É Fake News: não foi a Coca Cola que vestiu o Papai Noel de vermelho

 

 

 

É Fake News: não foi a Coca Cola que vestiu o Papai Noel de vermelho

Em tempos de Fake News, resolvi investigar um mito que é contado nas aulas de marketing e comunicação há muitos anos: que foi a Coca Cola que vestiu o Papai Noel de vermelho. Para tanto, entrei no site da própria Coca Cola e descobri que NÃO. Eles afirmam que, antes mesmo da Coca Cola ser criada, já havia registros do Papai Noel usando roupas vermelhas.

Contudo, o que a marca fez foi contribuir com a construção da imagem do Bom Velhinho bonachão e fofo, como conhecemos hoje. Antes, ele era retratado de várias maneiras: alto e magro; baixo e elfo; distinto e intelectual e até assustador. Foi em 1931 que a Coca Cola contratou o artista sueco-americano Haddon Sundblom para pintar o Papai Noel em seus anúncios de Natal. A partir de então, a imagem cativou o público e se espalhou pelo mundo, mudando a percepção de como seria um Papai Noel, para sempre.

Claro, desde então, muita coisa mudou e neste ano até vemos uma importante empresa de cosméticos trazendo um Papai Noel negro. E porque não? A representatividade das diferentes etnias precisa ser debatida urgentemente, inclusive passando pelo Papai Noel. Também poderíamos pensar em um Papai Noel mais magro em tempos de altas taxas de colesterol e aumento do diabetes; ou em uma Mamãe Noel mais empoderada e não apenas atuando como coadjuvante.

Enfim, a ideia não é apagar do mapa o nosso conhecido Papai Noel, mas sim suscitar importantes reflexões, pois este é também papel do marketing. Contudo, independentemente das características físicas do Papai Noel, o importante é que cada vez mais ele não só represente uma data comercial e um símbolo do consumismo, mas também, que ajude a construir o espírito natalino que surge nesta época, com amor, solidariedade, alegria e principalmente, com tolerância.

Autora: Drª Shirlei Miranda Camargo é professora tutora do curso de Gestão Comercial do Centro Universitário Internacional Uninter

 

 

 

Add a comment

Colaboração deve ditar o ritmo de crescimento das empresas em 2021

 

 

 

Colaboração deve ditar o ritmo de crescimento das empresas em 2021

O tema foi debatido no evento de final de ano da Câmara Americana de Comércio

‘‘Olhos no amanhã’’, esse foi o tema do CEO Dinner, evento da Amcham Curitiba que reuniu os principais líderes do Paraná para discutir as perspectivas para 2021.

Em apresentação online, o sócio-diretor da consultoria KPMG, Aldo Macri mostrou que as empresas estão buscando ações de crescimento para 2021. Segundo ele, as maiores demandas das companhias são por inovação, parcerias setoriais, colaboração com startups e arquivos em nuvem.

A consultoria realizou uma pesquisa com 1,3 mil CEOs do Brasil e do mundo sobre a visão para o próximo ano, e 46% dos entrevistados responderam que esperam um crescimento para os próximos três anos.

O estudo foi dividido em duas fases: de janeiro a fevereiro de 2020, para saber a expectativa dos empresários antes da pandemia da covid-19, e foi refeito, para ter um comparativo, entre os meses de junho e julho de 2020. De acordo com os dados coletados na primeira etapa da pesquisa, 82% dos CEOs brasileiros acreditavam que a economia do Brasil iria expandir durante o ano atual, assim como 92% acreditavam que a de suas empresas também cresceria. Esse número diminuiu para 40% em julho, quando a pesquisa foi refeita durante a pandemia. Além disso, 57% das empresas perderam receita em 2020, apenas 22% tiveram um aumento, enquanto 21% mantiveram-se no mesmo patamar.

Colaboração

Além de Macri, também participou do evento online a futurista e especialista em economia criativa brasileira Lala Deheinzelin, que falou sobre a mudança causada pelo momento da pandemia. ‘‘A partir de agora nós precisamos parar de competir e colaborar uns com os outros’’, diz. Segundo a especialista, colaboração é uma forma de evoluir para qual as pessoas têm que se preparar. ‘‘Precisamos criar o hábito de seguir o modelo de gestão pensando no que eu conservo, no que eu elimino e no que eu transformo’’, afirma.

Lala comentou ainda que, para que essa colaboração aconteça, as empresas precisam estar alinhadas também em pensamento. Ampliar a visão de negócio é outro ponto que pode auxiliar os CEOs, melhorando assim o crescimento das empresas.

 

 

 

Add a comment

"Profissional de hoje deve ter plano de A a Z"

 

 

 

"Profissional de hoje deve ter plano de A a Z"

No livro "Anticarreira", o headhunter Joseph Teperman mostra que o futuro - e o presente - do trabalho é abandonar o sonho de uma carreira linear e se reinventar como o mercado sempre fez

Por que a maioria das pessoas pensa no trabalho ideal como um caminho estreito e previsível enquanto a vida se mostra tão orgânica e surpreendente? Afinal, as empresas nascem de uma necessidade da sociedade e, para se manterem relevantes, precisam gerar valor constantemente, o que implica em se adaptar, se reinventar, inovar a todo momento. O mesmo vale para a carreira. Ou deveria.

Em Anticarreira – o futuro do trabalho, o fim do emprego e do desemprego, livro finalista ao Jabuti 2020, Joseph Teperman compartilha sua experiência como headhunter focado nas principais cadeiras executivas do país para desmistificar o senso comum em torno do sonho de uma carreira linear. E começa com uma explicação que justifica a mentalidade de muitos: a origem da palavra carreira, do latim, que significa caminho estreito.

Sem respostas fáceis – que não existem -, o autor traz provocações e reflexões sobre a realidade do mercado e as oportunidades que estão diante de quem se abre para perceber, e explorar. Ele ensina o leitor a parar de se rotular, ou deixar que os outros coloquem rótulos, para que possa então desenvolver maneiras diferentes de atuar.

O que faz a diferença é a capacidade de se adaptar às circunstâncias, de lidar com as dificuldades que surgem – e isso se adquire quando você está aberto a fazer mais do que está no seu quadrado, a viver mais experiências que podem complementar e fazer toda a diferença no seu desempenho. Quanto mais diferenciado você for, menos dispensável será. (P. 120, Anticarreira)

Joseph lembra que erros vão existir, mas, assim como fazem as startups, eles servem como aprendizados e devem ser corrigidos para que se consiga pivotar, ou seja, girar, mudar de direção. “Só quando encara os erros e se empenha para corrigi-los é que você se desenvolve. Portanto, não tenha medo de não ter todas as respostas. Preocupe-se em ter as melhores perguntas, pois são elas que vão trazer mais pistas de como você pode ser cada vez melhor”, indica.

Sócio-fundador da AMROP INNITI, consultoria de serviços de executive search, board services e advisory de liderança, o headhunter entrevistou para o livro nomes que são exemplo de protagonismo profissional. Cris Arcangeli, Helio Rotenberg, Geraldo Rufino, Bartira Almeida, Daniela Folloni e o cantor Lobão estão entre as personalidades ouvidas pelo autor e que comprovam a necessidade de ter não apenas um plano B, mas de ir até o Z se preciso for.

FICHA TÉCNICA:

Título: Anticarreira - O futuro do trabalho, o fim do emprego e do desemprego

Autora: Joseph Teperman

ISBN: 978-6580617012

Páginas: 216 páginas

Formato: 21 x 14 cm

Preço: R$ 75,00

Links de venda: https://amzn.to/2Ip4G2H

Sinopse: Como não ser substituído por robôs, sempre ter trabalho, gerar valor e viver com significado? O livro Anticarreira propõe um novo caminho de construção da trajetória profissional: romper com a ideia limitadora da carreira, palavra com origem no Latim e que significa caminho estreito. Heandhunter de algumas das principais cadeiras executivas do país, Joseph Teperman percebeu que o foco em uma atividade única e a falta de atualização é o que deixa as pessoas sem saída em um mundo de mudanças constantes.

Sobre o autor: Joseph Teperman é CEO, Board Member, Lifelong Learner e Anticarreirista. Sócio-fundador da AMROP INNITI, consultoria que oferece serviços de executive search, board services e advisory de liderança. Conselheiro da Faculdade de Administração da FAAP e da WNutritional. Integrante da Comissão do Congresso do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Presidiu o conselho do IFL (Instituto de Formação de Líderes) São Paulo e fundou o IFL Florianópolis.

Redes sociais:

Linkedin: josephteperman

Instagram: @josephteperman

Facebook: jteperman

 

 

 

Add a comment

Salada com dadinhos de tapioca é novidade do Au-Au Lanches

 

 

 

Salada com dadinhos de tapioca é novidade do Au-Au Lanches

Tem novidade na linha de Saladas do Dia do Au-Au Lanches. Trazendo como destaque um ingrediente legitimamente brasileiro, a Salada Dadinhos de Tapioca é a mais nova atração no cardápio da rede. Ela já está disponível nas sextas-feiras e domingos, nas lojas e também pelo Delivery, ao preço de R$ 24,90. Nos demais dias da semana, outras saladas podem ser aproveitadas dentro da promoção Salada do Dia, com o mesmo valor.

A receita da Salada Dadinhos de Tapioca conta com alfaces americana e roxa, rúcula, croutons, cenoura, gergelim negro, castanha de caju, abacaxi e molho asiático, além do ingrediente que dá nome ao prato.

O dadinho de tapioca é uma iguaria que faz muito sucesso na gastronomia brasileira, tendo sido criado como uma adaptação da receita do bolinho de tapioca, que é feito com fécula extraída da mandioca. Inicialmente os dadinhos fizeram muito sucesso como petiscos, mas o sabor e textura especiais conquistaram chefs e restaurantes de todos os estilos. Assim, eles passaram a integrar pratos variados, chegando agora a uma das saladas do Au-Au.

A promoção Saladas do Dia do Au-Au traz a cada dia da semana uma opção:

SEGUNDA-FEIRA: Maçã com Amêndoas - Alfaces americana e roxa, rúcula, maçã, queijo gorgonzola, uvas passas, amêndoas laminadas, croutons e molho french.

TERÇA-FEIRA: Fit Salad - Alfaces americana e roxa, rúcula, ervilha, quinoa vermelha, cenoura, repolho, amêndoas laminadas, croutons e molho balsâmico com mel.

QUARTA-FEIRA: Oriental - Alfaces americana e roxa, rúcula, cenoura, gergelim negro, arroz vermelho, manga, castanha de caju e molho asiático.

QUINTA-FEIRA: Avocado - Alfaces americana e roxa, rúcula, tomate, abacate, bacon, brócolis, croutons e molho mostarda e mel.

SEXTA-FEIRA: Dadinhos de Tapioca - Alface americana e roxa, rúcula, croutons, cenoura, abacaxi, gergelim negro, castanha de caju, dadinhos de tapioca e molho asiático.

SÁBADO: Asiática - Alfaces americana e roxa, rúcula, brócolis, cenoura, repolho, uvas passas, gengibre, castanha de caju e molho asiático.

DOMINGO: Dadinhos de Tapioca - Alface americana e roxa, rúcula, croutons, cenoura, abacaxi, gergelim negro, castanha de caju, dadinhos de tapioca e molho asiático.

A Salada de Queijo Coalho com Damasco, que fazia parte da linha “Do Dia”, agora integra o cardápio normal da rede, podendo ser saboreada todos os dias. A receita inclui alfaces americana e roxa, rúcula, queijo coalho, geleia de damasco, cenoura, gergelim negro, croutons, castanha de caju e molho balsâmico com mel. Esta pedida sai a R$ 29,90.

Confira as lojas Au-Au Lanches no site www.auau.com.br

Delivery com pedidos no site (www.auau.com.br), por telefone (41) 3092-0800 ou pelo aplicativo do Au-Au Lanches disponível para Android e iOS. 

 

 

 

Add a comment

Natal: BFR instala container no estacionamento do Ventura Shopping

Natal: BFR instala container no estacionamento do Ventura Shopping

Até 23 de dezembro clientes podem comprar kits de Natal da Sadia e Perdigão e retirar no drive-thru do shopping

Pensando em facilitar os planos daqueles que não abrem mão de uma ceia de natal tradicional com peru, lombo e tender, a BRF, empresa multinacional brasileira de alimentação, fruto da fusão entre as marcas Sadia e Perdigão, estacionou um container no Ventura Shopping, em Curitiba, para vendas e entregas de kits de Natal. O espaço funciona no formato drive thru e a ação acontece até 23 de dezembro.

A ação em parceria com a empresa alimentícia facilita a vida do consumidor na hora de organizar o Natal. “Neste ano, as festas serão diferentes, o Natal será com poucas pessoas. Mas o espírito da ceia de Natal permanece. Pensando na comodidade de nossos clientes, é possível adquirir os produtos para o jantar e, ainda, realizar as compras dos presentes de Natal no shopping, com total segurança”, aponta a gerente de marketing do Ventura Shopping, Daniela Leal.

Além desta ação em parceria com a BRF, o shopping está com promoções natalinas e horário estendido: das 9h às 22h, de segunda a sábado, sendo que a praça de alimentação funciona das 10h às 22h, também de segunda a sábado. Até 27 de janeiro, a cada R$150 em compras, os clientes podem trocar as notas fiscais por um cupom para concorrer no sorteio de um Renault Kwid zero-quilômetro. E, ainda, na visita ao empreendimento é possível conferir a decoração natalina com os Ursos Peraltas e o Papai Noel virtual trazendo a magia natalina.

Serviço:

Container da BRF para compra e retirada de kits de Natal

Local: estacionamento descoberto do Ventura Shopping

Data: até 23 de dezembro

Endereço: R. Itacolomi, 292 - Portão - Curitiba/PR

Sobre o Ventura Shopping

Considerado o maior shopping de descontos de Curitiba, o Ventura Shopping possui mais de 200 lojas, incluindo as âncoras Lojas Americanas, Havan, Casa China, Studio Z, Sorama Móveis, Fatec e Ímpar Odonto - primeira clínica odontológica em um shopping center de Curitiba. Localizado no bairro Portão, o Ventura é administrado pelo Grupo Tacla Shopping - que possui outros sete empreendimentos no sul e sudeste - e JCR Empreendimentos. Mais informações: www.venturashopping.com.br.

Sobre o Grupo Tacla Shopping

Conglomerado com mais de 80 anos de tradição, experiência no varejo e referência no setor em todo país, o Grupo Tacla possui oito empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, sendo eles: Catuaí Palladium Foz do Iguaçu (PR), Jockey Plaza Curitiba (PR), Palladium Curitiba (PR), Palladium Ponta Grossa (PR), Ventura Shopping Curitiba (PR), Itajaí Shopping (SC), Porto Belo Outlet Premium (SC) e Shopping Cidade Sorocaba (SP). Outras duas operações estão em fase de construção no Paraná: Citycenter Outlet, em Campo Largo, e Palladium Umuarama. Mais informações: www.taclashopping.com.br.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos