O que a pandemia está ensinando para a educação?

 

 

 

O que a pandemia está ensinando para a educação?

Você não queria, mas agora é obrigado a encarar câmera, luz, ação!

Seus alunos não estão mais em sala de aula e seus concorrentes estão a um click do teclado. É hora de se reinventar para continuar respirando.

O isolamento social, que foi imposto, exige o desenvolvimento de novas habilidades de comunicação e relacionamento. O falar não basta. A imagem pode não refletir a realidade. A comunicação precisa ser verdadeira e assertiva.

Reuniões, aulas, conferências. Tudo acontece à distância, não há tempo para aprender e, às vezes, nem para pensar direito. É preciso fazer o caminho caminhando. É necessário inovar no desconhecido e ser criativo no fazer.

Surge um novo paradigma e os velhos paradigmas são derrubados. Todo conhecimento, que sua instituição de ensino adquiriu durante anos de existência, não importa mais se não houver flexibilidade, agilidade e habilidade humana.

Flexibilidade para aceitar o novo e reconhecer que as metodologias precisam ser transformadas e adaptadas. Transformadas para suprir uma nova demanda de um público que, apesar de ser o mesmo, precisa de um novo produto educacional e, adaptado à capacidade de consumo desse novo velho cliente.

Agilidade para inovar e identificar quais serão as profissões e os profissionais do futuro e o que essas transformações exigem do novo profissional.

Habilidade humana para se aproximar, ainda que distante, do seu cliente, oferecendo canais de comunicação e aprendizado com interação, integração e qualidade; com preço acessível e facilidade de acesso as plataformas de ensino.

Cursos de graduação e pós-graduação são ofertados pelas mais diversas instituições de ensino. A disputa pelo aluno está acirrada. As vantagens que as instituições de ensino tinham não servem mais. Localização, não importa. Estrutura de sala de aula, não importa. Lousa interativa, não importa. Laboratórios com muitos computadores, também não importam mais.

A sala de aula é a casa do aluno. A lousa é seu computador. Laboratórios e bibliotecas, tudo deve estar ao alcance do aluno via web. E tornar isso possível não é mais um diferencial, é uma obrigação para quem quer se manter vivo nessa pandemia e não ser derrotado pelo vírus da concorrência que se alastra e se fortalece a cada dia.

Não basta ser gestor de negócios, o momento exige, além de visão administrativa, muita responsabilidade social. Perceber que é necessário disponibilizar meios e recursos para que o aprendizado não pare e colocar o desenvolvimento humano como valor primordial, acima do lucro, pode ser o diferencial nesse novo mercado virtual. E o lucro poderá ser a consequência da aplicação desse valor.

Para as instituições de ensino, que apenas ensinavam, mas não aplicavam a administração com planejamento estratégico, está na hora de deixar de lado a teoria da burocracia e implementar, com urgência, a teoria do desenvolvimento organizacional, da administração empreendedora e participativa com imperativo tecnológico e humano.

Autor: Julio Cezar Bernardelli é mestre em Tecnologia e Sociedade; graduado em Administração, especialista em Gestão e Liderança e professor do Centro Universitário Internacional Uninter

 

 

 

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Como fazer uma boa Reforma Tributária?

 

 

 

Como fazer uma boa Reforma Tributária?

Para especialista no assunto, as palavras-chave são simplicidade, transparência e justiça

Em meio a tantas reformas institucionais necessárias ao crescimento do país, a tributária é a bola da vez. O assunto impacta diretamente a vida de milhões de brasileiros que estão preocupados com as medidas que tramitam em Brasília e seus desdobramentos finais.

“A maior reclamação dos contribuintes é a complexidade. Simplificar a tributação deve ser o objetivo principal de uma boa reforma. Qualquer ação nesse sentido deve buscar a neutralidade para não causar distorções na economia, gerar transparência aos consumidores e igualdade de tratamento”, explica o advogado especialista em direito e processo tributário, Guilherme Luvisotto.

Burocracia excessiva

Um estudo que mede a regulamentação do ambiente de negócios - feito pelo Banco Mundial, em 2018 - indica que no Brasil são necessárias 1.501 horas por ano para cumprir todas as normas e regras exigidas pelo sistema tributário. A média dos países desenvolvidos é de 120 horas. Já na América Latina, a média é de 317 horas.

Outro dado curioso está no ranking de facilidade para pagamento de impostos: o Brasil ocupa a posição de número 184, numa lista com 191 economias. Na classificação geral (facilidade para se fazer negócios), o Brasil ficou em 124.

Com tantos problemas a serem resolvidos e um arcabouço tributário ineficiente, o momento torna-se adequado para debater as mudanças na cobrança de impostos. “Regras claras e objetivas tornam os negócios mais promissores tanto para as empresas nacionais, quanto estrangeiras; já que elas não conhecem e não entendem essa confusão no país”, enfatiza Luvisotto.

Boas intenções, maus resultados

Apesar dos esforços mostrados pela equipe econômica do governo, os projetos apresentados sofrem duras críticas em diversas áreas. No setor de prestação de serviços, a nova sistemática pode triplicar a carga de impostos, justamente o contrário do que se espera.

No mercado literário, a taxação dos livros pode encarecer as obras em cerca de 12%. Para a Federação Brasileira de Bancos, os efeitos da criação da Contribuição Social Sobre Operações com Bens e Serviços (CBS) – como está sendo proposto pelo governo – aumentaria a carga paga pelo sistema financeiro em 25%, algo em torno de R$ 6 bilhões.

Opinião semelhante tem o Instituto da Confederação Nacional da Agricultura, que prevê a elevação de impostos ao setor agrícola. Já a Confederação Nacional das Cooperativas afirma que a reforma tributária geraria uma dupla tributação do setor, pois o novo imposto incidiria sobre o cooperado e também sobre a cooperativa.

Enquanto isso, a Confederação Nacional de Saúde - por meio de um estudo encomendado a uma consultoria - chegou à conclusão de que a proposta de substituir o PIS/Pasep e Cofins pela CBS deve aumentar a cobrança de impostos de hospitais, clínicas e planos médicos. Por sua vez, esses custos seriam repassados em aumento no valor dos serviços.

Como resolver?

A Reforma Tributária tem o objetivo de potencializar o cenário econômico do país. O resultado esperado é um ambiente que favoreça o empreendedorismo e os negócios – seja por meio da geração de empregos diretos e indiretos, o aumento da competitividade interna ou pela melhoria na qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

“Mesmo num cenário tão distinto e amplo como no Brasil, as soluções para se fazer uma boa reforma tributária envolvem alguns itens. O primeiro é ampliar a base de incidência dos tributos. Depois, precisa de regras homogêneas. Em seguida, fazer a tributação no destino, ter crédito amplo com ressarcimento ágil e desoneração dos investimentos. Esse conjunto de ações podem impulsionar o crescimento econômico de todo país”, observa o especialista que integra a equipe da Luvisotto & Franz – Sociedade de Advogados.

 

 

 

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IOA Style Curitiba seleciona pacientes para curso de Harmonização Orofacial

 

 

 

IOA Style Curitiba seleciona pacientes para curso de Harmonização Orofacial

Recém-inaugurado na capital paranaense, o IOA Style Curitiba inicia seus diversos cursos de aperfeiçoamento, imersão e especializações com o que há de mais moderno da Odontologia. A parte prática das aulas conta com a estrutura de uma moderna clínica para atendimento. Por isso, a escola está selecionando pacientes para serem modelos nas aulas de Harmonização Orofacial e também para os demais cursos, sempre atendidos por dentistas e profissionais especializados na área.

Os interessados podem se candidatar para os procedimentos de Botox e Preenchimento (olheiras, lábios, malar, mandíbula, mento e top model look). As aplicações serão feitas no dia 10 de outubro, das 9h às 18h. A avaliação precisa ser agendada pelo WhatsApp (41) 99159-5402.

Sobre o IOA Style Curitiba

A expertise de mais de 20 anos de mercado aliada aos speakers mais renomados deu origem ao IOA Style Curitiba. A grife educacional premium tem o objetivo de demonstrar ao mercado, através do seu portfólio de cursos de aperfeiçoamento, imersões, especializações e eventos, o que há de mais moderno na Odontologia.

O IOA Style Curitiba conta com uma estrutura ampla e moderna, no centro de Curitiba, altamente tecnológica, com clínicas pedagógicas e laboratórios com equipamentos de odontologia digital avançados. O principal diferencial está na metodologia de ensino premium, através de speakers renomados no mercado odontológico e reconhecidos por suas qualificações e experiências; vivência prática com instrumentos de simulação realística em cadáveres fresh frozen; treinamento prático com pacientes-modelos reais atendidos na clínica. Além disso, conteúdos sobre empreendedorismo, marketing e inteligência nos negócios são inseridos nas especializações visando formar um profissional completo, empreendedor e capacitado para inovar na sua atividade.

Os cursos já estão com turmas abertas, aulas ao vivo, com metodologia interativa e com toda a segurança que a tecnologia permite neste momento.

IOA Style Curitiba

Rua José Loureiro, 300 - Conj.4 - Andar 01 - Curitiba - PR

(41) 99159-5402

https://redeioa.com.br/

 

 

 

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Empresa registra aumento de atestados por depressão e ansiedade durante pandemia

 

 

 

Empresa registra aumento de atestados por depressão e ansiedade durante pandemia

A dbm contact center tem parceria com clínica que atua nas áreas de psicologia e psiquiatria para oferecer tratamento aos funcionários com um custo mais baixo

Na dbm contact center, empresa paranaense que atua no desenvolvimento de soluções para plataformas de relacionamento com os clientes, houve um aumento de 16% de casos de atestados devido a crises de ansiedade, depressão, entre outros transtornos mentais, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo Eliana Tartaglione, gerente de recursos humanos da dbm contact center, a Covid-19 apenas reforçou a atenção dos líderes no que diz respeito à saúde mental.

“Sempre levamos a sério a questão do bem-estar dos colaboradores, incluído as possíveis psicopatologias, que prejudicam a qualidade de vida. Durante o ano todo avaliamos como está a saúde dos nossos funcionários. Quando percebemos que a apresentação de atestados é recorrente, como nesse momento em que estamos vivendo, buscamos entender a causa. Colocamos o funcionário em contato com um médico do trabalho e esse profissional avalia se o colaborador precisa de um atendimento especializado. Para esses casos, temos parceria com uma clínica que presta atendimento nas áreas de psicologia e psiquiatria e nossos funcionários têm acesso ao tratamento com um custo mais baixo”, conta a gerente de recursos humanos.

Afastamentos relacionados à saúde mental causam rombo nos cofres públicos

A preocupação da dbm não é infundada. Entre 2009 e 2015 (únicos dados disponíveis), quase 97 mil pessoas foram aposentadas por invalidez em razão de transtornos mentais e comportamentais, com destaque para depressão, distúrbios de ansiedade e estresse pós-traumático. Ao todo, esses novos benefícios representam, hoje, uma conta de R$ 113,3 milhões anuais aos cofres públicos.

De acordo com o Boletim sobre Benefícios por Incapacidade, divulgado em 2017 pelo Ministério da Fazenda, os transtornos mentais já são a terceira maior causa de afastamento e correspondem a 9% da concessão de auxílio-doença e incapacidade para o trabalho.

Segundo Eliana, os gestores da dbm contact center estão atentos a essa realidade e sempre se preocuparam em criar ações para nadar contra a maré. “A preocupação com o bem-estar da nossa equipe está no nosso DNA. Nossas práticas de endomarketing incluem a criação de um ambiente agradável, leve e alegre, para manter nossa equipe cada vez mais motivada”, destaca Eliana.

Ela explica que a empresa criou o CIED (Comitê Interno Endomarketing), que integra um time de profissionais de diversas áreas. Mensalmente esse grupo prepara ações motivacionais de integração do time com foco na movimentação contínua dos colaboradores para ‘quebrar a pressão do dia a dia’. “As ações do CIED duram o ano inteiro e premiamos os colaboradores que possuem participações ativas e diferenciadas nos nossos dias D. Nessa ação, em especial, provocamos a reflexão de temas pertinentes ao nosso cotidiano e que refletem no estado geral da saúde da nossa equipe”, conta Eliana.

Ela acrescenta que, mesmo com a realização das ações online, os colaboradores continuam participando com dinamismo dos Dias D. “Nossa intenção é fortalecer a união e espírito de engajamento. Nosso time é sensacional! Todas ações são divulgadas nas nossas redes sociais e são um verdadeiro sucesso que demonstram sintonia das equipes impulsionadas pelos nossos gestores. Acreditamos que um ambiente profissional sadio reflete na saúde mental dos nossos colaboradores, além de trazer bons resultados. Isso também impulsiona cada vez mais a retenção de funcionários na empresa”, avalia a gerente de recursos humanos.

 

 

 

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Delivery do Aizu tem peixes especiais e toques trufados entre os destaques

 

 

 

Delivery do Aizu tem peixes especiais e toques trufados entre os destaques

Indicado entre os finalistas do Prêmio Top View Gastronomia 2020 em duas categorias – Melhor Experiência em Casa e Melhor Embalagem de Delivery –, o Aizu Japanese Cuisine lançou seu serviço de Delivery há menos de quatro meses, em meio à pandemia. Neste curto espaço de tempo, o serviço conquistou reconhecimento do público e da crítica, como mostra esta indicação.

Entre os pratos mais pedidos para aproveitar em casa, estão cinco pratos que misturam as tradições da cozinha japonesa, ingredientes especiais e inovação.

O restaurante retomou o atendimento presencial, mas segue com o delivery nos mesmos horários de funcionamento do salão: de segunda a sábado, das 19h às 23h. Os pedidos podem ser feitos pelo aplicativo Goomer (https://www.goomer.app/aizurestaurante). Já para retirada no restaurante, os telefones são (41) 3043-0420 - 99960-8887.

Batizado como Aizu na Sua Casa, o sistema de entregas do restaurante traz o mesmo cuidado e esmero que caracterizam o restaurante. As embalagens têm design exclusivo, que já foi comparado a caixas de joias. Para que os pratos cheguem com a apresentação esperada na casa dos clientes, a entrega é feita somente com carros.

Estes diferenciais, aliados à reconhecida gastronomia, fizeram com que o Aizu recebesse as duas indicações no Prêmio Top View Gastronomia. A votação está aberta para voto pela internet até esta sexta-feira (2/10), no seguinte link: https://pt.surveymonkey.com/r/premiotopviewgastronomia2020

Sucessos do Delivery

Entre os pratos mais pedidos do Delivery do Aizu estão opções que ressaltam a diversidade do cardápio da casa. O Carpaccio de salmão trufado, por exemplo, traz finas fatias de salmão, flor de sal, raspas de limão siciliano e azeite trufado (R$ 66). Outros peixes nobres se encontram no Sashimi Aizu: apresenta 16 fatias de sashimi de quatro tipos diferentes de peixes (4 fatias de cada), a R$ 169.

A variedade também marca o Sushi Aizu, que reúne oito unidades de diferentes sushis (R$ 159). Outras três opções com sushis estão entre as mais pedidas: Uramaki Ebiten (R$ 65), Baterá Salmão (R$ 55) e Baterá Atum (R$ 54). O Ebiten leva camarão em seu recheio, enquanto os dois tipos de Baterá contam com os respectivos peixes.

Serviço:

Aizu Restaurante

Endereço: Rua Senador Xavier da Silva, 19 - São Francisco, Curitiba – PR

Telefone para encomendas: (41) 3043-0420 - 99960-8887

Horários de delivery, salão e take away: de segunda-feira a sábado, das 18h às 23h.

Instagram: @aizu_restaurante

Site: www.aizurestaurante.com.br

 

 

 

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