Sicredi lança programa nacional de educação financeira "Cooperação na Ponta do Lápis"

 

 

 

Sicredi lança programa nacional de educação financeira "Cooperação na Ponta do Lápis"

A iniciativa será apresentada na Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que inicia em 23 de novembro. Em 2019, ações realizadas pela instituição financeira cooperativa impactaram mais de 4,4 milhões de pessoas

Com o propósito de cooperar para uma vida financeira sustentável, o Sicredi lança nacionalmente seu programa de educação financeira Cooperação na Ponta do Lápis. Composto por ações planejadas de modo que atendam necessidades de jovens, crianças e adultos, a iniciativa busca levar educação financeira para as regiões em que a instituição financeira cooperativa atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais.

O Programa foi criado e está sendo implementado de maneira conjunta entre as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, aproveitando todo o conhecimento e experiência dos profissionais da instituição sobre o tema. Por meio de uma metodologia própria, a iniciativa fornece subsídio para nortear a realização de ações de educação financeira em toda a área de atuação do Sicredi, que hoje está presente em mais de 1,4 mil municípios em 23 estados e no Distrito Federal. Nas atividades educativas realizadas, serão compartilhadas boas práticas e informações capazes de proporcionar aos envolvidos uma vida financeira mais equilibrada, orientada para melhorar a relação das pessoas com o dinheiro.

“Acreditamos na educação financeira como um pilar do relacionamento com os nossos associados e buscamos exercê-la no dia a dia das nossas agências ao prestarmos um atendimento consultivo e focado em apoiar a saúde financeira dos nossos associados. Com o Programa Cooperação na Ponta do Lápis, reforçamos e conferimos maior unicidade às nossas ações em prol da educação financeira das pessoas. Também se trata de uma maneira de impulsionarmos o crescimento dos nossos associados e das comunidades, contribuindo para uma sociedade melhor”, explica João Tavares, presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi.

Atualmente, em mais de 200 municípios do país o Sicredi é a única instituição financeira presente e utilizará essa capilaridade para levar, por meio do Cooperação na Ponta do Lápis, educação financeira com conteúdos baseados na economia comportamental, área de conhecimento que vem ampliando e enriquecendo os estudos sobre como as pessoas tomam suas decisões. Assim, para gerar resultados práticos, busca proporcionar uma melhor compreensão dos hábitos em relação às finanças, indo além de conhecimentos técnicos.

Para abordar o tema de maneira leve e divertida, o lançamento do Programa Cooperação na Ponta do Lápis contará com o reforço de ações com a participação de personagens da Turma da Mônica, que abordarão os conteúdos em gibis e desenhos animados criados em conjunto com o Sicredi. A parceria em nível nacional entre a Fundação Sicredi e a Mauricio de Sousa Produções foi iniciada em 2019, quando Mônica e sua turma passaram a compor materiais sobre educação financeira do Sicredi.

Nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, a parceria começou em 2018 e já foram distribuídas seis edições dos gibis especiais da Turma da Mônica. As revistas em quadrinhos são gratuitas e ficam disponíveis nas agências do Sicredi. O material também é usado em oficinas de educação financeira, realizadas pelas cooperativas em períodos com aulas presenciais nas escolas. Até dezembro de 2019, mais de 4,5 milhões de gibis com temática especial de educação financeira foram distribuídos nos três estados.

Entre as ações de lançamento da iniciativa, está a live “Precisamos Falar sobre Dinheiro”, marcada para o dia 23 de novembro, às 19h. Participarão da conversa o comunicador Marcos Piangers e a doutora em psicologia social Vera Rita de Mello Ferreira, que também contribui como orientadora técnica do Programa.

Semana ENEF

Não é de hoje que o Sicredi tem a educação financeira como uma temática fundamental. Prova disso são suas participações em edições anteriores da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que em 2020 marcará o lançamento do Programa Cooperação na Ponta do Lápis. Neste ano, o evento ocorrerá virtualmente entre os dias 23 e 29 de novembro, com o tema “Resiliência Financeira: Como atravessar a crise?”.

Números da edição de 2019 da Semana expressam a relevância do Sicredi como participante: a instituição foi responsável por 37% das ações realizadas no Brasil, impactando mais de 4,4 milhões de pessoas em todo o país. Por meio das suas mais de 100 cooperativas de crédito, realizou cerca de 5,5 mil ações em mais de 964 municípios, sendo 73% delas palestras e 22% oficinas, totalizando aproximadamente 7 mil horas de capacitações.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,8 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

 

 

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Um Sonho Holandês: Inauguração da Cidade Zaandam

 

 

 

Um Sonho Holandês: Inauguração da Cidade Zaandam

*Marina van der Vinne

Uma família de descendentes holandeses sonhava reproduzir a vida de uma cidade típica da Holanda atual em Nova Petrópolis (RS) e homenagear as colônias holandesas no Brasil. E o sonho se tornou realidade: um pedaço da Holanda na Serra Gaúcha, chamado Cidade Zaandam!

O novo empreendimento turístico típico holandês foi instalado em Nova Petrópolis, cidade por onde passam cerca de 500 mil turistas por ano em direção a Gramado e Canela. Dia 30 de outubro, participamos da inauguração do empreendimento, que, no amplo salão interno totalmente decorado com símbolos da cultura holandesa, reúne restaurante, confeitaria, bar e empório. A fachada multicolorida mostra uma vila holandesa com casas típicas e um grande moinho holandês, construções iluminadas à noite, destacando a arquitetura da Cidade Zaandam. Do lado de fora, há mais espaço para aproveitar as delícias produzidas pela família, um mundo mágico - espaço para eventos e símbolos holandeses que conectam o visitante com a história e a cultura dos Países Baixos.

O objetivo da visita representando a Associação Cultural Brasil Holanda (ACBH) foi de estreitar laços com holandeses no Brasil, divulgar a ACBH/Global Integration, fazer conexões e conhecer novas maneiras de valorizar a cultura.

Para saber o que motivou André Krai e sua família a investir em um atrativo inspirado na Holanda, marcamos com essa pessoa cheia de energia e ânimo no deck Zaandam, após desfrutar de uma sopa de ervilhas com bacon, acompanhada de batatas fritas em um cesto de metal.

Apaixonado pela Holanda, André conta que conheceu o país em suas viagens anuais por motivo de trabalho, pois é empresário da área de moda. Ele aprecia o povo holandês, o respeito, a diversidade e a igualdade, além da história da Holanda e o desenvolvimento da indústria, da criatividade. Tudo isso o deixa muito encantado, sem falar da construção dos diques, moinhos, tulipas e o queijo holandês. Seu pensamento foi: “Por que eu não posso misturar isso tudo num caldeirão e apresentar para os turistas que vêm visitar a nossa região?”.

O início se deu uma vez que visitou os Países Baixos e, não conseguindo lugar para se hospedar em Amsterdã, encontrou um hotel especial no coração da cidade de Zaandam, onde o estilo arquitetônico tradicional local foi renovado e modernizado de uma forma muito criativa. Esta mistura perfeita entre o moderno e o antigo motivou-o a desenvolver o projeto Zaandam, fazendo homenagem a essa linda cidade a norte de Amsterdã.

Visitas às colônias holandesas no Brasil ajudaram André e sua equipe a continuar montando a estrutura de tudo que precisava ter em sua cidade: um moinho típico, um canal de água, Peter salvando o dique holandês, um espaço kids, a comida, a dança e as atrações culturais.
Assim a Holanda chega um pouco mais perto dos brasileiros!

Zaandam está localizada na rua 15 de Novembro, a principal de Nova Petrópolis, e funciona diariamente. Nas noites dos finais de semana, o visitante se encanta com a apresentação de um show de música e luzes, o Wals van Lichten. Tudo para encantar, divertir e servir!

A cidade holandesa no Rio Grande do Sul intenta fazer uma ligação com as comunidades holandesas, que tem ali a oportunidade de mostrar sua cultura, pois uma futura construção irá abrigar o museu, onde será possível ver como é feito o tamanco de madeira e conhecer a história da imigração holandesa no Brasil. Também não irá faltar a história do cooperativismo, pois Nova Petrópolis é o berço do Sicredi, apoiador do empreendimento.

Os planos do empreendedor não param na inauguração festiva, momento especial com coquetel para convidados da embaixada e das comunidades holandesas, fita nas cores da bandeira holandesa, show de fogos e muita comida gostosa. Estando no local, percebe-se como foi pensado em cada detalhe. Além de tudo que já acontece, Krai está cheio de ideias e preparando mais entretenimento em Zaandam: visita guiada ao moinho, degustação de queijos e petiscos, lugar para tirar uma foto à moda antiga, espaço para festas, exposições relacionadas à cultura holandesa e uma noite cultural completa com humorista e apresentação de dança em tamancos.

Nos finais de semana e em feriados, servem almoço holandês, mas outras iguarias típicas estão no cardápio. Degustamos uma cerveja holandesa que começou a ser produzida aqui, da Bierbrouwerij De Roos, que lançou a cerveja Bikse Tripel no Brasil em 2020. O novo empreendimento turístico também oferece ao visitante a possibilidade de adquirir diversos produtos, entre os típicos queijos, pães, café, biscoitos e o stroopwafel.

Conforme André Krai explica, os sonhos do projeto Zaandam são muito maiores, pois incluem a construção de uma marca forte, produção e comercialização de produtos locais e típicos e, mais tarde, a expansão pelo Brasil, com cafeterias e restaurantes. Ele sonha alto, tem planos para dentro de seis anos ter “uma Zaandam em várias cidades, em cada aeroporto do Brasil... até construir uma Zaandam em Zaandam, na Holanda”.

*Marina van der Vinne, coordenadora do Global Integration da Associação Cultural Brasil Holanda

 

 

 

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Jockey Plaza Shopping aumenta em 20% o quadro de colaboradores para o final do ano

 

 

 

Jockey Plaza Shopping aumenta em 20% o quadro de colaboradores para o final do ano

Para atender a demanda crescente do final do ano, o Jockey Plaza iniciou em novembro a contratação de colaboradores para o Natal. São 48 vagas de emprego só na gestão do shopping, entre os setores de limpeza, estacionamento, segurança e temporários. O faturamento total do shopping já chegou a normalidade, comparado com os meses antes da pandemia da COVID-19. “Vemos o fluxo crescer mês a mês e estamos confiantes que teremos um Natal de bons resultados, com expectativa de alcançar os números do nosso primeiro Natal no ano passado”, afirma o superintendente, Daniel Bueno.

Um levantamento realizado pelo Jockey Plaza Shopping aponta a contratação de mais de 550 temporários pelos lojistas para o período, nas áreas de vendas, estoque, caixa, atendimento, reposição e outras funções. “Após o fechamento do shopping, durante o período de quarentena, algumas operações reduziram seus quadros de colaboradores e, agora para normalizar, muitos dos temporários terão a oportunidade de efetivação após o Natal”, afirma Bueno.

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) acredita que a geração de vagas formais, por meio do trabalho temporário, deve crescer 12% entre julho e dezembro de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo a entidade, poderão ser geradas mais de 900 mil vagas temporárias, frente às 800 mil de 2019.

Os currículos podem ser cadastrados no site do shopping, www.jockeyplaza.com.br, ou deixados na área de atendimento ao cliente, na entrada da Rua Konrad Adenauer, 370.

Serviço:

Jockey Plaza Shopping - R. Konrad Adenauer, 370

Lojas:

De segunda a sábado, das 11h às 22h

Domingos e feriados, das 14h às 20h

Alimentação e Lazer:

De segunda a sábado, das 11h às 22h

Domingos e feriados, das 11h às 22h

 

 

 

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Um aparelho para “apagar” zumbido

 

 

 

Um aparelho para “apagar” zumbido

Diferente de outras terapias, a tecnologia Notch atua de forma inaudível; mal atinge cerca de 28 milhões de brasileiros

O silêncio absoluto nas horas de repouso não é uma realidade para aproximadamente 28 milhões de brasileiros. O incômodo zumbido, que pode ser comparado a uma dor de cabeça, aparece como um ruído mais grave ou agudo e em diferentes intervalos durante o dia. Para acabar com o mal, uma nova tecnologia exclusiva promete “apagar” o zumbido do cérebro.

“É como se a gente desligasse a frequência em que o paciente tem o zumbido”, afirma Marcia Bonetti, fonoaudióloga e responsável técnica da Audiba, empresa de aparelhos auditivos. “Se por meio dos exames a gente detecta que ele tem zumbido nos 8 mil hertz, isolamos essa frequência, como se a desligássemos. Então o paciente passa a ouvir mais os sons externos. O objetivo é aliviar e mascarar o zumbido, sem que haja outro som competindo, como acontece com a terapia convencional que tem no mercado”.

Diferente de outras terapias, a Notch — disponível no mercado há cerca de oito meses — atua de forma inaudível. Assim, ao invés de inserir outros estímulos sonoros, a nova terapia isola, pelo aparelho auditivo, a frequência em que o zumbido é identificado, fazendo com que o ruído não seja mais amplificado. Nas terapias convencionais acontece o contrário, já que outros estímulos sonoros são inseridos junto ao aparelho auditivo e, assim, “conflitam” com o ruído do zumbido, fazendo com que o paciente escute sempre um “chiado”.

A adaptação completa da tecnologia ocorre em um período de seis meses a um ano. Ainda assim, após três semanas de tratamento já é possível detectar uma melhora significativa nos sintomas. Dentre os pacientes adaptados, cerca de 85% dos casos têm o problema solucionado. “Para ter sucesso no resultado é muito importante que os pacientes façam o acompanhamento até que exista uma resposta consistente”, ressalta Márcia.

Diferentes causas de zumbido

Por ser um sintoma, as causas do zumbido podem variar, assim como acontece com a febre, por exemplo. Desde o excesso de cera, infecções, lesões no ouvido e até mesmo fatores menos aparentes, como problemas na articulação da mandíbula, alterações cardiovasculares, colesterol, diabetes e consumo excessivo de cafeína e álcool podem ser a origem desse sintoma. Ainda assim, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 90% dos casos têm como causa principal a perda auditiva.

Independentemente da origem, a nova terapia é benéfica a todos os pacientes. A tecnologia é implantada em um aparelho auditivo convencional, sendo possível trabalhar com amplificação sonora ou Terapia Notch, variando conforme a necessidade do paciente. Após a instalação, é feito o acompanhamento entre fonoaudiólogo e paciente até que a adaptação seja completa.

Por ser um tratamento paliativo ao sintoma, a terapia pode ser feita paralelamente ao acompanhamento médico ou de forma contínua, caso a origem do problema não seja reversível. “Se for ocasionado pela perda auditiva não reversível, por exemplo, então o paciente sempre vai estar usando esse tipo de terapia. Caso seja por uma alteração tratável, ele trata esse sintoma enquanto o médico cuida da causa”, explica a responsável técnica.

Por ser inerente ao aparelho auditivo, a tecnologia está presente tanto em modelos mais recentes como também nos mais básicos. Assim, o valor gasto varia conforme e a escolha do aparelho.

Mais informações: https://www.audiba.com.br/.

 

 

 

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Onda Eco promove Blue Friday em um movimento de consumo consciente

 

 

 

Onda Eco promove Blue Friday em um movimento de consumo consciente

Durante a semana de 23 a 27 de novembro, o volume de produtos vendidos no e-commerce da marca de produtos de limpeza sustentáveis será revertido, na mesma quantidade, em doações para o projeto Barco Sorriso

Está chegando a sexta-feira mais esperada do ano para consumidores ávidos por descontos: a Black Friday. A data movimenta o mercado do varejo no mundo todo, quando marcas promovem promoções e oferecem vantagens aos clientes. A Onda Eco, porém, mergulhou fundo no consumo consciente e apostou em uma black Friday diferente de todas as outras. A marca de produtos de limpeza ecológica promove a Blue Friday, a sexta-feira azul - em referência direta aos oceanos, principal causa abraçada pela marca. Na ação, que acontece entre os dias 23 e 27 de novembro, as compras são revertidas em doações de produtos para a ONG Barco Sorriso. Se na Black Friday os descontos são altos, na Blue Friday o volume também é generoso: a cada 1L comprado em produtos no e-commerce da marca, 1 L será doado pela Onda Eco. A ação faz parte da campanha “Amor à Bordo”, onde o Barco Sorriso distribui doações de alimentos e itens de necessidade básica às comunidades da Baía de Guaraqueçaba e região, no litoral paranaense.

A Blue Friday está alinhada ao propósito da Onda Eco de ser não só uma marca de produtos de limpeza ecológica, mas também um movimento. A parceria com o Barco Sorriso foi escolhida por afinidade com a causa tanto da saúde, quanto dos oceanos, passando ainda pelo bem-estar social. A ONG faz, há sete anos, um trabalho significativo com as comunidades carentes do litoral do Paraná, com educação e atendimento relacionado à saúde bucal e doações. “A comunidade litorânea sente na pele os efeitos da poluição dos mares e oceanos, por isso a ação faz tanto sentido para a nossa marca. Queremos mostrar que a data pode ir além do consumo”, diz Stefania Bonetti, fundadora da Onda Eco.

Como vai funcionar a ação

Durante toda a semana do dia 23 a 27 de novembro, as compras realizadas no site da marca serão contabilizadas e, no final do último dia, serão somadas as quantidades vendidas de cada produto para que o mesmo volume seja doado pela Onda Eco ao projeto “Amor à Bordo”. Estarão disponíveis para compra os três produtos da marca: lava-louças e multiuso pronto para uso nas versões de 500 ml e 5L, e o lava-roupas e o Multiuso concentrado nas opções de tamanho: 1L e 5L.

Sua compra faz o bem, faz a diferença, faz eco.

Sobre a Onda Eco

Fundada pelas irmãs Stefania e Nicole Bonetti, a Onda Eco é uma marca de produtos de limpeza ecológicos que preza pela saudabilidade das pessoas e da natureza. Com um conceito minimalista, a linha chegou ao mercado em 2020 oferecendo três produtos: lava-roupas, lava-louças e multiuso. Com formulações biodegradáveis, veganas (à base de plantas e sem testes em animais), totalmente produzidas com ingredientes naturais e sem substâncias tóxicas, os itens são vendidos em embalagens feitas com plástico reciclado dos oceanos. Além disso, os produtos são concentrados, o que gera um rendimento três vezes maior do que as versões tradicionais do mercado.

Serviço:

E-commerce – www.ondaeco.com.br/loja

@aondaeco

 

 

 

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