ENGIE lança novo desafio em busca de startups para projetos de inovação

 

 

 

ENGIE lança novo desafio em busca de startups para projetos de inovação

O objetivo é captar empresas inovadoras que possam ser parceiras em projetos de soluções digitais nas áreas de sustentabilidade, compras e contratações e gestão de almoxarifados.

A ENGIE Brasil Energia anuncia o lançamento de novos desafios para as startups. O objetivo é buscar empresas inovadoras que possam ajudar a Companhia no desenvolvimento de projetos digitais voltados às áreas de sustentabilidade, compras e contratações e gestão de almoxarifados.

“A ENGIE pretende se conectar com startups que tenham soluções ou potencial de desenvolvimento de soluções que contribuam com o nosso negócio, trazendo eficiência, introduzindo novas tecnologia ou melhorando os processos da empresa”, destaca o diretor de Novos Negócios, Estratégia e Inovação, Guilherme Ferrari.

O lançamento da iniciativa será durante o Open Day promovido pelo LinkLab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) que tem por objetivo aproximar grandes empresas e startups. O evento será realizado nos dias 3, 4 e 5 de novembro, em edição totalmente online por conta da pandemia da Covid-19. Parceira da ACATE, a ENGIE conta com uma sala no LinkLab que funciona como um hub de conexões e oportunidades com foco em inovação.

Os projetos de inovação aberta com startups são vistos pela ENGIE Brasil Energia como grandes oportunidades para testar novas soluções de maneira rápida, flexível e com baixo custo. “Começamos testando em escala piloto e, se a solução for bem sucedida, existe a possibilidade de escalar a implementação na Companhia. Para a startup, isso gera negócio com um grande cliente, e para a companhia, as conexões com as startups geram valor real”, avalia Ferrari.

Foi o caso do projeto HidrOS, sistema desenvolvido pela empresa em parceria com a startup Kartado e que atua na automatização de processos na gestão de equipes e serviços em reservatórios de hidrelétricas. E no último desafio lançado pela ENGIE, no LinkLab Open Day realizado em julho de 2020, foram selecionadas três startups que estão em negociação com a empresa para o desenvolvimento de soluções inovadoras na área de inteligência de mercado.

ENGIE busca inovação para três áreas de atuação

Por meio da parceria com as startups, a ENGIE Brasil Energia pretende buscar inovação em três áreas de atuação: sustentabilidade, compras e contratações e gestão de almoxarifado - esta última inicialmente direcionada às usinas hidrelétricas localizadas no Rio Iguaçu: a Usina Hidrelétrica Salto Osório, no município de São Jorge d'Oeste (PR), e a Usina Hidrelétrica Salto Santiago, em Saudade do Iguaçu (PR).

O primeiro desafio é voltado para a “Automatização do inventário das emissões de gases de efeito estufa à atmosfera”. O segundo, da área de compras e contratações, busca soluções para a “Inteligência para tomada de decisão na contratação de serviços e compra de materiais”. Já o terceiro, que procura projetos de inovação para as usinas hidrelétricas localizadas no Rio Iguaçu, é chamado de “Controle de Notas Fiscais emitidas e recebidas”.

Inscrições para as startups

As inscrições para o Open Day promovido pelo LinkLab são gratuitas e estão abertas para startups de todo o Brasil por meio do site https://engie.linklabacate.com.br/

Após a inscrição, as informações das startups são enviadas às empresas, que, junto ao time LinkLab, pré-selecionam e enquadram as iniciativas de acordo com suas áreas de interesse. As startups selecionadas terão a oportunidade de apresentar seu negócio às empresas. Assim que ocorrer um match, é realizada uma reunião de alinhamento do escopo do projeto e, a partir daí, a startup passa a fazer parte da rede de inovação aberta da corporate, recebendo suporte e acompanhamento da equipe LinkLab para garantir o flow do projeto.

“Um dos grandes desafios para as startups é conseguir oportunidades para apresentar seus serviços às grandes empresas. Essa iniciativa é uma ótima chance para que essas empresas tenham acesso a diversas conexões que podem contribuir para desenvolver o seu negócio”, destaca Ferrari.