Mudanças Climáticas e uma Nova Economia: o maior desafio aos gestores municipais

 

 

 

Mudanças Climáticas e uma Nova Economia: o maior desafio aos gestores municipais

Em período de campanhas eleitorais, ouvimos muitas promessas e planos envolvendo saúde, educação, geração de empregos e transporte. Mas dentre esses, qual o maior desafio imposto aos gestores públicos municipais? Diria que não é nenhum deles, mas sim uma questão transversal que afeta a todos estes temas: o meio ambiente.

Os eventos climáticos extremos cada vez mais comuns (como a crise hídrica, secas, chuvas torrenciais, ventos fortes) afetam os setores da economia, o bem-estar da população e todos os principais temas comuns das campanhas eleitorais. As ameaças ambientais já dominam os cinco maiores riscos no longo prazo para a economia e, consequentemente, aos negócios e à sociedade, segundo o Relatório de Riscos Globais lançado em 2020 pelo Fórum Econômico Mundial. Reverter esta situação exige ações assertivas e um olhar apurado para o futuro. Com isso, cabe aos gestores públicos guiar a cidade de maneira precisa e transformar os atuais desafios em oportunidades.

É necessário se reinventar e buscar soluções ousadas e que tragam respostas de impacto aos desafios locais e globais, demonstrando resiliência e inovação.

Considerando estas questões, um grupo de instituições e cidadãos elaborou um manifesto com “Contribuições para o Plano de Governo dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba – Mudanças Climáticas, Nova Economia e Conservação da Natureza”. O documento traz um compilado com tendências crescentes a serem consideradas nos planos de governo dos candidatos nas eleições de 2020. Sugeridas por meio de cinco eixos estruturantes, as ações propostas estão alinhadas com o desenho de uma nova economia e o combate às mudanças climáticas, o maior desafio a ser enfrentado pela humanidade.

Os eixos que estruturam esta proposta são: (i) integração entre os municípios a partir de políticas públicas conjuntas; (ii) garantia de resiliência às cidades por meio de infraestrutura verde; (iii) promoção de mecanismos inovadores que promovam a participação e a parceria com a iniciativa privada; (iv) otimização de boas ações já em desenvolvimento; e, (v) realização de práticas conservacionistas e de manejo das áreas naturais já existentes.

Não se trata de uma lista de atividades, mas sim uma forma de demonstrar oportunidades e de munir os futuros gestores com possibilidades crescentes que vêm surgindo, por conta destes dois temas. Tornar o meio ambiente e a sustentabilidade um tema transversal na estratégia de desenvolvimento cria caminhos adicionais para atrair recursos e investimentos, muitas vezes escassos e para fortalecer parcerias que podem alavancar ações de impacto. As práticas abordadas no manifesto são apenas a base para criar e fortalecer políticas públicas alinhadas com as necessidades e desafios emergentes nos próximos anos, algo que requer planejamento e inovação de maneira a permitir e ampliar a segurança, o crescimento econômico e o bem-estar social.

Os candidatos que demonstrarem preocupação e responsabilidade com a causa podem firmar seu compromisso público. E, o mais interessante, é que o manifesto é aberto a qualquer empresa, grupo organizado ou pessoa que compartilhe das ideias propostas e que queira aderir e endossar os temas propostos, ampliando o papel de participação social na construção e políticas públicas.

O documento “Contribuições para o Plano de Governo dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba – Mudanças Climáticas, Nova Economia e Conservação da Natureza”, bem como a lista completa de pessoas, instituições e candidatos que aderiram está disponível no link: http://www.spvs.org.br/contribuicoes-para-o-plano-de-governo-dos-municipios-da-regiao-metropolitana-de-curitiba/.

Autores:

Nicholas Kaminski, biólogo e coordenador do do Programa Condomínio da Biodiversidade (ConBio) da SPVS

Marina Pranke Cioato, assistente de comunicação da SPVS

 

 

 

Add a comment

Em nova campanha, Palladium Curitiba reforça seu propósito

 

 

 

Em nova campanha, Palladium Curitiba reforça seu propósito

Com o mote "A vida pode ser mais", filme-manifesto tem o objetivo de tornar ainda mais vivo o compromisso do shopping com seus consumidores

O conceito central da campanha que acaba de ser lançada pelo Palladium Shopping Center Curitiba mostra que o propósito de aproximar e inovar, que sempre esteve no DNA do empreendimento, agora deve estar presente em cada momento, atitude e ações das milhares de pessoas que trabalham ou se divertem no local.

“O maior objetivo dessa campanha é mostrar que o Palladium é muito mais do que um espaço exclusivo para compras, e sim um local para fazer a vida das pessoas ser mais… Mais alegre, mais divertida, mais plena, enfim, queremos que todos que venham aqui e sintam-se abraçados pelo nosso propósito”, afirma a gerente de marketing do Palladium Curitiba, Cida Oliveira. A campanha é um convite à reflexão, do que aprendemos a valorizar neste período de pandemia.

“Não seja muito exigente com você, a vida pode ser mais interessante se você deixar levar”. Essa é uma das frases utilizadas no filme-manifesto de lançamento da campanha, que já está no ar e conta com veiculação online, Out Of Home (OOH) e em canais de televisão de Curitiba. "Nesse novo momento, entender o nosso propósito e como fazemos a diferença na vida das pessoas foi muito importante. A pesquisa norteou a elaboração desse novo posicionamento da marca”, completa Cida.

Desenvolvida pela Santiago Comunicação, a campanha será aplicada de acordo com os pilares do empreendimento, que são: moda, tecnologia, entretenimento e gastronomia. Além disso, as principais datas comemorativas do varejo, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados também seguirão a linha publicitária.

As filmagens seguiram as recomendações das autoridades de saúde, com equipes reduzidas e com preocupação em evitar a disseminação da Covid-19. A campanha pode ser conferida no Youtube: https://www.youtube.com/user/Palladiummkt e nas redes sociais do shopping.

 

 

 

Add a comment

Paraná Clínicas reúne mais de 100 profissionais em evento online do Dia do Médico

 

 

 

Paraná Clínicas reúne mais de 100 profissionais em evento online do Dia do Médico

Na noite de domingo (18), mais de 100 profissionais de saúde de diferentes especialidades se reuniram, de forma online, para comemorar o Dia do Médico da Paraná Clínicas. O evento foi realizado pela plataforma Zoom e marcou a primeira grande reunião após a aquisição da operadora pelo Grupo SulAmérica. A cerimônia, adaptada à nova realidade trazida pela pandemia de coronavírus, foi comandada pelos diretores Dr. Carlos Mortean e Juliano Tomazela, pela gerente médica, Dra. Karina Grassi, e pela coordenadora de Qualidade e dos Programas de Saúde, Dra. Caroline Caldeira.

“Nosso desejo era poder comemorar esta data como nos anos anteriores, de forma presencial e com uma grande festa como sempre foi tradição. Mas assim como o resto do mundo, tivemos que nos adaptar. Mesmo à distância, desejo a todos os colegas de profissão e amigos um feliz dia”, disse Dr. Carlos. Em seu momento de fala, Juliano também destacou a importância do trabalho realizado por todo o corpo clínico ao longo de 2020 e agradeceu pela dedicação. “Aproveito a oportunidade para dizer: sejam bem-vindos à SulAmérica. Essa união de esforços é um marco na nossa história e estamos muito felizes por poder contar com vocês”.

Preparativos

Antes da cerimônia, os médicos receberam um kit comemorativo especial, composto por uma garrafa de espumante, patês especiais, torradas e doces finos. A entrega ocorreu em sistema drive-thru, no estacionamento da sede administrativa da Paraná Clínicas, localizada no bairro Água Verde, em Curitiba (PR). Todo o layout foi pensado para garantir o distanciamento e o respeito às normas de segurança e higiene recomendadas mundialmente pelos órgãos de saúde.

 

 

 

Add a comment

Em painel, Summit Êxito de Empreendedorismo debate questões do empreendedor da nova era

 

 

 

Em painel, Summit Êxito de Empreendedorismo debate questões do empreendedor da nova era

Maior congresso de empreendedorismo do Brasil será online e gratuito entre os dias 24 e 29 de novembro

Entender o real sentido da palavra motivação - o motivo para minha ação - e compreender a importância da inteligência emocional são pilares que serão discutidos no painel “Automotivação e equilíbrio emocional: o empreendedor da nova era”, que integra a segunda edição do Summit Êxito de Empreendedorismo. O congresso, maior do Brasil no segmento, acontecerá entre os dias 24 e 29 de novembro, em um modelo completamente online e gratuito.

Um dos participantes desse bate-papo será o presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, Rodrigo Fonseca, que contou como será a sua apresentação. “Vou trazer questões práticas de como a gente pode usar as nossas emoções de forma saudável para que possamos ter equilíbrio emocional”, relata. “Mas como ter esse equilíbrio? Como eu expresso cada uma dessas emoções para não ter excesso dessas emoções e como eu busco sentir aquelas que eu pouco sinto para que não haja falta também? O desequilíbrio vem da falta ou do excesso. O equilíbrio emocional nos proporciona naturalmente uma automotivação. Automotivação é o resultado desse equilíbrio emocional”, explica Rodrigo Fonseca.

O painel também terá a participação do presidente da IKIGAI Brasil, Eduardo Almeida, que falou sobre os desafios atuais do empreendedor da nova era. “Hoje temos que aprender a diferenciar informação de conhecimento e este da sabedoria. Vivemos em um mundo saturado de conhecimento, mas no qual poucas são as pessoas com sabedoria e know-how efetivo”, avalia Eduardo, que falou sobre a importância do evento. “O Summit Êxito não traz especialistas em teorias, mas sim pessoas que são exponentes e exemplos vivos do que ensinam. Esta é uma oportunidade rara de exponencializar sua vida, carreira ou negócio”, finaliza.

O fundador da Center Plástica, Luiz Carlos de Oliveira, que também estará no painel, falou sobre sua expectativa para o evento. “O público pode esperar por muitas surpresas positivas. A diversidade e amplitude de conhecimento do time Êxito é surpreendente, teremos muitas ideias motivadoras. Será uma oportunidade ímpar de conhecimento, com uma seleção brasileira de mais de 130 craques. Será um show ideias inovadoras”, ressalta.

O Summit Êxito de Empreendedorismo terá mais de 25 painéis e mais de 40 palestras realizados por mais de 130 grandes nomes do empreendedorismo. Neste ano, o tema principal do evento será “Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação em uma sociedade disruptiva”.

As inscrições para a segunda edição do evento devem ser realizadas, gratuitamente, pelo site www.summitexito.com.br, onde também é possível conferir a lista completa de palestrantes do evento.

 

 

 

Add a comment

Protagonismo infantil como solução para a educação a distância

Protagonismo infantil como solução para a educação a distância

Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga mestre em Educação e especialista em gestão escolar, dá dicas para pais, responsáveis, professores e escola

O final do ano está se aproximando e, junto a ele, aumentam as preocupações frente as possibilidades de avaliação do ensino básico durante a pandemia. Será que, depois de mais de seis meses de educação a distância, as crianças ainda conseguem se sentir motivadas com as aulas online? Como fazer com que elas - mais suscetíveis às dificuldades e distrações - se interessem em aprender?

A desatenção presente nas aulas online pode ser um alerta para ruídos de comunicação já existentes antes mesmo da pandemia. É o que sugere a psicopedagoga especialista em gestão escolar, Ana Regina Caminha Braga. “Muitos pais se queixam sobre a falta de motivação das crianças, principalmente devido ao fácil acesso à internet que as aulas virtuais proporcionam. Mas será que esse desinteresse já não existia durante as aulas presenciais?”, questiona.

A solução para o problema pode estar no protagonismo infantil. “Quando a criança se sente protagonista, ela se torna mais autônoma do seu aprendizado”, afirma. Ana Regina aponta a importância de oferecer um local de fala ao aluno, onde suas ideias, opiniões e criações sejam validadas. “Uma aula lúdica, na qual a criança é incentivada a criar algo, seja uma história ou uma escultura de massinha, é muito mais produtiva do que aquela em que o professor apenas ensina conteúdos teóricos”, conta.

Contudo, o protagonismo precisa ser uma solução de mão dupla. A psicopedagoga aponta a importância dos pais e responsáveis nesse processo. “Muitos pais não têm disponibilidade de tempo e também entendimento dessa importância de sentar-se com o filho e orientá-lo na produção de uma atividade do começo ao fim. Por isso é tão comum recebermos nas escolas maquetes e projetos que não foram feitos pelos alunos. É preciso que o responsável respeite o tempo da criança e deixe que ela crie interesse e desenvolva suas próprias habilidades e atividades”, sugere.

O horário escolhido para o desenvolvimento das atividades escolares, especialmente com crianças menores, também merece atenção. “Se a criança está com sono, cansada ou impaciente, é mais difícil conquistar sua atenção e interesse”, diz. “Manter uma rotina de estudos bem definida, com diálogo e criatividade são algumas dicas de estímulo que devem ser oferecidos tanto pelos pais quanto pelas escolas”, complementa Ana Regina Caminha Braga.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos