Votorantim Cimentos participa de lançamento do HUB ODS PR, estratégia do Pacto Global da ONU

 

 

 

Votorantim Cimentos participa de lançamento do HUB ODS PR, estratégia do Pacto Global da ONU

Evento digital lança segundo hub regional do país para ajudar a ampliar ODS

Rede Brasil do Pacto Global, entidade empresarial ligada à Organização das Nações Unidas, lançou no mês passado uma agenda nacional para fomentar a Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no país, que até o momento atingiu apenas um dos 17 objetivos. A iniciativa chega nesta quinta-feira (3) ao Paraná, durante o Congresso Sesi ODS 2020, com o regional do HUB ODS PR. O evento será realizado das 10h às 12h, de forma digital, gratuito e aberto ao público.

O Pacto Global aposta na capacitação de pessoas e na regionalização das ações como caminho para que o Brasil possa avançar na agenda das 17 ODS, sempre em parceria com entidades regionais. No Paraná, a parceria é com a Federação das Indústrias do Estado (Fiep) e Sesi. O evento de lançamento do HUB ODS PR terá como tema de abertura a “Regionalização para gerar mais impacto: a proposta dos HUBs ODS”. Na sequência, o jornalista Wilson Soler fará a mediação da Mesa Redonda Lideranças com as participações de Álvaro Lorenz, diretor global de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Votorantim Cimentos, Renata Amano, diretora do Conselho de Administração da Fiação de Seda Bratac, e Pamela Manfrin, diretora de Desenvolvimento da Apetit.

Para Álvaro Lorenz, avançar nessa agenda é primordial e os HUBs ODS são estratégicos para que a Votorantim Cimentos possa alcançar as metas estabelecidas nos Compromissos de Sustentabilidade da empresa firmados para 2030. “A regionalização proposta pelo Pacto Global permitirá ampliar o alcance e a capacitação, levando mais empresas e organizações a atuarem com os ODS. Também será espaço para debaterem a contribuição empresarial frente aos principais desafios do desenvolvimento sustentável no Estado”, adiantou.

A Rede Brasil do Pacto Global é a 3ª maior do mundo com mais de mil membros. Sua atuação envolve diretrizes da ONU para empresas em diversas áreas como clima, direitos humanos e combate a corrupção. E o Pacto Global também tem a missão de engajar os negócios com a Agenda de desenvolvimento vigente, que atualmente é a Agenda 2030 e seu quadro de objetivos e metas – os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para o lançamento do HUB ODS Paraná são esperados cerca de 300 participantes entre representantes de empresas, profissionais liberais, ONGs e academia.

Lançamento HUB ODS Paraná

Data: 3 de dezembro de 2020

Horário: 10h -12h

Local: Youtube do Canal da Indústria

Sobre a Votorantim Cimentos

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é, hoje, uma das maiores empresas globais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 13 bilhões em 2019. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Se no passado a Votorantim Cimentos tinha orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento e industrialização do país, hoje a empresa constrói o futuro com parcerias, diversidade, inovação e sustentabilidade, sempre focada em seu propósito: a vida é feita para durar. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br.

 

 

 

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Livro “Reservas Naturais” relata a iniciativa pioneira que alia o combate às mudanças climáticas e a conservação da biodiversidade a ganhos sociais e econômicos

 

 

 

Livro “Reservas Naturais” relata a iniciativa pioneira que alia o combate às mudanças climáticas e a conservação da biodiversidade a ganhos sociais e econômicos

Obra apresenta mudanças e conquistas dos 20 anos de história das Reservas Naturais da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) no litoral norte do Paraná

Neste mês, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) lança um livro que conta sobre o seu trabalho pioneiro na restauração e conservação do bioma Mata Atlântica: “Reservas Naturais: 20 anos de história”. A obra apresenta informações sobre o processo de instituição das Reservas Naturais, as técnicas utilizadas e aprimoradas, os relacionamentos e parcerias construídos, as ações de educação para conservação da natureza, além dos resultados no desenvolvimento social e econômico de moradores locais.

Juntas, as Reservas Naturais – das Águas, Papagaio-de-cara-roxa e Guaricica, localizadas em Antonina e Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná – mantêm preservados cerca de 19 mil hectares de Mata Atlântica. “O processo de restauração ecológica demandou diferentes técnicas de plantio, com espécies nativas, devido ao estágio de degradação dessas áreas, com solos muito empobrecidos e alterados”, explica Reginaldo Ferreira, coordenador das Reservas Naturais. “Um dos maiores ganhos das atividades de restauração ecológica desses locais, foi o estabelecimento de uma nova cultura de desenvolvimento para a região”, afirma.

Entre as técnicas de restauração utilizadas, estão o plantio mecanizado, plantio manual e regeneração natural. Todo o processo se inicia com a identificação de plantas matrizes, coleta de sementes e a produção de mudas nos viveiros. Um dos grandes destaques deste processo foi a estruturação de viveiros como centros de tecnologia. Nos últimos 20 anos, foram produzidas mais de 700 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A capacidade anual da Reserva Natural das Águas – principal viveiro estabelecido – aumentou de 10 mil para 180 mil unidades no início da década de 2000, resultado da qualificação e aprimoramento da gestão e manejo. O conhecimento destas técnicas hoje permite a SPVS implementar ações de restauração de outras áreas e contribuir, em parceria, com a preservação de outras regiões.

Todo este trabalho teve início com o estabelecimento de parcerias da SPVS com a organização não governamental The Nature Conservancy e as empresas Chevron, General Motors e American Electric Power. O projeto pioneiro para Redução de Emissões provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal (REDD+), além de colaborar com a retirada de gases de efeito estufa da natureza e permitir a restauração de uma grande área de Mata Atlântica foi capaz de estabelecer um modelo sem precedentes para o desenvolvimento do potencial da região em conservação da biodiversidade.

Desenvolvimento científico, cultural e econômico

Até 2018, as Reservas Naturais possibilitaram o desenvolvimento de 112 publicações científicas e mais de 230 trabalhos de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e projetos de pesquisas de instituições de ensino nacionais e estrangeiras – como o Museu de História Natural de Karlsruhe, da Alemanha, e o Earthwatch Institute, do Reino Unido. Desde o início das operações, foram registradas 22 espécies de mamíferos de médio e grande portes, 400 espécies de aves e mais de 1.000 espécies de plantas. Entre os registros estão descrições de espécies novas para a ciência, como é o caso de uma cigarrinha (Guaricicana borsegi) e de outros animais que não eram mais encontrados na região há décadas, como a onça-pintada.

Desde que as áreas das Reservas Naturais foram adquiridas e os trabalhos de manejo e restauração foram estabelecidos, a educação para a conservação da natureza é uma das principais prioridades da SPVS. A instituição desenvolveu diversas ações para gerar compreensão sobre a importância de conservar a natureza, envolvendo não só os funcionários, mas seus familiares e toda comunidade local. “As histórias que o livro traz mostram que é possível capacitar e envolver uma comunidade, demonstrando o valor do trabalho realizado nas Reservas e que a conservação da natureza tem potencial para desenvolver uma região de diferentes formas”, explica Monica Borges, gerente de parcerias corporativas da SPVS.

Com esse objetivo, a SPVS pesquisa e estimula o desenvolvimento de atividades econômicas que sejam compatíveis com a conservação da natureza. Cultivo de banana orgânica, produção de mel com abelhas nativas e incentivo ao turismo ecológico são alguns exemplos de iniciativas que resultaram no desenvolvimento econômico nas cidades abrangidas pelas Reservas Naturais.

João Amadeo é um dos parceiros locais que começaram a praticar o turismo de forma cooperada. Dono da Pousada Chauá, João relata que a organização da Cooperguará ofereceu maior segurança e motivação para turistas. Para Francelino Cogrossi, outro exemplo de empreendedorismo na região, as mudanças e benefícios oriundos das Reservas também são claros. “Antes, a população era muito menor e, mesmo assim, percebemos que algumas espécies estavam desaparecendo, a caça e exploração das áreas eram muito intensas. Hoje, vemos os resultados da conservação da natureza”, conta Francelino na obra.

Grande Reserva Mata Atlântica

A experiência de promover em conjunto conservação da biodiversidade e economia regional inspirou a iniciativa Grande Reserva Mata Atlântica, idealizada pela SPVS e que conquistou o apoio de centenas de parceiros. A iniciativa busca promover o maior remanescente contínuo deste bioma em todo o mundo com base nas suas riquezas locais, garantindo a geração de empregos e renda a partir de atividades voltadas ao turismo de natureza e ao turismo histórico-cultural.

A Grande Reserva Mata Atlântica é o principal refúgio de espécies ameaçadas de extinção, abrigando uma enorme diversidade da vida selvagem, com mais de 15 mil espécies de plantas e mais de duas mil espécies de animais vertebrados. A iniciativa também é palco de uma grande diversidade cultural, abrangendo 50 municípios que contém comunidades tradicionais de diferentes grupos culturais, representados por caiçaras, indígenas e quilombolas.

O diretor executivo da SPVS, Clóvis Borges defende que iniciativas como essa podem estimular ações similares com apoio de empresas privadas e a maior valorização das áreas protegidas e, por consequência, levar a avanços sem precedentes no desenvolvimento regional, por meio do conceito chamado Produção de Natureza. “As áreas naturais bem conservadas garantem a provisão de inúmeros serviços ecossistêmicos, como o fornecimento de água para comunidades e o equilíbrio climático pelo potencial de estoque de carbono das florestas. Além disso, esta grande área contínua de Mata Atlântica deve ser consolidada como um destino turístico. O turismo de natureza é um dos setores promissores para a economia nos próximos anos, com oportunidades de negócios e empregos para as comunidades locais. Além de promover o lazer, aventura e bem-estar, essas atividades têm potencial de gerar conhecimento sobre a conservação da natureza”, descreve. “Já para o próximo ano trabalhamos para que as Reservas Naturais possam receber visitantes e serem reconhecidas como um verdadeiro destino turístico”, acrescenta.

Evento de Lançamento

A obra será lançada em evento online que se realizará no dia 03 de dezembro, das 13h30 às 14h30, com transmissão online pelo canal do YouTube da SPVS (/SPVSBrasil). Ao término do evento, o livro estará disponível para download no website da instituição (www.spvs.org.br).

Ficha técnica

Autoria: Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS

Editora: InVerso

Número de páginas: 224

Prefácios: Carlos Manoel Amaral Soares e Miguel Serediuk Milano

Pesquisa e redação: Claudia Guadagnin e Ricardo Gomes Luiz

Coordenação de conteúdo: Adriani Baldini, Marina Pranke Cioato e Ricardo Gomes Luiz.

ISBN: 978-85-5540-160-2

Sobre a SPVS

A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que há mais de 36 anos desenvolve projetos inovadores na área de conservação da natureza. As iniciativas desenvolvidas pela SPVS têm por estratégia garantir que investimentos e esforços sejam direcionados para ações prioritárias e efetivas que consistam na manutenção do patrimônio natural brasileiro.

Editora Inverso

O comprometimento com a qualidade visual, editorial e gráfica, além da abrangência em toda a região sul do Brasil, fez a InVerso se consolidar e abrir caminhos no mercado editorial nacional. Hoje, a InVerso é reconhecida por sua coerência de proposta e valores: cultura, ética, respeito, informação, qualidade e pela aposta no patrimônio cultural e na leitura como forma de extensão da memória e da imaginação.

 

 

 

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Franquias de saúde e beleza se reinventam e mantém bons resultados durante a pandemia

 

 

 

Franquias de saúde e beleza se reinventam e mantém bons resultados durante a pandemia

O mercado de franquias agiu rápido para enfrentar os reflexos da pandemia de COVID-19. Criou ou expandiu o e-commerce, digitalizou processos e até produtos e serviços, criou promoções, intensificou o suporte ao franqueado e manteve o relacionamento com os consumidores por meio de canais digitais. Desta forma, o setor vem em uma trajetória de recuperação, aproximando-se dos níveis pré-pandemia, como apontou o balanço de julho da ABF – Associação Brasileira de Franchising. Um dos segmentos que puxam esta recuperação é o de Saúde, Beleza e Bem Estar, que em julho apresentou, em relação ao mesmo mês de 2019, uma redução no faturamento de apenas 2%. Além das medidas de reativação da economia e o relaxamento do isolamento social, contribuíram para a recuperação das franquias de Saúde e Beleza o desejo de bem estar mesmo em um contexto tão delicado, o aproveitamento do distanciamento para a realização de procedimentos estéticos mais invasivos e o redirecionamento de recursos que seriam utilizados para outros fins, como viagens e outras atividades sociais.

“As franquias de Saúde e Beleza demonstraram grande resiliência e agilidade. O conhecido ‘efeito batom’ demorou um pouco mais a aparecer, mas se fez presente. De qualquer forma, apenas ele não explica o desempenho dessas franquias. Sim, o consumo de substituição e de gratificação foram importantes, mas as franquias deste segmento também fizeram sua parte. Se digitalizaram, criaram produtos e pacotes e, acima de tudo, mantiveram o relacionamento com franqueados e os consumidores. É importante destacar também o crescimento de serviços essenciais por meio do franchising, como odontologia, oftalmologia, clínica geral e cuidados com idosos que tiveram mais uma vez seu valor e potenciais reconhecidos mesmo com o mercado passando por tantas transformações”, afirma Thais Ramos, coordenadora do Comitê de Saúde e Beleza da ABF.

O levantamento realizado pela ABF com 18 redes aponta que as adaptações e inovações foram fundamentais para a manutenção do desempenho do segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar. Por exemplo, as redes Sóbrancelhas e Maislaser criaram plataformas de e-commerce, reforçando suas vendas. Já as marcas Budha Spa, Sorridents, Odontoclinic criaram plataformas de serviços ou teleatendimento (para avaliação prévia). As redes Onodera, Maislaser, Budha Spa e Mercadão dos Óculos lançaram linhas de produtos/pacotes e ferramentas digitais. Algumas franquias passaram a fazer entregas ou atuar no modelo take away, como a Hinode, e desenvolveram pacotes pré-pagos ou parcelados, como é o caso da Onodera e da Royal Face.

Esse potencial não passou desapercebido pelos investidores tanto que as redes Água de Cheiro, Mais Top Estética e Royal Face, apresentaram crescimentos expressivos em número de unidades. A pandemia viu surgir ainda dois novos negócios em saúde: rede de espaços compartilhados para profissionais da saúde, a Buratto Consultórios, e uma rede de oftalmologia de alta performance, a Olhar Certo. Merece menção ainda a resiliência de serviços essenciais de ortodontia, medicina e assistência a idosos que mantiveram a demanda, mesmo frente as flutuações do mercado. Suportando tudo isso, as redes intensificaram o apoio aos franqueados com metodologias ágeis, treinamento e consultoria realizadas à distância, que mantiveram o negócio ativo e as equipes motivadas.

Confira abaixo as histórias de 18 redes que promoveram mudanças e inovaram durante a pandemia e conseguiram preservar ou até expandir suas operações.

Acesso Saúde

A rede Acesso Saúde - sistema nacional de atendimento médico e odontológico sem mensalidade para a população que não possui um plano de saúde, manteve 90% das franquias abertas durante o período de pandemia, seguindo as recomendações da OMS para atendimento ao público, bem como as medidas de segurança exigidas de cada estados que está presente. As unidades que estiveram fechadas (apenas no mês de março) já retomaram suas atividades. Pensando em condição especial para facilitar novos investimentos, a rede criou o programa exclusivo de apoio financeiro ao franqueado durante o primeiro ano da unidade. Ao aderir a franquia Acesso Saúde entre os meses de junho a novembro, o novo franqueado recebe 2 meses de isenção de royillties + 10 meses com 50% de desconto. A rede também oferece parcelamento de até 3 a 6x na taxa de franquia. Desde o lançamento do programa foi realizada a venda de 3 unidades. Atualmente, a rede está com 30 unidades em funcionamento e pretende fechar o ano com 6 novas unidades. Para os pacientes da clínica, a Acesso Saúde criou à campanha #xôcorona, que consiste em desenvolver oportunidades de negócios neste cenário e também engajar e motivar as equipes a trabalharem com segurança.

Água de Cheiro

Desde o início do ano, a Água de Cheiro trabalhou com estratégias que auxiliaram a driblar a instabilidade econômica e, inclusive, continuar crescendo. A previsão era de inaugurar 40 novas operações ainda este ano e, até o momento, 32 novas unidades já foram implantadas em todo o país, o que aponta o sucesso da rede em seu plano de franca expansão. Quando comparada a 2019, a marca já cresceu cerca de 17%, alcançando o marco de 140 operações rodando nacionalmente. Segundo Olindo Caverzan Júnior, diretor da Água de Cheiro, isso se deu graças às minuciosas estratégias de expansão da marca e uma possível mudança no comportamento do consumidor brasileiro. “A pandemia nos mostrou que apesar do mercado de beleza não ser considerado como essencial, mesmo em meio à crise, as pessoas continuaram interessadas e consumindo produtos do segmento, o que gerou maior interesse nos empresários que buscavam por empreendimentos seguros e, consequentemente, encontraram na Água de Cheiro o negócio perfeito para apostar suas fichas”, pontua. Ainda de acordo com o diretor, foi necessário estar mais próximo de potenciais empresários, alimentando-os com informações que comprovassem as chances de retorno do empreendimento, além de investir em campanhas de incentivo mais agressivas.

Budha Spa

Em 2020, com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o Buddha Spa, a maior rede de spas urbanos do país, se viu obrigada a fechar suas 38 unidades por alguns meses. Com isso, teve que adaptar sua estratégia de negócio. Além de criar uma série de promoções, que permitiam o uso dos serviços ao término do isolamento social, a marca antecipou o lançamento de sua linha Home e da plataforma Home Wellness. A linha Home permite ao consumidor ter a experiência do despertar dos sentidos em casa, com óleos essenciais, difusores de ambiente e sabonete líquido desenvolvidos exclusivamente para o Buddha Spa após um estudo aprofundado que chegou a uma combinação única de matérias-primas e aromas. Já a plataforma Home Wellness leva ao consumidor, onde ele estiver, cursos online sobre bem-estar. Atualmente há dois programas disponíveis: Saúde do Sono e Antiestresse. Hoje, alguns meses após o lançamento da linha Home, 8% do faturamento do Buddha Spa já vem desses produtos, e a meta é chegar a 20% até o fim do ano. O Buddha Spa manteve seu ritmo de expansão. Em 2019, eram 34 unidades em operação. Em 2020, são 38 em outubro e a estimativa é encerrar o ano com 40.

Buratto Consultórios

Rede de espaços compartilhados para profissionais da saúde, a franquia acelerou seu processo de formatação, finalizado em junho, após perceber uma procura muito grande pelo serviço, já que o segmento não parou e ele é um dos poucos que não pode ser operado home-office. O resultado dessa procura foi refletida na abertura de duas unidades (Julho/Santo Andre e Outubro/São Paulo). O grande diferencial para esses resultados foram promoções para incentivar futuros franqueados (negociação direta com a franqueadora onde o parcelamento da taxa de franquia, de R$ 39 mil, é facilitado ou parcelamento do valor total do investimento ou até um valor superior para capital de giro, dependendo da garantia ofertada, através da parceria com a Creditas. Outra vantagem foi oferecer para os médicos um sistema completo para agendamento e consultas via telemedicina, além, do negócio minimizar gastos, pois, o profissional precisa apenas de seus equipamentos para iniciar e aluguel por hora.

GiOlaser

A retomada das atividades está impulsionando a procura por tratamentos de beleza. Segundo o diretor de expansão da holding, Rafael Vasconcelos, as pessoas estão voltando às atividades e preocupadas em recuperar a autoestima deixada de lado durante a pandemia. "Essa proibição repentina no acesso aos serviços de beleza atiçou nas pessoas o desejo de se cuidar. Com a reabertura das unidades após a pandemia, a procura pelos serviços de beleza dobrou e ainda temos a proximidade com o verão que, naturalmente, aquece esse mercado", pondera o diretor. Além disso, a rede traz a marca da atriz global Giovanna Antonelli, que é sócia e participa ativamente de todas as estratégias do negócio. "Uma atriz conceituada como a Giovanna Antonelli não vincularia o seu nome a uma clínica que não tivesse alto nível de excelência e potencial de crescimento", reforça Vasconcellos.

Grupo Hinode

Durante a pandemia o Grupo Hinode, através das suas franquias, inovou com o modelo de entrega, inserindo novas opções com take away e delivery em suas 400 franquias, agilizando a retirada de produtos para seus consultores, que gerou um acréscimo de 15% no fluxo. Realizou promoções para os consultores e ainda implantou novos formatos de pagamento que colaboraram para o desempenho positivo das franquias, sendo que o conjunto de todas as ações gerou um recorde de produção pelo aumento das vendas: nos meses de abril a setembro o Grupo registrou um crescimento de 132%.

Home Angels

A Home Angels, maior rede de franquia de cuidadores de idosos da América Latina, superou o período de crise graças a grande quantidade de pessoas que entenderam a real necessidade de contratar um cuidador para supervisionar seus parentes de idade, sem precisar se distanciar deles. Nesse período, a Home Angels vendeu mais de 6 franquias, um crescimento de 25% só no período pandêmico - além de muitos novos contratos de serviço fechados. Um exemplo disso é a unidade de São José dos Campos que conquistou mais de 10 contratos no auge da pandemia.

Maislaser

Em agosto, a Maislaser entrou para o e-commerce. Com a nova plataforma, a franquia projeta um aumento gradual de 20% de faturamento em todas as unidades e, em um ano, faturar R$ 5 milhões apenas por essa ferramenta. Para atrair um público maior, em novembro a rede começará a oferecer um serviço de rejuvenescimento facial – já existem três unidades como piloto. Atualmente, a Maislaser conta com mais de 90 clínicas.

Mais Top Estética

A rede de franquia Mais Top Estética, mesmo em meio a pandemia, no mês de outubro ultrapassou a marca de 100 unidades vendidas, registrando lucro não só em setembro, como também no trimestre e no ano. Foram 11 inaugurações em 30 dias, 21 franquias vendidas em setembro, e uma unidade inaugurada a cada 36 horas. O sucesso das vendas e na captação de franqueados deu-se principalmente ao novo modelo de negócio em formato de microfranquia home care, com investimento inicial de R$ 58 mil e que está no processo de implantação em mais de 20 unidades no Brasil.

Mercadão dos Óculos

Neste ano, o Mercadão dos Óculos já inaugurou mais de 70 lojas, apesar da pandemia. Em maio, a rede lançou uma nova ferramenta de venda, o Visiolens. Por meio de um tablet, o consumidor consegue ver em tempo real o efeito da lente escolhida. Isso aumentou o ticket médio das franquias em até 20%. Além disso, a franquia fez uma parceria com o grupo italiano Marcolin, oferendo exclusividade no Brasil para as vendas dos óculos das marcas Gant e Skechers. Com as novidades, o Mercadão dos Óculos tem a previsão de faturar mais de R$ 200 milhões em 2020.

Odontoclinic

Hoje, vivemos em um mundo diferente, onde os consumidores estão cada vez mais conectados no mundo digital. Atrelado a isto, a Odontoclinic criou no início da pandemia, o CliqueOdonto, uma estratégia para continuar a captação de leads (cadastros de possíveis pacientes), sem a necessidade da pessoa sair de sua residência. A Odontoclinic disponibilizou para a rede de franqueados uma plataforma tecnológica digital (web aplicativo), que é divulgada através de uma campanha de marketing digital. Todos os leads impactados pelos anúncios impulsionados nas mídias sociais, clicam no web aplicativo e sinalizam o tratamento de interesse, enviando fotos para um pré-diagnóstico do dentista. Após o recebimento das informações e fotos do lead, o comercial da clínica entra em contato para o agendamento de uma pré-avaliação online. Nesta avaliação online com base no material recebido e conversa com o paciente, o dentista especializado realiza um pré-diagnóstico e encaminha para uma segunda etapa que é a avaliação presencial. Com o web aplicativo é possível captar um número significativo de possíveis pacientes que ainda estão com receio de sair de casa, além de explicar sobre a Odontoclinic e os tratamentos oferecidos. O uso da tecnologia, tem sido uma peça fundamental para a continuidade da captação de leads durante o momento mais extremo da pandemia, como também nesse momento de retomada. Algumas de nossas clínicas tiveram mais de 100 leads captados nos primeiros meses através da divulgação da campanha.

Olhar Certo

A Olhar Certo, rede de oftalmologia de alta performance, cresceu mais de 300% em balanço fechado 2º quadrimestre do ano, comparado com o mesmo período do ano anterior. A rede entrou para o franchising nesse ano e surpreendeu pelo crescimento expressivo. A expectativa é abrir 10 unidades e mais um centro cirúrgico até o final do primeiro semestre de 2021. Por ser a pioneira na oferta de oftalmologia de alta performance no franchising, há um mercado gigante de oportunidades a ser explorado. As marcas GiOlaser, Sorridents e Olhar Certo, pertencem à Salus Par, holding de saúde, beleza e bem-estar, da empresária Carla Sarni.00

Onodera

Prestes a completar 40 anos, a Onodera Estética e todo o ecossistema que ela faz parte vivenciou um período de grandes desafios, devido a pandemia. A ONODERA focou em alguns pilares para sair deste momento, como: gestão estratégica, inovação e capacidade de adaptar-se às condições impostas pelo mercado. Através de pesquisas, estávamos acompanhando as tendências e verificando que o mercado de beleza, em geral, seria um dos primeiros a retomar o crescimento. Desta forma, desenvolvemos algumas ações para que os nossos franqueados fossem impactados o mínimo possível, dentre elas: flexibilizações com pagamentos (royalties e fundo de propaganda), Consultoria OnLine que trouxe um novo canal para nos relacionarmos com as nossas clientes, com objetivo de oferecer mais praticidade e comodidade no dia a dia, já que por meio deste canal, é possível realizar uma consultoria em qualquer lugar e momento. Outra ação que mudou a nossa forma de pensar e de nos comunicar com nossos franqueados foram os treinamentos virtuais, trazendo mais agilidade para debatermos temas atuais e importantes, sendo uma troca de conhecimento e de boas práticas. Destes encontros surgiram algumas novidades promocionais e lançamentos, todos voltados a tratamentos rápidos e com excelente resultado, como o Desafio Quarentena Detox, composto por produtos home care, dieta especial, acompanhamento nutricional, assinatura de um aplicativo de exercícios e tratamentos Onodera e também o lançamento do Boto Club – o Clube da Toxina Botulínica, em que a cliente poderá realizar três aplicações durante o ano, com parcelamento em 12 vezes. Mais um motivo de comemoração para a nossa marca, foram a venda de 02 novas franquias: Londrina e Cuiabá. Tudo só foi possível, pois implantamos a cultura agile em todos os departamentos da franqueadora, focando em entregas rápidas e correções quando necessárias.

OrthoDontic

Apesar da situação, a OrthoDontic, que tem mais de 240 franquias, projeta fechar o ano de 2020 com um faturamento de R$ 296 milhões (aumento de 7% em relação a 2019). Até o fim do ano, a previsão é de que 11 novas unidades sejam inauguradas. Outras três inaugurações já estão programadas para o início de 2021. Segundo Fernando Massi, um dos sócios da OrthoDontic, além da própria peculiaridade do negócio – tratamentos ortodônticos duram, em média, 36 meses e não se recomenda que sejam interrompidos –, a agilidade com que a empresa reagiu à crise, adaptando rapidamente seus sistemas e ferramentas de atendimento e comunicação com o cliente fez com que o impacto da pandemia no negócio tenha sido o menor possível. Assim, diferentemente do que aconteceu em outras redes e principalmente em consultórios particulares, os chamados atendimentos não críticos, que na OrthoDontic respondem por 90% do total, não mantiveram os patamares pré-pandemia como até aumentaram no período. “Desenvolvemos campanhas educativas sobre cuidados com o vírus e saúde bucal para que os franqueados pudessem orientar os pacientes via WhatsApp. Cada clínica manteve um profissional de plantão para tirar dúvidas online e avaliar a necessidade de atendimentos emergenciais”, explica. “Organizamos fluxos de comunicação para que a marca estivesse presente ainda que os atendimentos não pudessem ser realizados normalmente naquele momento. Isso fez com que os clientes se sentissem assistidos durante os momentos de incerteza, o que evitou o cancelamento massivo de contratos e fez com que as mensalidades continuassem sendo pagas normalmente. Fizemos este trabalho com cerca de 600 mil clientes ativos.”

Royal Face

A rede Royal Face, pioneira em harmonização facial, está investindo forte com o diferencial do foco especial na classe C. Durante a pandemia, vendeu mais de 105 unidades ultrapassando a marca de 120 pontos comercializados somente este ano. O crescimento nesse período se deve principalmente ao suporte da franqueadora. A Royal Face aproveitou o momento para buscar novas ferramentas on line e atender melhor seus parceiros e os clientes. Triplicaram a quantidade de conteúdo da plataforma EAD e ofereceram todo o suporte aos franqueados ajudando-os na melhora dos resultados. “Acompanhamos diariamente os resultados das nossas franquias, ajudando-os a traçar planos de ação para que saiam vencedores da pandemia. Entendemos que o atual momento deve ser visto como uma oportunidade aos nossos interessados para realizar um investimento em um negócio de sucesso como a Royal Face”, destacou Mauri Torres, diretor de expansão da marca.

Sóbrancelhas

A Sóbrancelhas também foi afetada, ficamos sem atender clientes presencialmente, mas isso não nos fez parar literalmente. Lançamos o e-commerce oficial da marca, alternativa para franqueados continuarem suas vendas de forma online, realizamos a quarentreina para reciclagem das colaboradoras de forma online e uma série de lives de diversos temas, com profissionais renomados no mercado para manter o relacionamento com a nossa rede e gerar insights em nossos franqueados. E agora seguimos inovando, apresentando para o mercado a nanofranquia, com foco em pequenos empreendedores e também lançamos dois novos produtos para fazer parte do nosso portfólio exclusivo, além de um serviço!

Sorridents

Já a Sorridents, reconhecida por ser a rede mais premiada da América Latina e case de sucesso em Harvard pelo crescimento agressivo e impacto de negócio social, cresceu 37% no 2º quadrimestre do ano, comparado com o mesmo período do ano anterior. A rede tem como premissa iniciar todos os empreendimentos com o número de 4 a 12 cadeiras para atendimento, gerando faturamento similar ao de 4 a 12 negócios em operação, dependendo do formato escolhido pelo investidor. Durante a pandemia, a Sorridents se reinventou e criou o projeto Telesorriso, ao estruturar uma equipe de dentistas para promover a pré-orientação remota de saúde bucal. Os atendimentos são feitos pela franqueadora e repassados à uma clínica mais próxima do paciente, se necessário. A estratégia da franqueadora manteve o fluxo de pacientes nas unidades durante a crise, auxiliando os franqueados na gestão do negócio.

Terça da Serra

A rede teve uma alta procura por franquias neste ano principalmente pela preocupação por cuidados específicos e humanizados na área da saúde. A preocupação pela qualidade de vida e um isolamento social com estrutura para os idosos vez com que a rede se destacasse no setor. Só no segundo semestre são 16 unidades entre já inauguradas e que irão abrir até o fim do ano em vários Estados do Brasil. A rede foi fundada em 2014 e foi pioneira ao se desenvolver como uma rede de residências para idosos no Brasil. Atuando no segmento de franquias desde 2016, conta com mais de 500 idosos hospedados e fatura anualmente R$ 30 milhões. As novas inaugurações representam cerca de 500 novas vagas de emprego com essas unidades.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 186 bilhões, mais de 160 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,3 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.300 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

 

 

 

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Felipe Folgosi lança sua quinta graphic novel no dia 8/12

A história em quadrinhos Knock Me Out, que terá estreia no LE Burger em São Paulo, é um romance que se passa no mundo do MMA

O ator e quadrinista Felipe Folgosi lança sua mais nova graphic novel, Knock Me Out”, no restaurante LE Burger, em São Paulo, no dia 8 de dezembro, terça-feira, a partir das 19h. Esta é a quinta obra na série de História em Quadrinhos (HQs) do autor, que teve início com Aurora, lançada em 2015, seguida por Comunhão em 2017, Um Outro Dia em 2018 e Chaos em 2019.

“É a história de Tom Rocco, um lutador brasileiro de jiu-jitsu, que vai para os Estados Unidos em busca de seu próprio caminho”, comenta Felipe.

Além de ser um excelente lutador, Tom começou a fazer grafite ainda adolescente e acabou desenvolvendo um estilo pessoal em obras incríveis, mas que ele esconde para que ninguém veja. Essas duas formas de expressão, a arte marcial e a plástica, são as válvulas de escape que ele tem para lidar com seus conflitos internos, principalmente, com a solidão. Mas como em toda boa história, Tom chega em uma encruzilhada. Ao mesmo tempo que recebe o convite para lutar no maior campeonato de MMA do mundo, conhece Natalie, uma médica que ilumina sua vida, e acabam se apaixonando.

Felipe desenvolve uma história de ação surpreendente que mistura romance e questões filosóficas. “Tendo morado e estudado por dois anos em Los Angeles, experimentei na pele como é se sentir estrangeiro. Procuro abordar na história esse fenômeno cada vez mais frequente de jovens que deixam o País, muitas vezes em busca de uma identidade. Porém se desvinculando de sua família, cultura e referências geográficas que compõem nossa memória afetiva, intensificando a sensação de não pertencimento comum nos dias de hoje”, relata.

Ele acredita que as artes-marciais e plásticas têm mais coisas em comum do que se imagina. “Durante toda infância pratiquei lutas e, ao mesmo tempo, era aficionado por cinema e quadrinhos. Grandes artistas conseguiram canalizar a violência de forma criativa e provaram que existe uma beleza estética nas artes marciais”, conta o autor.

Para Folgosi, as semelhanças entre as artes não terminam no nome. Ambas são veículos de expressão estética, têm um processo de aprendizado parecido entre mestre e aprendiz, exigem coordenação motora e raciocínio espacial. “Não é por acaso que ao longo da história, a prática dessas artes não era só comum, mas obrigatória tanto para monges como para samurais”, complementa.

Roteirização

Felipe estudou cinema em São Paulo e fez especialização em roteiro na UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), nos Estados Unidos. Inicialmente desenvolveu o roteiro de Knock Me Out para o cinema, mas adaptou a trama para HQ ao perceber seu imenso potencial gráfico.

A missão de ilustrar foi dada ao desenhista Henrique Pereira, arte-finalista Téo Pinheiro e ao colorista Vinicius Townsend. “Encontrei nesse time os parceiros que buscava há algum tempo, com a sensibilidade e talento que a obra pede. Estou muito satisfeito com o resultado e acredito que o público também ficará”, enfatiza o ator.

O coquetel de lançamento para imprensa e convidados, com a presença de Felipe Folgosi acontecerá na hamburgueria de temática geek mais tradicional de São Paulo. “Já fazem alguns anos vinha querendo fazer um lançamento na LE Burger por ser um espaço incrível, de gente que curte a cultura pop de verdade e finalmente chegou o momento”, finaliza.

Ficha técnica

Roteiro, adaptação, layouts e produção: Felipe Folgosi

Desenho: Henrique Pereira. Arte-Final: Téo Pinheiro

Cores: Vinicius Townsend

Preço: R$59,99

Quantidade de páginas: 144 de arte, 152 totais

Loja virtual: www.facebook.com/hqAurora

Felipe Folgosi

Fez faculdade de cinema na FAAP e especialização na UCLA por dois anos, com ênfase em roteiro. Desde 2000 tem colaborado em vários veículos como o Jornal da Tarde, revista da Avianca e na revista Licensing Brasil. Em 2001 ganhou o Concurso Nacional de Dramaturgia promovido pelo Ministério da Cultura com a peça "Um Outro Dia".

Começou a fazer teatro aos quinze anos e estreou aos dezessete na televisão com a minissérie "Sex Appeal", na Rede Globo, em 1993. Em seguida fez a novela "Olho no Olho", onde era o protagonista Alef. Depois esteve em "Explode Coração", "Corpo Dourado", "Vidas Cruzadas", "Jamais te Esquecerei", "Começar de Novo", "Os Ricos Também Choram", "Prova de Amor", trilogia "Os Mutantes" e “A Terra Prometida” na Rede Record.

Como apresentador, esteve no programa "Tá Ligado" da Fundação Roberto Marinho, em STV na Dança na TV Senac, em "Acredite Se Quiser" na Band. Mais recentemente participou do longa-metragem "A Grande Vitória" com Caio Castro e Sabrina Sato, da série "Politicamente Incorreto" com Danilo Gentilli, na FOX, da novela "Chiquititas" do SBT, do programa da GNT “Que Maravilha- Aula de Cozinha”, do seriado “171-Negócio de Família” para o Universal Channel e atualmente está fazendo uma participação na novela “Aventuras de Poliana” no SBT. No teatro fez mais de dez peças, entre elas "Gato Vira-Lata", de Juca de Oliveira.

Em 2018, Felipe lançou o longa-documentário “Traço Livre”, que coproduziu e apresenta, sobre o cenário atual do quadrinho independente no Brasil. Em 2019, participou do longa “Eu Sou Brasileiro” de Alessandro Barros e em breve estará na cinebiografia de Celly Campelo “Um Broto Legal”, de Luiz Alberto Pereira.

Lançou em 2015 sua primeira Graphic Novel, “Aurora”, que foi um sucesso de crítica e público, tendo sido indicada ao maior prêmio dos quadrinhos nacionais, o “HQMix”.

Em 2017 lançou seu segundo projeto em quadrinhos, desta vez uma história de suspense e terror psicológico chamada “Comunhão”. Participou também das coletâneas “Visões de Guerra” e “Selva Gazeta Gráfica”. Em 2018, Felipe lançou seu curso online de composição narrativa chamado “Contador de Histórias” na plataforma cultural Savoá. Também participa da antologia “Narrativas do Medo Volume 2” com o conto “Non Plus Ultra”, lançou a Graphic Novel “Um Outro Dia” em 2018. Em 2019 lançou a continuação do Aurora chamada “CHAOS” e atualmente está produzindo a última parte da trilogia, chamada “OMEGA” com lançamento previsto para agosto de 2021. Em 2020, “Knock Me Out” é o lançamento do autor.

Henrique Pereira

Além de produzir materiais para editoras e agências de publicidade, trabalhou com quadrinhos institucionais, livros didáticos e paradidáticos, animação, character design para games, e ministrou aulas de desenho (estilo mangá) na cidade de Recife, Pernambuco.

Ainda nos anos 90, produziu a 1ª edição da revista “Aprenda a Desenhar - Estilo Mangá”, em parceria com o artista Watson Portela. Atualmente, dedica-se a ilustrar para editores internacionais como artista freelancer e à frente do “Inkstand Studio” do qual é fundador.

Vinicius Townsend

Natural do Rio de Janeiro, graduado em Belas Artes pela UFRRJ. Trabalha como colorista a 8 anos, participando de publicações em editoras como IDW, Dynamite, entre outras. Atualmente dedica-se como freelancer em publicações no mercado independente nacional e internacional.

Serviço:

Coquetel de lançamento e autógrafos da graphic novel “Knock Me Out”, de Felipe Folgosi na LE Burger

Data: 8/12/2020 - terça-feira, a partir das 19h

Local: LE Burger, Alameda Franca, 1055 - Jardim Paulista, São Paulo (SP)

Programação: bate-papo com o autor e noite de autógrafos

Venda no local

 

 

 

 

 

 

 

 

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Papo de Intervalo aproxima alunos em meio ao distanciamento social

 

 

 

Papo de Intervalo aproxima alunos em meio ao distanciamento social

Colégio promove encontros que abordam temas leves, buscando amenizar a saudade dos alunos do convívio com amigos e professores

O ensino remoto virou a realidade na vida de milhares de estudantes. Certamente, a hora do intervalo dentro da escola, com a interação e conversas com os amigos, estão fazendo tanta ou mais falta entre os alunos que as próprias aulas presenciais. Pensando em amenizar essa saudade provocada pelo distanciamento social, o Colégio Positivo realiza, toda semana, o Papo de Intervalo, de forma on-line. Um encontro entre professores e alunos para discutirem temas mais leves em relação aos conteúdos pedagógicos.

O bate-papo dura exatamente o tempo de um intervalo. Semanalmente, os assuntos são trocados. Ao longo de 16 semanas, cerca de 600 alunos participaram dos encontros - entre eles, Maria Eduarda Carneiro, de 16 anos, estudante da 2º série do Ensino Médio do Colégio Positivo - Ângelo Sampaio. Para ela, o Papo de Intervalo é uma boa oportunidade dos alunos se aproximarem dos professores. “Foi um momento de descontração bem legal. Durante a pandemia, nosso contato com os professores foi somente nas aulas, portanto, foi uma oportunidade de manter a relação professor-aluno” conta.

Para a estudante da 2º série do Ensino Médio do Colégio Positivo - Jardim Ambiental, Nicole Hannie Gil Ribeiro, de 17 anos, além de poder passar alguns minutos conversando com amigos e professores, o encontro também ajuda a conhecer outras culturas. “Tem vários temas. Com certeza foi uma das melhores ideias que tiveram’’ exalta.

Segundo a coordenadora do Ensino Médio do CIPP (Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento) do Colégio Positivo, Lucimeire Fedalto, uma das idealizadoras do projeto, a ideia do Papo de Intervalo foi proporcionar um tempo para que os alunos do Ensino Médio tivessem um descanso das aulas. "O intervalo é um dos momentos mais esperados pelos estudantes e, no período remoto, o Colégio Positivo e o Colégio Semeador quiseram manter o momento, o ar despojado e o bate-papo descontraído. Ao longo dos 16 encontros realizados, todos dentro da plataforma virtual, teve conversa sobre profissões, cinema, e-sport, dicas para aliviar o estresse, família, o poder da juventude e até sobre receitas culinárias com professores cozinhando ao vivo", conta.

 

 

 

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