Colaboração deve ditar o ritmo de crescimento das empresas em 2021

 

 

 

Colaboração deve ditar o ritmo de crescimento das empresas em 2021

O tema foi debatido no evento de final de ano da Câmara Americana de Comércio

‘‘Olhos no amanhã’’, esse foi o tema do CEO Dinner, evento da Amcham Curitiba que reuniu os principais líderes do Paraná para discutir as perspectivas para 2021.

Em apresentação online, o sócio-diretor da consultoria KPMG, Aldo Macri mostrou que as empresas estão buscando ações de crescimento para 2021. Segundo ele, as maiores demandas das companhias são por inovação, parcerias setoriais, colaboração com startups e arquivos em nuvem.

A consultoria realizou uma pesquisa com 1,3 mil CEOs do Brasil e do mundo sobre a visão para o próximo ano, e 46% dos entrevistados responderam que esperam um crescimento para os próximos três anos.

O estudo foi dividido em duas fases: de janeiro a fevereiro de 2020, para saber a expectativa dos empresários antes da pandemia da covid-19, e foi refeito, para ter um comparativo, entre os meses de junho e julho de 2020. De acordo com os dados coletados na primeira etapa da pesquisa, 82% dos CEOs brasileiros acreditavam que a economia do Brasil iria expandir durante o ano atual, assim como 92% acreditavam que a de suas empresas também cresceria. Esse número diminuiu para 40% em julho, quando a pesquisa foi refeita durante a pandemia. Além disso, 57% das empresas perderam receita em 2020, apenas 22% tiveram um aumento, enquanto 21% mantiveram-se no mesmo patamar.

Colaboração

Além de Macri, também participou do evento online a futurista e especialista em economia criativa brasileira Lala Deheinzelin, que falou sobre a mudança causada pelo momento da pandemia. ‘‘A partir de agora nós precisamos parar de competir e colaborar uns com os outros’’, diz. Segundo a especialista, colaboração é uma forma de evoluir para qual as pessoas têm que se preparar. ‘‘Precisamos criar o hábito de seguir o modelo de gestão pensando no que eu conservo, no que eu elimino e no que eu transformo’’, afirma.

Lala comentou ainda que, para que essa colaboração aconteça, as empresas precisam estar alinhadas também em pensamento. Ampliar a visão de negócio é outro ponto que pode auxiliar os CEOs, melhorando assim o crescimento das empresas.