Como fortalecer sua marca online e vender mais

 

 

 

Como fortalecer sua marca online e vender mais

Especialista dá dicas para posicionar melhor a empresa online e atrair mais clientes

As vendas online, que já eram uma realidade em crescente e rápida ascensão no país, apresentaram números expressivos durante a pandemia da COVID-19. Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), foram abertas mais de uma loja virtual por minuto desde o início do isolamento social, em março. Mais de 107 mil novas empresas foram criadas na internet em pouco mais de dois meses.

Com a concorrência acirrada no mercado online, as empresas precisam estabelecer estratégias para se comunicar com seus públicos. Segundo o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, a presença online precisa ser planejada, estruturada e embasada em pesquisas e conhecimento técnico. “Quem não é visto não é lembrado. As marcas precisam traçar estratégias para aparecer e estarem disponíveis para seus clientes”, explica. Confira as dicas do especialista para se manter presente no mundo online:

1- Tenha um site otimizado para os mecanismos de busca. Uma página na internet ainda é essencial para qualquer empresa. Ela é a sua casa e precisa estar organizada para ser funcional. Invista em ter um site com conteúdos otimizados com SEO, para conseguir ranqueamento e posicionar seu produto e serviço no topo dos resultados de busca;

2- Esteja presente nas redes sociais. Facebook, LinkedIn, Instagram, TikTok. Priorize a criação de conteúdo para as redes nas quais seu consumidor se encontra mais predisposto para a compra e/ou construção de afinidade com sua marca.

3 – Invista em Google Ads e tráfego pago. Sabe aquelas empresas que são destaque na página do Google, que aparecem primeiro nas pesquisas? Que surgem nas páginas das redes sociais sem você ser seguidor? Todas elas investem recursos no Google Ads e em tráfego pago nas redes sociais. Hoje, com pouco investimento, já é possível conseguir um bom alcance, posicionamento e impactar um maior número de clientes;

4 – Crie conteúdos exclusivos. Criar uma identificação com seu cliente, empatia e oferecer para ele informação de qualidade, são ações essenciais para gerar um vínculo e fidelidade com seu consumidor. Os conteúdos disponíveis da sua empresa, seja no site, redes sociais, e-mail marketing ou qualquer outra forma de comunicação, devem ser exclusivos e direcionados para os clientes;

5 – Defina seu público. Se você não sabe quem é o seu público, como vai se comunicar com essas pessoas? Conheça o seu mercado, tenha claro o que o seu produto ou serviço proporciona ao cliente e realize pesquisas. Sabendo quem é e onde está o seu consumidor, é possível criar campanhas e ações mais direcionadas para o negócio. Ferramentas digitais, como o Google Trends ou o Google Think Insights podem ajudar também nessas ações, porém é de maior importância conhecer o comportamento do seu consumidor no todo.

6 - Invista na relevância e no fortalecimento da sua marca. Tenha uma personalidade do negócio clara e bem definida, que seja relevante para o público que se destina a atender. Incentive recomendações públicas e crie afinidade com uma ótima entrega, pois as pessoas tendem a preferir marcas pelas quais sentem afinidade e/ou já tiveram experiências positivas.

O índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie, aponta que as vendas online mais que dobraram (137,35%) ao comparar maio de 2020 com o mesmo período do ano passado, e o faturamento do setor, no mesmo período, seguiu essa tendência, com alta de 127,77%.

Burlamaqui alerta para a importância de planejar de forma estruturada e embasada a presença digital das empresas. “Mais do que postar com frequência nas mídias sociais, o mais importante é se destacar positivamente na percepção do consumidor e gerar confiança", afirma, lembrando que pode levar anos para construir a reputação de uma empresa, mas segundos para acabar com ela. “O marketing deve ser focado na construção de uma marca forte, com o objetivo de encantar o cliente, gerando desejo pelo produto ou serviço que a empresa oferece”, finaliza.

Sobre Frederico Burlamaqui Marketing & Estratégia

Consultoria de marketing e estratégia de negócios mais recomendada no Sul do Brasil, segundo o Google Places, a Frederico Burlamaqui Marketing & Estratégia atua nas áreas de marketing, estratégia de negócios, fortalecimento de marcas e inovação. Com metodologia única, atua capacitando empresas e estruturando processos para que os clientes sejam vistos e desejados pelo seu público alvo, ampliando assim o faturamento, com maior vantagem competitiva na área de atuação. A empresa conta com escritórios em Curitiba, São Bento do Sul e Porto Alegre.

www.marketingestrategia.com.br

 

 

 

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Inovação: não deixe para mudar amanhã o que você pode transformar hoje

 

 

 

Inovação: não deixe para mudar amanhã o que você pode transformar hoje

Adriana Saluceste*

Crises sempre geram perdas, prejuízos e instabilidade, mas também trazem consigo muita reflexão e lições que acabam promovendo avanços e inovações. Principalmente em situações nas quais a ruptura é tão intensa que não resta outra alternativa a não ser se transformar para continuar existindo. E é exatamente isso que estamos vendo acontecer nos últimos meses, em virtude da pandemia de Covid-19. O isolamento social e a paralisação de atividades econômicas contribuíram para acelerar um movimento que já estava em curso, mas que ainda era ignorado por uma grande parcela de negócios e empresas: a transformação digital.

Com o avanço da tecnologia, a ampliação do acesso a recursos digitais e a mudança de comportamento da nova geração de consumidores, muitas empresas já estavam inseridas em uma cultura digital. Para essas organizações, ficou mais fácil reagir e promover uma retomada rápida nos negócios. Mas, para aqueles que estão fazendo agora o que já deveriam ter feito ontem, essa reação está sendo mais lenta.

Algumas tendências tecnológicas que já vinham se desenhando ganharam mais força e adesão. Assinaturas digitais, reconhecimento facial, verificação por geolocalização e soluções baseadas em cloud são alguns exemplos de como as empresas e pessoas estão conseguindo trabalhar e realizar negócios, ainda que a distância. O home office chegou de vez e veio para ficar. O e-commerce ganhou nova dimensão. São mudanças que foram aceleradas durante a pandemia e que continuarão em evolução, contribuindo para produzir efeitos significativos sobre a forma como se trabalha, produz, aprende, cuida da saúde e até se diverte.

E toda essa transformação não é temporária, com prazo para acabar junto com a pandemia. O mundo já se tornou digital e não faz sentido, daqui a pouco, darmos um passo atrás e voltarmos a fazer tudo como fazíamos antes da Covid-19. Vamos voltar para o convívio social, retomar nossas relações, mas com a tecnologia e as ferramentas certas facilitando muito mais a nossa vida. E a facilidade é só uma parte desse ganho. Para alguns, a transformação digital vai trazer escalabilidade, para outros, mais segurança em seus negócios, ou ganho de tempo e aumento de produtividade; e alguns setores vão conseguir vislumbrar oportunidades antes ignoradas ou até inexistentes.

O mercado pós-pandemia vai exigir ainda mais eficiência e inovação. Depois de avançar tanto, não é possível - e nem desejado - recuar. A oportunidade está dada para aqueles que captarem mais rapidamente todas as tendências de transformação que estão em curso. E quando se trata de inovação, é bom que todos tenham aprendido uma das lições dessa pandemia: não deixe para mudar amanhã o que você pode transformar hoje.

*Adriana Saluceste é diretora de Tecnologia e Operações da Tecnobank

 

 

 

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Cinco motivos para aderir à tendência do vinho bag-in-box

 

 

 

Cinco motivos para aderir à tendência do vinho bag-in-box

O aumento do consumo no Brasil aumenta o interesse em embalagens de vinho maiores e mais práticas, de janeiro a julho o brasileiro consumiu 737,5 mil litros de vinho nesse formato

O mercado de vinhos no Brasil está em franca ascensão. As previsões pré pandemia já eram animadoras para a vinícolas e lojas especializadas, mas nem os mais otimistas poderiam prever a explosão de vendas. Afinal, o vinho se tornou a bebida da quarentena. Por ser uma bebida mais intimista, que combina perfeitamente com momentos mais tranquilos, se encaixa na rotina familiar, harmoniza com as refeições do dia-a-dia e até acompanha os momentos de “Netflix and chill”.

Além das tradicionais garrafas de 750ml, um outro formato de embalagem de vinho tem feito muito sucesso durante a pandemia: a bag-in-box. Com um nome auto-explicativo - o termo bag-in-box significa, literalmente, bolsa na caixa - e a premissa de facilitar a vida de quem ama vinhos, esse tipo de embalagem caiu no gosto dos brasileiros. Ainda de acordo com a Ideal Consulting, o consumo de vinhos bag-in-box no Brasil foi de 737,5 mil litros, no período de janeiro a julho.

Atenta a essa tendência de consumir vinhos, a VinVino loja online lista cinco motivos escolher uma bag-in-box para chamar de sua:

1. A bag-in-box é prática e acessível.

2. A embalagem de 3 ou 5 litros facilita o consumo de vinhos no dia-a-dia.

3. Como a bebida fica armazenada na geladeira, o vinho sempre fica na temperatura certa para consumo.

4. Tem uma excelente relação custo X benefício. Não é atoa que os restaurantes usam as bag-in-box para comercializar vinhos em taças.

5. Geram menos resíduos, uma bag-in-box pode economizar até cinco garrafas e cinco rolhas.

A Vinvino loja online tem ótimas opções de bag-in-box de vinhos nacionais e importados da vinícolas Castellamare, Messias e Olaria. Confira:

Tintos

Olaria Bag in Box tinto, 5 litros - Portugal - R$ 171,92

Castellamare Tinto Merlot Bag in Box, 5 litros - Brasil - R$ 119,85

Castellamare Tinto Cabernet Sauvignon Bag in Box, 5 litros - Brasil - R$ 119,85

Messias Bag in Box tinto, 3 litros - Portugal - R$ 96,41

Castellamare Tinto Moscato Bag in Box, 3 litros - Brasil - R$ 62,70

Brancos e Rosés

Olaria Bag in Box branco, 5 litros - Portugal - R$ 172,06

Olaria Bag in Box rose, 5 litros - Portugal - R$ 172,06

Messias Bag in Box branco, 5 litros - Portugal - R$ 140,42

Sobre a VinVino

A VinVino é uma loja virtual de vinhos e espumantes, que seleciona, indica e entrega os melhores rótulos do novo e velho mundo para ajudar você a viver o vinho e a vida com mais intensidade. Além do site, também é possível fazer sua compra via WhatsApp (41) 98725-6329. O frete é grátis para Curitiba e região.

https://www.instagram.com/vinvinobr/

https://www.facebook.com/vinvino.com.br/

WhatsApp – 41 98725-6329

 

 

 

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De olho no mercado internacional: franquias gastronômicas brasileiras focam no exterior

 

 

 

De olho no mercado internacional: franquias gastronômicas brasileiras focam no exterior

Mesmo durante a pandemia, a rede paranaense Bangalô dos Pastéis é uma das empresas brasileiras que iniciou o processo de qualificação para exportação

Nos últimos anos, diversos empreendimentos gastronômicos brasileiros deram início ao projeto de expansão de suas franquias para outros países. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2010 havia apenas 65 empresas brasileiras operando fora do país. Seis anos depois, em 2016, os números cresceram para 134 marcas presentes em mais de 100 países. Entretanto, levar uma rede para o exterior é mais complexo do que parece: o processo para internacionalização começa antes mesmo de a empresa cogitar a ideia e permanece até ela estar de fato inserida em outro país.

De acordo com o especialista Jameson Moreira, professor de Estratégia Empresarial no ISAE Escola Negócios, o principal passo para dar início a expansão internacional é o planejamento. “Para expandir é preciso entender se há mercado para o produto no outro país. Pensar em tamanho de mercado, renda per capita dos habitantes do país, hábitos de consumo, escala de produção, capacidade de investimento, entre outros aspectos”, diz. Isso quer dizer que para promover a expansão internacional é exigido do franqueador muito mais preparo do que o aumento de unidades nacionalmente.

Entre as empresas brasileiras que estão dando início a esse processo está a rede paranaense Bangalô dos Pastéis. Para Alessandro Santos, diretor de marketing da marca, a captura de novos mercados, o desejo de aumentar o valor da marca e a saturação do mercado nacional são alguns dos principais fatores que levaram a empresa a entrar no PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil. “Já iniciamos a qualificação e estamos nos preparando para a exportação, fechando contratos e parcerias”, conta.

A rede Bangalô dos Pastéis nasceu em Guaratuba, no litoral do Paraná, em 2005, e hoje conta com nove unidades espalhadas pelos estados do Paraná e Santa Catarina. Em 2020, para contornar os obstáculos da pandemia, a empresa lançou sua linha exclusiva de congelados, massas e condimentos, disponíveis em restaurantes e grandes supermercados. “A pandemia acabou destruindo o planejamento anual das empresas do setor da alimentação fora do lar, então fomos obrigados a desenvolver novos projetos, conceitos e formas de atuação. Foi aí que resolvemos investir fortemente em uma linha de congelados e condimentos, levando o Bangalô dos Pastéis para a casa dos brasileiros”, explica Alessandro.

Segundo o diretor de marketing, as oportunidades para a exportação surgiram junto com o crescimento da nova linha. “A partir do lançamento, começamos a receber dezenas de contatos do Brasil e, surpreendentemente, do exterior”, revela. Para os próximos seis meses, a rede pretende fortalecer a marca nacionalmente, abrindo novas unidades também na região sudeste do país, para que, até o início de 2022, a internacionalização se torne realidade. “O nosso objetivo é começar pelo Mercosul e ir subindo, sem pressa. Queremos focar em excelência antes de quantidade”, complementa Alessandro. Desde o início da pandemia, o Bangalô dos Pastéis já produziu mais de 3300 pacotes de massa, totalizando mais de 33 toneladas direcionadas tanto para franquias quanto para linha de varejo. Após a pandemia, a meta é triplicar esses números.

 

 

 

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Decoração de Natal na vitrine

Decoração de Natal na vitrine

Loja especializada do Palladium Shopping Center Curitiba tem mais de mil itens alusivos à data e produtos a partir de R$ 5

Estudos realizados pelo Pinterest mostram que os usuários estão se antecipando quanto ao planejamento de Natal e realizando pesquisas sobre decoração desde o mês de abril. Buscas relacionadas ao tema tiveram um aumento de 77%, quando comparado abril de 2020 e abril de 2019. Ou seja, muito antes do período tradicional de compras desse tipo de item, as pessoas já estavam pensando no Natal.

Lojas de decoração especializadas, que geralmente são vistas somente a partir da metade de outubro, tradicionalmente, anteciparam a estratégia neste ano. Há três meses da data comemorativa, o clima natalino chegou ao Palladium Shopping Center Curitiba com a expectativa alta de vendas.

A Noel Decorações já abriu as portas no piso L2, com a proposta de levar encanto e mais de mil opções de produtos temáticos. Com 203 m², a loja oferece opções de decoração que vão desde as mais simples, com preços a partir de R$ 5, até pinheirinhos completos.

A gerente de marketing do shopping, Cida Oliveira, afirma que a loja traz boas energias para esse ano. “Estamos buscando dias melhores, e trazer antecipadamente um pouco do clima natalino torna o nosso ambiente ainda melhor. Esse ano, os sentimentos e encontros estão ganhando novos significados e o Natal será ainda mais especial e único”, comenta.

A Noel Decorações, que é chamada pelos clientes do Palladium de "o paraíso do Natal", tem atraído muitos visitantes. Além das compras presenciais, as entregas também podem ser feitas via drive-thru, lockers e delivery.

Sobre o Palladium Shopping Center

Um dos empreendimentos do Grupo Tacla Shopping, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 na capital paranaense. Destaca-se pela área construída de 154 mil m² distribuídos em três pisos, sendo o centro de compras com maior mix do sul do país. O shopping possui 350 lojas, entre âncoras e satélites, praça de alimentação com mais de 30 opções de fast-food, Boulevard com 10 restaurantes, além de oito salas multiplex de cinema UCI e sala IMAX – que também faz parte do Grupo Tacla e possui a maior tela do Brasil. Sua estrutura foi planejada para garantir o conforto dos mais de 1,5 milhão de clientes que passam pelo empreendimento todo mês. Mais informações em: https://palladiumcuritiba.com.br. 

Sobre o Grupo Tacla Shopping

Conglomerado com mais de 80 anos de tradição, experiência no varejo e referência no setor em todo país, o Grupo Tacla possui oito empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, sendo eles: Catuaí Palladium Foz do Iguaçu (PR), Jockey Plaza Curitiba (PR), Palladium Curitiba (PR), Palladium Ponta Grossa (PR), Ventura Shopping Curitiba (PR), Itajaí Shopping (SC), Porto Belo Outlet Premium (SC) e Shopping Cidade Sorocaba (SP). Outras duas operações estão em fase de construção no Paraná: CityCenter Outlet, em Campo Largo e Palladium Umuarama. Mais informações em: http://www.taclashopping.com.br.

 

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