O que as melhores escolas públicas têm em comum?

O que as melhores escolas públicas têm em comum?

Antonio Djalma Braga Junior e Thiago Melo

As escolas públicas com melhor desempenho no Enem são as federais, as militares, e algumas escolas técnicas estaduais, como a ETESP, em São Paulo. O que essas escolas têm em comum é pouco explorado no atual debate sobre o ensino básico (contribui para isso a exclusão dos professores do ensino básico no debate). O que elas têm em comum é que são autarquias, ou seja, possuem autonomia administrativa. A ausência desta característica na maioria das escolas públicas brasileiras é o principal problema da nossa educação básica.

Certa vez, uma das salas da escola em que lecionávamos tinha mais de 40 alunos. É comum uma sala com mais de 40 alunos. Mas essa especificamente era frequentada por uma quantidade grande de alunos indisciplinados. Além do desgaste que isso gerava (para alunos e professores), o resultado foi uma aprendizagem ruim. Era consenso entre professores, equipe pedagógica, pais e os próprios alunos que o melhor era dividir a sala. Após uma reunião com a comunidade, fizemos um pedido à Secretaria de Educação para dividir a turma. A resposta foi negativa.

Há escolas autárquicas que, por exemplo, colocam professores para dar aulas de reforço em contraturno. Essa é uma medida muito eficiente para a melhoria de desempenho escolar. Muitos alunos com dificuldades usam essas aulas para compreender melhor o conteúdo - não só como um estudo a mais, mas também porque há menos alunos em sala e, assim, o professor pode se concentrar mais detidamente na dificuldade do aluno. Em reuniões pedagógicas, sempre cogitamos esse tipo de ação, mas a maioria das escolas públicas não têm essa competência, pois exige a contratação de mais professores e, às vezes, remanejamento de turmas, etc. Somente as Secretarias de Educação podem fazer isso.

Até mesmo a maioria das reuniões entre os profissionais da escola são pautadas pelas Secretarias de Educação. Isso significa que muitas vezes não podemos discutir questões mais urgentes da escola. Em muitos lugares, nem liberar professores para a participação em eventos acadêmicos é possível. Isso afeta bastante a qualidade do ensino. Na prática, a formação continuada oferecida aos professores são meros encontros tutelados pelas Secretarias - e de péssima qualidade. Formação continuada de verdade se faz principalmente em eventos e cursos acadêmicos.

A margem de entraves burocráticos em escolas sem autonomia administrativa é grande. E eles se estendem também à logística e à manutenção física. Às vezes, um simples reparo não é feito sem o aval da Secretaria de Educação - o que pode contribuir na precarização da estrutura física da escola. Em outras situações, nos empurram tablets ultrapassados e sem condições de uso, sem considerar que a escola tem apenas um datashow para mais de 10 salas. Seria melhor comprar datashow.

O grupo das melhores escolas, por serem autarquias, estão livres de vários desses entraves burocráticos que prejudicam a escola e também de arbitrariedades dos governantes do momento. Em qualquer boa instituição pública no mundo, o grau de autonomia administrativa é muito maior que o da maioria das escolas brasileiras. Isso por uma razão simples: quem melhor sabe o que deve ser feito é quem está no dia a dia da administração. E esses são profissionais, o que não acontece na maior parte dos casos com secretários e assessores. As chances de quem está de fora e não é do ramo errar são muito maiores. O resultado está aí para todos verem. A maior parte das escolas públicas do Brasil não são autarquias e são ruins.

Thiago Melo é filósofo e dá aulas na rede pública de ensino do Estado do Paraná. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Antonio Djalma Braga Junior é filósofo e historiador, doutor em Filosofia, foi professor da rede pública de ensino do Estado do Paraná e atualmente é professor da Universidade Positivo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Add a comment

Curitiba vai sediar encontro da ONU focado em educação executiva

 

Curitiba vai sediar encontro da ONU focado em educação executiva

O 9º Encontro Regional do PRME LAC vai debater os impactos e implicações da pandemia no futuro do planeta

O Encontro Regional Latino-Americano dos Princípios para Educação Executiva Responsável (PRME LAC) acontece anualmente com o intuito de discutir a respeito das contribuições das escolas de negócios latino-americanas para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela Organização das Nações Unidas em 2015. Neste ano, o ISAE Escola de Negócios, renomada instituição curitibana, será o responsável por sediar o evento, que acontecerá com transmissão online entre os dias 04 e 06 de novembro.

“Neste ano, o mundo mudou completamente. Os impactos da pandemia do coronavírus atingiram a sociedade de forma inédita, estimulando um processo acelerado de transformação em todos os setores, inclusive na educação”, afirma Dr. Norman Arruda Filho, presidente do ISAE Escola de Negócios.

Durante o evento, que acontece pela segunda vez no Brasil, diversos especialistas, professores e representantes de empresas de toda a América Latina estarão reunidos para discutir os impactos e implicações da pandemia no futuro do planeta e compartilhar boas práticas de toda a região. “O objetivo do encontro é desenvolver um programa acadêmico e socio cultural para gerar oportunidades de colaboração entre os membros em toda a América Latina e Caribe”, complementa Dr. Norman.

Sobre o PRME

O PRME é uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Uma organização que adere ao PRME manifesta a sua convicção de que as instituições acadêmicas, por meio da integração de valores universais no currículo e pesquisa, podem contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.

O 9º Encontro Regional do PRME LAC vai acontecer entre os dias 04 e 06 de novembro, de forma online. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site oficial do PRME LAC (www.prmelac.com/encuentroregional). Mais informações no site www.isaebrasil.com.br.

Add a comment

Shopping da grande Curitiba é o primeiro a adotar marketplace para compras 100% online

 

 

 

Shopping da grande Curitiba é o primeiro a adotar marketplace para compras 100% online

Compras realizadas pela plataforma podem ser entregues em até 48 horas; novo canal online estreita relação entre lojistas e consumidores

O Shopping São José é o primeiro na grande Curitiba a oferecer um marketplace completo aos clientes. Com mais de 26 lojas disponíveis para compras, o ambiente virtual próprio oferece entregas em até 48 horas para consumidores da capital e de São José dos Pinhais.

O espaço é uma novidade no setor e oferece mais um canal aos clientes que não precisam sair de casa para realizarem suas compras e também aos lojistas, que podem explorar ainda mais suas estratégias de vendas. “As compras online já são rotina na vida das famílias e o setor de shopping center não pode estar na contramão dessa tendência. Vemos o marketplace como um importante canal que potencializa a venda dos nossos lojistas”, destaca a gerente de marketing do empreendimento Talita Dallmann. Ainda segundo ela, todo o suporte técnico para a viabilização da compra online é feito pelo shopping.

No ambiente virtual é possível encontrar marcas conhecidas pelos paranaenses como, Anacapri, Authentic Feet, Loccitane Au Bresil, Back Wask, Noela, entre outras. “O marketplace aproxima o shopping dos clientes. Assim, eles podem escolher continuar comprando em suas lojas favoritas com conforto e segurança, mas sem necessariamente sair de casa. Outro grande diferencial é o curto prazo de entrega”, ressaltou Talita.

Durante os períodos em que as atividades comerciais estavam restritas, o Shopping São José realizou vendas pelo WhatsApp, site e entregas por meio de drive thru, proporcionando assim que lojistas e clientes tivessem uma nova experiência comercial já no ambiente virtual.

Thays Olivia Athayde, franqueada da Loccitane Au Bresil, está com a loja física no shopping há um ano e já realizou suas primeiras vendas por meio do marketplace. “Com essa pandemia, nós vimos que o online é uma tendência que veio para ficar e quando fomos informadas sobre a nova plataforma, fizemos todo processo para que conseguíssemos estar lá. Já no lançamento realizamos as nossas primeiras vendas”, comemorou.

Ainda de acordo com ela, a expectativa é de que as vendas aumentem ainda mais. “Estamos colocando todos os nossos produtos à disposição dos clientes, para que eles se sintam como em nossa loja física, mesmo estando em suas casas, acreditamos que assim, nos aproximaremos ainda mais de cada um”, finalizou Thays.

O shopping São José está localizado na rua Izabel A Redentora, 1434 – Centro de São José dos Pinhais (PR). Conheça o marketplace: https://vc.shoppingsaojose.com.br/.

 

 

 

Add a comment

Calor e quarentena impulsionam vendas de piscinas e iGUi aponta melhor setembro dos últimos 25 anos

Calor e quarentena impulsionam vendas de piscinas e iGUi aponta melhor setembro dos últimos 25 anos

Franquia líder mundial em fabricação de piscinas de fibra de vidro apresenta crescimento de 211% de vendas em setembro

De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising – o setor de Casa e Construção voltou a registrar índices consideráveis de aumento no último mês de julho, atingindo uma alta de 36%. Seguindo essa linha, a iGUi, líder mundial em fabricação de piscinas de poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV), apresentou, em setembro, um rendimento 211% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo Filipe Sisson, CEO e fundador da iGUi, esse foi o melhor setembro nos últimos 25 anos. “O isolamento social e os dias mais quentes têm colaborado para fomentar as nossas vendas. Sem ter para onde ir, muitas famílias resolveram valorizar as áreas de lazer e investir na qualidade de vida dentro do lar”, explica.

Ainda segundo o executivo, o marketing digital foi transformador para o dia a dia dos franqueados. “Percebemos que o nosso público-alvo estava conectado com as redes sociais e impulsionar a mudança de mindset dos franqueados passou a ser a nossa missão. Por meio da UniGUi – Universidade da Piscina – capacitamos os lojistas para as vendas online. Eles perceberam que o e-commerce tinha muito mais a oferecer do que podiam imaginar”, conclui.

De acordo com o balanço da franqueadora, até março, as vendas ainda estavam alinhadas com o ano de 2019. Em março, o faturamento caiu 20% devido à pandemia. A recuperação começou em maio, seguida de junho, com um crescimento de 54%, julho com 123% e agosto com 215%.

Add a comment

Bate-papo com Rosely Sayão marca lançamento de websérie sobre saúde mental

 

 

 

Bate-papo com Rosely Sayão marca lançamento de websérie sobre saúde mental

Episódios trazem temas e informações importantes para ajudar pais a cuidarem da saúde mental de crianças e jovens

Um dos grandes avanços do século XXI e, em especial, deste ano de pandemia, é o reconhecimento da saúde mental como um elemento de fundamental importância para o bem-estar da sociedade. Já está claro, inclusive, que a saúde mental acaba produzindo manifestações físicas quando não é devidamente cuidada. Para auxiliar os pais no cuidado com as emoções de crianças e jovens, o Colégio Positivo lança a websérie "Sem Neura".

O projeto, desenvolvido pelo Serviço de Psicologia Escolar (SerPsi) da instituição, traz, no canal do colégio no YouTube, informações, dicas e instruções sobre Educação, cuidados com a saúde física e mental, organização de rotina e dicas para lidar bem com as emoções no dia a dia. Os episódios, quinzenais, abordam temas como limites e acolhimento, monitoramento e independência, falar a verdade, a importância da organização para a rotina e medos.

A supervisora do Serviço de Psicologia Escolar do Colégio Positivo, Maísa Pannuti, destaca que a iniciativa da websérie tem como objetivo auxiliar pais e responsáveis a conduzirem da melhor forma possível uma rotina adequada para crianças e jovens em isolamento social e aulas remotas. "Cuidar da saúde mental e emocional em tempos de pandemia se tornou uma das prioridades não apenas dos pais, mas também das escolas. Estamos todos juntos nisso e precisamos trabalhar de forma a garantir que nossos estudantes se desenvolvam de forma saudável, com ensino presencial ou remoto", afirma Maísa.

Para o lançamento da websérie, o Colégio Positivo realiza, em parceria com o Sistema Positivo de Ensino, uma live com a participação especial da psicóloga e consultora educacional Rosely Sayão. A live conta também com a presença da diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Acedriana Vogel. O evento, on-line e aberto ao público, acontece no dia 28 de outubro, às 17h, no canal do YouTube do Sistema Positivo de Ensino.

Serviço:

Lançamento websérie "Sem Neura"- live com Rosely Sayão

Data: 28/10, quarta-feira

Horário: 17h

Onde: canal do YouTube do Sistema Positivo de Ensino

 

 

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos