Planejamento de carreira é essencial para sucesso pessoal e profissional em 2021

 

 

 

Planejamento de carreira é essencial para sucesso pessoal e profissional em 2021

Consultor de carreira dá dicas para traçar metas para o próximo ano

Falta pouco mais de um mês para o final do ano. Você lembra daqueles planos feitos lá no começo de 2020? Eles deram certo? Foram concretizados? O consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, acredita que o planejamento é essencial para estruturar um plano de carreira eficaz e objetivo. Confira algumas dicas do consultor:

1- Tenha metas e objetivos que sejam S.M.A.R.T.! Specific/Específicos, Measurable/Mensuráveis, Achievable/Alcançáveis, Relevant/ Relevantes e Time-bound/Delimitados em um recorte de tempo. Não adianta traçar metas impossíveis. Defina o tempo que precisa para concluí-las e, se possível, dentro de 12 meses. Não adianta ter como objetivo ser diretor, gerente ou empresário se você nem começou a estudar o mercado e o que compõe este desafio. Seja realista!

2- Faça um plano de ações! Defina quais são suas metas, aonde quer chegar, o que gostaria de alcançar nos próximos três meses, seis meses e até o final do ano. Depois, para cada meta, defina um plano de ações. Por exemplo, para aprender uma língua estrangeira: fazer uma pesquisa de preços de escolas de inglês (jan/21), selecionar aquelas que possuem boa reputação e chance de performance satisfatória (fev/21), fazer um teste de nivelamento (fev/21), fazer um planejamento de datas/horários para garantir que ao começar as aulas o tempo esteja reservado e seja sagrado (mar/21) – DICA: usar o sistema de agendamento do seu celular de forma eficiente para garantir que este tempo seja seu e de seu aprendizado.

3- Desmembre todas as metas! Para cada uma colocada no papel, é importante responder as perguntas: o quê, quem, quando, onde, como, quanto e por quê. “O quê” lhe dá objetividade e assertividade. “Quem” define parceiros de responsabilidade. “Quando” define e lhe traz a referência temporal, garantindo o timing da execução. “Onde” permite aumentar as chances de estar no lugar certo na hora certa. “Como” lhe traz os meios para executar e o caminho a seguir, o que SEMPRE é algo muito crítico, faz com que você saia do puro sonho e venha para a realidade da execução. “Quanto” permite reservar e avaliar os recursos necessários. E o “Porquê” lhe permitirá trabalhar sua motivação nos momentos difíceis e desafiadores.

4- Revise suas metas com frequência! Os planos, os objetivos, os cenários e as condições podem mudar, e elas realmente mudam. Então todos os meses revise seu planejamento e verifique as etapas executadas, os resultados alcançados e se há necessidade de priorização ou ainda adaptação. Essa avaliação periódica é essencial para o sucesso do planejamento. Para chegar ao destino é preciso constantemente avaliar se a direção, a velocidade e qualidade da execução estão corretos.

5- Tenha prazos e indicadores! Um planejamento de carreira eficaz tem objetivos, caminhos para chegar aos objetivos e prazos para atingi-los. Os prazos precisam ser definidos com análise realista das possibilidades diárias, e avaliados também mês-a-mês. IMPORTANTE: Em caso de etapas mais críticas do planejamento, o acompanhamento deve ser semanal, ou até mesmo diário.

6- Autoconhecimento! Tenha consciência das suas potencialidades, pontos a melhorar, as oportunidades e as ameaças. Olhar para essas questões faz com que o profissional busque crescer e se aprimorar. Além de maximizar suas chances de sucesso. Uma oportunidade somente é uma oportunidade real, quando a pessoa possui habilidades e competências para realmente poder aproveitá-la. Essa análise é fundamental para o sucesso. Fazer um Aconselhamento/Counseling de Carreira com uma equipe séria, especializada e com conhecimento real de mercado, é fundamental para o sucesso.

7- Esteja preparado! É fundamental em qualquer planejamento profissional incluir o aprendizado. Adquirir conhecimento, seja em cursos rápidos, graduação, pós-graduação, ou módulos específicos, ou ainda formação internacional, conforme as necessidades de cada profissional e de cada planejmaneto, é de suma importância para o sucesso profissional. O mundo está em constante mudança e estar atento a isso é se colocar na frente, sempre!

IMPORTANTE: Ideia boa precisa virar projeto, senão é apenas sonho e sua execução pode sim virar pesadelo. Já projeto bom não pode ficar na gaveta, precisa ser implementado.

Orientação e planejamento gratuito de carreira

A ESIC Internacional oferece gratuitamente em Curitiba o serviço de Counseling/Planejamento de Carreira para alunos e profissionais da comunidade, de todas as idades. O trabalho, que é feito em três etapas, contempla testes de aptidão e personalidade, que avaliam a vocação e perfil comportamental do profissional, uma segunda etapa de planejamento e uma entrevista com o consultor de carreira da instituição. O profissional recebe uma análise e direcionamento da carreira, com base nos seus objetivos profissionais. Pode ser realizado por profissionais de todas as idades e etapas da carreira, desde estudantes que ainda irão dar os primeiros passos, até profissionais que já tem caminho trilhado, mas que estão buscando redirecionamento ou aprimoramento.

O processo de participação é extremamente facilitado, basta agendar o Counseling de Carreira entrando em contato com o Departamento de Atenção ao Aluno e ao Candidato - DAAC, no telefone (41) 3094-7775, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou ainda no site www.esic.br. Não há nenhum tipo de restrição.

 

 

 

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Ethos e Facop promovem discussão sobre gestão da cadeia de valor

 

 

 

Ethos e Facop promovem discussão sobre gestão da cadeia de valor

Evento transmitido pelo Youtube aborda importância de práticas sustentáveis reais no mundo empresarial

A terceira rodada do Encontro Empresarial de Responsabilidade Social - I Ciclo de Diálogos Ethos-Facop debate o tema "Cadeia de Valor", com a diretora-adjunta do Instituto Ethos, Ana Lucia de Melo Custodio. Gratuito e aberto a todos os interessados, o evento acontece na quinta-feira, 26 de novembro, às 11h, no Youtube da Facop (facop.oficial).

O encontro do dia 26 vem para completar uma série de diálogos que falou, primeiro, sobre sustentabilidade e, em seguida, sobre integridade e compliance. No início de dezembro, um último evento encerra o ano falando sobre Sistema B. De acordo com a superintendente executiva da Facop (Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities), Cássia Almeida, a gestão da sustentabilidade na cadeia de valor se dá quando a empresa passa a fazer a gestão estratégica dos impactos sociais e ambientais de matérias-primas e serviços em todas as fases dessa cadeia, de ponta a ponta. "Em um mercado cada vez mais exigente, desenvolver a cadeia de valor pode ir além de alinhar suas práticas socialmente responsáveis e de identificar e gerir eventuais impactos. É também uma forma de antecipar riscos, gerar novas oportunidades de negócio e contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade", pontua.

Segundo ela, dentro de cada ponto da cadeia de valor há aspectos importantes relacionados à integridade empresarial, questões socioambientais, culturais, condições de trabalho e direitos humanos - aspectos que, atualmente, passam a ser cada vez mais importantes também para os investidores. Cada um desses pontos deve ser analisado individualmente, visando o desenvolvimento de estratégias baseadas numa visão integral do ciclo de vida dos produtos e serviços da organização, bem como sua relação com os stakeholders. "A gestão sustentável requer uma visão ampla e envolve também a integridade nas ações internas e externas da cadeia de valor que visa, entre outras coisas, à promoção da diversidade, dos direitos humanos, da ética nas relações de trabalho e na concorrência. Também está relacionada à gestão estratégica e seus impactos sociais e ambientais, especialmente junto aos fornecedores. Isso porque, se todos não estiverem comprometidos com essa consciência, a cadeia não estará atendida”, ressalta a superintendente.

O encontro marca o encerramento do I Ciclo de Diálogos Ethos-Facop, promovido pelo Instituto Ethos e a Facop, com o objetivo de gerar conscientização sobre aResponsabilidade Social Empresarial, práticas, aplicações, efeitos e o impacto e valor desse compromisso também para o mundo dos negócios. Mais informações e inscrições: https://bit.ly/2JmwbtX. No início de dezembro, a Facop promove o último encontro do ano sobre o Sistema B, para fechar os debates sobre Responsabilidade Social Empresarial.

Serviço:

3ª rodada do Encontro Empresarial de Responsabilidade Social - I Ciclo de Diálogos Ethos-Facop - Cadeia de Valor

26 de novembro de 2020, às 11h, no Youtube da Facop (facop.oficial)

Evento on-line e gratuito

Informações e inscrições: https://bit.ly/2JmwbtX

 

 

 

 

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Boa Loja, no Shopping Curitiba, arrecada doações para Afece

 

 

 

Boa Loja, no Shopping Curitiba, arrecada doações para Afece

Consumidores e lojistas se unem numa corrente do bem e depositam produtos nas prateleiras da loja vazia, que é um posto de arrecadação

Os consumidores param em frente às vitrines para conferir os detalhes de um produto que lhes chamou a atenção, o preço, as condições de pagamento. Se o lojista acertou o alvo, entram na loja e descobrem modelos e cores em meio às araras e cabides. Nas etapas finais do processo de compra estão uma paradinha no provador para aprovar o figurino diante do espelho e, finalmente, o pagamento no caixa.

Pronto: lá vão eles pelos corredores com o sorriso largo, típico de quem comprou uma peça de roupa nova ou um utensílio que estava namorando faz tempo. Essa cena se repete milhares de vezes no mundo todo, diariamente. Menos na Boa Loja, que está funcionando no piso L1 do Shopping Curitiba.

Lá, aquela de sensação de satisfação por ter alcançado um desejo próprio é superado por uma outro sentimento arrebatador: o de ajudar o próximo. Na Boa Loja, os clientes cumprem o papel da boa causa, ao invés de clientes. Entram com as sacolas cheias, depositam uma mercadoria numa prateleira, saem com as mãos abanando e com o coração cheio de alegria.

É que esse estabelecimento não é um ponto comercial comum: é um posto de arrecadação, que acumula uma diversidade de produtos que serão doados para a Afece, entidade que presta assistência para 225 assistidos, que possuem algum tipo de deficiência. Localizada em Curitiba, no bairro Tarumã, a instituição sobrevive graças ao trabalho voluntário, inclusive para captação de recursos, já que recebe em torno de 38% de fundos do governo.

Os custos para oferecer a assistência social, educação, alimentação e saúde para os assistidos é alto, mas a Afece conseguiu driblar todas as adversidades da pandemia e manter todas as atividades em pleno funcionamento. Isso só foi possível aos parceiros, heróis fantasiados de gente comum, espécies de Robin Hoods modernos, que anseiam por levar comida, saúde, educação e oferecer um pouco de conforto para os menos favorecidos. O espírito de todos eles é um só: o da solidariedade.

O Shopping Curitiba conseguiu ir além com a Boa Loja, espalhando uma sementinha entre os lojistas e consumidores, que se inspiram a ajudar diante de uma vitrine repleta de doações. “Em um ano tão desafiador quanto 2020, temos um papel ainda mais importante, que é despertar o espírito de solidariedade dentro de cada um. Por isso, não medimos esforços para desenvolver ações que de fato serão benéficas para a Afece. Estamos felizes com os resultados até o momento” ressalta Luciano Abe, superintendente do Shopping Curitiba.

Há espécies de doações para todos os gostos e bolsos. Dá para escolher uma das bolas da árvore natalina, adornadas com um QR Code, que direciona para compras de cestas de Natal. Os alimentos também podem ser depositados na Boa Loja, que garante a entrega de todas as mercadorias para a Afece.

A dose de amor ainda tem uma recompensa material, que é para estimular todo mundo a participar: quem doar uma cesta básica na Boa Loja, ganha o triplo de cupons para os sorteios de Natal do Shopping Curitiba. Em 2020, o estabelecimento vai sortear 44 kits da Electrolux e três experiências gastronômicas com o chef Délio Canabrava.

Maíra de Oliveira, diretora geral da Afece, enfatiza a importância das ações realizadas pelo Shopping Curitiba. “As dificuldades econômicas impostas pela pandemia refletiram na queda nas doações para a manutenção dos nossos serviços. E essa parceria, para nós, é um presente de Natal coletivo, é um abraço gigante do Papai Noel em todos os nossos assistidos. Eles necessitam da ajuda comunitária e do voluntariado para ter um Feliz Natal e um próspero ano, sem a falta de recursos materiais, em 2021”, diz.

Os interessados devem levar as doações até a Boa Loja (no piso L1), sem a necessidade de agendamento prévio. O horário de funcionamento é das 11h às 22h, de segunda a sábado, e nos domingos e feriados, das 12h às 20h. O Shopping Curitiba fica na Rua Brigadeiro Franco, 2.300.

 

 

 

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Congresso online discute alfabetização mais eficiente

 

 

 

Congresso online discute alfabetização mais eficiente

A pandemia trouxe um dos maiores distúrbios nos sistemas educacionais prejudicando o processo de aprendizagem de milhões de estudantes. Pensando em contribuir para a educação, o Instituto NeuroSaber irá promover a primeira edição do “Congresso de Alfabetização: da Ciência Cognitiva à Prática Escolar”, dos dias 26 a 28 de novembro. Ao vivo e online, o evento, que conta com importantes especialistas do setor, vai discutir condutas educativas a partir de evidências científicas e refletir sobre métodos de ensino que possibilitem uma alfabetização mais eficiente.

Segundo Luciana Brites, CEO do Instituto NeuroSaber, o congresso vai promover treinamento qualificado para profissionais da educação, pais e interessados. Durante as palestras, vão ser analisados métodos de ensino que de fato contribuam para aprendizagem e que levem em consideração as etapas e o desenvolvimento, desde as dificuldades de aprendizagem às habilidades cognitivas e comportamentais.

Brites ressalta ainda que o evento irá debater a importância da Ciência Cognitiva da leitura. Segundo ela, trata-se de uma análise dos processos linguísticos, cognitivos e cerebrais que ajudam a compreender sobre como funciona o cérebro de quem está aprendendo a ler e como se dá o aprendizado da leitura.

- Entendendo bem esses fatores e como eles acontecem dentro da mente, é possível pensar em melhores maneiras para auxiliar no desenvolvimento da leitura e da escrita das crianças. E diante de toda essa defasagem da educação, será fundamental que profissionais e pais possam estar melhor habilitados para reverter o atual cenário provocado pela pandemia - observa.

Palestras e elaboração de livro

As palestras também serão gravadas e disponibilizadas para serem assistidas posteriormente pelos participantes. Além disso, haverá um local digital que servirá como espaço para interação, com o objetivo de tirar dúvidas e compartilhar experiências entre os profissionais, pais e familiares interessados em alfabetização.
Também será elaborado um livro sobre o congresso, com o apoio de especialistas e pesquisadores participantes, que vai analisar os estágios e o desenvolvimento desde as dificuldades de aprendizagem às habilidades cognitivas e comportamentais.

Inscrições pelo link: https://neurosab.com/campaign/ai-congresso-de-alfabetizacao

Confira a programação completa do evento:

Dia 26/11, quinta-feira

18h: Dra. Alessandra Seabra inicia o congresso falando sobre a Política Nacional de Alfabetização (PNA) e Ciências Cognitivas.

19h: Dra. Maria Regina Maluf conversa com os participantes sobre a Formação de Professores e Alfabetização.

20h: Dra. Rochele Fonseca encerra o primeiro dia de congresso com um bate-papo sobre Literacia emergente: fatores neuropsicológicos pró-prontidão escolar e aprendizagem significativa.

Dia 27/11, sexta-Feira

18h: Dra. Alessandra Seabra abre o segundo dia de palestras com o tema Princípio alfabético, Consciência Fonêmica e Instrução Fônica

19h: Dra. Ana Luiza Navas fala sobre a importância da Fluência de leitura

20h: Dra. Ana Luiza Navas segue no encontro, com o tema Compreensão de leitura

Dia 28/11, sábado

9h: Dr. Clay Brites abre o último dia de congresso falando sobre os Aspectos Biológicos e Neurológicos da Linguagem Escrita

10h: Dra. Camila Leon discute Autorregulação e Funções Executivas na Alfabetização

11h: Dra. Cíntia Salgado palestra sobre a Identificação precoce de dificuldades de leitura e escrita em contextos de vulnerabilidade.

13h: Me. Gabriel Brito fala sobre a Leitura e escrita no Ensino Fundamental II

14h: Dra. Rosângela Gabriel abrange a Alfabetização de Adultos

15h: Me. Roselaine Pontes de Almeida fala sobre A BNCC e a alfabetização na Educação Infantil

16h: Luciana Brites encerra o congresso em palestra sobre os Aspectos Psicomotores da Escrita

 

 

 

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LGPD na prática: empresas buscam soluções para gestão de dados de clientes e colaboradores

 

 

 

LGPD na prática: empresas buscam soluções para gestão de dados de clientes e colaboradores

Evento gratuito reúne especialistas da área de TI e Comunicação para apresentar cases e ferramentas práticas para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados

Pesquisas apontam que poucas empresas brasileiras estão prontas para atender às normas impostas Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nº 13.709/18. Levantamento realizada pela BluePex, empresa de segurança da informação, apurou que apenas 2% das pequenas e médias empresas (PMEs) estão totalmente preparadas para fazer a gestão de dados de clientes e colaboradores da forma prevista pela legislação. Visando apoiar profissionais, empreendedores e empresas neste processo, o Sebrae Paraná, em parceria com a Realize Hub, promove o DATA TIC Paraná, evento online e gratuito que acontece nos dias 23 e 24 de novembro.

O grande desafio existente não está na compreensão das exigências legais, que em síntese determinam um consentimento no uso dos dados pessoais, bem como em seu armazenamento, mas sim na dificuldade real das instituições de saberem quais ferramentas podem apoiar essa adequação.

Conforme avalia Victor Domingues, sócio-proprietário da Realize Hub e consultor do Sebrae-PR, será necessária uma grande reestruturação de sistemas para atender a legislação, sendo necessária uma boa preparação de profissionais e organizações para o novo momento. “A transformação digital se faz mais do que necessária para a sobrevivência e segurança dos negócios e, para isso, não faltam softwares de apoio, no entanto, é preciso torná-los conhecidos para o maior número de pessoas”, defende.

Ainda segundo o consultor, está sendo necessária uma mudança cultural e o desenvolvimento de novos processos, especialmente considerando que diversos setores empresariais estão sendo impactados pela legislação, desde Recursos Humanos, Marketing, Tecnologia da Informação até o Financeiro. Os palestrantes trarão cases e ferramentas para aplicação prática. Entre os nomes confirmados para promoção do debate estão representantes dos principais players do mercado, como a diretora de segurança da Accenture e líder da prática de privacidade e proteção de dados, Vanessa Fonseca, o diretor de Cybersecurity na Microsoft, Nycholas Szucko, a diretora de operações na Pontus Visio, Amanda Ferreira Mozena, o executivo do mercado digital, Tiago Barra. Mais informações sobre a programação pode ser obtidas no site para inscrição do evento, no site do Sympla: https://bit.ly/3nqbj3O.

Futuro e tendências

O DATA TIC também irá debater os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 com o objetivo de auxiliar a comunidade de empreendedores indicando caminhos e oportunidades para a retomada econômica por meio de esforços nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação. As palestras seguem um formato de apresentação de até 15 minutos e foram pensadas para apoiar profissionais de segmentos de TIC e de Marketing, Compras e Operações, Logística, Jurídico, Financeiro, Contábil, RH, Design. Também é indicado para a comunidade acadêmica de áreas como Marketing, Administração, Direito, Comunicação, Design entre outros.

Serviço:

Data TIC - LGPD - Compliance - Tendências

Data: dia 23 e 24 de novembro

Custo: Gratuito

Onde: YouTube

Inscrições: https://bit.ly/3nqbj3O

Esse evento tem como objetivo apresentar para empreendedores e profissionais de diversas áreas cases e ferramentas relacionadas à aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) de forma prática. Além disso, debater tendências, caminhos e oportunidades para a retomada econômica por meio de esforços das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Realização: Realize Hub e Sebrae. Apoio: Associação Comercial do Paraná (ACP); Associação das empresas brasileiras de tecnologia da informação (Assespro PR); Sistema FIEP PR; PPA Advogados; ROIT; Woke; Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

SOBRE A REALIZE HUB

A Realize Hub é uma empresa de tecnologia especializada na aplicação de inteligência artificial para maximizar o alcance de resultados de seus clientes. Atuando de forma customizada em cada projeto, seus serviços compreende os seguintes eixos: Consultoria e Treinamento em Inovação, Gestão Estratégica e Marketing Digital; Inteligência de Mercado, Business.

 

 

 

https://bit.ly/3nqbj3O

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