Entenda quais as vantagens da terceirização na jornada de atendimento ao cliente

 

 

 

Entenda quais as vantagens da terceirização na jornada de atendimento ao cliente

Terceirização de setor de contact center garante nível de qualidade no relacionamento com o consumidor, aumento na produtividade da equipe, além de preparar operações para crescimento escalável a médio longo prazo

Num momento em que a experiência de consumo é uma questão primordial para manter uma marca bem posicionada no mercado, o relacionamento com o cliente vale ouro. A conexão com o público, realizada pelo setor de atendimento e CX (Customer experience), é uma forma de gerar novos negócios, fidelizar o cliente e construir uma imagem positiva da corporação. Daí a importância de se comunicar bem em todos os canais de interação com o consumidor final.

Porém, essa não é uma tarefa fácil. Muitas empresas preferem se concentrar em seu core business, ou seja, à parte principal de um determinado negócio, que deve ser trabalhada estrategicamente, e delegar o atendimento ao cliente para quem tem expertise nessa área. “As empresas terceirizadas facilitam a construção da jornada do cliente junto às empresas contratantes e melhoram esse caminho, que pode ser longo e tortuoso se feito dentro de casa. Empresas especializadas nesse quesito, conseguem gerar resultados e dados que auxiliam na tomada de decisões e ajudam a melhorar a performance de um negócio. Quando uma empresa compreende a importância e a complexidade de operações de atendimento ao cliente, e entende que estas também são um canal de branding e vendas, começa a enxergar a terceirização como um movimento necessário”, conta Kelwin Willian, gerente comercial da dbm contact center, em Curitiba.

Ele explica que a terceirização dos serviços de relacionamento com o consumidor também pode trazer economia para os contratantes, principalmente quando as centrais contam com um grande número de colaboradores para fazer e receber ligações ou tratativas de texto como chat, e-mail e redes sociais. As empresas podem liberar a estrutura física interna, reduzindo seus custos e liberando tempo e espaço para focar em seu core business. “As corporações têm a possibilidade de aproveitar esse espaço interno de melhor maneira, principalmente nesse momento de pandemia, em que a necessidade do distanciamento fez a taxa de ocupação dos imóveis cair pela metade. Onde se alocavam dez colaboradores, agora alocam apenas cinco. Uma boa saída é manter na estrutura da empresa os colaboradores de função estratégica, como os analistas em atendimento nível 2 ou premium, os backoffices, que coordenam processos mais complexos, ou analistas de planejamento. O atendimento nível 1, conhecido como N1, pode ser terceirizado e realizado por uma empresa especializada em BPO (business process outsourcing). Os ganhos da terceirização para uma empresa são muitos: além da otimização do espaço interno, os seus líderes estratégicos podem direcionar seu foco para o core da empresa e ainda ganham agilidade e inteligência na central de relacionamento”, explica Willian.

A terceirização, inclusive, é uma forma de aumentar a produtividade de uma operação de atendimento e também a capacidade de adaptação às mudanças no perfil consumidor. O contratante é quem determina quais são os indicadores, as metas e as métricas que deverão ser entregues pelo contratado, o que garante o padrão de qualidade no atendimento ao cliente. “Além disso, a seleção dos colaboradores, bem como a qualificação, os treinamentos, tudo fica a cargo da empresa terceirizada. É ela também que consegue manter um profissional motivado, por meio de programas de recursos humanos específicos, principalmente nesse momento de pandemia”, conta Kelwin.

Aliás, com as mudanças repentinas na rotina das organizações por conta da medida de isolamento social, imposta pela pandemia, a terceirização se tornou ainda mais vantajosa. “É a terceirizada que fica responsável pela gestão do trabalho remoto, o que depende de um aporte tecnológico robusto e muita experiência. Também é responsável pelo investimento em equipamentos para que os colaboradores possam exercer sua atividade na própria residência. Além disso, a terceirizada não esbarra na barreira da produtividade, porque acumula expertise para contornar situações que podem prejudicar a eficiência operacional de quem está em home office. Na empresa terceirizada um gestor avalia todos os indicadores, cuida da inteligência emocional, ensina o colaborador a criar rotinas e trabalhar remotamente sem perder produtividade. Sendo assim, as empresas contratantes tiram todo esse peso das costas, sabendo que os tele atendentes, que são a voz da sua marca, estão sendo bem amparados por estruturas de TI e departamento de recursos humanos dentro da terceirizada.”, ressalta.

De olho no futuro

A longo prazo, o BPO ou a Terceirização de Processo de Negócios, também estimula a escalabilidade, com mais economia. As corporações têm mais segurança para planejar e escalar crescimentos sazonais ou intencionais, em situações como Black Friday, Natal e Dia das Mães, por exemplo, que aumentam as vendas e contatos com a empresa. “Nesses casos, elas contam com a expertise da empresa terceirizada naquela situação, sem precisar investir muito tempo ou recursos humanos ao se preparar para vender em grande escala”, acrescenta Kelwin Willian.

Outro aspecto que deve ser levado em conta a favor da terceirização é o aprendizado no comando de equipes em trabalho remoto – uma tendência que se tornou realidade com a pandemia da Covid-19. “Para as empresas de BPO esse não é mais um problema, já que aprenderam, em tempo recorde, a contratar uma pessoa com o perfil ideal para representar uma marca, prover a infraestrutura e treinar novos colaboradores para essa realidade. As empresas precisam analisar a terceirização, a curto e longo prazo, como um investimento”, finaliza Kelwin Willian.

 

 

 

Add a comment

Emergências em Otorrinolaringologia será o tema da Live do canal IPO Conecta nesta quinta (22)

 

 

 

Emergências em Otorrinolaringologia será o tema da Live do canal IPO Conecta nesta quinta (22)

Especialistas do Hospital IPO irão explicar e tirar todas as dúvidas relacionadas aos casos de urgência nas regiões do ouvido, nariz e garganta ao vivo pelo Instagram, a partir das 11h30

O otorrinolaringologista é especialista em diagnosticar problemas no ouvido, nariz e na garganta, mas você sabe quais são as emergências e urgências em otorrinolaringologia? Os casos mais comuns são sangramento nasal, corpo estranho e trauma facial. Para esclarecer todas as dúvidas dos pacientes, os especialistas do Grupo IPO Sinus serão convidados para a próxima Live do canal IPO Conecta, nesta quinta-feira (22), às 11h30, pelo perfil do Instagram do Hospital IPO.

Dr. Luciano Campelo Prestes e Dr. Pierre Fonseca Da Costa, otorrinolaringologistas do Hospital IPO, irão explicar os casos mais comuns que costumam levar os pacientes a procurarem a emergência nessa área, além de orientar a melhor forma de conduzir o paciente até o hospital.

A transmissão faz parte do Canal IPO Conecta e ocorrerá às 11h30, no Instagram. Para quem deseja participar, basta encaminhar a pergunta comentando no post de anúncio, no Instagram do hospital. As dúvidas serão enviadas para os especialistas e esclarecidas ao vivo no dia da live. A transmissão será feita pelo perfil oficial do hospital.

IPO Conecta

Com serviços online, em parceria com a empresa ConectaDoc, o IPO Conecta é uma ferramenta para que os pacientes possam realizar consultas particulares online com médicos especialistas que fazem parte do corpo clínico do hospital. Para agendar a consulta, basta acessar o site do Hospital IPO e realizar o cadastramento na plataforma.

Serviço:

Live Grupo IPO Sinus

Data: Quinta-feira, 22 de outubro

Horário: 11h30

Tema: Emergências em Otorrinolaringologia

Convidados: Dr. Luciano Campelo Prestes e Dr. Pierre Fonseca Da Costa

Site: www.instagram.com/ipo_hospital

 

 

 

Add a comment

Será que o Mickey Mouse vai "cair" em domínio público

 

 

 

Será que o Mickey Mouse vai "cair" em domínio público

*Por Roberta Minuzzo

Nascido no ano de 1920, em 18 de novembro de 2018, o ratinho mais amado do mundo completou 90 anos, desde a sua primeira aparição, no filme “Steamboat Willie”, em Nova York.

Nos últimos anos, muitas pessoas têm comentado sobre a possibilidade real do referido curta ter seus direitos de propriedade intelectual expirados em três anos, ou seja, no ano de 2023.

Para entender melhor essa longa história, iniciamos dizendo que a proteção dos direitos autorais varia de acordo com cada país. No Brasil, segundo a lei, o autor terá a sua obra protegida durante toda a sua vida e mais 70 anos após a sua morte, a contar do dia 1º de janeiro, do ano subsequente à morte. Nos Estados Unidos, o prazo é diferente e sofreu diversas alterações por conta de nada mais nada menos do que o ratinho mais famoso do mundo, o Mickey Mouse.

Quando a lei entrou em vigor, pela primeira vez, nos EUA, em 1970, a proteção era de 14 anos, renovável por um período de mais 14 se ao final do primeiro período o autor ainda estivesse vivo. Era exigido o cumprimento de alguns requisitos, sob pena da obra entrar, imediatamente, em domínio público.

Em 1831, o prazo de proteção aumentou para 28 anos permitindo uma renovação por mais 14 anos. Já no ano de 1909, a renovação dos direitos aumentou para 28 anos. Foi sob a vigência dessa lei que nasceu MICKEY MOUSE, através do desenho animado “Steamboat Willie”, portanto, seus direitos autorais perdurariam até o ano de 1984.

Foi, então, que a poderosa DISNEY iniciou um forte lobby para alterar a lei e preservar os direitos autorais da obra. Em 1976, o congresso nacional americano autorizou uma grande revisão do sistema de direitos autorais, garantindo à Disney uma extensão da proteção.

A lei que previa proteção máxima de 56 anos com as extensões, passou a proteção pelo tempo de vida do autor mais 50 anos. Para obras de autoria de empresas, a lei também garantiu uma extensão retroativa para as obras publicadas antes da nova legislação entrar em vigor. O período máximo para obras já publicadas aumentou de 56 para 75 anos, incrementando a proteção do Mickey Mouse para 2003.

Porém, mais uma vez a poderosa Disney se viu na iminência de perder os direitos autorais do seu amado ratinho. Por essa razão, restando apenas 5 anos de proteção, o congresso alterou, em 1998, novamente, a lei de copyright.

Essa legislação estendeu os direitos autorais para obras criadas em ou após 1º de janeiro de 1978, para “a vida do autor mais 70 anos” e estendeu os direitos autorais de obras de empresas para 95 anos do primeiro ano de publicação, ou 120 anos da criação, o que expirar primeiro.

Diante dessa nova regulamentação, a obra da Disney “Steamboat Willie” tem proteção dos direitos autorais até o ano de 2023.

E aí? Será que a Disney vai se insurgir, novamente, para buscar a alteração da lei? Há rumores de que a poderosa empresa não irá adotar nenhuma medida para estender a proteção da sua obra, o que significa que pouco mais de 3 anos “Steamboat Willie” estará em domínio público, podendo ser explorada comercialmente.

Sobre Roberta Minuzzo

Roberta Minuzzo é advogada e graduada em direito pela Universidade Luterana do Brasil. Possui especialização em Propriedade Intelectual pela (PUCRS) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, além de ter cursado Direito PenaI e Processual Penal no IDC – Instituto de Desenvolvimento Cultural. A especialista em Propriedade Intelectual também faz parte da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI) e a Associação dos Criminalistas do Rio Grande do Sul (ACRIERGS). Recentemente, assumiu o encargo de colunista e conselheira no portal de negócios MD1 Lead, projeto fundado por Franco Scornavacca (o Kiko do KLB) e Francine Pantaleão. Atualmente, mora nos Estados Unidos. É advogada da DMARK REGISTROS DE MARCAS E PATENTES, sócia fundadora da DMARK MONTEIRO, LLC e DMK GESTÃO DE MARCAS E PATENTES. Todas as empresas possuem vasta experiência e sucesso na representação de milhares de pessoas, sejam elas, físicas ou jurídicas, que desejam proteger seu patrimônio intelectual. Com escritórios em Porto Alegre/RS, Criciúma/SC e Orlando/FL, a empresa conta com uma equipe composta por advogados, economistas, administradores, redatores de patentes, corpo administrativo e consultores, para representar qualquer pessoa ou marca. Para mais informações, acesse - https://dmk.group/ ou mande e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

 

Add a comment

Curso de Direito Comercial terá aula inaugural com transmissão ao vivo no dia 29 de outubro

 

 

 

Curso de Direito Comercial terá aula inaugural com transmissão ao vivo no dia 29 de outubro

A advogada Alexsandra Marilac Belnoski estará entre os professores que ministrarão a aula Introdução ao Direito Comercial 

No próximo dia 29 de outubro, a partir das 17h, será ministrada a aula inaugural do Curso Livre de Direito Comercial On-line, organizado pelo Gide – Grupo Interdisciplinar de Direito Empresarial em parceria com Duclerc Verçosa Advogados Associados.

A live Introdução ao Direito Comercial será transmitida pelo canal do Gide no YouTube. As inscrições podem ser feitas gratuitamente em https://www.sympla.com.br/gide-curso-livre-de-direito-comercial-on-line---aula-inaugural__1016213.

A aula inaugural será ministrada pelos professores Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa, Alexsandra Marilac Belnoski, Mariana Mello Costa, Emanuelle Urbano Mafioletti, Giovani Magalhães, Rogério Alessandre de Oliveira Castro, Tarcísio Teixeira, Muriel Waksman e Rodrigo Duclerc Verçosa.

O curso

A partir de cinco seminários que o Gide realizou entre agosto e setembro últimos sobre diversos temas de Direito Empresarial, foi amadurecida a ideia da realização de um curso de Direito Comercial que pudesse auxiliar alunos, estagiários e outras pessoas que têm interesse na área, tendo em vista as dificuldades originadas pela pandemia.

O intuito do Curso Livre de Direito Comercial On-line é passar pelos principais temas de Direito Comercial, guiados pela grade tradicional de Direito Comercial adotada na Faculdade de Direito da USP. O primeiro conjunto de aulas será ministrado até 21 de janeiro de 2021, e possibilitará aos ouvintes um primeiro contato para aprendizado ou o aprimoramento de conhecimentos acerca dos temas tratados.

Serão 10 aulas, ministradas uma vez por semana, às quintas-feiras, às 17h, com duração de até 2 horas e acesso livre, mediante inscrição. Os participarão receberão certificado emitido a quem tiver comprovadamente assistido a, no mínimo 2/3 das aulas ministradas.

As aulas serão ministradas ao vivo no YouTube, sendo disponibilizadas para acessos posteriores.

Serviço:

Aula Inaugural Introdução ao Direito Comercial

Curso Livre de Direito Comercial On-Line

Data: 29 de outubro, às 17h

Inscrições gratuitas em: https://www.sympla.com.br/gide-curso-livre-de-direito-comercial-on-line---aula-inaugural__1016213.

Acesso: Canal do Guide no Youtube

 

 

 

Add a comment

Outubro Rosa: Paraná Clínicas envia mensagens do passado para mulheres do presente

Outubro Rosa: Paraná Clínicas envia mensagens do passado para mulheres do presente

Campanha é um lembrete para pacientes e colaboradoras sobre a importância dos exames preventivos ao câncer de mama; na terça-feira (20), a operadora promove live sobre o assunto em seu perfil do Instagram

Prevenção, diagnóstico precoce, tratamento, apoio e superação. Esse foi o caminho percorrido pela recepcionista Marta Schlean, 50, colaboradora e paciente da Paraná Clínicas. No final de 2018, ela recebeu um lembrete do plano de saúde sobre a importância da mamografia de rotina. O exame de imagem apontou a existência de um nódulo pequeno, com cerca de cinco milímetros, mas a biópsia trouxe a confirmação: Marta estava com câncer de mama.

Foram quase dois anos de luta, com cirurgia, quimio e radioterapia, além de outros tratamentos complementares para imunidade e bem-estar. O câncer a fez perder os cabelos e interromper alguns planos, como a conclusão da faculdade de Artes Cênicas, mas nunca a fez desistir. “É importante levantar a cabeça e acreditar na nossa força interior, ter foco e fé de que somos muito mais fortes que o câncer, sim”, enfatiza a recepcionista, emocionada.

Hoje, vitoriosa, Marta protagoniza o vídeo-case da campanha de Outubro Rosa da Paraná Clínicas iniciada ainda em 2019 (para assistir, clique aqui). Ano passado, a operadora convidou suas clientes a escreverem um cartão postal para suas versões de 2020 respondendo a seguinte pergunta: qual mensagem você quer deixar para seu futuro? Todos os cartões permaneceram guardados e, este mês, estão sendo encaminhados por correio para o endereço registrado pelas participantes.

“Como o slogan da campanha diz, estamos enviando mensagens do passado para serem lembradas hoje, amanhã e sempre. Esperamos que, ao receber o cartão postal, as mulheres agendem seus exames preventivos e não deixem de lado o acompanhamento médico mesmo neste momento de pandemia. Queremos reforçar que o diagnóstico precoce é primordial”, aponta a gerente de Marketing e Comunicação da Paraná Clínicas, Juliane Poitevin.

Vamos Juntas!

A Paraná Clínicas também apoia a campanha “Juntas” da Dalitz Joalheiros. Para incentivar o autocuidado, a joalheria criou um colar exclusivo para o Outubro Rosa. Em prata, banhada a ouro rosê, a peça tem um pingente em quartzo rosa – pedra conhecida por vibrar amor e equilíbrio – e pode ser adquirida na loja do ParkShopping Barigui. “O mais importante é que todo o lucro arrecadado com a venda será revertido para a Associação Amigas da Mama (AAMA), que faz um trabalho lindo e essencial promovendo apoio a mulheres em tratamento contra o câncer”, justifica Juliane.

Para reforçar a iniciativa, a operadora de saúde presenteou suas pacientes que lutam contra a doença com um exemplar da joia desenvolvida pela Dalitz. “É um presente, mas também é uma contribuição, em nome de nossas beneficiárias, para a AAMA, que representa um elo tão importante dessa rede de apoio à mulher com câncer de mama”, completa a gerente de Marketing.

E a programação do Outubro Rosa não termina aí. Na próxima terça-feira (20), às 17h, a operadora de saúde vai promover uma live em seu perfil no Instagram sobre prevenção e diagnóstico precoce. O bate-papo será conduzido pelo mastologista credenciado da paraná Clínicas, Dr. Hélio Rubens de Oliveira Filho (CRM-PR 20,748, RQE 16.135), e pela presidente voluntária da AAMA, Macarcy Engelbert.

Serviço:

Live Outubro Rosa – Paraná Clínicas

Data: 20 de outubro de 2020

Horário: 17h

Local: https://www.instagram.com/paranaclinicas/

Convidados: Dr. Hélio Rubens de Oliveira Filho, mastologista, e Macarcy Engelbert, presidente voluntária da Associação Amigas da Mama

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos