Shopping Estação completa 23 anos: relembre alguns fatos curiosos

Shopping Estação completa 23 anos: relembre alguns fatos curiosos

A cultura marca a história do shopping que comemora 23 anos

Em novembro, o Shopping Estação comemora 23 anos. Durante esse período muitas coisas aconteceram. Relembre fatos históricos e atuais do shopping que faz parte da vida de muitas famílias curitibanas.

Estação Ferroviária

O Shopping Estação surgiu a partir de uma estação férrea e preserva o local até hoje. Ela foi construída em 1885 e abriu um importante canal de desenvolvimento econômico e social para a capital da província do Paraná. A arquitetura da estação tem como inspiração os modelos italianos: térrea, com linhas simples, três portas para acesso dos passageiros e um relógio no alto da fachada. Até hoje a fachada é preservada exatamente como era antigamente, além de abrigar um trem de verdade.

Museu

Toda a história da primeira estação férrea e do desenvolvimento da ferrovia no estado está preservada no Museu Ferroviário, que é o único museu dentro de um shopping da capital. Os visitantes podem conferir as duas locomotivas a vapor originais, uma delas a Maria Fumaça de 1917, um acervo com mais de 600 peças originais e réplicas de ferrovias, mobiliários e objetos como telégrafos, telefones, apitos, chapéus, relógio e sinos.

Teatro

A cultura também está presente através dos espaços teatrais. Desde a sua inauguração, o Shopping Estação tem uma vocação para o entretenimento. Atualmente é um dos poucos shoppings que conta com dois teatros: o Dr. Botica e o EBANX Regina Vogue. Ambos os espaços têm mais de 15 anos.

O Teatro Dr. Botica foi inaugurado em 2001 e foi especialmente projetado para difundir a arte de bonecos e de animações. Em 2005 o espaço EBANX Regina Vogue foi criado. Os dois espaços são considerados equipamentos culturais da cidade de Curitiba, sempre buscando conectar e trazer experiências incríveis para todos os espectadores.

Em 2014 o Shopping realizou a primeira edição do projeto “Faz de Conta”, que proporciona aos pequenos teatro, diversão e lazer. Atualmente as atrações estão sendo realizadas exclusivamente no formato online, nas redes sociais do Estação.

Turma da Mônica

Programação para família toda sempre foi uma marca do Estação. Quem não se lembra do Parque da Mônica, que fez a felicidade das crianças dos anos de 1990. Ele funcionou de 1998 a 2000 e tinha atrações como o Trem do Penadinho, Teatro, o Brinquedão, Laboratório do Franjinha, Bate-Pneu, Karaokê, o Informágica (jogos de video-game) e ainda as casas da Mônica, do Cascão, do Cebolinha, da Magali e Do Contra. E no ano passado os personagens voltaram ao shopping e participaram da estreia do filme Turma da Mônica Laços.

Lojas abertas há 20 anos

As crianças que frequentaram o Shopping nos anos 90 e que agora são adultas conseguem encontrar algumas lojas que estão em funcionamento desde a sua infância. Algumas operações como L’Avion, Bekos, Mc Donalds, Baummer e café da Esquina estão abertas há mais de 20 anos.

Para Henrique Goulart de Paula e Silva, gerente da Bekos o Shopping mudou bastante neste período. “Quando abrimos a loja, em 2000, tudo era aberto, não tinha a cobertura de vidro, e o local tinha como proposta proporcionar lazer para as famílias curitibanas. Nesses 20 anos presenciei o amadurecimento do Shopping. Hoje ele une lazer, entretenimento e compras”.

Pioneirismo

Foi o primeiro shopping da cidade a implantar a solução de armários inteligentes, o Locker. Além disso, o atendimento que digital ganhou mais força em 2020. Os clientes agora contam com um Assistente Virtual, a Cléo, vitrines virtuais temáticas no site do shopping e Delivery Center.

“A experiência digital do cliente ganhou força este ano. Não temos dúvidas de que é um comportamento que veio para ficar e por isso estamos adotando medidas para acelerar a transformação digital no shopping. Essa atitude faz com que iniciativas inéditas na cidade, como o Locker Estação, fossem colocadas em prática”, comenta Ronaldo Padilha, Superintendente do Shopping Estação.

A história do Shopping Estação faz parte da história de Curitiba e também de todas as pessoas que frequentaram ele nesses 23 anos. Como meio de estimular lembranças deste período o Estação preparou uma playlist com os principais sucessos de 1997 até hoje. Confira no link: https://open.spotify.com/playlist/45MWY8aAkdM3f91g6coASs?si=L90rX2tiSjKlqxPVA_Qupg.

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

www.shoppingestacao.com.br

@shoppingestacao |www.facebook.com/ShoppingEstacao

Add a comment

Descoberta precoce do câncer de próstata pode evitar tratamento agressivo

 

 

 

Descoberta precoce do câncer de próstata pode evitar tratamento agressivo

Novembro Azul ressalta importância dos cuidados com saúde dos homens

Mais de 65.800 casos e 15.500 mortes de brasileiros por câncer de próstata. Essa é a previsão que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) faz para 2020. Números que chamam ainda mais atenção quando se sabe que a maioria das mortes de homens poderia ser evitada com os exames para detecção da doença. Por isso, a campanha Novembro Azul foi criada para lembrar os homens da importância do exame anual.

“Existem muitos tumores de próstata que não são tão agressivos e quando detectados precocemente podem ser acompanhados no que chamamos de vigilância ativa. Em muitos casos o tumor não chega a se desenvolver e se isso acontecer, a gente pode optar em realizar a cirurgia”, explica o urologista do Hospital Marcelino Champagnat, Anibal Branco.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens façam o exame preventivo a partir dos 50 anos e homens da raça negra ou que tenham histórico familiar com parentesco em primeiro grau, devem começar os cuidados aos 45 anos.

Ubiraci Rodrigues, 56 anos, descobriu o câncer há cinco anos nos exames de rotina que faz religiosamente. Como de costume, fez o PSA (Prostate-Specific Antigens), ecografia da região e o exame do toque retal. Nos dois primeiros não foi constatada nenhuma alteração, mas, durante o toque, o médico descobriu um pequeno tumor. “É uma descoberta muito complexa. A impressão que tive quando veio o diagnóstico do câncer foi de morte iminente”, conta.

Mas, como foi diagnosticado precocemente e o tumor não é do tipo mais agressivo, Ubiraci não precisou de cirurgia ou nenhum outro tratamento invasivo. Ele faz o acompanhamento semestral com o urologista para monitorar se teve alguma alteração. “Vivo há cinco anos com o tumor, só acompanhando. O médico me fala que provavelmente não vai ser o câncer de próstata que vai me matar, já que está estável por todo este tempo”, ressalta o paciente.

Sintomas

O câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma nas fases iniciais e esse é o grande risco que os homens que não realizam os exames anualmente com o urologista correm. Normalmente quando aparece algum sintoma, já aconteceu a metástase para o osso e a partir desse momento não tem mais cura.

“Quando a doença é descoberta em um estágio mais avançado, o tratamento acaba sendo muito mais agressivo, comprometendo a produção de testosterona e elevando os riscos de doenças cardíacas, impotência sexual e distúrbios cognitivos”, diz o urologista.

 

 

 

Add a comment

Black Week na Rede Deville terá descontos de 40%

 

 

 

Black Week na Rede Deville terá descontos de 40%

Entre os dias 16 a 30 de novembro, a Rede de Hotéis Deville promove a campanha Black Week, oferecendo 40% de desconto nas tarifas para hospedagem até 2021 na rede. A promoção Black Week é aberta ao público que pode se planejar para conseguir boas tarifas para o próximo ano em qualquer destino Deville. “Os descontos são atraentes e o melhor, podem ser usados nos meses de novembro e dezembro de 2020 até o final de 2021. Uma ótima oportunidade para quem está pensando nas merecidas férias com todos os protocolos de segurança, depois de um ano tão difícil”, afirma o diretor comercial e de marketing da Rede Deville, Cícero Vilela.

Podemos mencionar como diferenciais desse ano: tarifa com cancelamento flexível até o dia do check-in; duas crianças até 10 anos (12 anos em Salvador) cortesia no mesmo apartamento dos responsáveis e late check-out conforme disponibilidade no dia da hospedagem. As diárias incluem café da manhã e wi-fi. Outra vantagem é o programa Pet Friendly, que permite a acomodação de animais. Consulte a política pelo site www.deville.com.br/pet_friendly/.

Estão participando as unidades Deville Prime Porto Alegre, Deville Prime Campo Grande, Deville Prime Cuiabá, Deville Prime Salvador, Deville Business Curitiba, Deville Business Maringá, Deville Express Cascavel. Confira as condições do regulamento, regras e datas gerais da promoção no site da Rede Deville.

 

 

 

Add a comment

Novembro Azul: médica alerta para os cuidados com a saúde e prevenção de doenças do homem

Novembro Azul: médica alerta para os cuidados com a saúde e prevenção de doenças do homem

Mais de 50% do público masculino só procura tratamento quando algum sintoma atrapalha muito a rotina

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, quase 40% dos homens até 39 anos e 20% daqueles com mais de 40 só vão ao médico quando se sentem mal, segundo a pesquisa Um Novo Olhar para a Saúde do Homem, feita pela revista SAÚDE, a área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril e o Instituto Lado a Lado pela Vida, com o apoio da farmacêutica Astellas.

Quase metade dos homens do estudo estavam acima do peso e grande parte apresenta problemas como hipertensão (39%). Outra pesquisa, realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, aponta que 70% das pessoas do sexo masculino vão a consultas médicas acompanhados das mulheres ou dos filhos e mais de 50% dos homens só procuram tratamento quando algum sintoma atrapalha muito a rotina.

A médica Márcia Simões afirma que a prevenção é sempre o melhor caminho. “O público masculino não está acostumado a fazer consultas de rotina. Doenças cardiovasculares, que afetam mais esse público, além de diabetes, hipertensão, hipotireoidismo, ansiedade, obesidade e outros problemas podem ser evitados com um corpo em harmonia”, afirma.

Além do câncer de próstata, outras doenças podem ser evitadas, ou apresentar grandes chances de cura se descobertas no início. Uma avaliação periódica da saúde permite colocar o corpo em equilíbrio e prevenir doenças. A médica indica a realização de um check-up anual, a partir dos 25 anos. “Nele, podemos ver como está a saúde e direcionar ações, como mudanças de comportamento e medicações, para colocar o corpo em harmonia”, explica.

A Organização Mundial da Saúde aponta que as doenças cardiovasculares (Infarto do Miocárdio e AVC) são as principais causas de óbito entre os homens maiores de 35 anos. “O estresse faz a liberação acelerada de cortisol, adrenalina e noradrenalina, que reduzem o calibre dos vasos e, em longo prazo, potencializa o risco de hipertensão e arritmias cardíacas”, alerta a médica.
A saúde do homem também está ligada a níveis adequados de testosterona.

“Se o hormônio estiver baixo no organismo, o corpo fica mais propenso para o aumento da depressão, além de ocasionar um aumento progressivo da gordura abdominal e diminuição da massa muscular”, explica. Márcia lembra que níveis adequados de vitaminas, minerais e hormônios são essenciais para manter a saúde em dia e o corpo em equilíbrio, além de uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos regularmente.

Add a comment

Casa Bauducco do Jockey Plaza Shopping recebe em primeira mão os Bauduccinos

 

 

 

Casa Bauducco do Jockey Plaza Shopping recebe em primeira mão os Bauduccinos

Com seis opções, a bebida leva fatias de Panettone, Chocottone® e Cookies

A Casa Bauducco do Jockey Plaza Shopping recebe em novembro uma novidade da marca da linha de bebidas: os Bauduccinos. São seis opções feitas à base de leite, disponíveis nas versões Panettone, Chocottone®, Cookie de chocolate, café com leite, caramelo e morango. A franquia do Jockey Plaza Shopping é a primeira em Curitiba a oferecer a novidade.

Os Bauduccinos são versáteis e uma boa opção para acompanhar as fatias de panetones doces, ou até mesmo a fatia salgada, e os demais itens de empório, como crostatas, focaccias, grissinis, biscottis, pães-de-mel e brownies.

A novidade já está disponível na Casa Bauducco do shopping, que fica no piso L2. O Jockey Plaza Shopping fica no Tarumã, na Rua Konrad Adenauer, 370 e tem estacionamento com valor fixo de R$10, por todo o período de compras dentro da mesma diária.

Serviço:

Jockey Plaza Shopping - R. Konrad Adenauer, 370

Lojas:

De segunda a sábado, das 11h às 22h

Domingos e feriados, das 14h às 20h

Alimentação e Lazer:

De segunda a sábado, das 11h às 22h

Domingos e feriados, das 11h às 22h

 

 

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos