ENGIE lança novo desafio em busca de startups para projetos de inovação

 

 

 

ENGIE lança novo desafio em busca de startups para projetos de inovação

O objetivo é captar empresas inovadoras que possam ser parceiras em projetos de soluções digitais nas áreas de sustentabilidade, compras e contratações e gestão de almoxarifados.

A ENGIE Brasil Energia anuncia o lançamento de novos desafios para as startups. O objetivo é buscar empresas inovadoras que possam ajudar a Companhia no desenvolvimento de projetos digitais voltados às áreas de sustentabilidade, compras e contratações e gestão de almoxarifados.

“A ENGIE pretende se conectar com startups que tenham soluções ou potencial de desenvolvimento de soluções que contribuam com o nosso negócio, trazendo eficiência, introduzindo novas tecnologia ou melhorando os processos da empresa”, destaca o diretor de Novos Negócios, Estratégia e Inovação, Guilherme Ferrari.

O lançamento da iniciativa será durante o Open Day promovido pelo LinkLab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) que tem por objetivo aproximar grandes empresas e startups. O evento será realizado nos dias 3, 4 e 5 de novembro, em edição totalmente online por conta da pandemia da Covid-19. Parceira da ACATE, a ENGIE conta com uma sala no LinkLab que funciona como um hub de conexões e oportunidades com foco em inovação.

Os projetos de inovação aberta com startups são vistos pela ENGIE Brasil Energia como grandes oportunidades para testar novas soluções de maneira rápida, flexível e com baixo custo. “Começamos testando em escala piloto e, se a solução for bem sucedida, existe a possibilidade de escalar a implementação na Companhia. Para a startup, isso gera negócio com um grande cliente, e para a companhia, as conexões com as startups geram valor real”, avalia Ferrari.

Foi o caso do projeto HidrOS, sistema desenvolvido pela empresa em parceria com a startup Kartado e que atua na automatização de processos na gestão de equipes e serviços em reservatórios de hidrelétricas. E no último desafio lançado pela ENGIE, no LinkLab Open Day realizado em julho de 2020, foram selecionadas três startups que estão em negociação com a empresa para o desenvolvimento de soluções inovadoras na área de inteligência de mercado.

ENGIE busca inovação para três áreas de atuação

Por meio da parceria com as startups, a ENGIE Brasil Energia pretende buscar inovação em três áreas de atuação: sustentabilidade, compras e contratações e gestão de almoxarifado - esta última inicialmente direcionada às usinas hidrelétricas localizadas no Rio Iguaçu: a Usina Hidrelétrica Salto Osório, no município de São Jorge d'Oeste (PR), e a Usina Hidrelétrica Salto Santiago, em Saudade do Iguaçu (PR).

O primeiro desafio é voltado para a “Automatização do inventário das emissões de gases de efeito estufa à atmosfera”. O segundo, da área de compras e contratações, busca soluções para a “Inteligência para tomada de decisão na contratação de serviços e compra de materiais”. Já o terceiro, que procura projetos de inovação para as usinas hidrelétricas localizadas no Rio Iguaçu, é chamado de “Controle de Notas Fiscais emitidas e recebidas”.

Inscrições para as startups

As inscrições para o Open Day promovido pelo LinkLab são gratuitas e estão abertas para startups de todo o Brasil por meio do site https://engie.linklabacate.com.br/

Após a inscrição, as informações das startups são enviadas às empresas, que, junto ao time LinkLab, pré-selecionam e enquadram as iniciativas de acordo com suas áreas de interesse. As startups selecionadas terão a oportunidade de apresentar seu negócio às empresas. Assim que ocorrer um match, é realizada uma reunião de alinhamento do escopo do projeto e, a partir daí, a startup passa a fazer parte da rede de inovação aberta da corporate, recebendo suporte e acompanhamento da equipe LinkLab para garantir o flow do projeto.

“Um dos grandes desafios para as startups é conseguir oportunidades para apresentar seus serviços às grandes empresas. Essa iniciativa é uma ótima chance para que essas empresas tenham acesso a diversas conexões que podem contribuir para desenvolver o seu negócio”, destaca Ferrari.

 

 

 

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Hospital IPO inaugura unidade no Shopping Crystal

 

 

 

Hospital IPO inaugura unidade no Shopping Crystal

Movimento faz parte do plano de expansão do grupo para descentralizar o atendimento; Além da otorrinolaringologia, também há o atendimento eletivo em pediatria e um centro auditivo

O Hospital IPO inaugura uma nova unidade de atendimento no Shopping Crystal. A operação tem foco no atendimento eletivo nas diversas subespecialidades da otorrinolaringologia e também em pediatria. “Equipamos essa unidade com os diversos equipamentos para exames de otorrino e também implantamos aqui um centro auditivo, com a fonoaudiologia e os exames audiológicos”, explica o Dr. João Luiz Garcia de Faria, diretor do Hospital IPO e da BF Medical Facilities, empresa detentora do Eco Medical Center – complexo hospitalar inovador que está em construção em Curitiba.

A direção do Shopping Crystal vê com bons olhos a parceria. Segundo Patrick Gil, superintendente do mall, o Hospital IPO é a maior ancoragem do projeto de reposicionamento. “Teremos 35% do mix do empreendimento voltado para serviço e boa parte disso para saúde, então o IPO é a âncora do projeto”, frisou.

Descentralização

Segundo Garcia de Faria, a ideia de ter uma unidade no Shopping Crystal faz parte do processo de ampliação e descentralização do Hospital IPO. “Este endereço é bem localizado, seguro e onde os pacientes poderão unir os serviços médicos e lazer. Estamos descentralizando o IPO para ficar mais próximo de nossos pacientes, evitando que eles precisem atravessar a cidade para ter atendimento”, explica.

Serviço:

IPO no Shopping Crystal

Local: Piso L4

Endereço: Rua Comendador Araújo, 731

Horário de atendimento: segunda a sexta das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 12h

 

 

 

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Varejo: PIX como alternativa às modalidades de pagamento instantâneo

 

 

 

Varejo: PIX como alternativa às modalidades de pagamento instantâneo

Rafael de Tarso Schroeder, professor de Empreendedorismo e Inovação do ISAE Escola de Negócios, fala sobre as vantagens e riscos de segurança do PIX para redes varejistas

O PIX chegou para transformar o universo financeiro no Brasil, mudando completamente a percepção de bancos, empresários e consumidores. Entretanto, muita gente ainda não sabe como essa nova ferramenta funciona. Na prática, o PIX permite que o consumidor, empresa e respectivos fornecedores reduzam seus custos reais com boletos, cheques, Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Ordem de Crédito (DOC), além de gerar impacto na redução das tarifas com cartões de crédito e débito. Ou seja, ele chegou para ser uma alternativa alinhada às modalidades de pagamento instantâneo.

A principal vantagem do PIX é que suas operações poderão ser realizadas 24 horas por dia, sete dias na semana, ou seja, todos os dias e horários, “sem limites”, cabendo apenas aos operadores financeiros e clientes definirem limites por questões de segurança. Para o professor de Empreendedorismo e Inovação do ISAE Escola de Negócios, Rafael de Tarso Schroeder, isso altera completamente as relações de negócio e traz vantagens operacionais para os empresários de diversos setores do varejo. “Com o PIX, as redes varejistas poderão praticamente eliminar etapas, intermediários e, consequentemente, os gastos”, diz. Mas o que vai mudar nas operações e negócios do dia a dia?

Hoje, para um supermercadista realizar ou receber pagamentos por meio de uma carteira digital, é necessário um contrato de negociação com os fornecedores de pagamento, como PagSeguro, PicPay ou Mercado Pago, sendo que este processo gera taxas e o cliente acaba dependendo da disponibilidade das opções, bandeiras, etc. Segundo o especialista, ao adotar o PIX, basta que ambas as empresas estejam conectadas ao sistema para que o cliente decida como quer pagar, facilitando o processo de compra. “Existe ainda um cenário futuro de que a loja poderá emitir um QR code com o valor total da compra e o cliente, através do celular, poderá pagar. Basta perguntar a chave PIX ou escanear o QR code. A operação é confirmada praticamente em tempo real”, conta.

O pagamento de fornecedores também poderá ser agilizado, facilitando a relação e o fluxo de caixa. Rafael de Tarso Schroeder aponta que alguns dos principais benefícios para os empresários supermercadistas serão a redução com os custos operacionais, como taxas, equipamentos e máquinas para crescimento da operação e do negócio; melhor gestão do fluxo de caixa, já que ao receber diretamente do comprador há redução na dependência de crédito para capital de giro; e redução de tempo em relação a integração com novos meios e provedores de serviços financeiros, oferecendo um número maior de opções de pagamento para o cliente. O PIX ainda não substitui o cartão de crédito, mas o próprio Banco central aponta que, em breve, terá a opção de PIX agendado.

Para quem está preocupada com a segurança da nova ferramenta, as operações do PIX seguem os mesmos protocolos do Banco Central e demais instituições financeiras, pouca coisa se altera. “Atualmente, o maior risco está sendo quanto ao cadastramento das chaves, pois o vazamento de dados permite que outro indivíduo realize transferências. No entanto, é fundamental ter definido processos quanto ao alinhamento com o Código de Defesa do Consumidor. Lembrando que o cliente tem até sete dias para desistir de uma compra por telefone ou e-commerce. Se for pago via PIX, a empresa precisa realizar o estorno”, explica. “Definir as regras e orientar os operadores de caixa pode evitar problemas jurídicos futuros. O ideal é que a devolução seja imediata. Além disso, acredita-se que o PIX irá estimular a adesão aos sistemas bancários de novos usuários. Isso pode gerar dúvidas, receios e até problemas operacionais. Reforço a importância de criar campanhas internas e preparar as equipes de vendas para atuarem com o novo meio de pagamento”, complementa Rafael de Tarso Schroeder.

 

 

 

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Presidente do STF Luiz Fux debate na Semana Virtual Jurídica e de Gestão Empresarial da ABF Rio

 

 

 

Presidente do STF Luiz Fux debate na Semana Virtual Jurídica e de Gestão Empresarial da ABF Rio

As palestras tratarão de aspectos legais e empresariais das franquias

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do setor de franchising e fomentar ideias do Judiciário Brasileiro em relação ao sistema de franquias nacional, a Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) realiza a Semana Virtual Jurídica e de Gestão Empresarial. O evento online contará com palestra magna do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Fux, e outros diversos palestrantes.

Mediado pelo presidente da ABF Rio Beto Filho e pelo diretor jurídico da Associação, Gabriel Di Blasi, a Semana Virtual Jurídica e de Gestão Empresarial acontecerá de 9 a 13 de novembro, 100% online, com transmissão pelo canal do YouTube - ABF Rio. Ela também contará com a participação do presidente da ABF Nacional André Friedheim e do diretor jurídico Fernando Tardioli.

O presidente Fux irá palestrar no dia 9 (segunda-feira), às 10h. Os debates irão tratar de aspectos legais e empresariais das franquias e proporcionarão conhecimento e insights para todos que buscam capacitação, atualização e networking, no setor de franchising. Novidades sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a nova Lei de Franquias e outros assuntos serão abordados durante toda semana.

Segundo o diretor jurídico da ABF Rio, Gabriel Di Blasi, esta edição virtual do evento, prolongada por uma semana, trará a oportunidade de abranger mais temas ao Simpósio. “Estamos inovando e agregando valor ao tradicional Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial. Será um evento extremamente rico e único para os participantes. Teremos mais oportunidades de abordar diversas questões que norteiam esse período de pandemia. Além da palestra magna do Ministro do Supremo Tribunal Federal Exmo. Dr. Luiz Fux, trataremos de aspectos fundamentais da Lei Geral de Proteção de Dados, das decisões judiciais que envolvem o sistema de franquias, bem como de temas de gestão que impactam diretamente nosso setor”, declarou.

Os interessados podem acessar o link do YouTube e acompanhar: https://bit.ly/2PwpBB2 Confira abaixo a programação:

DIA 09/11:

10h00 – Abertura com o Presidente Beto Filho e o Diretor Jurídico Gabriel Di Blasi

10h10 – PALESTRA MAGNA – tema da atualidade relacionado ao judiciário
Palestrante: Ministro Luiz Fux

DIA 10/11:

10h00 – Franquias e Consumo: como lidar com clientes no cenário da pandemia
Palestrante: Professor José Mauro Nunes (Fundação Getúlio Vargas)

DIA 11/11:

10h00 – A lei geral de proteção de dados e o franchising: quais são os impactos para o meu negócio?
Palestrante: Daniel Marques (Diretor Executivo da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs - AB2L)

DIA 12/11:

10h00 - A rota da seda do franchising: como saber se a minha marca tem espaço no mercado internacional
Palestrante: Charles Tang (Presidente da Câmara de Comércio Brasil-China - ainda a confirmar), André Friedheim (Presidente da ABF) e Camila Moura (Diretora da Amcham Brasil)

11h00 - A nova lei de franquia: como estar preparado?
Fernando Tardioli (Diretor Jurídico ABF)

DIA 13/11:

10h00 - O franchising entre sentenças e acórdãos: um debate entre o Judiciário
Palestrantes: Dr. Luís Felipe Bedendi (Juiz TJSP) e um representante do RJ (ainda a confirmar)

11h00 – Encerramento

 

 

 

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O novo ciclo do grupo Velho Oriente

 

 

 

O novo ciclo do grupo Velho Oriente

Mudanças trazem nova casa, o Mezmiz, e linha de congelados

Os tempos são outros. Mesmo perante o desconhecido é tempo de empreender com responsabilidade. Mais do que isso; tão diferentes que podem inspirar novos horizontes. Tempo de aprender. Tempo para tirar do papel um sonho planejado com muito carinho e cuidado, pensando no futuro do planeta, no estilo de vida das pessoas e na importância do afeto que pode ser em forma de comida.

Após quase duas décadas de trabalho, conquistas, amizades e muita gratidão, o Restaurante Velho Oriente abre espaço para um novo momento. “Assim como em 1974, o libanês Jean Abdo, Seu Jean, como era conhecido pelos clientes, atravessou do Líbano para o Brasil atrás de um sonho. Após uma viagem ao Líbano, trago esse mesmo espírito aventureiro, na mala de volta comigo”, conta Vaneska Berçani, sócia proprietária do grupo Velho Oriente.

A vontade de mudar e trazer o Líbano moderno e vibrante para Curitiba está presente há anos com a empresária, mas foi em seguida sua volta que tudo começou ganhar forma. Trazer uma Beirute cosmopolita e o estado de espírito de alegria e acolhimento de seu povo está mais presente do que nunca no DNA do grupo Velho Oriente. Inspirados no povo que não abandona suas raízes e tradições, mas que está aberto a novas experiências e vivências. Um povo local sem deixar de ser global ao mesmo tempo.

E agora, em um tempo tão desafiador, viver novos momentos é a escolha. E assim surge o Mezmiz! Uma nova ideia, com conceito e estilo! Uma casa nova, no mesmo bairro, com o mesmo DNA e sabor.

Um novo modelo de negócios, trazendo mais conveniência e experiências, no lugar do tradicional restaurante. Mezmiz, “comer, beber e conversar todos juntos ao mesmo tempo”. É a cozinha afetiva criada para partilhar o ritual de bocados de boa comida em boa companhia, com histórias, experiências, risadas e opiniões em qualquer lugar que você queira estar. “Sentimos que ficar longe de quem amamos é ruim e por isso mesmo queremos valorizar cada minuto da vida, criando momentos especiais ou momentos mezmiz como falamos com carinho”, conta.

O espaço foi especialmente criado em um imóvel na mesma região, no bairro Água Verde, mas agora na Rua Brasílio Itiberê, 4412. Na verdade, do outro lado da rua. “Não queríamos sair da região onde começamos. Este bairro representa muito para nós.”, diz Vaneska.

Um espaço moderno, onde a simplicidade e a preocupação com a qualidade permanecem, mas agora sem o tradicional salão árabe. “A ideia é ser mais um local para comer do que um restaurante”.

O design, baseado no conceito omnichannel (é uma estratégia de conteúdo entre canais que as organizações usam para melhorar sua experiência do usuário e conduzir melhores relacionamentos com seu público nos pontos de contato) e foi criado pensando integrar as funcionalidades do espaço físico e tecnologia. Oferecendo assim ao cliente, a mesma experiência, tanto na loja física quanto na “online”, possibilitando realizar pedidos por multicanais, encontrar produtos de conveniência na loja “grab and go”, ou ainda desfrutar do espaço para pequenas porções servidas no local.

O cuidado com o projeto não para por aí: em parceria com o Studio MG2, Arquitetura, a sustentabilidade é o foco do novo espaço. Grandes janelas, facilitando a ventilação e a iluminação natural, sistema de captação de água da chuva, destinação consciente dos resíduos orgânicos para compostagem, dos materiais recicláveis e sistema permanente de renovação de ar fazem parte do projeto. “Nossa maior preocupação, dadas às diferenças enormes entre o que fazíamos e a nossa nova proposta, é comunicar nossos clientes e amigos sobre o encerramento de um ciclo, mas com a convicção de que o novo trará muitas alegrias”, finaliza a empresária.

Destaque ainda para o horário de atendimento da nova casa que começa às 11h e vai direto até às 23h, ou seja, o Mezmiz irá lhe atender no horário da sua fome, em qualquer hora do dia.

O Velho Oriente

Para quem já está com saudades do Velho Oriente, Vaneska dá uma pista do que ainda vem pela frente: “Não precisam ficar com saudades, a nossa tradição de mais de 40 anos, estará presente através de nossa linha de produtos congelados que, em breve, poderá ser encontrada em vários pontos da cidade. Afinal o Velho Oriente se torna uma marca de produtos próprios e congelados que será vendido em diferentes pontos de venda da cidade”.

E finaliza: “Durante nossa jornada, sempre estivemos na vanguarda da culinária libanesa, e assim continuaremos, sem abandonar nossas raízes e o que aprendemos, mas quereremos dar aos nossos clientes novas experiências e vivências. Somos inspirados por um país que se reconstruiu diversas vezes. Então quem somos nós para termos medo de mudar. Afinal o Líbano nos mostrou que felicidade é uma atitude”.

Mezmiz

Endereço: Rua Brasílio Itiberê 4412 - Água Verde

Das 11h às 23h

Estacionamento Conveniado

www.mezmiz.com.br

Facebook @mezmiz_br e Instagram @mezmiz_br

 

 

 

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