Universidades se unem para promover virtualmente o Seminário Internacional de Extensão e Pesquisa

 

 

 

Universidades se unem para promover virtualmente o Seminário Internacional de Extensão e Pesquisa

Estácio, Damásio Educacional, UniMetrocamp e UniToledo se reúnem para discutir o contexto da educação no pós-pandemia em evento gratuito e aberto à comunidade

Do desejo de estimular e valorizar a pesquisa científica gestada em quatro importantes instituições privadas da região Centro Sul, nasceu o SEPESQ – Seminário de Extensão e Pesquisa e a II Jornada de Iniciação Científica da Estácio Curitiba e da FATEC. O evento, que será realizado pelo Microsoft Teams, tem como tema “O contexto da educação no pós-pandemia”, acontece virtualmente nos dias 21 e 22 de outubro, das 8h às 21h, na Estácio Curitiba e demais Universidades da região. O evento irá contemplar atividades de internacionalização com professores e alunos estrangeiros convidados realizando apresentação de trabalhos.

O SEPESQ tem como principal objetivo proporcionar à comunidade acadêmica espaço para a apresentação e discussão de trabalhos científicos, nacionais e internacionais das diversas áreas de conhecimento. Além disso, tem por finalidade, integrar ações e eventos de diferentes instituições de ensino superior que estão localizadas na região Centro Sul, promovendo intercâmbios, trocas de experiências, conexão e proximidade com toda a comunidade acadêmica e egressos da graduação e pós-graduação.

Nesta edição, o SEPESQ se propõe a reunir, expor e discutir programas de iniciação científica e de extensão, trabalhos de conclusão de curso e outros resultados de pesquisas de alunos da graduação e pós-graduação, além disso, busca na programação a integração conjunta das instituições participantes com a realização de atividades locais de cunho científico.

Dentre os palestrantes convidados destacam-se a pesquisadora, profa. Maria Inês Fini, que é Doutora em Ciências – Educação, Pedagoga, professora e pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Social e do Trabalho, especialista em Currículo e Avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior e ex-presidente do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais/MEC (2016 a 2019).

Segundo Thais de Abreu Lacerda – coordenadora geral do SEPESQ, em 2020, diante de um cenário de pandemia mundial, a equipe responsável pela gestão acadêmica vislumbrou uma grande oportunidade frente à necessidade de migração das atividades presenciais para as virtuais. “Vamos promover um grande fórum de discussão focado na pesquisa e extensão envolvendo 26 campi, pertencentes às instituições de ensino Estácio, Damásio Educacional, UniMetrocamp e UniToledo, construindo juntas um espaço dialógico de crescimento acadêmico buscando antever os desdobramentos que vivenciaremos no estado pós-covid-19”, diz Lacerda.

Este evento é gratuito e aberto ao público. Interessados devem se inscrever como ouvintes. A programação completa por unidade está disponível no site do SEPESQ (https://sepesqcentrosul.com/). As instruções de acesso serão fornecidas pela organização próximo ao início do evento.

Programação Geral:

21/10/2020 – (Quarta-feira)

Manhã

8h30min – Abertura
Jucie de Abreu Silva – Diretor Regional de Operações
Thais de Abreu Lacerda – Acadêmica Regional

9h às 10h – Live com a profa. Dra. Maria Inês Fini
Tema: “O impacto social promovido pela Pesquisa e Extensão no Contexto do Ensino Superior e a importância da Academia no contexto da Pós-Modernidade”

10h às 10h15 - Pesquisa, Extensão e Internacionalização da Unidade Curitiba
Prof. Alexandre Machado Frigeri - Direção
Prof. Arivonil dos Santos Matoski Junior - Gerência Acadêmica
Prof. José Osório do Nascimento Neto - Coordenação de Pesquisa e Extensão

10h15 às 11h15 - Painel especial da Internacionalização
(Re)pensando o papel do Professor entre a sala de aula presencial e o formato remoto
Prof. José Mª Cardeñoso Domínguez Profesor Titular de Universidad en el Área de Didáctica de la Matemática, Universidad de Cádiz (UCA), España
Mediadora: Profa. Claudia Juliato Araújo - Coordenação do Regulatório

13h30
Mediadores: Profa. Claudia Juliato Araújo - Estácio Curitiba - Brasil
Prof. José Osório do Nascimento Neto - Estácio Curitiba - Brasil
Prof. William Ivan Gallo Aponte - Universidad Externado - Colombia
Prof. José M.ª Cardeñoso Domingo - Universidad de Cádiz - España

Prof. M.ª del Pilar Sánchez Nieves
PANDEMIA Y VIRTUALIDAD OBLIGADA. UNA APROXIMACIÓN A LA INVESTIGACIÓN ACCIÓN ENSEÑANDO Y APRENDIENDO ECUACIONES EN UN AULA VIRTUAL DE 1º DE ESO (ENSEÑANZA SECUNDARIA OBLIGATORIA)

Prof. Enrique Manuel Pérez Laynez
ATITUDES PARA AS ESTATÍSTICAS DO ENSINO SECUNDÁRIO EM TEMPOS DE PANDÊMICA

Prof. Isaías Lorenzo Caballero
ATITUDES EM RELAÇÃO À PROBABILIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Prof. Andrés Pérez Montilla
ANÁLISE DE CENÁRIOS COVID19 PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EM MODELAGEM MATEMÁTICA. UMA PROPOSTA INNOVADORA DE EDUCAÇAO PARA A SUSTENIBILIDADE

Noite 

19h às 20h – Live com Juliana Maria Matos Ferreira – Diretora Nacional Ensino; Thais de Abreu Lacerda – Gerente Acadêmica Regional; Mariana Cavaca Alves do Valle – Pró-reitora de Pesquisa e Extensão Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte – Estácio BH.
Tema: “A experiência do repensar as atividades de pesquisa e extensão no cenário remoto e as oportunidades do hibridismo frente ao cenário Pós-Covid”

20h às 22h – Apresentação de trabalhos Científicos
Apresentação dos 46 (quarenta e seis) trabalhos científicos locais, de 5 a 10 min para cada um

SALA 1 - ESPAÇO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (4 trabalhos);

SALA 2 - ESPAÇO DA SAÚDE E DAS LICENCIATURAS (5 trabalhos);

SALA 3 - ESPAÇO DAS ENGENHARIAS E DA ECONOMIA CRIATIVA (5 trabalhos);

SALA 4 - ESPAÇO DA GESTÃO (10 trabalhos);

SALA 5 - ESPAÇO 1 DAS CIÊNCIAS JURÍDICAS (11 trabalhos);

SALA 6 - ESPAÇO 2 DAS CIÊNCIAS JURÍDICAS (11 trabalhos).


22/10/2020 – (Quinta-feira)

Manhã

8h às 9h – Live com José Guilherme Gonçalves Machado – Analista Internacional
Tema: “A Educação sem limites através da Internacionalização”

9h às 9h30 - Preparação para concursos públicos e oportunidades acadêmicas
Estude com estratégia para provas, valorize seu tempo e seu currículo
Pós-graduação de Direito presencial da Estácio Curitiba
Profa. Cristiane Leamari Castro Osternack

9h30 às 10h30 - Perspectivas da internacionalização para a Unidade de Curitiba
Pesquisa internacional e possibilidades de intercâmbio para discentes no exterior
Relatos de atividades na Universidad Santo Tomás de Chile Relatos de atividades na Universidad Externado de Colombia
Prof. William Ivan Gallo Aponte

Acordos de cooperação, cursos de extensão no exterior e mobilidade acadêmica
Atividades na Universidad Carlos III de Madrid - UC3M - España
Atividades na Universidad Nacional de Rosário - UNR - Argentina
Prof. José Osório do Nascimento Neto e Profa. Janice Mendes da Silva

Tarde

14h às 16h – Oficina Leandro de Jesus Silvano – Analista Regulatório Regional
Tema: Currículo Lattes (exclusivo para Docentes)

16h às 18h - Mesa Redonda do Núcleo de Apoio à Carreira - NAC
A pesquisa acadêmica e o desenvolvimento científico da área de negócios
Prof. Rodrigo Fernandes Pissetti
Profa. Jocely Aparecida Burda
Beatriz Souza Buffon
Bruna Fernanda de Souza
Karina Silva Flores

Noite

19h às 21h – Live de Premiação Melhores Trabalho

Serviço:

Evento: SEPESQ – Seminário de Extensão e Pesquisa

Data: 21 e 22 de outubro

Horário: Das 9h às 21h

Inscrições: https://sepesqcentrosul.com/

 

 

 

Add a comment

Revista ONNE DIGITAL chega ao mercado com a expertise da consolidada publicação gaúcha Onne&Only

 

 

 

Revista ONNE DIGITAL chega ao mercado com a expertise da consolidada publicação gaúcha Onne&Only

Jornalista Angélica Fenley Belich assina coluna com os highlights do mercado paranaense

A Revista Onne & Only promete surpreender o mercado editorial do lifestyle brasileiro com sua nova ONNE DIGITAL. O veículo será oficialmente lançado neste dia 19 de outubro, às 18 horas, num evento transmitido ao vivo via os canais oficiais do Youtube (Onne Digital) e Facebook (Revista Onne & Only), direto do Theatro São Pedro, de Porto Alegre.

A revista reúne conteúdo dos estados do RS, SC, PR e SP. Vídeos, podcasts e links interativos, tanto na versão mobile quanto no desktop serão distribuídos a mais de 300 mil usuários, através de ações de e-mail marketing, WhatsApp e SMS, redes sociais e transmissões on-line.

Atrações desta Edição

A capa será uma obra do muralista Eduardo Kobra, nome respeitado no mundo todo. O trabalho “Coexistência” foi executado recentemente, quando o mundo já vivenciava a pandemia. Mas, mesmo que tenha sido criada em meio a um momento difícil, a obra traz uma mensagem de fé, esperança, união e respeito pela diversidade religiosa. É arte refletindo as dores e anseios das pessoas.

A ascensão da produção das oliveiras e a cultura do charuto também merecem destaque. A moda vista de forma responsável e sustentável é pauta da colunista Madeleine Müller. A transformação digital é tema, como empresas e consumidores estão se preparando para o futuro?

Como de costume, os correspondentes trarão as últimas novidades internacionais. De Los Angeles, Gabriel Ruas revela os bastidores do documentário “Em Busca da Beleza” que teria exibição na noite do Oscar deste ano, onde a cineasta e modelo gaúcha, Cris Sauer, que reside em LA, apresenta um íntimo retrato sobre abuso doméstico e reencontro espiritual, onde nos leva para uma jornada que procura encontrar o real significado da beleza.

A coluna ONLY Drops mostrará os garimpos das editorias locais de São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Gramado, Canela, Caxias do Sul e Curitiba, sendo esta assinada pela jornalista Angélica Fenley Belich.

Enfim, conteúdo com valiosas dicas de compras, tendências, estética, entretenimento, turismo, gastronomia, estilo pessoal, negócios e outros temas imperdíveis.

www.onnedigital.com.br

 

 

 

Add a comment

Club Social apoia o projeto Amplia com divulgação e inscrições para Fuvest em todo o Brasil

 

 

 

Club Social apoia o projeto Amplia com divulgação e inscrições para Fuvest em todo o Brasil

Em parceria com o Movimento Amplia, a marca de biscoitos da Mondelez Brasil, irá contribuir com divulgação da campanha e inscrições da FUVEST, o vestibular da USP

Pensando em apoiar os estudantes que sonham em ter uma oportunidade para prestar o vestibular da Universidade de São Paulo (USP), Club Social, marca da Mondelez Brasil, firmou parceria com o Movimento AMPLIA, organizado por jovens voluntários, e lança o movimento #AmpliaUSP. Essa campanha tem como objetivo conectar estudantes às pessoas interessadas em “apadrinhar” e dessa forma terem suas inscrições pagas para o vestibular da FUVEST 2021.

Há 20 anos presente no Brasil, a marca de snacks atingiu popularidade e pioneirismo fazendo parte da rotina de milhares de jovens brasileiros. Agora toma essa iniciativa com um olhar atento para a educação, contribuindo tanto diretamente, com inscrições para estudantes, quanto usando as plataformas da marca para divulgar a campanha e convidar mais pessoas a ajudar.

“Club Social tem como propósito ser um aliado na jornada dos nossos consumidores, matar a fominha para que eles continuem a fazer o que realmente importa, sem precisar parar. Sempre estivemos presentes na rotina dos estudantes e vimos no Movimento Amplia uma oportunidade especial de contribuir de forma genuína com a educação desses jovens, dando mais visibilidade à essa causa tão relevante”. Fabiola Menezes, diretora da categoria de biscoitos da Mondelez Brasil.

Segundo dados da Universidade de São Paulo, apenas 26% do total de ingressantes nos cursos de graduação se autodeclaram pretos, pardos e indígenas. Apesar de ter apresentado melhora desse índice nos últimos anos, a USP ainda tem uma barreira que pode ser um dos principais motivos da disparidade racial.

O foco é viabilizar a participação de estudantes que não poderiam pagar a taxa de R$182, principalmente daqueles que se declaram pretos, pardos e indígenas. Os interessados em fazer parte dessa ação, tanto para doar, quanto para receber devem se cadastrar através das redes sociais do Movimento Amplia, Instagram: @movimento_amplia, Facebook: movimentoamplia, Twitter: MovimentoAmplia e seguir as instruções.

Sobre o Movimento Amplia

Grupo de entusiastas multidisciplinares que promove a ampliação de oportunidades para a juventude preta, parda e indígena, por meio da Educação. As ações têm objetivo de diminuir a desigualdade racial no âmbito educacional, com o apoio da sociedade civil por meio de campanhas de mobilização; difusão de referências e conteúdo; fortalecimento de organizações do terceiro setor engajadas nas bandeiras da educação e da luta antirracista; promoção de campanhas de financiamento. Em junho de 2020, iniciaram o movimento nas redes sociais, como uma resposta aos protestos antirracistas, convidando pessoas a apoiar e garantir maior acesso de jovens ao ensino superior por meio do ENEM e gerou uma grande repercussão. Ao todo, os “padrinhos” e “madrinhas”, como são chamados os apoiadores, pagaram efetivamente R$ 10 mil em boletos, auxiliando todos os alunos que enviaram seu interesse em ganhar a inscrição. Entre os estudantes contemplados, 93% são negros e 77% são mulheres.

Sobre a Mondelez International no Brasil

A Mondelēz International, Inc. (NASDAQ: MDLZ) empodera as pessoas a escolherem snacks do jeito certo em aproximadamente 160 países ao redor do mundo. Com receita líquida de cerca de US$ 26 bilhões em 2017, a MDLZ está liderando o futuro dos snacks com marcas globais e locais icônicas, como biscoitos Oreo, belVita e LU; Cadbury Dairy Milk, chocolate Milka e Toblerone; Sour Patch Kids e gomas Trident. No Brasil, a empresa tem em seu portfólio marcas valiosas, como Trident, Chiclets e Halls, os chocolates Lacta, Bis e Sonho de Valsa, os biscoitos Club Social, Oreo e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal e o cream cheese Philadelphia. A Mondelēz International se orgulha de ser membro da Standard and Poor’s 500, da Nasdaq 100 e do Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Visite www.mondelezinternational.com/br.

 

 

 

 

Add a comment

Estudantes fazem campanha de conscientização sobre abandono de animais

 

 

 

Estudantes fazem campanha de conscientização sobre abandono de animais

Projetos desenvolvidos em Curitiba valorizam a adoção de animais de estimação e arrecadam ração

O número de animais domésticos abandonados durante a pandemia do coronavírus é até cinco vezes maior do que antes da pandemia. Os dados, compilados por organizações não-governamentais, pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e pela SaferNet Brasil, organização que monitora conteúdos que violam direitos na internet, mostram um cenário preocupante.

Pensando sobre a situação de animais de estimação que ficam sem lar e precisam de apoio, especialmente durante a pandemia, estudantes do 5º e do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Paranaense, em Curitiba (PR), desenvolveram projetos de conscientização sobre o tema.

“A importância de conscientizar é que não estamos tratando de um brinquedo, um objeto inanimado, mas sim de um ser vivo, que traz muitas alegrias a seus donos”, conta a professora responsável pelo 5º ano, Elaine de Oliveira. Ela explica que os alunos gostariam que as pessoas considerassem o sentimento do animal ao ser abandonado.

Com base nisso, o grupo gravou um vídeo mostrando os benefícios de conviver com um animalzinho e também da importância de valorizar a adoção. “Se existem tantos animais nas ruas sofrendo, precisando de um lar, de pessoas que os tratem bem, não há motivos para comprar”, salienta Elaine. Os estudantes também elaboraram cartazes e um poema sobre o tema e fizeram entrevistas com pessoas que contaram sobre a experiência da adoção.

Apoio a protetores

A turma do 4º ano B do Ensino Fundamental do Colégio Marista Paranaense, criou uma campanha, em parceria com a a Casa do Produtor, para arrecadar ração para os animais acolhidos por protetores. De acordo com a professora responsável pela turma, Juliana Scorsin, a ação nasceu da curiosidade dos estudantes. “Pesquisando, eles aprenderam sobre a situação dos animais e tiveram a ideia de arrecadar ração para apoiar os protetores”, revela.

Os alunos estabeleceram a parceria e estão divulgando para arrecadar a maior quantidade possível de alimento para ajudar os protetores independentes que a Casa do Produtor apoia.

As iniciativas fazem parte do Projeto de Intervenção Social (PIS) desenvolvido no colégio, e teve início quando os estudantes refletiram sobre reportagens que revelavam um aumento de animais abandonados na pandemia. “Eles não entendiam porque isso acontecia, pensavam que como estamos mais em casa, podemos dar mais atenção aos bichinhos e também se distrair e brincar com eles”, lembra Elaine.

Serviço:

Em busca de um mundo melhor – campanha de arrecadação de ração

Data: durante o mês de outubro

Local: Sedes da Casa do Produtor:

Matriz - Rua Engenheiros Rebouças, 1826 - Curitiba/PR

Filial - Av. Nossa Senhora Aparecida, 661 - Curitiba/PR

Filial - Av. Ver. Toaldo Túlio, 4110 - Curitiba/PR

 

 

 

Add a comment

Primeiro shopping center de Umuarama (PR) terá um dos maiores sistemas de energia solar do setor

Primeiro shopping center de Umuarama (PR) terá um dos maiores sistemas de energia solar do setor

Grupo Tacla Shopping está investindo R$ 5,2 milhões em tecnologia sustentável

Mesmo com o forte impacto provocado pela pandemia no setor de varejo, o Grupo Tacla Shopping segue seu plano de expansão, com o investimento de R$ 5,2 milhões em uma planta de energia solar que está sendo implantada na próxima unidade do conglomerado: o Palladium Shopping Center Umuarama. Com previsão de abertura em 2021, o empreendimento terá 100% da energia consumida pelas áreas comuns abastecida por um dos maiores sistemas de placas fotovoltaicas do setor de varejo no País, com mais de 3.200 módulos.

Esta energia limpa e sustentável tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil. De 2016 para cá, o número de sistemas de energia solar saltou de 8,7 mil para 111 mil no País - comprovando que o sistema fotovoltaico é, além de sustentável, econômico e eficiente - o que está atraindo cada vez mais investimentos.

O diretor do Grupo Tacla, Daniel Tacla, acredita que a iniciativa é positiva por vários aspectos. “Já possuímos esse tipo de sistema de geração de energia no Porto Belo Outlet Premium, em Santa Catarina, e observamos muitos pontos positivos. Por isso, estamos aplicando em outros empreendimentos. Gerar energia limpa e pensar em soluções sustentáveis, que resultam em resultado positivo para a empresa e para os lojistas”, ressalta.

Além de adquirir uma das tecnologias mais inovadoras do mercado, fornecida pela WEG, o sistema de energia solar do Palladium Umuarama vai evitar a emissão de aproximadamente 1.270 toneladas de CO2 - ou seja, o equivalente ao plantio de 7.800 árvores por ano. Além disso, o sistema será autossustentável, gerando energia suficiente para abastecer o todo o empreendimento.

Localizado em uma das principais vias de Umuarama (PR), o shopping contará com mais de 120 lojas, sendo 10 âncoras, 20 opções na praça de alimentação, 4 salas de cinema e mais de 1.200 vagas de estacionamento. Com obras em andamento, o projeto de iluminação é realizado pelo lighting designer americano Theo Kondos, um dos mais renomados especialistas do mundo nessa área. Já o projeto de paisagismo é conduzido por Renata Tilli, que tem ideias implementadas em dezenas de empreendimentos.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos