Biblioteca muda ambiente para pacientes e familiares do Hospital Universitário Cajuru

 

 

 

Biblioteca muda ambiente para pacientes e familiares do Hospital Universitário Cajuru

Público que passa por tratamento no hospital tem chance de ter momentos de conhecimento, distração e ambiente mais acolhedor

Dia 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Livro. E estimular a leitura também é um ato de humanização e empatia com pessoas que passam por tratamentos em hospitais. A literatura é uma das formas de tornar o atendimento mais humano. Desde 2017, o Hospital Universitário Cajuru conta com uma biblioteca que atende a pacientes e familiares que estão de passagem pelo local.

São diversas obras que incluem literatura, romances e auto ajuda. Todos os exemplares disponíveis são fruto de doação para atender a essa demanda de pacientes e familiares. Desde a concepção da ideia e abertura do espaço, equipes médicas, colaboradores, alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o voluntariado do HUC se empenham para manter as prateleiras com novidades.

Atualmente são 2206 títulos disponíveis para leitura no local, com 9102 exemplares, o que mostra a variedade de opções para quem precisa de um tempo no local para cuidar da saúde. Como suporte para o empréstimo e aquisição dos livros, participam do projeto da biblioteca uma pedagoga e quatro educadores.

Humanização do atendimento

O projeto de ter uma biblioteca no HUC nasceu com a intenção de tornar cada vez mais diferenciado o tratamento de saúde. Segundo o diretor técnico e gerente médico do HUC, José Augusto Ribas Fortes, oferecer um livro a um paciente ou familiar deixa o ambiente mais humano. "O paciente que tem essas oportunidades se sente mais acolhido com iniciativas que só têm a agregar no tratamento clínico e no bem-estar de quem precisa de um hospital. Além disso, como um hospital universitário, consideramos fundamental a valorização do conhecimento e de ambientes como esse", afirma.

O analista de pastoral do HUC, Sidnei Evangelista de Souza, comenta como a biblioteca deixa mais leve o ambiente hospitalar. "Os pacientes e familiares sempre nos relatam o quanto a leitura ajuda a preencher o tempo deles aqui no hospital. Isso traz um benefício para o período em que eles passam pelo tratamento", diz.

Cuidados com a pandemia

Antes da pandemia de COVID-19, a porta da biblioteca estava sempre aberta para receber quem tivesse interesse nas obras. Até mesmo uma espécie de prateleira móvel era montada e os voluntários passavam pelos quartos incentivando a leitura para quem estivesse em tratamento ou em visita a familiares e amigos.

Com a situação de pandemia, medidas foram adotadas para evitar aglomeração no local e o acesso aos livros ficou mais restrito. Mesmo assim, quando algum paciente se interessa pela leitura, as equipes do hospital tomam todo o cuidado para selecionar a obra desejada e manter a higienização necessária para que o paciente desfrute da leitura com segurança e tenha bons momentos de conhecimento.

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS. Está orientada pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

 

 

 

Add a comment

Shopping realiza “esquenta” para Black Friday, com semanas temáticas e kits da Maybelline

 

 

 

Shopping realiza “esquenta” para Black Friday, com semanas temáticas e kits da Maybelline

A campanha começou com a Semana do Calçado; a cada R$ 100 em compras, o cliente ganha um kit da Maybelline NY

O Shopping Curitiba lançou uma campanha de esquenta para a Black Friday, com oportunidades de compras segmentadas em semanas temáticas. A campanha começou com a Semana do Calçado, que segue até o dia 29 de outubro. Lojas como Zutti, Arezzo, Mr. Cat, Santa Lolla, Anacapri, Clube Melissa, Authentic Feet, Word Tênis e ArtWalk estão com descontos variados.

Entre 30 de outubro e 5 de novembro, acontece a Semana da Diversão, com games, livros, brinquedos, celulares, entre outros. De 6 de novembro a 12 de novembro, acontece a Semana do Lar, com ofertas em produtos de decoração, eletrodomésticos, utensílios domésticos e artigos de cama, mesa e banho. De 13 a 19 de novembro, a Semana do Estilo trará oportunidades de compras em itens de moda, nas lojas de roupas, calçados e acessórios. A Black Friday está programada para acontecer de 27 a 29 de novembro, com descontos exclusivos em todas as lojas do Shopping Curitiba.

Kits Maybelline

Durante a campanha de esquenta para Black Friday, a cada R$ 100 em compras o cliente ganha um kit com seis itens da Maybelline NY, marca mundial líder de maquiagem. Os kits podem ser retirados na recepção do shopping, no piso L3, basta apresentar o cupom fiscal. É possível retirar até três kits por CPF, enquanto durarem os estoques.

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

www.instagram.com/shoppingcuritiba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

 

 

 

Add a comment

Luiza Trajano participa da última rodada de lives no Movimento UMA

 

 

 

 

 

 

 

Luiza Trajano participa da última rodada de lives no Movimento UMA

A empresária encerra o evento com chave de ouro: ela transformou a Magazine Luiza em uma das maiores e mais conceituadas empresas do mercado e é uma inspiração quando o assunto é liderança feminina

De acordo com a Rede Mulher Empreendedora (RME) as mulheres representam 52,2% dos empreendedores do país. Grande parte delas (53%) são mães, que optam por ter um negócio próprio para ter mais tempo para a maternidade. Os motivos mais comuns são a flexibilidade de horário, conciliar trabalho com a família, realizar um sonho e trabalhar por um propósito.

A última edição do levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado com 49 nações, também ajuda a desenhar um retrato das empreendedoras brasileiras. Conforme o levantamento, por precisarem conciliar a maternidade, os afazeres domésticos e o trabalho, há uma desistência maior das mulheres que se colocam à frente do próprio negócio na comparação com os homens. Enquanto eles dedicam, em média, 37,5 horas/ por mês à sua empresa, as mulheres trabalham 30,8 horas na gestão da sua organização.

Para Luciana Burko, presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), certamente, uma das barreiras para as mulheres que desejam empreender é administrar o tempo. “Há uma glamourização do empreendedorismo em relação à flexibilidade. Mas, na realidade, empreender exige muita disciplina para driblar o perfil multitarefas da mulher, que pode atrapalhar na condução do negócio. O público feminino carrega o instinto maternal e a mulher é cuidadora por natureza. Estar à frente da família, dos cuidados com os filhos e do próprio empreendimento sobrecarrega o seu dia a dia. Daí a importância de prestar muita atenção na gestão do tempo”, diz.

Outra dificuldade que permeia o empreender feminino é a síndrome da impostora. Esse termo, emprestado da psicologia, se refere a um padrão de comportamento no qual as pessoas duvidam de suas competências e de suas realizações e têm um medo persistente de ser exposto como uma fraude. “A mulher precisa se posicionar enquanto empreendedora, se empoderar e acreditar no seu potencial agora que está à frente de um negócio. Notamos que as mulheres sofrem de autossabotagem quando sentem desconfiança em si mesmas na hora de fechar um negócio. Isso é uma herança do preconceito enraizado no mundo corporativo. Essa questão do posicionamento reflete no comportamento das mulheres que se acanham, deixam de expressar ou apresentar um projeto, mas por conta da insegurança e de falhas na comunicação. Elas precisam trabalhar a questão das habilidades como liderança: ter postura mais assertiva e aproveitarem melhor a criatividade, os dons e talentos que estão guardados e que precisam ser aflorados”, reflete Luciana.

Por fim, o empecilho no mercado de crédito é mais um obstáculo quando falamos de empreendedorismo feminino. “As mulheres são excelentes pagadoras, mas os juros são maiores para elas em relação aos homens”, destaca Luciana.

Iniciar um negócio com pouco ou quase nenhum dinheiro é a realidade de muitas brasileiras segundo o estudo da Rede Mulher Empreendedora (RME): 37% das duas mil mulheres ouvidas na pesquisa abriram o negócio sem nenhum recurso. Outras 17% recorreram ao dinheiro guardado na poupança e 13% ao próprio salário. Embora alarmante, o dado é a realidade de muitas mulheres empreendedoras. Principalmente pela falta de incentivo e de iniciativas para facilitar o ambiente empreendedor no Brasil.
Para inspirar as mulheres a se libertarem dessas amarras que acompanham o empreendedorismo feminino, o Movimento UMA promove um encontro com uma das maiores empresárias do Brasil. Luiza Helena Trajano comanda a Magazine Luiza, além de outras empresas integradas à sua holding. Quando assumiu os negócios da família, a Magazine Luiza era apenas uma rede de lojas no interior do estado de São Paulo. Com empenho e muito trabalho, Luiza Trajano transformou a marca em uma das maiores e mais conceituadas do mercado.

Há 25 anos à frente do grupo, a história de Luiza Trajano é um exemplo para todos os empreendedores que buscam sucesso em seus respectivos segmentos. Ela e Maria Fernanda Teixeira, Conselheira em empresas Nacionais e nos EUA, participam da live: “Conexão que influencia, influencia que transforma”. O evento será transmitido pelas redes sociais do Movimento UMA (insta: @movimentouma e facebook:/movimentoumabr), na próxima quinta-feira, dia 29 de outubro, às 19h.

Regina Arns, idealizadora do Movimento UMA e também Presidente do MEX Brasil, Diretora da Lapidus Network e líder do Núcleo Curitiba do Grupo Mulheres do Brasil, que foi fundado há 13 anos por Luiza Trajano, acredita que a live será uma oportunidade para quem comanda seu próprio negócio. “Luiza Helena Trajano é um nome que ficará registrado na história do país por muito tempo. Não apenas por ser a gigante empreendedora que é. Mas, também, por seus grande exemplo para toda a classe de empreendedores. Além de ter conquistado muitos prêmios, ela se destaca no papel de uma líder humana, que sempre investiu na motivação dos seus colaboradores e no investimento na inovação, que está no DNA da Magazine Luiza, graças a sua brilhante atuação na rede varejista. Durante a pandemia, colocou a marca no topo, como uma das mais lembradas do Brasil, ao criar ações para combater a violência doméstica e projetos de geração de renda para quem perdeu o emprego em razão da crise econômica. Luisa Trajano é uma personalidade inspiradora que têm muito a nos ensinar sobre a conexão com o consumidor, principalmente nesse momento em que a digitalização dos negócios ganhou força no mercado”, relata Regina.

Movimento UMA

O Movimento UMA - Movimento Integrado para o Empoderamento das Mulheres é fruto da união de várias líderes de grupos das mulheres e comandada pelo MEX Brasil – Espaço Mulheres Executivas – e Grupo Mulheres do Brasil. Todos os eventos estão sendo realizados de forma on-line para respeitar a medida de isolamento social, em virtude da pandemia da Covid-19. A programação completa está disponível no hotsite: www.movimentouma.com.br e encerra neste dia 29 de outubro.

O Movimento UMA conta com a participação ativa de grupos, entidades, organizações e empresas que desejam atuar no empoderamento feminino e trazer o tema para a agenda da sociedade e, sobretudo, estimular o desenvolvimento de soluções para os problemas que permeiam o cotidiano das mulheres. Ao lado de Regina Arns, Ana Rojas, executiva da Volvo, e Silvana Pampu, gerente de Recursos Humanos na Renault do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

Add a comment

Bosque das Memórias terá jazigos especiais à sombra de árvores

 

 

 

Bosque das Memórias terá jazigos especiais à sombra de árvores

Nova área no Metropolitano Cemitério Parque traz para a RMC a jardinagem sepulcral, prática que promove mais contato com a natureza, suavizando a dor do luto e valorizando o ciclo da vida

E se ao morrer pudéssemos ser sombra e conforto, fornecer consolo, transformar dor em lembrança? Com esse pensamento, o Metropolitano Cemitério Parque reservou uma parte de seus jardins para implantar o Bosque das Memórias, uma área com jazigos especiais, com árvores plantadas em cada cabeceira.

A ideia é que as homenagens póstumas - que ganham sentido especial a cada 2 de novembro, Dia de Finados - possam ser prestadas em contato com a natureza, ao pé de espécies como cerejeira japonesa, ipês, manacá da serra, quaresmeiras, extremosas, pata de vaca e aroeira salsa. Outras espécies podem ser plantadas, desde que não sejam tóxicas, não tenham espinhos e não tenham raízes superficiais ou agressivas.

A nova área de jazigos segue uma tendência mundial conhecida como “jardinagem sepulcral”, que promove o contato com a natureza como forma de valorizar a vida e suavizar a dor do luto. “É possível transformar a perda em algo belo, lembrando que o homem é parte da natureza e que o ciclo da vida não tem fim”, comenta Luis Henrique Kuminek, diretor da Luto Curitiba, empresa que administra o Metropolitano Cemitério Parque, em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

Os jazigos exclusivos estarão inseridos no projeto paisagístico do Metropolitano Parque, que foi desenvolvido com o propósito de tornar o ambiente calmo e acolhedor, permitindo que familiares e amigos sintam-se reconfortados em suas visitas, cerimônias e reflexões.

Em novembro, começa a comercialização da nova área, que tem edição limitada. Os novos jazigos são maiores do que os convencionais. Cada um ocupa 3 m x 2,9 m, tem quatro gavetas, uma área de serviço central e pode ser usado também como ossuário.

Todas as informações estarão disponíveis no site da Luto Curitiba, empresa líder no mercado funerário paranaense, com 30 anos de atividade em planos de assistência funeral, além de serviços de sepultamento, cremação e tanatopraxia. Os associados dos planos da empresa também dispõem de um Clube de Vantagens, com descontos e ofertas em dezenas de empresas conveniadas.

 

 

 

Add a comment

Em evento online e gratuito, Wesley Safadão mostrará seu viés empreendedor

Em evento online e gratuito, Wesley Safadão mostrará seu viés empreendedor

O cantor participará entre os próximos dias 24 a 29 de novembro do Summit Êxito de Empreendedorismo e contará seus caminhos além da música

Nesta terça-feira (27), o cantor e empreendedor, Wesley Safadão, visitou o estúdio que acontecerá o Summit Êxito de Empreendedorismo, maior congresso de empreendedorismo do Brasil. Safadão será uma das estrelas do evento e irá fazer uma palestra que falará um pouco sobre o seu lado empreendedor. O evento acontece entre os dias 24 e 29 de novembro e contará com mais de 130 conteudistas.

O presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, Janguiê Diniz, foi o responsável por receber o cantor e falou sobre a participação do dono de hits como “Camarote”, “Ar Condicionado no 15”, “Despedida”, “Não Valeu”, entre muitos outros. “É uma honra receber o Wesley Safadão em nosso estúdio. Eu o conheço há muito tempo e sei que ele tem muita coisa boa para falar sobre empreendedorismo, ele é empreendedor nato. Quem assistir ao evento vai se surpreender”, conta Janguiê, que, além de ser presidente do Êxito, é fundador do grupo Ser Educacional.

Esbanjando simpatia, Wesley Safadão, que também é patrono do Instituto Êxito de Empreendedorismo, falou que o público pode esperar analogias da sua história de vida e profissional com o empreendedorismo. Planejamento estratégico, inovação, persistência, busca pela melhoria todos os dias, determinação, se cercar de pessoas boas e dar voz a equipe deverão ser temas abordados durante sua palestra.

O Summit Êxito de Empreendedorismo terá mais de 25 painéis e mais de 40 palestras realizados por mais de 130 grandes nomes do empreendedorismo. Neste ano, o tema principal do evento será “Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação em uma sociedade disruptiva”.

As inscrições para a segunda edição do evento devem ser realizadas, gratuitamente, pelo site www.summitexito.com.br, onde também é possível conferir a lista completa de palestrantes do evento.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos