Dia do idoso: mudança na curva demográfica do Brasil é desafio para a saúde

 

 

 

Dia do idoso: mudança na curva demográfica do Brasil é desafio para a saúde

Márcia Rangel, presidente da Ahopar, cita um modelo inédito de atendimento, trazido da Holanda por uma médica brasileira, como exemplo de cuidados

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, idoso é o termo utilizado para se referir às pessoas com mais de 60 anos de idade. Nesta quarta-feira (01), 28 milhões de pessoas nessa faixa etária – ou 13% da população do país – estarão comemorando o Dia do Idoso, um contingente que pede cuidados redobrados. Ainda mais quando se fala em saúde e do aumento considerável dessa população ao longo dos anos.

Projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, em 2043 um quarto da população deverá ter mais de 60 anos, enquanto a proporção de jovens até 14 anos será de apenas 16,3%. A mesma pesquisa revela que a partir de 2047 a população deverá parar de crescer, contribuindo assim para o processo de envelhecimento populacional: quando os mais velhos ficam em uma proporção maior comparados aos grupos mais jovens,

Assim, o índice de envelhecimento – ou seja, a relação entre a porcentagem de idosos e os grupos mais jovens – deve aumentar de 43,19% (dados registrados oficialmente em 2018) para 173,47%, em 2060, segundo a projeção do IBGE. E o que o Brasil está fazendo para cuidar das pessoas mais velhas?
No Brasil, os direitos dessa parcela da população são regulamentados pela Política Nacional do Idoso e pelo Estatuto do Idoso. Os documentos servem de balizamento para políticas públicas e iniciativas que promovam melhor qualidade de vida para essa população. No entanto, algumas iniciativas privadas inspiradas em modelos internacionais também reforçam a importância dos cuidados com os idosos, principalmente na área da saúde.
Para Márcia Rangel, presidente da Associação dos Hospitais do Paraná (Ahopar), a mudança da curva demográfica brasileira impacta diretamente no aumento da incidência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), o que é intensamente estudado pela rede assistencial de saúde pública e privada. “Precisamos avançar em programas de atenção primária com centralidade no paciente, a fim de promover um manejo adequado a nível ambulatorial, com objetivo de reduzir as internações sensíveis à atenção primária”, salienta a presidente da Ahopar.

Inspiração holandesa

Ela cita um modelo de negócios que acaba de chegar ao Brasil como um exemplo para cuidar da saúde dos idosos. Trata-se do Laços Saúde, que será implantado primeiro no Rio de Janeiro para depois aportar em outras capitais e cidades do país. A médica Martha Oliveira, doutora em envelhecimento humano pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) estudou diversos modelos de cuidados com idoso antes de conhecer a Buurtzorg, organização holandesa que reúne um grupo de enfermeiras que fazem atendimento domiciliar no país.

Inspirado na organização holandesa, a Laços começa o projeto piloto em território nacional agora em outubro. O lançamento da plataforma acontece neste Dia do Idoso (01 de outubro) virtualmente. “O nosso projeto nasceu focado no cuidado ao idoso. A ideia é dar autonomia para essa pessoa e oferecer atendimento personalizado no lugar em que ela vive, conhecer profundamente o seu histórico e fazer um atendimento preventivo”, conta a médica.

Ela esteve na Holanda há três anos e estudou a fundo a Buurtzorg antes de decidir, com outros três sócios, implantar o modelo de negócio no Brasil. Uma das vantagens, segundo ela, é o atendimento em casa, de acordo com a necessidade do idoso, podendo ser uma ou mais vezes por semana. “A pandemia caudada pelo novo coronavírus levantou ainda mais a necessidade do home care”, reforça.

O atendimento por enfermeiras capacitadas, que reportam ao médico as atualizações no quadro do paciente, é capaz de reduzir casos de internamento e melhorar a qualidade de vida do idoso, que recebe a atenção necessária sem sair de casa.

Mais informações sobre o modelo de negócios podem ser obtidas no site www.lacossaude.com

 

 

 

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Porto Seguro lança modalidade de seguro fiança mais acessível

 

 

 

Porto Seguro lança modalidade de seguro fiança mais acessível

Com coberturas mais enxutas, Porto Seguro Aluguel Essencial oferece as principais vantagens do seguro fiança tradicional por um custo até 40% menor e facilita a experiência da locação

A Porto Seguro apresenta uma versão mais econômica e simplificada do seguro fiança. Com coberturas mais enxutas, o produto, que recebe o nome de Porto Seguro Aluguel Essencial, chega ao mercado com o custo até 40% menor que um seguro fiança tradicional e oferece, de maneira mais ágil e acessível, as principais vantagens da ferramenta – substituição do fiador ou caução, transferência de responsabilidade do pagamento do aluguel para a seguradora em caso de inadimplência, além da dispensa de comprovação de renda e envio de documentação.

“Lançamos o Aluguel Essencial para oferecer aos inquilinos e proprietários não só uma garantia sólida, mas uma solução que também proporcione uma experiência mais fácil para que eles concretizem suas locações neste momento de instabilidade financeira”, afirma Rodrigo Elorza, gerente de Riscos Financeiros e Capitalização da Porto Seguro. Segundo o executivo, o processo de aprovação do cliente ocorre automaticamente no momento do cálculo, apenas com o CPF.

Visando alcançar as pessoas que também procuram por imóveis para o primeiro aluguel, o Porto Seguro Aluguel Essencial garante a indenização de até seis vezes o valor do aluguel. Além de substituir o fiador ou caução, os clientes contam com acesso gratuito durante três meses ao Reppara!, plano de assinatura para serviços residenciais do Grupo Porto Seguro. Os inquilinos ainda podem participar de sorteio anual de até R$ 50 mil do PortoCap, título de capitalização da companhia.

 

 

 

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[BURGUERLOVERS] Festival VinaBurger terá segunda edição em outubro

 

 

 

 

[BURGUERLOVERS] Festival VinaBurger terá segunda edição em outubro

O evento promovido pelo aplicativo de delivery Vina terá hambúrgueres de 19 restaurantes participantes a R$15

Após o sucesso da primeira edição que aconteceu em agosto deste ano, o VinaBurger Bom Gourmet, festival online promovido pelo app curitibano Vina, terá sua segunda edição dos dias 01 a 11 de outubro. Serão 19 restaurantes e lanchonetes participantes, e cada um oferecerá duas opções de hambúrgueres com o custo de R$15 cada, sendo que alguns estabelecimentos incluem batata frita e batata rústica no pedido. A grande novidade dessa edição é que a grande patrocinadora do festival é a Heinz, marca que tem os melhores acompanhamentos para o hambúrguer como o catchup, a mostarda e a maionese, que dão um toque especial em cada lanche. O evento, além de promover uma experiência gastronômica aos curitibanos, tem como objetivo principal movimentar o setor alimentício da cidade, que foi bastante impactado pela pandemia.


“A primeira edição do Vinaburger trouxe muitos resultados positivos para os estabelecimentos cadastrados no Vina e, também, deu aquele gosto de quero mais para a organização. A pedido dos clientes, que também apoiaram a causa promovida pelo nosso app, resolvemos organizar mais uma edição do festival para movimentar mais uma vez a economia do setor, já que nos diferenciamos por cobrar taxas menores que os demais aplicativos de delivery do mercado, o que gera um retorno financeiro melhor para os restaurantes ", diz Juliano Haus, CEO do Vina.


Outra vantagem desta segunda edição do VinaBurger é oferecer uma experiência com bom custo benefício para o cliente. Desta vez, todos os restaurantes do festival não cobrarão taxa de entrega para endereços com raio de até três quilômetros de distância do estabelecimento solicitado.

Sabores exclusivos para o Festival VinaBurger

O festival irá apresentar novidades bem apetitosas para os clientes. A maioria dos lanches foram criados de forma exclusiva para o evento e as opções são variadas. Entre os sabores diferenciados há o sanduíche vegano do Opa Burger; os com toque agridoce, como o porco havaiano do Butcher Burguer, com um hamburguer suíno acompanhado de abacaxi; e para quem gosta de algo mais apimentado, há o hambúrguer de queijo coalho e geleia de pimenta do Hambúguer Alemão. Esses são alguns exemplos dos sabores que o cardápio do VinaBurger Bom Gourmet tem a oferecer nesta edição.

Além dos estabelecimentos participantes mencionados acima, também estão no festival VinaBurguer: o Leopoldo Burguer, recordista de vendas da primeira edição, O Aviador Burger, Mavy Pub, o Burger Beast, WRK, Fuck the Diet, U.S Burger, Pulperiando, Aff Burguer, Hangar 7, Mein Burger Hessel, Burguer bar, HNF Hamburgueria, RedSquare, Truck Petiscaria e We are smash.

Serviço:

VinaBurguer Bom Gourmet

Data: 01 a 11 de outubro

Valor: R$ 15 cada hambúrguer e frete grátis para raio de até 3 km.

Saiba mais em: www.vaidevina.com.br

Sobre o Vina

O app Vina foi lançado em Curitiba no mês de junho com o objetivo de fortalecer o cenário de alimentação na capital paranaense. A ideia da plataforma é oferecer um serviço de pedidos online com taxas bem abaixo daquelas cobradas por grandes players do mercado, para ajudar bares e restaurantes locais que estão sofrendo com a crise gerada pela pandemia do novo Coronavírus.

 

 

 

 

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Gincana drive-thru inicia comemorações do Dia das Crianças

 

 

 

Gincana drive-thru inicia comemorações do Dia das Crianças

Com a pandemia e o isolamento social, os pais terão que usar muita criatividade para celebrar o Dia das Crianças neste ano. Para iniciar as comemorações, o Colégio Positivo realiza, de 2 a 8 de outubro, uma gincana em formato drive-thru para mais de 10 mil alunos e familiares. A ação, que acontece em todas as unidades de Curitiba, Ponta Grossa, Joinville, Foz do Iguaçu, Londrina e Cascavel, traz brincadeiras divertidas e simples, que podem ser realizadas sem sair do carro.

Cada família recebe, antecipadamente, desafios, que vão desde cantar o hino da escola até fazer uma coreografia. Ao final, as crianças recebem um kit especial. Além disso, a gincana será beneficente: cada família participante é convidada a levar um alimento infantil não perecível, que será doado para instituições sociais. Todas as medidas de segurança e distanciamento social estão sendo adotadas para preservar a saúde de todos os envolvidos e proporcionar momentos de distração e diversão, além de matar as saudades da escola e dos professores.

Serviço:

Drive-thru Dia das Crianças

Sexta-feira e sábado, 2 e 3 de outubro: Colégio Positivo - Júnior

Sábado, 3 de outubro: Colégio Positivo - Água Verde, Colégio Positivo - Boa Vista e Colégio Positivo - Internacional

Terça, quarta e quinta-feira, 6, 7 e 8 de outubro: Colégio Positivo - Jardim Ambiental

 

 

 

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Linha Solidária completa dois meses com mais de 45 toneladas de doações entregues na capital paranaense

 

 

 

Linha Solidária completa dois meses com mais de 45 toneladas de doações entregues na capital paranaense

Iniciativa das Empresas de Ônibus de Curitiba leva cestas básicas, alimentos, kits de higiene e roupas para quem mais precisa

Desenvolvido pelas Empresas de Ônibus de Curitiba, o projeto social Linha Solidária completa, nesta quarta-feira (30), dois meses de operação na capital paranaense. Com o objetivo de ajudar a quem mais precisa, a iniciativa, que teve início durante a pandemia da Covid-19, transporta donativos para famílias em situação de vulnerabilidade social, que vivem em Curitiba e Região Metropolitana.

“Estamos muito felizes com o resultado desses 60 dias, e isso nos anima a seguir em frente. Queremos que os próximos dois meses sejam ainda melhores. Que a gente possa, nessa corrente de solidariedade, amenizar as dificuldades daqueles que mais precisam”, diz o representante das Empresas de Ônibus de Curitiba e um dos idealizadores do projeto, Gelson Forlin.

Nesse período, mais de 45 toneladas de cestas básicas, alimentos, kits de higiene e roupas foram transportadas gratuitamente para atender famílias carentes. “Você que representa uma entidade e tem uma grande doação, nos procure. Nós queremos ajudar você a ajudar outras pessoas”, afirma Forlin.

Entidades sociais, ONGs, grupos de amigos que conseguiram arrecadar uma grande quantidade de doações e não tenham condições de realizar o transporte até o destino podem entrar em contato com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp), pelo telefone (41) 3264-6767, e agendar a solicitação do veículo.

 

 

 

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