interessados podem dirigir-se ao empreendimento e no térreo haverá uma indicação para o local de coleta. O Boxx Botafogo fará a entrega da campanha “Doe de Coração”, que inclui o valor arrecadado com a venda dos produtos e os itens doados pelo público para o Instituto Pro Criança Cardíaca no dia 12 de outubro, quando é celebrado o Dia da Criança.

Sobre o Instituto Pro Criança Cardíaca

Após completar 24 anos de atuação no dia 18 de setembro de 2020, o Pro Criança Cardíaca chegou à marca de 31 mil atendimentos ambulatoriais e 1,5 mil procedimentos invasivos - entre cirurgias cardíacas e cateterismos diagnósticos e terapêuticos. Todos os meses, o projeto atende cerca de 140 crianças, acompanhadas pela qualificada equipe de cardiologistas pediátricos da instituição. A demanda por atendimento à criança cardíaca carente aumenta a cada dia, no Rio.

Sobre o Boxx Botafogo

Inspirado nos famosos mercados americanos e europeus, o Boxx Botafogo foi inaugurado no primeiro semestre de 2020 e oferece ao carioca 35 operações em uma forma inédita de consumir o melhor da cidade. Com gastronomia de chefs renomados e foco produtos de pequenos e médios produtores locais, a área de 900m² na Rua São João Batista, 26, em Botafogo, no coração da Zona Sul, dá lugar ao melhor do carioca ao reunir um mix de produtos da região, que inclui moda e cultura.

 

 

 

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Como seria um mundo sem os farmacêuticos?

 

 

 

Como seria um mundo sem os farmacêuticos?

O farmacêutico é um profissional de saúde que muitas vezes é lembrado apenas por trabalhar nas farmácias vendendo medicações, e por este motivo acaba sendo desvalorizado pelos demais profissionais e até mesmo pela população. Mas, como seria nosso mundo se não existissem os farmacêuticos? Essa é uma pergunta que poderia gerar muitas respostas, e por isto queremos ressaltar aqui os grandes feitos destes profissionais.

Imagina como seria os encontros de família aos domingos sem um refrigerante de cola na mesa? Você sabia que John Stith Pemberton era farmacêutico e também inventor estadunidense responsável por ser o criador da fórmula da Coca-Cola? Há quem prefira o sabor do refrigerante concorrente, a Pepsi, que também foi desenvolvida por outro farmacêutico chamado Caleb Bradham.

Como seria a literatura brasileira sem Carlos Drummond de Andrade? Pois bem: Carlos Drummond além de grande poeta era farmacêutico!

Imagina chegar em uma cidade do Brasil e não encontrar uma loja do Grupo Boticário? Miguel Krigsner, também farmacêutico, é fundador do grupo e responsável por tornar o Brasil muito mais belo e cheiroso, e suas fragrâncias também estão presentes em mais 14 países.

Maria da Penha Maia Fernandes, infelizmente não teve uma história muito feliz, mas ficou conhecida por um bom motivo, a farmacêutica brasileira lutou para que seu agressor viesse a ser condenado, e a partir da dor e luta dela, houve a criação da lei cujo objetivo é estipular uma punição adequada e coibir atos de violência doméstica, a lei recebeu o nome de Lei Maria da Penha em sua homenagem.

Já imaginou como seria o mundo sem os medicamentos? Diagnosticar doenças e não poder tratar? Da dor de cabeça ao câncer, todas as enfermidades do mundo sem qualquer tipo de comprimido, cápsula, pomada ou xarope para auxiliar no alívio dos sintomas e cura das doenças. Definitivamente seria muito mais difícil viver. Mas graças à ciência e aos farmacêuticos, nós podemos contar com diversos recursos para aliviar as dores da humanidade.

Se engana quem pensa que estes profissionais trabalham apenas nas farmácias. Os farmacêuticos também estão presentes nos laboratórios de análises clínicas, perícia criminal, indústria de cosméticos, indústria de alimentos, indústria de medicamentos, agência nacional de vigilância sanitária, aeroporto, distribuidoras de produtos médicos e odontológicos, farmácias, clínicas de estética e nas universidades. E o que todos estes locais têm em comum? Podem não se parecer em propósitos ou aspectos físicos, mas, em todos estes ambientes haverá um farmacêutico trabalhando.

O farmacêutico é um profissional da saúde, mas diferentemente dos demais profissionais da área que têm sua atuação mais centrada, é um profissional plural, que possui formação sólida e generalista, permitindo que trabalhe nas mais diferentes áreas, sendo uma das profissões mais contratadas nos últimos anos.

Dia 25 de setembro, comemora-se o dia Internacional do Farmacêutico, data que objetiva fortalecer essa classe profissional mundialmente, demonstrando a sua importância como profissionais de saúde, que se dedicam diariamente a melhorar a qualidade de vida da população.

Os farmacêuticos famosos citados neste texto são apenas alguns exemplos marcantes que possuem seus feitos registrados na história. No Brasil, existem mais de 221 mil farmacêuticos distribuídos em 136 diferentes especialidades que estão cotidianamente produzindo novos medicamentos, procurando a cura para diferentes doenças e, ao mesmo tempo, dispensando medicamentos com todos os cuidados necessários à população. Nossa contribuição enquanto autores deste texto e farmacêuticos que atualmente trabalham no ensino farmacêutico, é de formar futuros profissionais que sigam nos enchendo de orgulho e realizando feitos que podem mudar a história da humanidade.

Autores:

Vinícius Bednarczuk de Oliveira é farmacêutico, doutor em Ciências Farmacêuticas, coordenador do Curso de Farmácia e de Práticas Integrativas e Complementares do Centro Universitário Internacional Uninter

Patrícia Rondon Gallina é farmacêutica com MBA em Farmácia Estética, professora do Curso de Farmácia do Centro Universitário Internacional Uninter

 

 

 

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Setor de boxes self storages cresce 14% durante a pandemia

 

 

 

Setor de boxes self storages cresce 14% durante a pandemia

Home office e reorganização da estrutura das empresas impulsionaram aumento na procura por locais para guardar pertences e documentos

Atividades rotineiras como trabalhar e estudar tiveram que ser adaptadas ao ambiente doméstico por causa da pandemia. Com essa nova realidade, a procura por um espaço amplo e otimizado aumentou, e uma das soluções encontradas foram os self storages. O sistema surgiu na década de 60, nos Estados Unidos, e consiste no aluguel de boxes ou containers para armazenamento de itens, móveis e objetos. A proposta se expandiu para outros países e hoje tem sido procurada como uma alternativa para quem precisa de mais espaço em casa durante a pandemia, o que reflete também no crescimento do setor.

De acordo com uma pesquisa solicitada pela Associação Brasileira de Self Storage (Asbrass) e realizada pela consultoria Brain, o total de boxes no Brasil subiu de 69.445 para 79.300 entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano, o que simboliza um aumento de 14%. O empresário Ricardo Zonta é um exemplo de usuário que precisou do sistema durante a pandemia. “Nós iniciamos uma reforma em casa e o box foi imprescindível. Estávamos deixando o material da obra em um quarto, mas vimos que os móveis iam estragando e sujando. Eu só optei por tirar as coisas por saber que existe o self storage, pois o aluguel é mensal e cabe tudo que temos”, ressalta.

“É muito difícil quando precisamos de espaço pra guardar coisas grandes e não temos. Se eu precisar viajar, fazer um intercâmbio, por exemplo, é mais fácil alugar um box do que vender tudo e depois voltar e precisar adquirir de novo. Esse tipo de self storage auxilia muito no estilo de vida contemporâneo, facilita em planos de mudança e até quando queremos mudar os móveis, mas não queremos nos desfazer. É uma ramificação da nossa casa”, explica Zonta.

Segundo a gerente de operações da Espaço A+ Self Storage, Rousy Mary Rojas, os boxes passaram a ser um recurso essencial para otimizar o ambiente doméstico em tempos de pandemia. “Muitas casas tiveram que ser adaptadas para receber o home office e as aulas remotas, e os boxes ajudam nessa mudança. Móveis antigos, livros que não são usados e outros objetos podem ser colocados em um self storage. Assim, até o quarto da bagunça pode liberar espaço para um escritório ou um local de estudos”, afirma Rousy.

A opção também têm sido adotada por empresas que fecharam os escritórios e adotaram definitivamente o modelo home office, recorrendo aos boxes para guardar notas e documentos. Rousy ainda destaca os benefícios para as empresas online. “Com o aumento das compras por meio da internet, a demanda das e-commerces se intensificaram durante a pandemia, e muitas têm alugado o self storage para armazenar o estoque. Por ser um ambiente limpo e seguro, os boxes ajudam a garantir a qualidade dos produtos”, diz Rousy.

 

 

 

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Nova cerveja da Bodebrown homenageia saga dos imigrantes italianos

 

 

 

Nova cerveja da Bodebrown homenageia a saga dos imigrantes italianos

Luppolo Grape IPA tem lançamento oficial nesta sexta-feira (25/9) em todas as unidades do Condor Super Center

A trajetória dos imigrantes italianos no Brasil é a fonte inspiradora de uma nova criação da Bodebrown, a Luppolo Grape IPA. Trata-se de uma Indian Pale Ale que leva adição de mosto de uvas brancas Trebbiano, numa fusão que segue o caminho de aproximar a cultura das cervejas artesanais ao mundo dos vinhos.

Para representar a história de milhares de famílias que deixaram a Itália e atravessaram o Atlântico para recomeçar a vida em terras brasileiras, a nova cerveja buscou inspiração na história do imigrante italiano Biazio Zonta, bisavô do empresário Pedro Joanir Zonta, fundador e presidente do Condor Super Center, que assim como a Bodebrown tem sede em Curitiba. “A trajetória desta família sintetiza o percurso de milhares de outros italianos que ajudaram a construir o Brasil”, explica o cervejeiro e CEO da Bodebrown, Samuel Cavalcanti.

Foi escolhida a uva Trebbiano por ser uma cepa emblemática da Itália e da região do Vêneto, de onde vieram muitos imigrantes. A partir da escolha desta uva, a Bodebrown criou uma cerveja que explora caminhos gastronômicos e culturais da Itália.

“O resultado é uma homenagem às virtudes do povo italiano, tão presentes na formação do Brasil”, explica Cavalcanti. “Representamos nesta receita a força, superação e alegria que marcam o DNA e a alma dos italianos, gente desbravadora, trabalhadora e que se alimenta da perseverança e resiliência. Mas que também sempre encontra tempo para reunir a família e os amigos para se divertir, saborear a vida e dar muitas risadas”.

O mosto de uvas Trebbiano utilizada na receita vem do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Quatro tipos de malte também entram na composição. Para completar, traz ainda dry-hopping de três lúpulos mundialmente cultuados: Sorachi Ace (Japão), Galaxy (Austrália) e Amarillo (USA). Destes ingredientes, surge uma cerveja envolvente, que traz grande complexidade sensorial.

No olfato, evoca aromas florais e de frutas tropicais. No paladar, há um equilíbrio entre o caráter marcante de um IPA com toques refrescantes, secos e de acidez. “A adição da Trebbiano sintetiza a história que procuramos contar e também abre as portas para uma nova experiência sensorial entre as cervejas artesanais, com perfumes e sabores que remetem também ao vinho”, acrescenta Cavalcanti.

Como uma boa cerveja gastronômica que celebra a Itália e os italianos, a Luppolo Grape IPA harmoniza com uma série de pratos tradicionais daquele país: queijos, salames, polenta brustolada, fígado acebolado, pizzas, massas e tiramisu.

História de Biazio Zonta

Biazio deixou a cidade de Cassola, no Vêneto, em 22 de julho de 1.887, para recomeçar a vida no Brasil. Junto com a mulher, Catarina, e três filhos, Francisco, Felicità e Anna, foi até o porto de Gênova e de lá embarcou para uma viagem de 33 dias a bordo do navio La Savoie. Desembarcaram no Porto de Santos e depois tomaram o trem para Curitiba, onde, décadas mais tarde, o Condor seria fundado por Pedro Joanir Zonta. Atualmente, a empresa está comemorando 46 anos.

“É uma honra saber que um produto inspirado na história da minha família estará presente nas gôndolas do Condor e levando sabor aos nossos clientes. Esta cerveja é uma homenagem à memória do meu avô e a considero como um grande presente de aniversário dos 46 anos do Condor. Me sinto honrado de a família Zonta ter sido escolhida para representar os imigrantes italianos”, destaca o presidente do Condor Super Center, Pedro Joanir Zonta.

Para marcar os 46 anos da rede, a Luppolo Grape IPA será comercializada inicialmente com exclusividade nas 54 lojas do Condor no Paraná e Santa Catarina. Chega no formato de latas de 473 ml, com preço de lançamento a R$ 14,90.

 

 

 

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O repensar pedagógico e a didática das escolas

 

 

 

O repensar pedagógico e a didática das escolas

*Por Ana Regina Caminha Braga

A educação à distância é praticada há muitos anos pelo Ensino Superior, tendo surgido da necessidade de especialização de milhares de pessoas que não têm acesso às instituições de ensino presencial. Com a chegada da pandemia e a medida restritiva de isolamento social, essa dificuldade se estendeu para todos os níveis de ensino, criando novos desafios para professores, pais, responsáveis e alunos do nível médio e básico.

A formação de professores para o uso de novas tecnologias ainda é um grande desafio para o sistema educacional brasileiro. Contudo, o repensar pedagógico deve ser uma atitude diária na vida acadêmica e profissional das escolas. É preciso quebrar paradigmas, metodologias e encaminhamentos, para que as instituições de ensino atuem conforme a necessidade de seus alunos.

Dito isso, a metodologia educacional deve ser constantemente discutida para que os materiais sejam inseridos em plataforma online de maneira lúdica e auto visual para a autonomia do usuário. Da mesma forma, é essencial que os professores entendam a necessidade de um novo olhar pedagógico ao desenvolver suas aulas, a fim de aproximar o conteúdo à realidade dos alunos. Não é somente dar aula frente as câmeras, mas sim levar dinamicidade e ludicidade aos alunos a partir de estratégias diferenciadas, como contação de histórias, jogos e brincadeiras, música, material reciclável e concreto.

Além das tendências de desenvolvimento de recursos tecnológicos voltados para a educação, questões como segurança, comodidade e autonomia também são influenciadores neste processo. Afinal, o ensino à distância é também considerado um recurso para o desenvolvimento da autonomia da criança e do adolescente.

*Ana Regina Caminha Braga é psicopedagoga mestre em Educação e especialista em Gestão Escolar e Educação Inclusiva

 

 

 

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