Decreto de “toque de recolher” no Paraná não deve reduzir consideravelmente o consumo de álcool

 

 

 

Decreto de “toque de recolher” no Paraná não deve reduzir consideravelmente o consumo de álcool

Falta de fiscalização e punição são vistos como entraves da medida; estratégias não devem surtir efeito esperado no que diz respeito à contaminação pelo Coronavírus entre os jovens.

Na última semana, o Governo do Paraná editou o decreto 6294/2020, que promove “lei-seca” durante a madrugada e redução no número de participantes em eventos. A nova legislação não permite a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas das 23h às 5h. Esse horário é o mesmo que está previsto no decreto sobre o toque de recolher, mais uma estratégia recente do governador paranaense na tentativa de frear a contaminação pelo Coronavírus.

Na opinião da psicóloga comportamental Simone Martin Oliani, que atua no Centro Integrado de Neuropsiquiatria e Psicologia Comportamental (CINP), em Londrina, e associada da Associação Brasileira de Estudo Sobre o Álcool e Outras Drogas (ABEAD), a medida pode surtir efeitos apenas a curto prazo para diminuir a proliferação da Covid-19. “Não vender bebidas alcoólicas e a proibição de beber em locais públicos evita aglomerações. O ato de beber está associado ainda ao uso do tabaco, que também aumenta o risco de contaminação entre os jovens. No entanto, não acredito que o decreto terá o efeito esperado porque não há como fiscalizar o consumo de bebida em público, que não acontece apenas em bares, restaurantes e casas noturnas. As pessoas bebem em casa e em grupos com mais de dez pessoas. Outro ponto fraco da medida é a falta de punição. Regras sem consequências estão fadadas ao fracasso. Para funcionar precisaria especificar as consequências do tipo “se... então “. E ainda, seria adequado estabelecer contingências entrelaçadas, com a colaboração entre os múltiplos órgãos envolvidos nas áreas de controle, de fiscalização, de saúde e da adoção de campanhas de psicoeducação para que as pessoas não se expusessem ao risco e, se precisassem se expor, que mantivessem os protocolos de distanciamento e higienização”, observa.

Para Renato Figueiroa, diretor do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas do Paraná (NEPSD), que diz respeito ao colapso do sistema de saúde, a medida é válida porque tende a reduzir os acidentes causados por infratores intoxicados. “Num momento em que há escassez de leitos, o decreto ajuda no sentido de diminuir a ocupação de hospitais com feridos no trânsito. O objeto da fiscalização está claro no decreto desta feita”, argumenta.

Uma política semelhante foi adotada na África do Sul no início da pandemia e reduziu drasticamente os acidentes de trânsito com vítimas intoxicadas.

Alcoolismo e pandemia

É consenso entre os especialistas que o aumento no consumo de álcool é uma das consequências da pandemia. Fatores como o isolamento social, convivência exacerbada nas famílias, que gera conflitos, insegurança em relação à economia, além do medo de contrair a doença e da perda de entes queridos, geram estresse e ansiedade. Erroneamente, o álcool ainda é associado ao efeito relaxante inicial e é visto como uma forma de desestressar nesses tempos difíceis. “No entanto, ao contrário do que a maioria pensa, o alcoolismo favorece as crises de ansiedade e quadros de pânico e depressão. Daí a importância de trabalhar a prevenção sobre o uso nocivo de beber em binge. E isso vai além do toque de recolher e da proibição da venda e consumo de bebidas em locais públicos”, justifica Simone

A psiquiatra especialista em dependência química e vice-presidente da ABEAD, Alessandra Diehl, enfatiza que outras medidas são importantes por parte do poder público para diminuir a prevalência do consumo de álcool na forma de binge e o desenvolvimento do alcoolismo. “As estratégias são conhecidas e precisam ser adotadas com mais rigor. Aumentar a taxação de impostos tornando os produtos mais caros é uma forma de reduzir o consumo e de fortalecer a economia. A indústria do álcool também deve ficar fora dessas decisões e a comunicação das marcas precisa ser monitorada, como o controle da publicidade e dos patrocínios. Campanhas de prevenção e a expansão de tratamentos para dependentes também são ações que precisam ser contempladas”, salienta Alessandra.

Ela complementa que a intervenção breve é uma das estratégias de aconselhamento que já vem sendo fortemente recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) há muitos anos e com evidências sólidas de efetividade na redução de consumo de álcool de risco ou nocivo. “Com treinamento adequado de profissionais da saúde, incluindo os da atenção primária e de salas de emergência, a medida poderia ser aplicada com resultados a curto e médio prazo bastante favoráveis, uma vez que os especialistas já estão prevendo um aumento da necessidade de intervenções e cuidados psiquiátricos e psicológicos no pós- pandemia”, finaliza Alessandra.

 

 

 

Add a comment

Jockey Plaza Shopping amplia horário de atendimento

 

 

 

Jockey Plaza Shopping amplia horário de atendimento

A partir de quarta-feira, dia 9 de dezembro, o Jockey Plaza Shopping passa a abrir uma hora mais cedo. e segunda a sábado, as lojas funcionarão das 9h às 22h e a alimentação das 10h às 22h. Aos domingos, o shopping permanece fechado, seguindo o último decreto da Prefeitura de Curitiba.

O Papai Noel continua atendendo todas as crianças e famílias no Hangar do Noel, diretamente do shopping, com todas as medidas de segurança, distanciamento e isolamento por parede de vidro. As crianças poderão fazer seus pedidos, conversar ao vivo e deixar suas cartinhas, diariamente das 11h às 21h.

A cada R$ 300 em compras, os clientes concorrem ao sorteio de Natal do shopping: dois automóveis Nivus Comfortline 200 TSI, o lançamento de 2020 da Volkswagen. Para concorrer, basta somar notas de compras nas lojas participantes e realizar a troca dos cupons no posto da promoção, localizado no piso L2. Para evitar filas e garantir mais comodidade, o cadastro das notas poderá ser feito também pelo aplicativo Podi (disponível na GooglePlay Store ou Apple Store), e os cupons impressos presencialmente no shopping. Os clientes que fizerem uso do aplicativo garantirão cupons em dobro na promoção, a partir do seu cadastro. O sorteio dos automóveis acontecerá no dia 12 de janeiro de 2021, às 20h no Posto de Trocas da promoção.

O Jockey Plaza Shopping fica no Tarumã, na Rua Konrad Adenauer, 370 e tem estacionamento com valor fixo de R$10, por todo o período de compras dentro da mesma diária.

Serviço:

Jockey Plaza Shopping - R. Konrad Adenauer, 370

Lojas:

De segunda a sábado, das 9h às 22h

Domingos: FECHADO

Alimentação e Lazer:

De segunda a sábado, das 10h às 22h

Domingos: FECHADO

Posto de trocas Natal Jockey: piso L2 em frente à Tok Stok, lado Konrad Adenauer

 

 

 

Add a comment

Interfarma apresenta sua nova identidade institucional

 

 

 

Interfarma apresenta sua nova identidade institucional

Novo conceito da marca se baseia em uma comunicação mais humanizada e coloca o paciente como protagonista da sua saúde

Presente há 30 anos no setor da saúde, a Interfarma - Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa - acaba de fazer um rebranding da sua marca e aproveita para reforçar seu posicionamento e sua maneira de se comunicar com todo o setor envolvido. A nova identidade institucional foi desenvolvida em um processo de cooperação, contando com a ativa participação das lideranças das associadas.

“Com as novas tendências globais em saúde e os desafios trazidos por elas, sentimos a necessidade de mudar a nossa marca. A nova identidade institucional espelha nosso atual momento e o futuro da associação com um papel importante - como plataforma - na construção de diálogos e relacionamentos éticos, responsáveis e inovadores entre todas as partes interessadas do mercado. Além disso, queremos nos aproximar mais da sociedade, entender suas experiências e prioridades para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, com prevenção, tratamento e cura”, explica Elizabeth Carvalhaes, presidente da Interfarma.

Foi realizado ainda benchmarking com algumas associações internacionais, análises de marcas, buscas de referências e comparações e estudo de cores e significados. A mudança de marca visa trazer uma comunicação mais humanizada, colocando o paciente como protagonista da sua saúde. O propósito é tornar a Interfarma a principal fonte de interlocução e divulgação da indústria farmacêutica, sendo uma provedora de informações críveis e uma promotora de diálogo e de valor em saúde gerado por suas associadas.

O paciente no centro

Hoje, o paciente é quem busca informações sobre sua condição de saúde, riscos e potenciais tratamentos - ou seja, ele é mais proativo. Ele consegue discutir e decidir sobre seu tratamento com uma equipe responsável. Por isso é tão importante que a comunicação da indústria farmacêutica forneça valor e promova relacionamentos significativos com o paciente.

“A Interfarma entendeu essa necessidade e reformulou seu propósito e atuação para estar mais próxima da sociedade, entendendo suas experiências e necessidades. Queremos construir uma parceria com os profissionais de saúde, associações de pacientes e outras entidades do setor de saúde. Nossa atuação visa propor soluções conjuntas para a sustentabilidade dos sistemas de saúde, melhorando assim o acesso da população à qualidade de vida. Também buscamos contribuir para o desenvolvimento do país e para permitir acesso à inovação pela sociedade”, pontua a presidente-executiva da Interfarma.

O ícone da nova marca traz em si o propósito da Interfarma de ser fonte de interlocução e conexão da indústria farmacêutica ao trazer três personagens em conjunção que representam a Inovação, a Relação Governamental e o próprio Ser Humano. A escolha por usar a fonte em caixa baixa traz leveza e conectividade. As cores se mantêm na paleta de tons verdes e azuis, que está relacionado ao universo da saúde e do bem estar. Já o tom laranja traz vibração, vida, saúde, criatividade e sintetiza a conexão com a energia do ser humano.

Sobre Interfarma

Fundada em 1990, a Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) representa no Brasil 51 farmacêuticas responsáveis pela inovação em saúde, com viés científico e tecnológico. A Associação atua propondo soluções conjuntas para a sustentabilidade dos sistemas de saúde, e ainda é responsável por produzir materiais para os servidores e técnicos públicos para muni-los com o máximo de informações e tendências mundiais sobre o setor. Hoje, por meio de suas associadas, a Interfarma contribui para trazer para o Brasil tecnologias capazes de acelerar novos tratamentos e incorporá-los aos Sistemas de Saúde (SUS e Suplementar), proporcionando longevidade e qualidade de vida aos pacientes.

 

 

 

Add a comment

O sabor dos hambúrgueres artesanais no Wit Bar

 

 

 

O sabor dos hambúrgueres artesanais no Wit Bar

Com um cardápio variado que vai de porções até pratos da cozinha internacional, o Wit Bar também investe nos hambúrgueres, uma paixão gastronômica sem fronteiras. Os burgers artesanais da casa, os Stone Burgers, estão entre os destaques do menu. Seguindo todas as recomendações preventivas da Covid-19, o Wit funciona de terça-feira a sábado, das 18h às 22h.

São seis versões diferentes de sanduíche no cardápio do Wit. Todos tem hambúrguer fabricados na própria casa. “Selecionamos cortes especiais de carne bovina e um tempero também de nossa autoria”, aponta o chef Mafra, responsável por toda a gastronomia da casa.

O Bacon Burguer combina a carne bovina com bacon e queijo cheddar, saindo a R$ 26. O Cheese Burguer Wit tem a carne com queijo mussarela e maionese verde (R$ 29).

Já o Provolone Burguer traz queijo provolone, alface americana, cebola crispy, tomate na chapa e maionese verde (R$ 37). O Stone Burguer é preparado com um hambúrguer, mussarela, tomate, alface americana e maionese verde (R$ 33). Há ainda a versão Stone Burguer Duplo, com a mesma receita, mas dois hambúrgueres (R$ 37).

Para fechar o cardápio de sanduba, o Rib Burguer vem com um hambúrguer de costela bovina, apresentado com queijo mussarela, tomate, rúcula e molho chimichurri (R$ 32).

Wit Bar

Endereço: R. Itupava, 1163 - Alto da XV, Curitiba - PR

Informações e reservas: (41) 3042-3979 e (41) 99162-1489 (WhatsApp)

 

 

 

Add a comment

Dr. André Zetola, especialista do Hospital IPO, assume coordenação na especialização da Universidade Positivo

 

 

 

Dr. André Zetola, especialista do Hospital IPO, assume coordenação na especialização da Universidade Positivo

As novas atividades que serão realizadas têm como plano intercâmbio entre residentes do programa de Fellowship do Hospital IPO e especializandos da UP

Com o novo cargo na coordenação da especialização de cirurgia bucomaxilofacial da Universidade Positivo assumido pelo dr. André Zetola, cirurgião e traumatologista bucomaxilofacial do Hospital IPO, o Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital IPO (NEP) e a Universidade Positivo (UP) iniciam o planejamento de futuros projetos de intercâmbio entre residentes do Programa de Fellowship do Hospital IPO e especializandos da UP para algumas atividades, como a produção científica, que agora serão somadas entre as duas instituições.

Entre as atividades realizadas pelas três turmas de especialização, estão incluídos implantes dentários, reconstruções ósseas, cirurgia ortognática, correção de fratura da face, cirurgias bucais e toda a traumatologia de face, além de parcerias em pesquisas científicas e em clínicas. “O novo cargo agrega bastante tanto na bagagem e na experiência das instituições como na formação dos profissionais, pois todo o know-how que estou adquirindo será repassado também para os estudantes do programa do Hospital IPO”, explica Zetola.

“A parceria entre as duas entidades de sucesso vai unir o que cada uma tem de melhor para oferecer uma formação ainda mais especializada. Hospital IPO e NEP, com uma produção científica consolidada, vão somar com a Universidade Positivo, com conhecimento mais especializado aos profissionais e aprendizado aos estudantes”, completa o Dr. Evaldo Macedo, otorrinolaringologista, Diretor do NEP – Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital IPO - e Coordenador do Programa de Fellowship em otorrinolaringologia do Hospital IPO.

 

 

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos