Novo ar mediterrâneo rumo ao verão brasileiro

 

 

 

Novo ar mediterrâneo rumo ao verão brasileiro

Um novo ar mediterrâneo chega para aquecer a paixão pelos vinhos rosés no Brasil. A vinícola boutique espanhola Chozas Carrascal lança no país seu novo rótulo, o Rose Marine. Inspirado no estilo de rosados da Provença, que fez o consumo deste tipo de vinho virar uma febre mundial, ele une frescor e leveza com muita personalidade. Já pode ser encontrado no site da distribuidora de bebidas premium Jigger Spirits (www.loja.jigger.com.br) e nas lojas e adegas mais descoladas.

Elaborado 100% com uvas Garnacha, possui uma cor rosa claro, que remete ao estilo provençal, brilhante e limpo. O sabor é equilibrado e elegante, destacando toques minerais e cítricos com boa acidez e toques frutados. O aroma tem predominância floral, com nuances frescas devido à sua mineralidade. Em segundo plano, é possível ainda perceber notas de frutas vermelhas silvestres. Complexo e fresco, o vinho ganhou destaque em sua terra natal, alcançando 91 pontos no Guia Peñin 2020, um dos mais famosos da Espanha. Possui graduação alcoólica de 12,5%.

Com toda esta complexidade no preparo que mantém vivo o frescor das uvas, o Rose Marine é bem versátil para suas harmonizações. O vinho faz um ótimo par com carnes brancas e frias, com peixes e mariscos, e até mesmo com saladas, massas e arrozes. É ideal servi-lo entre 6 °C e 10 °C, aproximadamente.

Vinícola boutique

A vinícola Chozas Carrascal é uma iniciativa familiar, que iniciou sua história em 1990, estudando solo e meio ambiente por dois anos para implantar suas vinhas de cultivo sustentável. A propriedade está localizada na região de Utiel-Requena, a 70 quilômetros de Valência. Apesar de estar perto do litoral, fica em terras altas, perto de 900 metros acima do nível do mar, o que dá aos seus vinhos um diferenciado caráter mediterrâneo de altitude.

Certificada como vinícola ecológica, a Chozas também possui o certificado de Vinos de Pago, a mais alta qualificação dos vinhos espanhóis. Para isso adota cuidados como colheita manual, baixa produção por hectare e outros cuidados que garantem produtos excepcionais.

 

 

 

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Processo seletivo de verão da PUCPR será digital

Processo seletivo de verão da PUCPR será digital

Vestibular será aplicado em uma plataforma virtual, segura, com sistema de autenticação e monitoramento online

O tradicional Vestibular de Verão da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) será digital. A decisão foi tomada pela instituição em respeito às orientações sanitárias de isolamento social a fim de evitar a propagação do novo coronavírus. O vestibular geral para ingresso em 2021 será realizado no dia 22 de novembro e o de Medicina, especificamente, está marcado para o dia 6 de dezembro.

“Há inúmeras vantagens: não há a impressão de papel, por exemplo, tornando todo o processo mais ecológico. A logística é facilitada e evita aglomerações que favorecem a transmissão do coronavírus. Evita-se congestionamentos no trânsito e também o estresse para chegar antes de fechar os portões. Além disso, abre-se possibilidades para estudantes de qualquer lugar do mundo participarem e, se aprovados, decidirem posteriormente pelo ingresso na instituição”, diz o vice-reitor da PUCPR, Vidal Martins.

A iniciativa vai ocorrer por meio de uma plataforma virtual, segura, com sistema de autenticação e monitoramento online, fiscalização e controle em tempo real. “A solução adotada pela PUCPR utiliza Inteligência Artificial (AI) para identificar possíveis comportamentos ou ações inadequadas, com o objetivo de manter a honestidade intelectual e a credibilidade do processo seletivo. Haverá, ainda, a presença de fiscais humanos, tornando o vestibular ainda mais seguro. E, claro, todo o processo vai contar com o apoio de auditores externos”, reforça Vidal.

Serão ofertadas vagas para cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnológicos de todos os campus da PUCPR – Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo.

Inscrições - As inscrições para o concurso, com ingresso em 2021, já estão abertas no site oficial do processo seletivo. Os candidatos ao vestibular geral têm até o dia 16 de novembro para se inscrever e pagar a taxa de inscrição, de R$75, enquanto os vestibulandos de Medicina devem se inscrever até o dia 11 de novembro. A taxa de inscrição para o processo seletivo de Medicina é de R$390.

No dia 30 de outubro, a PUCPR vai promover um webinar sobre o processo seletivo digital. Já no dia 19 de novembro será realizado um teste de ambientação, enviado por e-mail para o endereço cadastrado na inscrição. Mais informações e inscrições: https://multiversidade.pucpr.br/.

American Academy Health – A Universidade também abriu seleção para o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, o American Academy Health. Trata-se da modalidade de graduação que combina o modelo Liberal Arts, praticado nos Estados Unidos, com disciplinas específicas da área da saúde. Após dois anos, o estudante pode optar por participar do processo seletivo exclusivo para os egressos do American Academy para o curso de Medicina da PUCPR ou escolher entre as opções de cursos da PUCPR ou da Kent State University, instituição parceira nos EUA, localizada no estado de Ohio.

O processo seletivo do American Academy Health será dividido em duas etapas: a primeira consiste na aplicação de uma prova, também em formato digital, eliminatória e classificatória. Já a segunda etapa diz respeito à entrega e avaliação dos seguintes documentos: histórico escolar do Ensino Médio, carta de motivação – escrita em Português e em Inglês – e certificado de proficiência em Língua Inglesa.

A primeira etapa será realizada no dia 6 de dezembro de 2020 e os documentos devem ser enviados entre os dias 14 de dezembro de 2020 e 18 de janeiro de 2020. O valor da taxa de inscrição é de R$ 115. Mais informações podem ser obtidas no site: https://www.pucpr.br/american-academy-health-2/.

Ingresso via Enem – Também é possível ingressar na PUCPR com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), exceto o curso de Medicina. O candidato deverá informar, no ato da inscrição, o número de registro do Enem. Não há taxa de inscrição para essa modalidade de ingresso.

Os interessados em ingressar na Universidade com a nota do Enem têm até o dia 26 de fevereiro de 2021 para realizar a inscrição, pelo site https://multiversidade.pucpr.br/, ao selecionar a opção “aproveitamento dos resultados obtidos no Enem”.

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Médico paranaense é o primeiro cirurgião brasileiro a integrar organização internacional

Médico paranaense é o primeiro cirurgião brasileiro a integrar organização internacional

Paulo Gustavo Kotze é especialista em coloproctologia e atua nos hospitais Universitário Cajuru, Marcelino Champagnat e é professor da PUCPR

O médico paranaense Paulo Gustavo Kotze, coloproctologista, é o primeiro cirurgião do país e o segundo médico brasileiro a integrar a International Organization For the Study of Inflammatory Bowel Disease - IOIBD (Organização Internacional para o Estudo das Doenças Inflamatórias Intestinais). A oficialização ocorreu no último dia 20 de outubro e ele foi convidado a ministrar uma aula na instituição no próximo encontro presencial da entidade, no mês de abril de 2021, em Bordeaux, na França. O primeiro médico Brasileiro a integrar a organização foi o Dr. Flávio Steinwurz (SP), um dos pioneiros na especialização no tratamento dessas doenças no Brasil.

O especialista é fundador do Serviço de Coloproctologia do Hospital Universitário Cajuru (HUC), cirurgião coloproctologista do Hospital Marcelino Champagnat e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A coloproctologia é uma especialidade da medicina focada no diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o intestino delgado, intestino grosso (cólons), reto e ânus.

Paulo Kotze foi convidado a ministrar sua aula de apresentação na organização internacional que passa a integrar, com o tema “Medico-surgical interaction: an holistic view of inflammatory bowel diseases” (Interação médico-cirúrgica: uma visão holística das doenças inflamatórias intestinais). Na ocasião, o cirurgião vai falar sobre o perfil de sua linha de pesquisa na doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, por ser um especialista multidisciplinar, que atua tanto na parte clínica quanto cirúrgica no tratamento dessas doenças, que são desafiadoras para a medicina mesmo com todos os avanços recentes.

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Facebook e Universidade Positivo iniciam estudo inédito sobre fake news

 

 

 

 

Facebook e Universidade Positivo iniciam estudo inédito sobre fake news

Pesquisa analisa interações em páginas de notícias falsas para medir como afetam o sistema democrático

Por meio de um projeto de pesquisa aceito pelo Facebook, o mestrado em Direito da Universidade Positivo (UP) dá início a um estudo para entender a disseminação de notícias falsas e como pode afetar a dinâmica democrática no país. A análise é realizada com o uso do CrowdTangle, um aplicativo do próprio Facebook que permite monitorar os diversos tipos de interações em uma postagem nas redes. A ferramenta já foi utilizada por pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, que avaliaram o grau de influência estrangeira nas eleições de países africanos por meio do uso da rede.

O grupo da UP vai pesquisar perfis públicos classificados como propagadores de notícias falsas pela CPMI das Fake News, cujo relatório foi divulgado em junho pelo Congresso Nacional, e suas eventuais atuações durante as últimas eleições presidenciais. De acordo com o professor do Mestrado em Direito da Universidade Positivo, Eduardo Faria Silva, interações nas publicações de páginas classificadas como disseminadoras de notícias falsas podem indicar comportamentos abusivos de liberdade de expressão. “Vamos analisar as indicações de canais feitas na CPMI das Fake News. Interessa, sobretudo, entender as características típicas das notícias falsas e se há, entre elas, as que afrontam o próprio regime democrático”, relata.

Ele apresentou o projeto ao Facebook e agora coordena a equipe multidisciplinar de professores inicialmente envolvidos no trabalho, um marco para o grupo de pesquisa em Democracia e Tecnologias Digitais do Mestrado em Direito da UP. A equipe reúne profissionais de diferentes áreas do Direito e das Ciências Sociais. A previsão é que as conclusões estejam prontas em seis meses.

A pesquisa também ajudará a revelar um campo de trabalho ainda pouco explorado no Brasil: de análise do uso das redes sociais nas eleições e em que grau elas podem comprometer o jogo democrático. "A velocidade da revolução tecnológica e de suas respectivas inovações dificultam, por exemplo, a criação de regras para o ambiente virtual", afirma Faria Silva. “Todos os marcos e parâmetros normativos não respondem a essa revolução na velocidade necessária. Até pela aceleração imposta, o processo de transformação é muito grande. O sistema de regulação, nos marcos que conhecemos, não respondem à velocidade de inovação que os aplicativos constantemente apresentam. É algo instigante, um campo a ser explorado”, analisa o professor.

Ele cita como exemplo dessa “desconexão” a falta de padrão de responsabilização por conteúdos prejudiciais em diferentes países que já criaram leis sobre o uso das redes. “De país para país não há uma regra comum porque ainda é um ambiente de transformação acelerada. A pandemia amplifica isso, mas é uma tendência que as eleições operem nesse ambiente digital de maneira modulada e, por ser um local em que os mecanismos de controle são frágeis e falhos, é possível transitar melhor dentro e fora da regra”, finaliza.

 

 

 

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Mauricio de Sousa completa 85 anos

Mauricio de Sousa completa 85 anos

Durante 61 anos de carreira, o desenhista deu vida a mais de 400 personagens

Dia 27 de outubro, o desenhista, empresário e escritor brasileiro, Mauricio de Sousa, completa 85 anos. Durante seus 61 anos de carreira, o autor deu vida a mais de 400 personagens e conquistou famílias não somente do Brasil, mas de todo o mundo. Atualmente, cerca de 150 empresas nacionais e internacionais têm licença para reproduzir suas criações em mais de quatro mil itens.

A origem de seu sucesso aconteceu em 1959, quando ele publicou sua primeira tirinha diária, com aventuras do Franjinha e o seu cachorrinho Bidu. Seu trabalho circulou por diversos jornais brasileiros. No ano de 1970, lançou a revista Mônica e, na sequência, recebeu o mais importante prêmio do mundo dos quadrinhos, o troféu Yellow Kid, em 1971.

De acordo com a pesquisa da BrandTrends Entertaiments (patrocinada pela International Licensing Industry Merchandisers Association - Lima), de 2020, a Turma da Mônica lidera o ranking de marcas infantis no Brasil, na faixa etária de zero a 14 anos.

Dentro do segmento editorial é uma das obras mais lida no país, em especial no segmento infantil. Não é à toa que, no ano de 2019, foram vendidos 2,4 milhões de exemplares de livros. As conquistas de Mauricio não param por aí: o estudo Retratos da Leitura no Brasil, de 2019, do Instituto Pró-livro, constatou que a Turma da Mônica é a quarta obra mais citada, e que o autor é, também, o quarto mais citado no período pesquisado.

A Turma da Mônica ficou tão amada que dos quadrinhos migrou para o teatro, cinema, televisão, internet, exposições de arte e até mesmo parques temáticos. No ano passado, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) lançou o primeiro live action da turminha, Laços, que alcançou mais de dois milhões de expectadores. Durante a quarentena, a Turma da Mônica Clássica e Turma da Mônica Jovem foram vistas por 13,6 milhões de pessoas com TV paga no Cartoon Network e Boomerang no Brasil (Fonte: Kantar Ibope Media).

Mauricio de Sousa, no decorrer de sua carreira, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais (Japão, Itália, China, Coreia do Sul, França, EUA, entre outros países). Um dos mais recentes, da MSP/Panini, foi o Prêmio Jabuti 2019, com os quadrinhos Jeremias: Pele, criados por Rafael Calça e Jefferson Costa.

Em 2019, teve a abertura da nova subsidiária internacional da MSP no Japão - a "Mauricio de Sousa Productions Japan".

Atualmente, a MSP aposta em mais um trabalho de prestígio entre o público família, a produção Mônica Toy, animações no estilo toyart, da Turma da Mônica, disponíveis no seu canal oficial do YouTube (www.youtube.com/turmadamonicatv), que conta com 15,8 milhões de inscritos.

Sua importância para os brasileiros vai muito além do sucesso comercial. É o primeiro desenhista de quadrinhos no mundo que entrou para a Academia Paulista de Letras (APL), junto a escritores muito famosos e prestigiados.

São 85 anos de repetidos sucessos em sua vida. Mauricio de Sousa é um ícone que marca gerações com o seu trabalho. Seus personagens criam vida e ultrapassam os limites do quadrinho, levando entretenimento, cultura e conhecimento de forma leve, divertida e criativa para os pequenos. Um dos formadores da indústria criativa no Brasil e que se mantém há 61 anos nesse setor.

Sobre Mauricio de Sousa

Nasceu em 1935 e iniciou sua carreira como ilustrador em Mogi das Cruzes, uma cidade do interior de São Paulo ¬– Brasil. Aos 19 anos, mudou-se para a capital e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de quatro mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. No universo digital, o canal no YouTube da Turma da Mônica já chegou a 14,5 bilhões de visualizações, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e já tem mais de 300 títulos e mais de 1,2 bilhão de revistas em quadrinhos, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.

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