Vacinação obrigatória: uma reflexão sobre solidariedade e liberdade na saúde

 

 

 

Vacinação obrigatória: uma reflexão sobre solidariedade e liberdade na saúde

Gabriel Schulman*

As respostas em bioética nunca são simples. Para ilustrar, o Supremo Tribunal Federal, examina a constitucionalidade da vacinação compulsória, isto é, impor a todos a vacina. Este artigo, no entanto, não examina tal possibilidade. A reflexão proposta parte de um cenário hipotético em que se admita a recusa. O questionamento central é, caso a imunização não seja imperativa, podem ser estabelecidas restrições a quem recusá-la? O ponto de partida então é a vacinação obrigatória, em que a recusa é permitida, contudo, “penaliza-se” quem não se vacinar.

A temática, como tantas outras que entrelaçam saúde e direito, desafia o sentido e alcance desses termos. O significado de saúde é complexo. Concebe-se como bem-estar físico, mental e social e, igualmente, associa-se, como ensina Canguilhem, à ausência de doenças, à normalidade, ou ao equilíbrio (homeostase). Sob a ótica jurídica, muitas vezes a saúde é tomada como direito ao acesso (ou não), de modo mais ou menos amplo, a certos tratamentos.

Uma das perspectivas mais instigantes, porém, versa sobre a saúde como dever, que se desdobra em temas como as internações forçadas e a vacinação compulsória. Entre tantas concepções, considero particularmente bonita a definição de saúde como sendo o que nos faz iguais, afinal, embora o acesso, em nosso país, seja diretamente influenciado pela renda, os vírus não distinguem idade, posição política ou riqueza. Essa visão justifica mitigar liberdades individuais em atenção à proteção da coletividade.

Como diz o célebre ensinamento de Bernard Shaw, em Man and Superman, “Liberty means responsibility” (liberdade significa responsabilidade), sobretudo, pelo cuidado com o outro. Ao mesmo tempo em que a maioria de nós espera ansioso pela vacina, alguns adiantam a oposição a usá-la. Se à primeira vista, quem se vacinar está protegido, e “azar de quem não quer”, na saúde nada é simples porque devem ser levadas em conta mutações, custos de tratamento (suportados por todos), escassez de recursos da saúde e o cabimento de um direito a correr certos riscos, cuja razoabilidade é enfrentada, por exemplo, quando se exige de todos cinto de segurança e capacete.

Quem não se vacina se beneficia do esforço alheio e dos riscos das reações adversas, além disso, a erradicação depende da imunidade coletiva. Na Itália, a Lei Lorenzin estabelece a vacinação das crianças como pressuposto de acesso ao ensino básico. No Brasil, o acesso ao bolsa família exige vacinação das crianças e frequência escolar.

Recente projeto de lei, em trâmite na Câmara dos Deputados, define que a recusa em se imunizar exigirá o custeio do tratamento segundo “tabela que será elaborada e publicada pelo Sistema Único de Saúde”. A premissa do projeto de custear as despesas que se gera esbarra em duas grandes barreiras. Em primeiro, não “punimos” outros gastos gerados ao SUS por hábitos como fumar, poluir, comer mal ou não fazer exercícios físicos regularmente. Em segundo, a repercussão de não se vacinar não se restringe ao custo do tratamento, eis que engloba estrutura dos hospitais, sobrecarga do sistema, despesas para controles sanitários, além da consequência mais óbvia que consiste na difusão do vírus.
Independente do conceito de saúde adotado, o momento delicado demanda uma postura de solidariedade e senso de coletividade. É preciso cuidar de nós, mas também cuidar dos outros. A proteção das liberdades individuais, em um ambiente democrático, pressupõe deveres e, como explica Stuart Mill em “On Liberty”, deve levar-se em conta os efeitos na esfera alheia.

Portanto, a imposição de restrições razoáveis a quem não se vacina é medida constitucional, tal como a restrição a quem dirige sem cinto ou excede a velocidade, já que expõe a si e aos demais.

* Gabriel Schulman, doutor em Direito, especialista em direito da medicina, advogado, é professor da Escola de Direito e Ciências Sociais da Universidade Positivo

 

 

 

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Natal Generoso: empresa de tecnologia cria campanha para ajudar famílias em situação de risco

 

 

 

Natal Generoso: empresa de tecnologia cria campanha para ajudar famílias em situação de risco

Fazer o Natal de quem precisa um pouco mais feliz. Esse é o principal objetivo do Natal Generoso da Snowman Labs – uma campanha, que está em sua terceira edição, e visa arrecadar brinquedos, roupas novas e alimentos não perecíveis que serão destinados a famílias em situação de risco do Paraná.

Além disso, quem preferir, pode efetuar sua doação em dinheiro pelo PicPay, por meio do link: picpay.me/natalgeneroso.

As arrecadações vão até dia 15 de dezembro e deverão ser levadas até a sede da Snowman Labs que fica na Rua Nunes Machado, 1319 – Rebouças.

As instituições beneficiadas são: Projeto Beltrame, que atende famílias em situação de risco no litoral do Paraná, no balneário de Beltrame e Pontal do Paraná; Projeto Natal Crescer com Arte; Igreja Irmãos Menonita de Almirante Tamandaré – que trabalha com crianças em situação de risco do município.

Sobre a Snowman Labs

A Snowman Labs é uma startup curitibana que visa criar soluções que promovam a transformação e evolução digital dos clientes, gerando negócios, resultados e impactando positivamente pessoas e processos, por meio da inovação, tecnologia e design eficientes. Com escritório em Curitiba e no Vale do Silício, entre as soluções criadas pela empresa, estão o desenvolvimento de aplicativos e plataformas digitais, sempre priorizando a jornada do consumidor, transparência e acessibilidade.

 

 

 

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Curitibano se antecipa para evitar filas em mercados e encomenda ceias prontas para festas de fim de ano

 

 

 

Curitibano se antecipa para evitar filas em mercados e encomenda ceias prontas para festas de fim de ano

Menu Especial de Natal e Ano Novo do Grupo Pantucci será assinado pelo chef Fernando Tulio; encomendas poupam tempo, evitam aglomerações nos mercados e garantem mais sabor e qualidade a mesa nos dias de festa

Para evitar aglomerações, filas e correria de última hora, para as festas de Natal e Ano Novo deste ano, a tendência do curitibano está sendo encomendar os pratos que vão compor o jantar da família prontos. Isso mesmo: nada de passar horas na cozinha e nem correr riscos em mercados. Os pratos tradicionais dessas festas podem ser encomendados com antecedência e ser retirados no dia, garantindo tranquilidade, praticidade e ainda mais sabor às ceias. Pensando nesse público que deseja ter mais tempo com a família e evitar aglomerações em filas, mas que não abre mão de pratos saborosos na ceia, o Grupo Pantucci terá várias opções de pratos, desde os principais aos acompanhamentos e sobremesas, para garantir uma ceia completa, de qualidade, e ainda elaborada por um chef de cozinha.

De acordo com o diretor do Grupo Pantucci, Rafael Batistti, este ano a procura por encomendas já começou. “Para quem trabalha, o tempo para elaborar a ceia completa será menor e, neste ano, as pessoas também estão receosas em se aglomerar em filas e correria de compras nos mercados, para os itens da ceia. Nós já estamos recebendo encomendas. As pessoas querem ter mais tempo com a família e, por isso, estão optando por comprar a ceia pronta,”, analisa. Além de saborosos, todos os pratos serão decorados no clima do Natal, deixando a noite de Natal e Ano Novo ainda mais bonita. Os pratos possuem a assinatura do chef Fernando Tulio, responsável pelos menus do Grupo Pantucci, que vai garantir sucesso total nas ceias.

E tem opção para todos os gostos. Como prato principal, há o tradicional peru, mas na versão desossada, recheado com brioche, maçã, ameixa e damasco, decorado com frutas natalinas acompanhado de farofa rica e molho madeira; e o Chester recheado com farofa de castanha, decorado com frutas e fios de ovos, farofa salgada e molho demi glacê. Também está disponível o tender bolinha assado, decorado com frutas coloridas, fios de ovos, farofa doce e molho demi glacê; e o bacalhau tradicional assado com batatas, azeitonas, pimentões coloridos e azeite extra virgem.

Para os amantes da carne suína, principalmente no Ano Novo, a Pantucci tem a opção do pernil de porco assado, decorado com frutas natalinas, farofa rica e molho demi glacê. O famoso prato Filé Wellington (peça inteira de filé mignon, coberta por cogumelos refogados, envolta em massa folhada, acompanhada de molho demi glacê) também faz parte do menu.

Para completar a ceia, o menu oferece como acompanhamento as opções: queijo brie assado envolto em massa folhada e geleia de damasco; salpicão de chester com batatas, uva passa, salsão, uva Itália e maçã verde; empadão com recheio cremoso de bacalhau ou camarão; arroz natalino com passas, amêndoas laminadas e vinho prosecco; e a farofa, nas versões doce, com manteiga, bacon, frutas secas e frutas em calda, e salgada, com manteiga, bacon, azeitona e ovos.

Fechando a noite em grande estilo, as sobremesas da Pantucci para o fim de ano serão as tradicionais Strogonoff de nozes (pão de ló branco, nozes e doce de leite), Profiteroles (carolina recheada com creme chiffon, chantilly, ganache branco e cobertura de geleia de amora), tiramisu (doce clássico italiano, feito com queijo mascarpone, biscoito amareto, café e cacau), além das tradicionais rabanada natalinas.

Para a ceia de Natal, as encomendas podem ser feitas até o dia 21 de dezembro, às 18h. Os pratos serão retirados no dia 24 de dezembro das 12h às 19h na antiga sede da Panificadora Pantucci, na Rua Prof. Sebastião Paraná, 270 - Vila Izabel. Para a ceia de Ano Novo, as encomendas serão aceitas até o dia 28 de dezembro, às 18h, sendo a retirada exclusivamente na mesma antiga sede da Panificadora Pantucci das 12h às 18h. Haverá opções de entrega, consulte valores e disponibilidade.

Serviço:

Menu Especial Natal e Ano Novo Grupo Pantucci

Para o Natal, encomendas até o dia 21/12, às 18h. Retirada dos pratos no dia 24/12, das 12h às 19h na antiga sede da Panificadora Pantucci, na Rua Prof. Sebastião Paraná, 270 - Vila Izabel

Para o Ano Novo, encomendas até o dia 28/12, às 18h. Retiradas dos pratos no dia 31/12, das 12h às 18h, exclusivamente na antiga sede da Panificadora Pantucci, na Rua Prof. Sebastião Paraná, 270 - Vila Izabel

Haverá opções de entrega, consulte valores e disponibilidade.

Encomendas podem ser feitas na antiga sede da Panificadora Pantucci:

Rua Prof. Sebastião Paraná, 270 - Vila Izabel

(41) 3242-8665 ou 99500-8665 (WhatsApp)

Confira o menu completo no site www.pantucci.com.br

 

 

 

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ADVB/PR divulga lista de finalistas do Top de Marketing 2020

 

 

 

ADVB/PR divulga lista de finalistas do Top de Marketing 2020

Os vencedores serão revelados no dia 16 de dezembro, em evento inédito

A disputa foi acirrada. Em um ano totalmente atípico, de muitos desafios e incertezas, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) bateu recorde de inscrições para o maior prêmio do setor de marketing e vendas de todo país. O Top de Marketing é um reconhecimento às empresas que fazem a diferença, por meio de suas ações inovadoras de marketing e vendas. Neste ano, o tema da campanha foi “Ninguém chega no topo sozinho”, mostrando a importância do trabalho em equipe e da ousadia em momentos de dificuldade.

A apuração foi feita por meio de uma plataforma virtual e auditada pela Datacenso Pesquisa e Inteligência de Mercado, e contou com a avaliação criteriosa de um time de 70 jurados, entre diretoria da associação e grandes nomes das áreas de marketing e vendas – entre eles o palestrante e co-fundador da AAA Inovação, Alan Costa, o escritor e especialista em marketing, Eloi Zanetti, o presidente da AERP, Michel Michelleto, a gerente de marketing do SBT Brasil, Priscila Stoliar, o presidente da ABAP, Sílvio Soledade, e o escritor e palestrante Walter Longo.

“Foi uma surpresa muito positiva para nós ver a qualidade dos cases deste ano. Um período que tirou todo mundo da zona de conforto, fez com que os setores de marketing e vendas se reinventassem para, não somente sobreviver a 2020, mas conquistar resultados surpreendentes, em comparação a anos anteriores”, conta o presidente da ADVB/PR, Ney Braga Alves.

Os finalistas da 48a edição do Top de Marketing, por categoria, são:

ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO

• GT Building – Ousadia e estímulo: estratégias responsáveis por garantir R$145 milhões no valor geral de vendas em 2020;

• Pride Construtora e Incorporadora – 79 sonhos realizados em 60 dias: Case Barcelona;

• TopView – Uma solução 360 para o setor de Arquitetura e Construção.

COMUNICAÇÃO

• Gazeta do Povo – Hack pela gastronomia;

• Massa FM – Expansão da Rede Massa FM de Rádios;

• RIC Record TV, Rede Massa, Band Paraná, Catve e Tarobá - #Unidosporvocê

INDÚSTRIA

• Antenas Aquário – Recorde histórico de vendas na pandemia;

• Ibema Companhia Brasileira de Papel – Ibema: embalamos o futuro;

• Kapazi – Tapete sanitizante;

• Neodent / Straumann Group - #Contacomigo

SERVIÇOS

• Planeta Drive In e Jovem Pan – A revolução do entretenimento na era do isolamento social;

• PUC/PR - Colação de grau institucional PUCPR - Estádio Joaquim Américo - Tradição, Inovação e Inclusão Social;

• Sicredi União PR/SP – Espaço Coopconecta.

SOCIAL

• Central Sicredi PR/SP/RJ - Programa A União Faz a Vida - acesso à informação e formação continuada à distância - vencendo os desafios da Covid-19;

• Centro Israelita do Paraná – Curitiba 1818;

• Rede Hiperfarma – Logística reversa Rede Hiperfarma.

STARTUP / PME

• Gonew.co – Gonew: Speed & Some Control;

• GMCom Eventos e Projetos Especiais – Talk Wine – 1a plataforma de degustação virtual de vinhos;

• Medme Farmácias – MedMe – campanha em drive-thru para combater a Covid-19.

VAREJO

• Farmácias Nissei – Caminhos do Verão

• Farmácias Vale Verde – Farma Móvel: a primeira farmácia itinerante do Brasil;

• Shopping Palladium Curitiba – Fechado com você.

“Na avaliação da nossa comissão julgadora foram levados em consideração quesitos como os desafios a serem superados, as ações realizadas, a inovação implementada e os resultados alcançados. São esses fatores que irão definir os campeões de cada categoria”, explica o vice-presidente da ADVB/PR e coordenador do Top de Marketing 2020, Claudio Stringari.

Os vencedores de cada categoria e também do Grand Prixx, que será entregue ao case que alcançou o maior número de pontos, serão anunciados no dia 16 de dezembro, num evento inédito, que será transmitido ao vivo, direto da Arena FTD, na PUC PR, a partir das 19h30. A solenidade respeitará o limite de pessoas presentes, para se adequar às determinações das autoridades e dos órgãos de saúde.

Sobre a ADVB-PR

Há 56 anos, a ADVB-PR atua para o desenvolvimento da atividade empresarial do Estado, valorizando os profissionais e empresas por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e profissionais de expressão nacional e internacional. Com a promoção de ações e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial, a ADVB-PR contribui com centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência, qualidade e competência. Além do Top de Marketing, Estrela ADVB e do Prêmio Personalidade, a entidade realiza outros eventos, como o Papo ADVB, Business Connect, Pauta Online ADVB/PR, e cursos para fomentar o mercado.

 

 

 

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O advento das novas religiões: Qual é a sua?

 

 

 

O advento das novas religiões: Qual é a sua?

A cada dia em contato com as pessoas, recebemos sempre a seguinte audição: o tempo passa muito rápido, não dá tempo de fazer nada. Através da história da humanidade, observa-se a evolução da espécie e os movimentos que surgiram ao longo do período, tais como: a reforma protestante, o iluminismo, revolução francesa, industrial e outros mais. Toda esta emancipação, trouxe muito progresso, liberdade de pensamento e também, de esboçar as ideias a toda comunidade. A mais célebre de todas foi o advento da internet, onde compartilhamos dados, informações e faz-se com que o conhecimento se multiplique de forma vertiginosa.

Com a religião não é diferente. A liberdade de manifestação da crença veio e trouxe na bagagem, a manifestação de ideias presente no intelecto das pessoas, no sentido do relacionamento com a Divindade. Sempre relato que a religião tem o poder de reestruturar o ser humano, transformar a vida de um presidiário, por exemplo, e sem custo algum para o Estado; são os representantes destas religiões que se dirigem até as penitenciárias (capelão) para visitar aqueles que desejam esta transformação e almejam uma mudança de vida.

Os séculos XX e XXI relatam também o surgimento de muitas religiões com seus princípios, doutrinas, formas de pensamento, recuperação e transformação da vida de pessoas. Pesquisando sobre este fato, eis que surge uma religião que possui princípios igualitários e que unifica algumas religiões em prol de um objetivo comum. A Cao Dai (“Palácio Supremo” ou “Altar”), surgiu no Vietnã, em 1926, com o funcionário público Ngô Van Chiêu, o qual relatou seu contato com o Ser Supremo em uma sessão espírita. “Por causa da própria multiplicidade das religiões, a humanidade não vive sempre em harmonia. É por isso que eu decidi unir todas as religiões em uma. Mensagem de Deus a Ngô Van Chiêu”. (O Livro das Religiões, pg 316).

Seus princípios são: o amor e a justiça são destinados a todos e seu objetivo final é ajudar a humanidade a escapar da tragédia da reencarnação, praticar a harmonia na terra, onde tudo constitui a base para a liberação espiritual. Tudo é agraciado pelo Espírito de Deus e todas as pessoas encontram aqui refúgio. É uma religião do terceiro grande período de revelação e salvação, combina elementos da filosofia budista e confuciana, reverenciando os grandes profetas das grandes religiões do mundo. Com estes elementos, o Cao Dai visa difundir a paz mundial e a perfeita harmonia entre os povos, algo tão necessário hoje em um mundo repleto de conflitos religiosos e não religiosos.

Autor: José Carlos Moraes é mestre em Teologia, professor da área de Humanidades na Licenciatura em Ciências da Religião do Centro Universitário Internacional Uninter

 

 

 

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