Hospital investe em equipe de cuidados paliativos, que resgata essência da medicina

 

 

 

Hospital investe em equipe de cuidados paliativos, que resgata essência da medicina

Profissionais do Hospital Universitário Cajuru valorizam a escuta e aproximação com pacientes e familiares para trazer alívio ao sofrimento

Resgatar a essência humanística da Medicina, com foco do atendimento no paciente (e não na doença), é o princípio da equipe de cuidados paliativos do Hospital Universitário Cajuru. A Instituição tem uma Comissão que se dedica a atender pacientes no fim da vida e seus familiares, cuidando dos sintomas físicos, emocionais, sociais e espirituais da doença. Em meio a pandemia de COVID-19, em que muitos pacientes não podem receber seus familiares, o trabalho da equipe ganha um significado importante nesse processo de conforto.

De acordo com o Coordenador da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Cajuru, Dr. Ronnie Ykeda, o cuidado paliativo pode ser definido como “uma abordagem para dar dignidade e alívio do sofrimento aos pacientes com doenças graves que ameaçam a vida”.

"Muitos pacientes estão morrendo ligados a aparelhos em UTIs e longe de suas famílias. A partir da abordagem dos cuidados paliativos, reconhecemos os pacientes que não irão se beneficiar da alta tecnologia médica e buscamos trazer o máximo de conforto para estas pessoas. Por exemplo: ter a família ao lado em tempo integral, evitar que estejam ligados a tubos sem necessidade e até poder receber seu animalzinho de estimação no hospital.”, afirma o coordenador.

Mudanças com a pandemia

Atualmente as visitas estão restritas na maioria dos casos. Ainda assim, a equipe de cuidados paliativos encontra maneiras de se adaptar à nova realidade, conforme explica o Dr. Ronnie. “Nós trabalhamos com o princípio médico da autonomia familiar: explicamos a questão da pandemia a todas as pessoas e elas decidem se querem ou não manter as visitas. No geral, os pacientes conseguem ter a família por perto 24 horas por dia, com no mínimo um parente por perto sempre”.

Os procedimentos de segurança para aproximação ocorrem de forma diferente para pacientes na UTI e na enfermaria. “Para a UTI, estamos focando nas videochamadas entre pessoas internadas e parentes. Na enfermaria, as visitas acontecem sempre com os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários, além de orientação aos visitantes sobre os riscos e cuidados. Percebemos que as pessoas têm se conscientizado”, comenta.

Em seus três anos de atuação, a Comissão de Cuidados Paliativos já atendeu mais de 300 pacientes e seus familiares. Entre março e outubro de 2020 foram 81 pacientes atendidos, com as novas recomendações de cuidados a toda a família por causa da pandemia.

Valorização do contato familiar

Segundo o coordenador da equipe, o fato de parentes e pacientes terem a chance de aproximação neste momento durante processo de cuidados paliativos significa a valorização dos laços familiares e da chance de conforto.

O médico explica que a pandemia pela qual o mundo passa, de certa forma, pode trazer alta carga de ansiedade à população em geral. “Consideramos importante a oportunidade e os benefícios de ver a pessoa enferma e poder se despedir nos pacientes que estão no hospital. Tentamos reduzir a ansiedade das pessoas nesse momento. É muito cruel não poder se despedir de um familiar”, afirma.

A importância do profissional de saúde

O Hospital tem uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros, dentistas, fonoaudiólogos e nutricionistas, que atua com esses pacientes terminais, observa o médico coordenador. Ele considera que o trabalho do grupo resgata a essência da medicina.

"Antigamente o atendimento dos médicos era feito em casa ou em suas pequenas salas, ouviam o paciente, seus valores, conheciam pelo nome cada um. Na comissão de Cuidados Paliativos buscamos resgatar esses valores, ouvimos nossos pacientes, seus familiares, fazemos questão de conhecer a sua história, quem ele quer ao seu lado, o que ele quer fazer do seu tempo e o que ele não quer. Esse é só um pouquinho do nosso trabalho”, ressalta.

A abordagem terapêutica de cuidados paliativos beneficia também os médicos e outros profissionais da saúde. “Conseguimos perceber o amadurecimento da equipe em relação a morte, pois os pacientes nos ensinam muitas coisas, as nossas experiências são únicas com cada um deles. Eles nos ensinam a valorizar a nossa existência e a compreender que a morte é o último e mais sublime evento da vida. Em geral o profissional da saúde se frustra com a perda de um paciente e quando isso acontece, é porque ele está focado na doença. Quando tratamos o ser humano, nós sempre ganhamos”, avalia Dr. Ronnie. "Entendemos que não é necessário se frustrar com a morte, desde que forneçamos os cuidados necessários para o paciente ter uma boa vida", completa.

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS. Está orientada pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

 

 

 

Add a comment

Maratona de ofertas de Black Friday no superapp Multi do PkB

 

 

 

Maratona de ofertas de Black Friday no superapp Multi do PkB

Ofertas incríveis do Lápis Vermelho com até 70% de desconto para comprar no ParkShoppingBarigüi ou online no superapp. Cupons de descontos e frete grátis durante a campanha

A partir de segunda-feira (23), o ParkShoppingBarigüi dará largada a Maratona Black Friday: uma semana inteira de ofertas do Lápis Vermelho com descontos de até 70% nos mais diversos segmentos. Com a praticidade e funcionalidades do superapp Multi, o PkB vai oferecer uma seleção incrível de descontos para que o cliente possa planejar as compras antes de sair de casa ou adquirir pelo próprio aplicativo. A partir de segunda (23) o Multi vai oferecer cupons de descontos extras para compras nas lojas físicas do shopping.

Motivada pelo posicionamento “A gente corre por você”, a campanha de Black Friday do ParkShoppingBarigüi aposta em detalhada curadoria, praticidade e comodidade para os clientes. Dentro do app Multi uma página exclusiva que reunirá todas as ofertas da Maratona Black Friday, facilitando a vida dos clientes e permitindo que pesquisem as melhores promoções a qualquer hora, de onde estiverem em um lugar só. Também será possível comprar diretamente no aplicativo e receber os produtos em um raio de até 10 km do shopping.

Para quem preferir fazer as compras online e retirar pelo drive thru, o Multi oferece ainda um canal de venda direta que facilita a experiência e o contato com a loja. Ao clicar na opção “combine seu pedido diretamente com a loja”, o aplicativo leva o consumidor ao WhatsApp do lojista para escolher seus produtos e combinar a retirada. O canal que agrega os contatos de todas as lojas também está disponível no site do shopping. “Nessa Black Friday vamos oferecer comodidade aos clientes, que querem aproveitar boas ofertas com segurança e otimizando seu tempo”, afirma Rodrigo Peres, Co-Head de Marketing, Inovação e Negócios Digitais (MIND) da Multiplan. “Nosso aplicativo realiza a curadoria e apresenta as melhores ofertas, usando a marca forte do Lápis Vermelho. E, para quem quiser aproveitar os melhores preços sem sair de casa, o Multi também oferece um serviço personalizado com shoppers que vão às lojas realizar a compra de qualquer produto escolhido pelos clientes, com entrega em um dos menores prazos do mercado”, completa.

O Natal mais esperado de todos os tempos

A Maratona Black Friday ainda poderá presentear os clientes com mais vantagens e concorrer a mais de R$ 1 milhão em prêmios! As notas fiscais de compras realizadas neste período podem ser cadastradas na promoção de Natal do PkB. A cada R$ 300 em compras nas lojas participantes, o cliente concorre a 80 vales-compras no valor de R$ 10 mil cada e 3 vales-compras no valor individual de R$ 100 mil. O cliente que comprar e cadastrar suas notas no Multi nos dias 27, 28 e 29 de novembro, receberá números da sorte em dobro.

Além das consultas pelo aplicativo e site do PkB, os clientes podem acessar o site da Liquidação do Lápis Vermelho para conferir as promoções da Maratona Black Friday. As redes sociais do ParkShoppingBarigüi (@parkshoppingbarigui) também irão divulgar as melhores ofertas e descontos ao longo da semana.

Frete grátis durante a Black Friday do PkB

Entre os dias 23 e 26 e 28 e 30 de novembro, uma categoria de produtos terá destaque a cada dia no aplicativo. No página do Multi é possível se cadastrar para receber informações sobre a Maratona Black Friday; acessar aqui: https://paginas.meumulti.com.br/black-friday/. O cliente pode acompanhar categorias selecionadas para cada dia. De segunda a quinta-feira, as entregas terão frete grátis com o código BFSEMFRETE. Durante a semana serão oferecidos no Multi cupons de desconto para utilizar em produtos e alimentação diretamente no shopping. Baixe o superapp Multi, disponível para download gratuito no Google Play e Apple Store.

 

 

 

Add a comment

Mesmo com grau de instrução mais elevado, mulheres são minoria no setor de tecnologia

 

 

 

Mesmo com grau de instrução mais elevado, mulheres são minoria no setor de tecnologia

Balança começa a virar em algumas empresas com aumento da diversidade nas equipes

GPS, filmes 3D, identificador de chamadas, GIFs e a possibilidade de transmissão de áudios por serviços de internet. Todas essas tecnologias, massivamente presentes no dia a dia da sociedade, foram inventadas por mulheres. Porém, apesar do protagonismo histórico, o público feminino ainda não se encaixa na primeira opção de empresas do setor, que possuem o quadro de funcionários majoritariamente preenchido por homens.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE de 2019, só 20% dos profissionais que atuam no mercado de TI são mulheres. Além disso, a pesquisa também revela que as mulheres têm grau de instrução mais elevado do que os homens do setor no Brasil. Muito além de números, a diferença é sentida por quem atua na área. Para Luana Piva, analista de desenvolvimento do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), questionamentos sobre sua capacidade já foram realidade na carreira. “Eu trabalhei em São Paulo, na capital, e, em alguns casos, fui vista como uma alienígena na equipe. Respondi perguntas como: foi você mesmo que desenvolveu esse código?”, lembra.

Para Luana, a mudança de cidade e empresa foram a virada para notar a falta de profissionais mulheres no mercado. “Quando iniciei no ICI, aqui em Curitiba, percebi a presença de mulheres no dia a dia da empresa e da minha equipe. Nos outros lugares em que trabalhei eram pouquíssimas mulheres, e eu demorei para notar essa falta”, conta.

Clarice Kovalski, analista de sistemas do ICI, também viveu episódios de preconceito no setor. “A minha experiência começou bem antes, eu comecei a trabalhar em 1996 e, nessa situação, era só eu de mulher. Era uma questão de época também, pois naquele tempo o setor estava começando. Mas, quando eu fazia o trabalho de campo, era um susto para todos os homens. Foi quando vim para o ICI que as coisas foram equilibradas, com uma equipe de seis mulheres e sete homens”, conta.

Demanda alta

E esse novo cenário de diversidade também deve ser impulsionado pelo mercado aquecido de TI. De acordo com levantamento da Brasscom, a expectativa é que o setor precise de 70 mil profissionais qualificados a cada ano, em média. A demanda por vagas na área segue alta mesmo na pandemia - e, muitas vezes, alavancada por ela e pelas adaptações impostas a todas as empresas. Enquanto o número de postos de trabalho caiu em grande parte dos setores, segundo o mesmo levantamento, as posições em TI cresceram 1,18% nesse período, em comparação a 2019.

Para encontrar esses candidatos, as estratégias são muitas. No ICI, um portal de carreiras foi criado para tornar a procura mais fácil. Para manter o processo de seleção e recrutamento mesmo nos períodos mais severos de isolamento social, a área de Recursos Humanos precisou compreender e reestruturar seu formato de trabalho. Todas as entrevistas e testes migraram para o ambiente virtual. “Os recrutadores precisaram se adaptar ao modelo, garantindo que, apesar da distância física, o candidato sinta-se confortável e tenha uma boa experiência com a organização, desde o processo seletivo”, comenta Carla Vieira, supervisora de Recursos Humanos do ICI.

 

 

 

Add a comment

Com modelo de negócio inovador, startup iSTok facilita as compras do dia a dia de condôminos

 

 

 

Com modelo de negócio inovador, startup iSTok facilita as compras do dia a dia de condôminos

Principal diferencial da marca são as experiências feitas no espaço da loja que possibilitam autonomia e uma extrema facilidade a seus usuários

A praticidade em fazer todas as compras do lar sem sair do condomínio já é realidade em alguns conjuntos de São José do Rio Preto (SP), onde a iSTok se estabeleceu como uma solução para o dia a dia de milhares de pessoas. Criada neste ano, no início da pandemia, a marca apostou em uma solução simples, mas de alta praticidade: instalar um mercado honesto, com itens diversos dentro de condomínios, em formato de contêiner.

O sucesso foi imediato: com menos de um ano de existência, a empresa já tem cinco contratos fechados para novas lojas que ficarão prontas no primeiro trimestre de 2021, todos em São José do Rio Preto. A expectativa é atender mais de 6 mil pessoas dentro desses locais, além de já estar estruturando uma expansão do seu modelo de negócio a nível nacional, por meio de programas de parceria e de licenças de uso de marca.

“Temos um modelo que envolve todo o espaço, deixando o ambiente agradável e de fácil acesso, permitindo que idosos e cadeirantes consigam fazer suas experiências. Muito disso se deve à tecnologia da ConnectPlug, que funciona em nossos totens de atendimento self-checkout”, conta Felipe Ferrer, um dos sócios-fundadores da iSTok. “Para adotarmos eles como parceiros, pesquisamos muito no mercado e chegamos a um fornecedor de qualidade”.

A essência do negócio está na experiência com a tecnologia, inovação e o conforto dos clientes, fazendo com que eles consigam efetuar suas compras em menos de 3 minutos. O conceito possui um sistema de segurança, que é monitorado 24 horas, e o controle de acesso é feito por meio do cartão do condomínio ou biometria, deixando o espaço mais protegido dentro das áreas implantadas.

“A ConnectPlug possui um ecossistema de soluções que proporcionam benefícios reais, tanto para empresas, como para seus clientes finais, agilizando, facilitando e automatizando processos do dia a dia com o poder da tecnologia. Com essa expertise, fechamos uma parceria de sucesso junto ao projeto da iSTok”, conta Victor Augusto Barbieri, gerente de marketing da ConnectPlug.

O projeto piloto da iSTok está em um condomínio em fase de crescimento na cidade, que conta com mais de 100 moradores. O formato é vertical, mas pode ser ajustado de acordo com a estrutura do condomínio. “Assim, permitimos que cada contexto possa ter uma iSTok de acordo com sua estrutura, sem limitar possibilidades”, diz Ferrer, que conta com parceiros, entre outros, como a Nestlé, Kodilar e Coca-Cola.

 

 

 

Add a comment

Com descontos e frete grátis, Maniacs Brewing Co. comemora 3 anos de atividade em clima de Black Friday

 

 

 

Com descontos e frete grátis, Maniacs Brewing Co. comemora 3 anos de atividade em clima de Black Friday

Promoções, válidas para compras feitas pela loja virtual da marca entre os dias 23 e 27 deste mês, contemplam diversos rótulos da cervejaria artesanal

Diferente dos últimos dois anos de comemoração, a Maniacs Brewing Co. preparou a semana de Black Friday, que acontece de 23 a 27 deste mês, como uma forma de festejar os três anos de inauguração da cervejaria em Curitiba no dia 27 de novembro. Todos os combos estão com descontos e frete grátis para compras na loja virtual marca.

São diversos combos e condições especiais, com descontos de até 50%, para os fãs da Maniacs apreciar todo o portfólio de cervejas, além de copos, taças, camisetas e bonés.

“Mantendo os cuidados com a pandemia, que ainda são necessários, decidimos somar as comemorações de aniversário à Black Friday”, explica Iron Mendes, CEO da Maniacs. “Assim, celebramos nossos três anos de atividades oferecendo aos nossos clientes produtos nas melhores condições possíveis, sem custo de entrega. Estamos sem contato físico momentaneamente, mas juntos o tempo todo dos nossos consumidores”, acrescenta.

Três anos de expansão

A Maniacs cresceu 35% no biênio 2017/2018 e 45% em 2018/2019 e estima-se 80% em 2020. Os ganhos foram puxados sobretudo pela maior penetração de mercado da Maniacs IPA, carro-chefe da marca.

Lançada em 2016, a Maniacs IPA em lata quebrou paradigmas no segmento de cervejas artesanais por ser um produto de alta qualidade comercializado a um preço competitivo em relação às cervejas mainstrean presentes no mercado nacional.

O site www.maniacs.com.br comercializa cervejas, acessórios e materiais de merchandising das marcas, mais os produtos das parceiras Brooklyn e Morada. A expectativa é que as vendas online respondam, em médio prazo, por 10% do volume da cervejaria, impulsionado sobretudo pelas mudanças de comportamento de consumo.

Sobre a Cervejaria Maniacs

A Maniacs Brewing Co. iniciou suas atividades em 2016, mas sua equipe executiva conta com uma grande experiência no mercado de cervejas artesanais. Atuantes desde 2005, participaram do nascimento e consolidação de diversas marcas de cervejas internacionais e nacionais no Brasil. A Maniacs faz cervejas com personalidade, porém fáceis de beber, adequadas ao nosso clima e cultura gastronômica. Feita por Loucos por Cerveja para Loucos por Cerveja!

 

 

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos