Setembro Amarelo e as crianças: vamos conversar?

 

 

 

 

Setembro Amarelo e as crianças: vamos conversar?

Ana Regina Caminha Braga, mestre em Educação e psicopedagoga especialista em educação inclusiva e gestão escolar, fala sobre como pais, responsáveis e professores podem abordar a temática do Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é pautado nacionalmente pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de abordar a prevenção ao suicídio e reduzir os mais de 12 mil casos anuais no Brasil. Contudo, para pais e responsáveis de crianças e adolescentes, esse tema precisa ser discutido com muita atenção e cautela. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que transtornos depressivos são a principal causa de incapacidade em realizar tarefas simples do dia a dia entre jovens de 10 a 19 anos.

Na idade escolar, a percepção do suicídio como forma de findar o sofrimento pode ser um forte gatilho. “Relações familiares conturbadas e questões como bullying e cyberbullying podem estar na raiz do problema”, afirma Ana Regina Caminha Braga, mestre em Educação e psicopedagoga especialista em educação inclusiva e gestão escolar. De acordo com a educadora, os pais e responsáveis devem estar sempre atentos ao comportamento e as emoções da criança. “Ouvir as histórias, perguntar como foi o dia e tentar entender as oscilações de humor são algumas das dicas para amenizar, evitar ou resolver o problema da melhor maneira possível”, conta.

Segundo dados do Manual de Prevenção do Suicídio para Professores e Educadores da OMS, muitos suicídios acontecem no início da adolescência, em crianças de 14 e 15 anos. Para Ana Regina Braga, a atuação da equipe pedagógica também é de suma importância em todo esse processo de prevenção. “O trabalho com essa criança tem que ser em realizado em conjunto: escola e família. Precisamos articular para que ela se sinta confortável em todas as áreas, assim como estar atentos aos efeitos que esse trabalho vem causando. Só assim vamos conseguir possibilitar a recuperação efetiva da criança com princípio suicida. Lembrando sempre da importância de uma abordagem sem julgamentos”, detalha.

De acordo com a especialista, é preciso, também, que pais e responsáveis se apropriem do tema e passem a praticar a cultura do acolhimento todos os dias. Entre as dicas, estão o elogio e incentivo constante às atividades desenvolvidas pela criança. “A reflexão sobre a importância da prevenção ao suicídio não é só para este mês, mas para uma vida toda”, diz. “A crianças precisa entender que é importante, que tem pessoas que gostam dela, a respeitam e querem seu bem”, completa Ana Regina.

 

 

 

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Construtora adota sistema Parede de Concreto e prevê diminuir 50% do entulho da obra

Construtora adota sistema Parede de Concreto e prevê diminuir 50% do entulho na obra

Além da sustentabilidade, sistema oferece agilidade, diminuição de custos e redução de tempo de obra em até 6 meses

Utilizado desde a década de 1970 no Brasil, o sistema parede de concreto é uma tecnologia que a cada ano ganha mais força na construção civil. O sistema começou a ter destaque no setor imobiliário a partir dos anos 2000, principalmente pela agilidade, custo e sustentabilidade que oferece nos canteiros de obras, sendo adotado por grandes construtoras, principalmente pela intensa demanda gerada pelo programa Minha Casa Minha Vida, para diminuir o déficit habitacional do país.

De olho nas tendências do mercado e na industrialização da construção, desde 2018 a Rottas Construtora vem estudando o sistema parede de concreto para aplicar em seus empreendimentos, para continuar altamente competitiva no setor imobiliário. Os primeiros projetos que contam com esta tecnologia são os residenciais Porto Real, em Guarapuava (PR), e o Porto Tingui, em Almirante Tamandaré (PR). Ambos os empreendimentos, no estilo condomínio clube, ainda estão em fase de construção. “Além desses, estamos aprovando novos projetos, em Londrina e Ponta Grossa, e já pensamos ter parede de concreto em outros empreendimentos da Rottas. Há muitas vantagens com este sistema construtivo, como o aumento da velocidade das obras, diminuição do desperdício, redução de etapas e custos, sem contar a sustentabilidade, com a diminuição de entulhos, preservando o ambiente e os recursos naturais”, afirma Rodrigo Cardoso, gestor de engenharia da Rottas.

O que mais chamou a atenção do sistema, segundo Cardoso, foi a questão da sustentabilidade. Os projetos preveem a diminuição em até 50% do entulho que será gerado no canteiro de obras dos empreendimentos construídos com o sistema parede de concreto. “Conseguimos ter uma obra muito limpa por causa da redução dos entulhos. Esperamos 50% a menos de caçamba, pois haverá menos blocos quebrados, rebocos e não vamos utilizar madeiras. Reduzirá bastante o desperdício".

Como funciona o sistema parede de concreto

A parede de concreto é um sistema construtivo em que a estrutura e a vedação são formadas por uma parede de concreto, com a aplicação do concreto auto adensável (CAA) - que garante alta qualidade de acabamento e baixo nível de retrabalho - e pode ser moldado in loco ou em estruturas metálicas (moldes), sendo que nelas são possíveis incorporar instalações de rede hidráulica, elétrica, esquadrias e armaduras. "Com este sistema podemos reduzir em até 60% do tempo da obra. Também temos precisão na quantidade de material utilizado, sem desperdícios, como aço e concreto, já que é um sistema padronizado e não artesanal", complementa o gestor.

O sistema é mais vantajoso quando utilizado em grande escala em projetos padronizados, com plantas iguais e unidades repetidas, para que os moldes sejam reaproveitados na confecção das paredes. Além disso, a parede de concreto pula etapas da obra, como o revestimento com argamassa e gesso. Desta forma, as paredes não precisam ser rebocadas e nem lixadas antes da pintura. O sistema pode ser utilizado em casas, sobrados e edificações de até 30 pavimentos. “A parede de concreto é totalmente diferente, sendo que você faz a concretagem da parede em um dia, dependendo do número de formas que você tem. Outros sistemas (alvenaria estrutural ou sistema tradicional), podem levar até sete dias para ter o mesmo resultado”, completa Cardoso, gestor de engenharia da Rottas.

Sobre a Rottas

Com modernas técnicas de construção e gestão de obras, a Rottas Construtora foi fundada em 2010, pelos engenheiros Paulo Folador e Mario Augusto Stresser, com a proposta de oferecer aos clientes qualidade, planejamento e compromisso com as obras. Com mais de 180 mil m2 construídos, a empresa acumula um portfólio com mais de 4.300 unidades habitacionais, atuando em Ponta Grossa, Guarapuava, Curitiba e região metropolitana. www.rottasconstrutora.com.br.

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Para um futuro Positivo: websérie inspira empreendedorismo em estudantes

 

 

 

Para um futuro Positivo: websérie inspira empreendedorismo em estudantes

Futuro Positivo é o tema da nova campanha de marketing do Colégio Positivo, que é pautada em três motes principais: Inovação, Empreendedorismo e Iniciativa. Entre as peças e estratégias digitais da campanha, foi lançada uma websérie no YouTube, que conta casos reais de alunos inovadores e empreendedores que se destacaram dentro e fora da escola.

Com linguagem clara e apresentada pelos próprios personagens, a websérie estreou com projetos voltados para a saúde feminina e problemas sociais. No primeiro deles, o estudante João Henrique Hofmeister conta que criou um projeto que trata da distribuição gratuita de absorventes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Curitiba. Para isso, ele deu início, em 2019, à construção de um projeto de lei, que foi apresentado para alguns vereadores. O projeto também conta com um estudo do uso de absorventes reutilizáveis, que tem uma duração de cerca de 5 anos, por essas mulheres. A intenção é fazer com que elas não precisem ir até uma UBS todos os meses para retirar o item de higiene devido às suas condições econômicas precárias.

O primeiro episódio da websérie traz ainda o projeto da aluna Giulia Lucci Busnardo, que tem como objetivo entender se há uma relação entre o câncer de colo de útero e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). "O objetivo é reconhecer as iniciativas e criar um histórico de boas ideias que inspiram as novas gerações", afirma a gerente de marketing do Colégio Positivo, Patricia Russo Gibran. Por meio de projetos como a Mobipe, o Startup in School, Miniempresa, entre outras, os estudantes de Curitiba (PR), Ponta Grossa (PR), Londrina (PR), Cascavel (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Joinville (SC) podem criar propostas e pensar em soluções para problemas locais e globais. "Dessa forma, o Colégio contribui para transformar os jovens em pessoas com esse perfil: inovadoras, empreendedoras e com muita iniciativa", completa a gerente. Os episódios podem ser acessados gratuitamente no canal do Colégio Positivo YouTube.

 

 

 

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Celebrações intimistas na mira dos noivos

Celebrações intimistas na mira dos noivos

Especialista dá dicas para estampar identidade e sofisticação neste tipo de comemoração

Mesmo antes da pandemia da COVID-19, as celebrações e comemorações mais intimistas já estavam no foco dos organizadores de eventos. “Quando falamos em casamento, os casais hoje são profissionalmente estáveis e querem ter uma experiência à mesa e cuidado ao receber, além de querer refletir a própria personalidade na recepção, ao invés de grandes festas”, explica a produtora de eventos, Silvia Lopes.

A ideia é que, com recepções para um número menor de convidados, os noivos consigam proporcionar uma experiência diferenciada para eles próprios, e também para os presentes. “Um jantar com um chef bacana, uma mesa posta muito bem decorada, uma degustação de vinhos. Normalmente, o que é interessante neste tipo de evento é que a experiência de viver aquele momento único é o foco”, conta.

A especialista dá dicas para organizar uma comemoração intimista:

1- Personalidade dos noivos. Diante dela, traçar qual tipo de experiência tem o perfil de ambos: se é um almoço ao ar livre, um jantar em uma vinícola, ou até mesmo um menu degustação em um restaurante badalado;

2- Contrate uma empresa especializada. Muitas vezes, nos perdemos diante do mundo de fornecedores que estão disponíveis e profissionais geralmente sabem os caminhos para organizar tudo de forma otimizada;

3- Cuidado com os convidados é essencial. Como a festa é intimista, chamar aqueles que realmente fazem parte da vida do casal e marcaram a relação dos dois de alguma forma, além dos pais e familiares próximos;

4- Personalizar. Deixar tudo com a cara dos dois é um charme e dá o ar reservado, como deve ser este tipo de celebração;

5- Decoração é tudo! Invista em flores, arranjos de mesa, louças bonitas e mobiliários bem ornamentados. Tudo isso vai preencher o espaço e dar sofisticação ao local escolhido;

6- RSVP. Sim, é importante confirmar a presença de todos com antecedência e reforçar que não é permitido levar acompanhantes extras;

7- Divirta-se. O importante é que a festa tenha a cara dos noivos e o foco é se divertir, em primeiro lugar.

Sobre a Silvia Lopes Eventos Especiais 

Silvia Lopes é especialista em produção de eventos e alia seu talento com o expertise de anos de profissão. À frente do escritório Silvia Lopes Eventos Especiais, a profissional acompanha seus clientes em todas as etapas, desde o projeto até a assessoria completa e cerimonial. O escritório atua no desenvolvimento de projetos de festas personalizadas, assessorando na escolha dos melhores serviços e fornecedores, além de todo suporte no grande dia. “Nosso escritório foi pensado para clientes especiais que querem vivenciar uma experiência completa”, explica.

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Venda de pães sem glúten registra crescimento de 89,9%

 

 

 

Venda de pães sem glúten registra crescimento de 89,9%

Segmento vendeu R$ 26 milhões no Brasil em 2019, alavancado por pessoas em busca de alimentação mais saudável e por celíacos

No último ano, a venda de pães tradicionais teve aumento de 9,3% no Brasil, segundo dados da Nielsen, empresa especializada na análise de comportamento dos consumidores. Dentro da categoria, o destaque foi o crescimento nas vendas dos pães sem glúten, que avançou 89,9% em 2019, totalizando R$ 26 milhões. De acordo com uma projeção realizada pela consultoria internacional Zion Market Research, o mercado de produtos sem glúten deve atingir a marca dos US$ 7,6 bilhões até 2024 em todo o mundo.

O aumento expressivo é resultado de uma demanda crescente por alimentos sem glúten, composto de proteínas encontrado na farinha de trigo, aveia, centeio, cevada e no malte, que está presente na maioria das receitas de massas, pães e biscoitos. Segundo levantamento realizado pela consultoria Euromonitor, aponta que 53% das pessoas que passaram a consumir alimentos sem glúten, o fizeram porque os consideram mais saudáveis. Consumir menos glúten ajuda na redução de desconfortos intestinais e ainda estimula a perda de peso, de acordo com um estudo da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

Em outro levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Saúde e da Associação de Celíacos do Brasil (Acelbra), cerca de 2 milhões de brasileiros (40% deles crianças de até 10 anos) são afetados pela doença celíaca, um distúrbio intestinal provocado pelo glúten, o que obriga muitos pacientes a evitarem a proteína.

Referência no mercado de pães sem glúten, a Jasmine Alimentos - empresa especializada em alimentos saudáveis - lançou em agosto dois novos sabores do produto. Um deles é o pão com coco, que possui lascas da fruta, além de ser rico em minerais, fibras e antioxidantes. O outro lançamento é o pão com chia e ervas finas, que é rico em ômega-3, com ingredientes como salsinha, cebolinha e tomilho. No último ano, a Jasmine evoluiu 116% nas vendas da categoria, com domínio de 35% do mercado brasileiro neste segmento.

Entre os principais diferenciais do produto está a conservação, já que os pães sem glúten da Jasmine possuem validade de seis meses, com embalagem altamente resistente por conta da tecnologia. “Na linha de panificação sem glúten, utilizamos uma embalagem termoformada de alta barreira, para garantir que não ocorra troca de gases de dentro da embalagem com o ambiente externo. Embalar um produto em atmosfera modificada significa substituir a atmosfera natural existente na embalagem por uma mistura de gases, que garantem vida longa ao alimento, conservando suas características sensoriais, como odor, sabor, textura e aspecto, com segurança e qualidade. Em comparação com os concorrentes, a Jasmine foi a primeira empresa a oferecer essa inovação, garantindo seis meses de validade do produto”, afirma a engenheira de processos da Jasmine, Mariane Bento.

Outro destaque dos pães sem glúten da marca é o fato de serem elaborados em uma planta exclusiva para receitas sem glúten e sem leite, com rigorosos padrões de qualidade, utilizando matérias-primas com garantia e linha de produção especializada. “Os pães são obtidos pela fermentação biológica e massa preparada com farinha e outros ingredientes provenientes de cereais, grãos ou tubérculos selecionados, com garantia 'gluten free'. Podem ser consumidos em lanches ou como acompanhamento de saladas ou pratos quentes”, explica Bento.

Atualmente, a linha de pães sem glúten da Jasmine representa 12% do faturamento da empresa, que conta com um portfólio variado, em formatos e sabores, como australiano, fatiado tradicional, com frutas e castanhas e ainda o pão multigrãos. Na linha sem glúten, a marca também possui bolos, biscoitos, granolas, aveias e cookies.

 

 

 

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