Geografia: cinco assuntos mais abordados no Enem nos últimos 10 anos

 

 

 

Geografia: cinco assuntos mais abordados no Enem nos últimos 10 anos

Há menos de dois meses das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a fase final de preparação pode se tornar uma missão complicada. Embora o edital do exame disponibilize a Matriz de Referência, na qual constam os conteúdos do Ensino Médio que podem ser abordados nas provas, a lista de 24 páginas contemplando as quatro áreas do conhecimento, pode deixar qualquer um perdido, sem saber o que priorizar daqui em diante.

"Tem mais chances de se sair bem na prova aquele que estudou com dedicação ao longo de todo o Ensino Médio, a fim de garantir uma boa base de conhecimentos. Mas sabemos que a preparação na reta final exige que o estudante priorize alguns conteúdos que notoriamente caem com mais frequência e também que o estudante possa apresentar mais dificuldade", orienta o coordenador da Assessoria de Geografia do Sistema Positivo de Ensino, Wilson Galvão.

Para ajudar quem está se preparando nessa reta final, o departamento de inteligência do Sistema Positivo de Ensino mapeou os assuntos que mais caíram nas provas do Enem nos últimos dez anos.

Geografia

De acordo com o levantamento, os cinco assuntos que mais caíram nas últimas dez edições do Enem em geografia foram: Geografia Agrária (19%), Meio Ambiente (17%), Questões econômicas e globalização (13%), Geografia Urbana (10%) e Geografia Física (10%). Segundo Galvão, os itens da unidade curricular de Geografia que o Enem privilegia analisam a compreensão do estudante acerca do espaço geográfico brasileiro. "Em geografia agrária, por exemplo, são comuns questões que abordam o processo de ocupação do território pelas atividades agrícolas, considerando as áreas de expansão, conflitos agrários, além dos problemas ambientais e sociais no espaço rural brasileiro", explica.

Por sua vez, entre as questões que abordam geografia urbana, Galvão explica que são comuns temas como hierarquia e rede urbana brasileira, adensamento urbano na relação com processos migratórios e a atividade industrial. "Nesse contexto, também são comuns itens que abordam problemas sociais e ambientais, analisando temas como a organização do espaço urbano, gentrificação, moradia e mobilidade, entre outros", descreve o coordenador.

"Além do destaque para os temas citados, é importante lembrar ao estudante sobre a importância da leitura e interpretação da linguagem cartográfica, dos gráficos e tabelas, assim como das paisagens. Aprofundar o entendimento dessas linguagens são fundamentais para um bom desempenho em relação aos itens de geografia, mas também a outras áreas do conhecimento", finaliza.

 

 

 

 

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Transtornos de personalidade, temperamento afetivo e representatividade cinematográfica

 

 

 

Transtornos de personalidade, temperamento afetivo e representatividade cinematográfica

*Por Dr. Sivan Mauer

A abordagem visual dos filmes é um poderoso instrumento utilizado para elucidar de forma didática a realidade dos transtornos mentais e demais problemas de saúde, atuando desde o reconhecimento das doenças até sua aceitação social. Contudo, o mundo do “show business” peca na forma certa de retratar esses distúrbios, associando-os sempre a loucos ou assassinos que, muitas vezes, conseguem alternar suas personalidades apenas com a força do pensamento.

Essa má representação estigmatiza os portadores de transtornos mentais, vinculando-os a um comportamento violento, irracional e perigoso para a sociedade. Mas não é isso que acontece na realidade. Em geral, esses indivíduos não fazem mal às pessoas a seu redor, mas sim a si próprios. Para entender melhor o assunto, hoje podemos olhar os transtornos de personalidade através dos conceitos de temperamentos afetivos, “re”descobertos recentemente pela psiquiatria.

Os conceitos de temperamentos podem ser separados em três tipos básicos: Hipertimia, que contempla sintomas leves de mania, como aumento da energia, necessidade diminuída de sono, libido exacerbada, sociabilidade, extroversão e senso de humor; Distimia, que engloba sintomas depressivos leves, como baixa energia, maior necessidade de sono, libido reduzida, ansiedade social, introversão, baixa produtividade no trabalho; e Ciclotimia, que apresenta constantes alternâncias entre sintomas leves de depressão e mania, como altos e baixos no humor e nos níveis de atividade.

Os três conceitos são baseados na construção afetiva-comportamental do indivíduo, de forte origem genética. Parentes próximos de pacientes com transtorno bipolar, por exemplo, têm um maior grau de desregulação temperamental, podendo apresentar transtornos de personalidade ao longo da vida. Pesquisas recentes identificaram uma prevalência mais alta de temperamento ciclotímico em pessoas com histórico familiar da doença, principalmente em parentes de primeiro grau de pacientes com doença de transtorno bipolar.

Contudo, o grande problema ao redor dos transtornos de humor é a negligência no tratamento. Ao ignorar os sintomas particulares de cada tipo de transtorno, os antidepressivos são usados em excesso, com menos eficácia e consequências prejudiciais. O melhor a se fazer é direcionar o paciente para uma avaliação com um médico psiquiatria a fim de entender a melhor alternativa terapêutica e, consequentemente, aumentar as chances de sucesso no tratamento.

*Dr. Sivan Mauer é médico psiquiatra especialista em transtornos do humor. O profissional é mestre em pesquisa clínica pela Boston University School of Medicine, dos Estados Unidos, e doutor em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)

 

 

 

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Com show repleto de hits, Thiaguinho se apresenta no Expotrade Pinhais neste sábado

 

 

 

Com show repleto de hits, Thiaguinho se apresenta no Expotrade Pinhais neste sábado

O evento acontece no próximo dia 28 de novembro, na maior arena de shows com distanciamento social do país

Com uma programação exclusiva em um novo formato que permite ao público curtir os espetáculos fora do carro, dançando e cantando com muita empolgação, a Arena Itaipava Premium, que funciona no tradicional Expotrade, na cidade de Pinhais (PR), localizada na Região Metropolitana de Curitiba (PR), deixa de lado a garantia de distanciamento social. O espaço, preparado para receber grandes shows nacionais com o público posicionado em áreas reservadas para até quatro pessoas, vai receber, no próximo dia 28 de novembro, a apresentação de um dos cantores mais versáteis e carismáticos da música nacional: Thiaguinho.

Cantor, compositor e instrumentista, Thiaguinho se consagrou como um dos intérpretes mais talentosos do país. Revelado no reality show musical Fama, da Rede Globo, no ano de 2002, Thiaguinho foi convidado, logo após a participação no programa, para assumir os vocais do grupo de pagode Exaltasamba, onde atuou por 9 anos até dar início a uma premiada carreira solo. Atualmente, é um dos nomes mais respeitados do gênero, colecionando hits e números impressionantes nas plataformas digitais, dono de uma das turnês mais bem sucedidas do segmento, o projeto “Tardezinha”, e responsável por composições gravadas por artistas de todos os segmentos.

Para o show na Arena Itaipava Premium, Thiaguinho promete embalar o público com hits como “Caraca Muleke”, “Sou o Cara Prá Você” e “Ousadia & Alegria”, além de músicas de seus últimos trabalhos, os álbuns “VIBES” e “Tardezinha no Maraca”, que contam com grandes sucessos como “A fIla anda”, “Desencana” e “Ponto Fraco”.

Entretenimento seguro com distanciamento social

Na Arena Planeta Drive-In não existe qualquer forma de aglomeração e o modelo foi pensado seguindo as melhores referências de eventos já realizados na Europa e na Ásia. Chegando ao espaço, o público tem que respeitar os horários predefinidos para a ocupação de cada uma das áreas reservadas, mas antes disso passará por um processo de higienização e medição de temperatura. Além disso, os colaboradores envolvidos na produção serão submetidos a protocolos de higienização, exames e esterilização total, inclusive de pertences, antes do início de suas atividades. A venda de alimentação e bebida será feita via aplicativo, e os produtos serão entregues desinfectados. Até mesmo o uso dos sanitários será solicitado e agendado via aplicativo, pois apenas uma pessoa por vez será autorizada a acessar a o espaço dos banheiros.

O show de Thiaguinho será realizado no próximo dia 28 de novembro, na Arena Itaipava Premium, instalada no Expotrade Pinhais (Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10454). Os ingressos estão disponíveis no site www.planetadrivein.com.br. Cada área reservada, que pode ser parcelada em até 3 vezes no cartão de crédito, conta com capacidade para até quatro pessoas. Para mais informações, acesse o perfil oficial do Planeta Drive-In no Instagram (@planetadrivein).

 

 

 

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20 franquias com descontos na Black Friday para quem deseja investir no próprio negócio ainda em 2020

 

 

 

20 franquias com descontos na Black Friday para quem deseja investir no próprio negócio ainda em 2020

Redes trazem promoções nas taxas de franquias para novos franqueados durante todo o mês de novembro

A última sexta feira do mês de novembro já se tornou uma data especial no calendário do mercado de negócios brasileiro. A Black Friday, que começou nos Estados Unidos e se estabilizou no Brasil, é um dia em que as lojas oferecem diversos descontos em seus produtos, chamando a atenção dos clientes. Para o mercado de franquias, a data tem sido uma oportunidade mais rentável para quem deseja investir no próprio negócio e com descontos bem atrativos. Durante esse período, franquias associadas à ABF – Associação Brasileira de Franchising – apresentam descontos, parcelamentos e vantagens para os novos franqueados. Confira na lista abaixo:

Água Doce Sabores do Brasil

Para comemorar a Black Friday, a Água Doce Sabores do Brasil, rede de franquias conhecida pelas comidas tipicamente brasileiras que conta com 80 unidades, lança a campanha de condições especiais para a abertura de franquias em mais de 30 cidades brasileiras. O desconto é de 50% na taxa de franquia para interessados em abrir um restaurante da rede em localidades dos três estados da região Sul, São Paulo e Minas Gerais, na região Sudeste, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso, no Centro-Oeste, Amazonas, e Pará, no Norte do País e Ceará, Alagoas, Bahia e Pernambuco, na região nordestina. Para ser um franqueado da marca, o investidor deve desembolsar a partir de R$ 241 mil para uma franquia do modelo express, com prazo de retorno entre 26 e 36 meses, e a partir de R$ 460 mil para uma unidade do modelo tradicional, com retorno entre 36 e 60 meses. Ambos os modelos possuem royalties de 5%. Em 2019, a rede faturou R$ 121 milhões.

Casa de Bolos - 370 unidades

Pioneira no segmento de bolos caseiros, a rede está facilitando as condições de pagamento para quem quer investir em uma franquia. Nos modelos a partir de R$ 76 mil, o novo franqueado pode dar uma entrada de R$ 38 mil e parcelar o restante em até 5 vezes, além disso, também é possível parcelar o valor dos equipamentos que também custam R$ 38 mil, com um entrada de R$ 11 mil e mais 3 prestações.

Code Buddy

Já a codeBuddy, que assim como a Cultura Inglesa faz parte da holding de educação complementar Spot Educação, também se prepara para a Black Friday para atrair novos franqueados. Com 43 unidades espalhadas pelo Brasil, nos modelos “Stand Alone” e InStore, a marca irá oferecer 20% de desconto na taxa de franquia (que é de R$ 21 mil) e também dará o projeto arquitetônico, treinamento à distância, a campanha de mídia digital e o kit de marketing inicial gratuitamente.

Cultura Inglesa

Com 86 unidades nos estados do RJ, Go, ES, RS, TO e Distrito Federal, a Cultura Inglesa vai oferecer condições especiais para a Black Friday para quem quiser investir na franquia. Além da isenção da taxa de franquia, que custa R$30.000, para inaugurações no primeiro semestre de 2021, não haverá custo para o projeto arquitetônico. A marca ainda irá oferecer todo material para professores, material de display, kit de marketing inicial, campanha de mídia digital local para inauguração da unidade, além de treinamento da equipe totalmente sem custo. “O investidor terá uma economia de cerca de aproximadamente R$ 80 mil”, ressalta Debora Leite, Coordenadora de Expansão de Franquias na Spot Educação.

Dr. Shape 

A Dr. Shape é a maior rede de franquias de lojas de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina. Possui mais de 60 lojas instaladas no Distrito Federal e em 15 estados brasileiros. Para fazer parte da marca, o investimento necessário varia entre R$ 200 mil e R$ 350 mil. Os royalties cobrados são de 1,5% do faturamento bruto. Na Black Friday, a marca concederá desconto de R$ 5 mil na taxa de franquia, para pagamento à vista, ou parcelará o valor total em dez vezes iguais, para quem iniciar as negociações entre os dias 20 e 30 de novembro. O valor da taxa de franquia é de R$ 55 mil.

Ginástica do Cérebro

Criada em Foz de Iguaçu, no Paraná, em 2012 pela psicopedagoga e especialista em neuropedagogia Nadia Benitez com o apoio do seu marido, Rafael Minozzo, a Ginástica do Cérebro é uma rede de cursos de estimulação cognitiva, referência nacional em neuroaprendizagem, por meio de atividades como o soroban (instrumento lógico-matemático de origem oriental), jogos e desafios que estimulam a memória e o raciocínio lógico, entre outras capacidades. O franqueado atua na parte administrativa e como instrutor dessas atividades, podendo ou não contratar profissionais para tal função. No franchising desde 2014, a empresa conta com 20 unidades (19 franqueadas e 1 própria) em 10 estados e teve um crescimento no número de alunos de cerca de 40%, a maior parte formada por idosos, durante a pandemia. De março pra cá, a empresa iniciou 5 novas operações, além de conversas em curso para novos pontos, e fechou dois contratos de multifranquia para expandir pelo país com mais 50 até 2030. A rede faturou mais de 2 milhões de reais em 2019 e projeta fechar 2020 ultrapassando os 3 milhões de reais. Para a Black Friday, A Ginástica do Cérebro oferece aos novos franqueados 10% de desconto na taxa de franquia, seis kits de matrícula extras e um jogo especial de tabuleiro.

Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet, maior rede de ensino profissionalizante em gastronomia, estará com uma promoção durante o mês de novembro. Os investidores interessados em adquirir uma unidade da rede terão 20% de desconto na taxa de franquia (pagamento à vista) durante esse período. O valor de investimento da rede é de R$250 mil reais, com um faturamento médio por unidade de R$ 110 mil. O prazo de retorno é de 18 a 24 meses e os royalties cobrados são de 8%. Hoje a rede possui 124 unidades comercializadas e 68 em funcionamento e o faturamento em 2019 foi de R$ 45 milhões. Para 2020 a expectativa é finalizar o ano com um faturamento de R$60 milhões e a previsão de inauguração de 20 unidades até janeiro de 2021.

Jorge Bischoff

Entre os dias 23 e 30 de novembro, os interessados em adquirir uma unidade da rede JORGE BISCHOFF poderão desfrutar de um desconto de R$20mil na taxa de franquia. A ação tem como objetivo incentivar pessoas que desejam empreender e querem começar o ano de 2021 sendo donos dos seus próprios negócios. A oferta é válida apenas para contratos assinados nesse período. Para investir na marca de sapatos e bolsas que está entre as que mais crescem no Brasil, a taxa de franquia é de R$ 60mil, e ficará reduzida em 33% no período de Black Friday JB. A rede, que é destaque pela rentabilidade das suas franquias, tem a projeção de investimento inicial de R$ 355mil, sendo que o tempo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses. A JORGE BISCHOFF não cobra taxa de publicidade, apenas os royalties sobre o produto, que é de 30%.

Limpeza com Zelo - 100 unidades

Com mais de cem unidades no Brasil, a Limpeza com Zelo tem expertise em limpezas comercial e residencial, seguindo protocolos europeus e que garantem que o local será limpo de forma segura. Na Black Friday, a rede preparou condições especiais para quer quer investir na microfranquia da rede: o empreendedor que comprar a franquia residencial (Investimento inicial de R$ 20 mil), ganhará outra franquia, com foco comercial, cujo investimento tem o mesmo valor.

Maria Brasileira

A Maria Brasileira, maior rede de franquias de cuidados e limpeza residenciais e empresariais, está oferecendo um desconto de R$ 4 mil na taxa de franquia, além R$ 1 mil para mídias de divulgação pré-inaugurais em suas cidades. A promoção é válida entre os dias 19 e 27 de novembro. Atualmente a rede te, 325 unidades em todo o Brasil. Fora da Black Friday, o investimento inicial (com taxa de franquia) varia entre R$ 31.000,00 e R$ 69.000,00. O royalties de R$ 522,50 a R$ 2090,00. O tempo de retorno do investimento é de 14 meses. Em 2019, a Maria Brasileira faturou R$ 67 milhões e a expectativa para 2020 é de R$ 80 milhões.

MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental (com opção de microfranquia) 

A MicroPro é a maior rede de franqueadora de desenvolvimento profissional e comportamental do Brasil, com 38 escolas no estado de São Paulo. Na Black Friday, a marca parcelará a taxa de franquia em dez vezes para quem iniciar as negociações entre os dias 27 de novembro a 5 de dezembro de 2020. O valor da taxa de franquia da MicroPro é de R$ 10 mil a R$ 30 mil. Numa unidade MicroPro, investem-se entre R$ 89 mil e R$ R$ 109 mil, o que torna a marca uma microfranquia. O prazo de retorno do investimento é estimado entre 20 e 24 meses e a taxa de royalties é de 5% sobre faturamento bruto.

Multysat

A Multysat é uma franquia capixaba especializada em monitoramento de veículos, frotas e cargas via satélite, GPRS e GSM, pioneira no segmento automotivo. A marca começou a franquear em 2020 e possui atualmente 08 unidades franqueadas e 01 própria. A rede tem como principal objetivo reinventar a forma como o brasileiro enxerga a segurança através de planos de assinatura acessíveis com assistência 24h e coberturas que atendem às necessidades de diversos públicos. A Multysat não cobra royalties dos franqueados e possui hoje três modelos se franquia diferentes, Home, Executive e Premium, com valores de investimento que variam entre R$ 12.800 mil e R$ 87.500 mil (incluso taxa de franquia, reforma e adaptação do imóvel, móveis e instalações, publicidade de inauguração, equipamentos de informatica, capital de giro). O prazo de retorno dos investimentos varia de 04 a 06 meses, dependendo do modelo. Em busca de novos investidores, o desconto oferecido pela marca na Black Friday 2020 é de 30% sobre a taxa de franquia em todos os modelos.

Park Idiomas - 73 unidades em operação

A Park Idiomas é uma rede de franquias de escolas de inglês e espanhol criada em Uberlândia, interior de Minas Gerais, com o propósito de desracionalizar o processo de aprendizagem de outra língua e tornar, dessa forma, o aprendizado mais natural e assertivo. Em salas coloridas, descontraídas e confortáveis, o professor guia as aulas por meio de um material 100% digital, garantindo a fluência em 140 horas. Até o dia 28 de novembro, o novo franqueado Park terá 50% de desconto na taxa de franquia, que varia de acordo com o modelo escolhido e o tamanho da cidade. A rede tem quatro modelos de negócios diferentes para cada perfil de empreendedor. Os valores de investimento inicial (já com taxa de franquia) partem de R$ 50 mil e vão até R$ 190 mil. Já as taxas de franquia vão de R$ 15 mil a R$ 38 mil.

Pello Menos

Até 31 de dezembro, a rede especializada em depilação está oferecendo 20% de desconto na taxa de franquia que é de R$ 35 mil e também isentará o novo franqueado dos royalties nos primeiros 3 meses. O valor de investimento inicial em uma franquia da rede é de R$ 205 mil, fora do período promocional, já com o valor da taxa de franquia. O retorno de investimento da rede que faturou 46 milhões em 2019 e possui 50 unidades em três estados - Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo - é de 36 meses e a cobrança de royalties é de 9 a 15%.

Sestini - 64 lojas em funcionamento

A Sestini, referência no segmento de bolsas, malas e acessórios e que atua no mercado há mais de 25 anos. O investimento inicial em um franquia da rede parte de R$ 400 mil e, fechando contrato até o dia 31/11/20, a rede vai conceder 20% na taxa de franquia, que é de R$ 40 mil.

Solarprime

Durante todo o mês de novembro, a maior rede de franquias de energia solar do Brasil oferece o parcelamento do valor de investimento inicial, R$21.000,00, em seis vezes. Outra vantagem é a isenção da taxa de marketing inaugural, ou seja, a divulgação da nova unidade no valor de R$ 6.000,00 é totalmente por conta da franqueadora. Atualmente conta com mais de 270 unidades em 26 estados mais o Distrito Federal e milhares de sistemas instalados em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais.

Sterna Café

A Rede Sterna Café prolongou para o Black Friday o parcelamento da taxa inicial da franquia, que dependendo do modelo vai de R$ 20 mil a R$ 40 mil, sendo em até 4 vezes, como também dá a opção de pagar 60% no ato e os 40% restantes na assinatura do contrato de locação. A rede, no ano de 2019, faturou R$ 25 milhões e tem projeção de finalizar 2020 com R$ 30 milhões. Hoje o Sterna Café conta com 86 unidades em 6 estados brasileiros, tendo de 18 a 36 meses para retorno e royalties a partir de 4%.

Taki APP

O aplicativo de compras Taki APP é outra marca que participará da Black Friday. A rede, fundada em São José do Rio Preto, está ofertando 25% de desconto na taxa de franquia para novos franqueados. Atualmente, está presente em 21 estados com mais de 100 franquias e busca conquistar ainda mais investidores para o próximo ano.

Turquesa Esmalteria

No mercado desde 2014, a Turquesa Esmalteria é uma rede de franquias especializada em beleza e estética. Com serviços como manicure, pedicure, embelezamento do olhar, depilação, estética facial e corporal, a marca oferece modelos de operação enxutos para quem quer empreender na área. A rede conta com 70 franquias em operação atualmente com investimento a partir de R$45 mil. Na Black Friday 2020, a empresa trabalhará com 15% de desconto e parcelará o valor em duas vezes. Em 2019, a empresa faturou cerca de R$7 milhões. Entre março e agosto deste ano a rede conseguiu faturar R$3 milhões. O tempo de retorno do investimento médio é de 16 meses. Os royalties são a partir de R$700.

TRATABEM

Rede de franquias especializada em manutenção e assistência para todos os tipos de piscinas, com cerca de 150 unidades em operação, vai oferecer a quem deseja investir no próprio negócio o modelo de loja tipo container de R$68 mil por R$49 mil durante o mês de novembro por conta das promoções da Black Friday.

 

 

 

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Aumentar o engajamento é tão simples como em Emily em Paris?

 

 

 

Aumentar o engajamento é tão simples como em Emily em Paris?

O novo seriado da Netflix levanta o ponto polêmico: como conseguir seguidores orgânicos em pouco tempo?

A profissão de influenciador digital está em ascensão mundialmente. No Brasil, por exemplo, uma pesquisa feita pela SamyRoad, agência global de influencers, mapeou que no final de 2019 que o país tinha aproximadamente 920 mil influenciadores digitais. A pesquisa considerou perfis pessoais com mais de cinco mil seguidores. Para a especialista em tráfego online, Bárbara Bruna, estamos vivendo um momento importantíssimo para o investimento em marketing digital. Esse é um dos ensinamentos que ela passa para os participantes do projeto Empreenda Sem Limites, iniciativa dela e de outras 10 empreendedoras com grande atuação nas redes sociais para orientar àqueles que querem conquistar espaço na internet.

É normal que empresas e grandes produtoras de filmes utilizem o cenário global para a criação de seus enredos e personagens. E saindo dessa circunstância nascem personagens como a Emily Cooper, interpretada por Lily Collins, protagonista da série Emily em Paris, do serviço de streaming Netflix.

Emily é uma jovem profissional de marketing que se muda para Paris e inicia a jornada de “levar o ponto de vista americano” a uma luxuosa agência francesa. Além do enredo de comédia romântica clássico, a série passa por cima de um acontecimento que trouxe indignação a muitos consumidores. Emily ganha em poucas semanas cerca de 20 mil seguidores em suas redes sociais, publicando fotos sem planejamento.

Bárbara já treinou milhares de pessoas e empresas em diversos países para explorarem os recursos do Facebook e Instagram Ads em seus negócios. Ela comenta que a percepção que os consumidores tiveram é positiva, já que demonstra que as produções cinematográficas estão sendo assistidas com discernimento. “É importante saber que estamos avaliando o impacto do que estamos consumindo e pensando criticamente sobre o conteúdo que está sendo produzido”.

O que é tráfego online como aumentar o engajamento?

Bárbara explica que tráfego online consiste na movimentação de usuários entre páginas. Ou seja, é o tão desejado fluxo que os criadores de conteúdo disputam. A especialista apontou três dicas valiosas para explorar com criatividade os recursos disponibilizados pelas redes sociais:

1. Planejamento: Os recursos de anúncios pagos são super úteis para trazer novos usuários, mas não adianta patrocinar conteúdo sem planejamento. Defina quem você quer atingir e depois estabeleça mensagens próprias para esse público.

2. Crie estratégias: A internet oferece muito mais conteúdo do que um consumidor consegue analisar. Por isso, diferencie seu conteúdo. As suas estratégias devem ser construídas para tornar esse artigo o mais relevante e interessante possível. Use conteúdos do momento, assuntos atuais e siga as trends que atingem o seu consumidor.

3. Análise dos resultados: É muito comum na criação de campanhas as pessoas fazerem mais de um modelo de anúncio. As plataformas permitem acompanhar o resultado de cada uma delas. É muito importante analisar os conteúdos de acordo com o alcance gerado por cada um, dessa forma se tem maior clareza do que investir no futuro, de acordo com o retorno.

Engajamento Real x Engajamento Emily em Paris

Apesar de a série mostrar um impulsionamento de seguidores muitas vezes não compatível com o mundo real, 2020 foi um ano de crescimento dos perfis nas redes. Um levantamento feito pela Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP) apontou que a pandemia de Covid-19 contribuiu para a melhor performance de acessos nos perfis do Instagram dos influenciadores e celebridades brasileiras. Os dados apontam um crescimento médio de 17,3% de seguidores no primeiro trimestre de 2020.

Júlia Doorman, influencer do ramo da beleza e criadora do canal Cabelos de Rainha e tem mais de 3,5 milhões de inscritos no Youtube, comenta que publicações orgânicas podem ser sim bem aceitas pelo público, a exemplo do que ocorre em Emily em Paris. Segundo ela, o caráter autêntico e simples das postagens demonstra para o consumidor a ideia da realidade da personagem/influenciadora, atraindo novos admiradores da sua rotina.

Júlia está nesse mercado há dez anos e acrescenta que no início era mais simples se tornar influenciador, porque menos conteúdo era produzido. Hoje as pessoas dão preferência para seguir perfis que fazem postagens regularmente, que postam com estratégia e não só por postar, que falam com seu público e que trazem conteúdos relevantes, todas são maneiras de criar engajamento”, ensina Júlia. Ela também comenta que percebe algumas vezes que as produções criam um perfil de influenciadores que não corresponde com a realidade, não retratando a dedicação que a produção de conteúdo exige.

O estudo “O Brasil e os influenciadores digitais”, do Ibope Inteligência, mostra que 52% dos brasileiros que utilizam redes sociais seguem algum influenciador digital. A pesquisa também apontou diversos dados interessantes, como o perfil do brasileiro que mais segue influenciadores: são mulheres com idade entre 16 e 24 anos. Outro dado relevante trazido pela pesquisa é o “Motivo para seguir influenciadores”: 

• Conteúdo com informação relevante: 74%

• Pensamentos afins: 53%

• Interagir com os seguidores: 29%

• Compartilhar ideias sem as impor: 28%

• Ser uma pessoa engraçada: 28%

• Variedade de assuntos: 20%

• Ser uma pessoa séria: 18%

• Temas cotidianos: 17%

• Sorteio e entrega de brindes: 10%

Sobre os dados a influencer comenta: “74% dos consumidores brasileiros buscam perfis com conteúdo relevante, isso demonstra que nosso público faz escolhas um pouco mais elaboradas para seguir influenciadores. Talvez o perfil da Emily, como aparece na série, não fosse causar grande impacto para o público do Brasil”.
Currículos

Bárbara Bruna

Especialista em Tráfego Online, treinou milhares de pessoas e empresas em diversos países para explorarem os recursos do Facebook Ads e Instagram Ads em seus negócios.
Instagram: @babruna

Júlia Doorman

Empresária do ramo da beleza, criadora do canal Cabelos de Rainha, com mais de 3,5 milhões de inscritos no YouTube. Realiza projetos para proporcionar autoestima através do autocuidado e autoconhecimento para mulheres de todas as idades.
Instagram: juliadoorman

 

 

 

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