Educação começa com L

 

 

 

Educação começa com L

Luiz Fernando Schibelbain*

Muito se tem debatido sobre Educação ao longo dos anos e, em 2020, essas trocas romperam paradigmas para ir ao encontro do que seria mais adequado e factível em tempos de desafios pandêmicos: uma pausa na trilha tocada de forma habitual para uma adaptação e flexibilidade inimagináveis no curtíssimo prazo. Educadores que somos, não desistimos jamais! Na minha área de esperteza, Educação começa com L. O espectro de palavras com essa letra inicial é vasto e muitas delas podem ser usadas com a argumentação adequada. Mas, aqui, escolho o enfoque Linguístico.

Afinal, como línguas e Educação se moldam? Dominar línguas – duas pelo menos – é chave para melhorar a vida e o trabalho dos indivíduos no contexto de mundo atual. Além de promover a mobilidade, a aprendizagem diversa ao longo da vida e a remoção de barreiras à inclusão social, a melhoria da aprendizagem linguística é um facilitador fundamental para uma educação na qual aprender, estudar e pesquisar não sejam anulados pelas fronteiras.

O objetivo educacional e linguístico é ambicioso: garantir que, quando os jovens deixarem o Ensino Médio, possam falar e escrever bem em pelo menos dois idiomas - o seu idioma mãe e um idioma adicional; ter conquistado ganhos em contextos de alfabetização/biletramento, consciência linguística e multiculturalidade e estarem aptos para projetarem sua voz globalmente. Cultura está relacionada a traços e características de povos que, por coabitarem um mesmo território geográfico – a nação –, compartilham valores e costumes comuns. Desse modo, é frequente pensarmos em cultura brasileira, cultura inglesa ou americana, por exemplo, mas na educação com L, cultura não é um conjunto de valores e características estáveis que faz com que os indivíduos se comportem de certa maneira comum a todos os outros que também nasceram e cresceram naquele território específico. É um conjunto de ferramentas subjetivas, afetividades, memórias históricas e troca de experiências que atraem mais consciências culturais e diversidades que vão além do local geográfico e de uma única língua.

Há também a questão de multiletramentos, que faz referência à multiplicidade dos meios de comunicação, ao aumento das possibilidades linguística e (novamente) cultural presentes no mundo e aponta para a variedade das práticas letradas e para o fato de que os modos de representação variam de acordo com as culturas e contextos. Nessa imensa diversidade, fronteiras deixam de ter sentido separatista e os processos de significação levam à multiplicidade de (re)significações a partir do encontro entre esses múltiplos discursos. Assim, a Educação com L se objetiva a:

• Expor os alunos o mais cedo possível a mais de uma língua. Tornar-se proficiente em falar línguas é mais eficaz quando a aprendizagem começa em uma idade mais baixa. A imersão por meio da mobilidade, tanto real quanto virtual, também é uma das formas mais eficazes de se tornar totalmente fluente em uma língua adicional.

• Implementar políticas escolares bi/plurilíngues e que apoiem o desenvolvimento das línguas na escolaridade, promovendo o bilinguismo no aluno e em seu entorno. O biletramento transcende fronteiras linguísticas e é uma habilidade fundamental para a aprendizagem, pois os benefícios cognitivos e psicossociais se estendem a todos.

• Desenvolver formação de professores e ensino (multi)colaborativo. Professores de idiomas e de disciplinas das áreas do conhecimento precisam de formação sobre como adotar pedagogias inclusivas e linguisticamente sensíveis e gerenciar a diversidade em sala de aula. Oportunidades fortalecidas de mobilidade virtual na formação inicial de professores e para professores atuantes, bem como ensino colaborativo e o envolvimento de toda a escola, são formas eficazes de auxiliar os docentes em sua formação constante a tornarem-se mais conscientes sobre as línguas utilizadas na escola.

• Apoiar parcerias escolares entre escolas, estados e nações por serem fundamentais para o desenvolvimento contínuo e inovação na formação de professores, pois fornecem uma base para a troca de boas práticas e o desenvolvimento de programas de mobilidade (virtual ou presencial). A entrada de professores no conceito de conscientização linguística é importante e pode ser aprimorada através da troca de práticas pedagógicas com escolas de diferentes localidades.

Por tudo isso, Educação começa com L: língua, letra(mento), limiar, longevidade… e é um processo contínuo.

*Luiz Fernando Schibelbain é especialista em ensino de Inglês e Gerente Executivo do PES Language Program

 

 

 

Add a comment

Fini encerra 2020 com 17 novas franquias

 

 

 

Fini encerra 2020 com 17 novas franquias

Marca soma 90 operações com expansão em novos estados e implementação do delivery nos quiosques em meio à pandemia

A Fini, líder no segmento de candies no Brasil, anuncia crescimento de 11% de 2019 para 2020 com expansão de seu modelo de negócios em franquias. A marca contabiliza 17 novas operações no País este ano, além de conquistas de novos estados e implementação do sistema de delivery, processo que foi acelerado e ocorreu durante a pandemia.

A inauguração da 90ª unidade será realizada no Shopping Eldorado em São Paulo, região com um dos mais altos índices de poder aquisitivo do país, e espera chegar à centésima operação até o fim de 2021. “Para alcançar a expansão desejada, vamos apostar em eventos on-line organizados pela franqueadora, além de divulgação na mídia. Pretendemos fortalecer a presença nos estados que já temos presença e fixar a nossa bandeira nos Estados de Sergipe, Tocantins, Amapá e Roraima”, afirma Patrick Ramos, gerente de Novos Negócios da Fini.

Ao longo dos últimos 12 meses, a Fini chegou a cinco novos locais brasileiros: Rio Grande do Sul (Pelotas), Piauí (Teresina), Rondônia (Porto Velho), Maranhão (São Luís) e Paraná (Guarapuava).

Delivery

Para atender seus consumidores no período de distanciamento social, a Fini realizou parceria com a plataforma iFood, e desde então os fãs da marca puderam adquirir e saborear os mais de cem produtos exclusivos das franquias sem sair de casa. O serviço está disponível em quase todas as lojas localizadas em shopping centers e de diferentes regiões do Brasil.

Além de atender os apaixonados pela Fini, a nova modalidade também foi uma das formas encontradas pela companhia para auxiliar e potencializar as vendas das franquias no cenário da pandemia. Os pedidos realizados pelo delivery são efetuados diretamente na franquia mais próxima ao consumidor.

Sobre a Fini

A Fini tem presença mundial em mais de cem países, e conquistou a posição de uma das principais produtoras mundiais de balas de gelatina, marshmallows, regalizes e chicles. No Brasil, a empresa lançou a Linha Bem-Estar, balas enriquecidas com ativos funcionais, como cálcio, colágeno, fibras e vitaminas. Com um DNA que busca surpreender seus consumidores, teve origem artesanal e hoje está presente no varejo, em franquias, plataformas de delivery, e-commerce, cinemas e parques de todo o País.

 

 

 

Add a comment

Jockey Plaza Shopping amplia horário de atendimento no fim de ano

 

 

 

Jockey Plaza Shopping amplia horário de atendimento no fim de ano

O Jockey Plaza Shopping estende seu horário de atendimento nesta reta final do ano e, em conformidade com novo decreto da Prefeitura de Curitiba, o shopping também estará aberto no domingo (20), das 9h às 22h.

Entre os dias 21 e 23, as lojas e alimentação abrirão uma hora mais cedo, e funcionarão das 8h às 22h. No dia 24, o funcionamento é das 8h às 18h. No dia 25, todas as lojas estarão fechadas e a abertura das operações de alimentação será facultativa. No sábado, dia 26, o horário volta ao normal, das 10h às 22h e no domingo, dia 27, estará fechado – respeitando o decreto.

Entre os dias 28 e 30, as lojas e alimentação funcionarão no horário regular, das 10h às 22h, e no dia 31, das 10h às 16h. No 1º dia do ano, todas as lojas estarão fechadas e a abertura das operações de alimentação será facultativa. Sábado, dia 2 de janeiro, todas as operações retomam o atendimento no horário das 10h às 22h.

O Papai Noel continua atendendo todas as crianças e famílias no Hangar do Noel, diretamente do shopping, com todas as medidas de segurança, distanciamento e isolamento por vidro. As crianças poderão fazer seus pedidos, conversar ao vivo e deixar suas cartinhas até o dia 24 de dezembro, diariamente das 10h até o horário de fechamento do shopping.

A cada R$300 em compras, os clientes concorrem ao sorteio de Natal do shopping: dois automóveis Nivus Comfortline 200 TSI, o lançamento de 2020 da Volkswagen. Para concorrer, basta somar notas de compras nas lojas participantes e realizar a troca dos cupons no posto da promoção, localizado no piso L2. Para evitar filas e garantir mais comodidade, o cadastro das notas poderá ser feito também pelo aplicativo Podi (disponível na GooglePlay Store ou Apple Store), e os cupons impressos presencialmente no shopping. Os clientes que fizerem uso do aplicativo garantirão cupons em dobro na promoção, a partir do seu cadastro. O cadastro das notas pode ser realizado até o dia 11 de janeiro e o sorteio dos automóveis acontecerá no dia 12 de janeiro de 2021, às 20h no Posto de Trocas da promoção.

O Jockey Plaza Shopping fica no Tarumã, na Rua Konrad Adenauer, 370 e tem estacionamento com valor fixo de R$10, por todo o período de compras dentro da mesma diária.

Serviço:

Jockey Plaza Shopping - R. Konrad Adenauer, 370

Posto de trocas Natal Jockey: piso L2 em frente à Tok Stok, lado Konrad Adenauer

Sobre o Jockey Plaza Shopping

Inaugurado em junho de 2019, o Jockey Plaza Shopping possui mais de 200 mil m² de área construída, com 400 operações, sendo 28 opções na praça de alimentação, além de um boulevard gastronômico com vista panorâmica para a pista de corridas do Jockey Club do Paraná. O empreendimento conta ainda com oito salas de cinema Cinépolis e espaços para jogos e lazer, que tornam o local ainda mais completo. Com um vasto mix de lojas e serviços, é um shopping que se propõe a atender de forma democrática todos os seus perfis de público. O projeto arquitetônico prioriza espaços amplos, iluminação natural e muita área verde, e busca ressignificar o lazer, remetendo o local a uma extensão de um espaço externo. O Jockey Plaza Shopping é um empreendimento do Grupo Tacla Shopping, Casteval, Paysage e GRCA.

www.jockeyplaza.com.br

 

 

 

Add a comment

Adaptações da pandemia: empresas buscam alternativa completa para alocar escritórios e funcionários e mercado inova

 

 

 

Adaptações da pandemia: empresas buscam alternativa completa para alocar escritórios e funcionários e mercado inova

Para atender nova demanda de espaço e escritórios híbridos, self storage agrega coworking ao negócio
Os escritórios como conhecíamos antes já não existem mais. Cada vez mais empresas estão optando por abandonar a sede física e buscar uma nova forma de seguir com os negócios. A questão é que muitas ainda precisam de uma alternativa que permita arquivar documentos, guardar móveis e, principalmente, alocar os funcionários quando eles precisam de estrutura adequada para o trabalho do dia a dia ou reuniões.

Com o objetivo de reunir, em um único local, todas as funcionalidades necessárias e úteis para startups, e-commerces, empreendedores ou até mesmo essas empresas que optaram por deixar os escritórios físicos, foi inaugurado no caminho do Aeroporto Internacional de Curitiba um novo espaço de coworking - ramo que tem crescido no Brasil impulsionado pela novos modelos de trabalho impostos pela pandemia da Covid-19. O Espaço A+ Coworking oferece locais para reuniões, mesas variáveis, wi-fi, estacionamento e ainda boxes para estoques e serviços como endereço comercial e fiscal.

Para o administrador do coworking, Eduardo Rojas, a iniciativa busca atender à nova demanda do mercado. “A tendência já era um modo de trabalho mais flexível e, com a pandemia, isso se tornou uma realidade ainda mais presente para as empresas. Além disso, nosso modelo também atende quem perdeu o emprego e precisou rever o planejamento de carreira ou optou por empreender”, conta.

O local conta também com o self storage, outro empreendimento da Espaço A+, e que fica disponível para os usuários do coworking. “O storage ao lado é um diferencial, pois permite o armazenamento desde documentos e objetos menores da empresa até o estoque completo e mercadorias”, explica Rojas.

Localizado em São José dos Pinhais, próximo ao aeroporto, o coworking também atende a demanda de quem está de passagem. “Para quem vem para Curitiba a trabalho e somente por algumas horas, o nosso espaço se torna uma opção prática, confortável e econômica”, ressalta.

O Espaço A+ Coworking está localizado na Av. Rocha Pombo, 2561, em São José dos Pinhais. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (41) 3079-1112, WhatsApp (41) 9 8901-2400 ou pelo site https://espacoamaiscoworking.com.br/.

 

 

 

Add a comment

Gustavo Mioto da continuidade nos lançamentos do "Mistura" e disponibiliza vídeos com Calcinha Preta

 

 

 

Gustavo Mioto da continuidade nos lançamentos do "Mistura" e disponibiliza vídeos com Calcinha Preta

"A Lua e Eu" e "Hoje a Noite" foram os sucessos gravados

Gustavo Mioto, o mais novo contratado da Universal Music, lançou recentemente nos aplicativos de música o projeto “Mistura”, que une o sertanejo e forró.

Nesta sexta feira (18) foram disponibilizados mais dois vídeos do projeto e dessa vez com a participação do Calcinha Preta, que, em duplas, deu voz às canções “A lua e eu” e “Hoje à noite”.

Assista “A lua e eu”: https://youtu.be/LszPSuoV3O8

Assista “Hoje à noite”: https://youtu.be/80K7iE0VAi0

Para começar com o pé direito, o “Volume 1” traz artistas consagrados do forró e peças importantes da cultura musical brasileira. Dorgival Dantas, Calcinha Preta e Raí Saia Rodada foram os artistas escolhidos para representar um dos maiores movimentos musicais do mundo.

Gustavo Mioto é um dos artistas brasileiros recordistas quando o assunto é crescimento musical. Seu nome circula sempre entre os mais ouvidos nas rádios e aplicativos de música. Atualmente, ele acumula mais de 2,3 bilhões de visualizações em seu canal oficial no YouTube e 3,3 milhões de ouvintes mensais nas principais plataformas de streaming.

 

 

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos