Mais1 – Café vai inaugurar sua 6ª unidade em Curitiba nesta sexta-feira

 

 

 

Mais1 – Café vai inaugurar sua 6ª unidade em Curitiba nesta sexta-feira

O empreendimento, grande fenômeno e referência do segmento, escolheu a Rua Inácio Lustosa, no Centro da cidade, para sediar sua sexta unidade na capital paranaense

Curitiba é hoje considerada a capital nacional dos cafés especiais, abrigando os melhores baristas e os mais deliciosos drinks do país. O resultado desses fatores é a expansão do mercado e a conquista diária por novos apreciadores da bebida. E para a sorte dos curitibanos, nesta sexta-feira, dia 11 de setembro, a cidade ganhará uma nova unidade da Mais1 – Café, maior rede de café “to go” do Brasil. A loja, a sexta da rede na capital paranaense, vai funcionar na Rua Inácio Lustosa, no Centro de Curitiba.

“A Mais1 – Café encanta pela tendência de praticidade que nossas bebidas oferecem, todas desenvolvidas com matérias-primas de excelência e preços acessíveis”, conta Vinicius Delatorre, sócio fundador e diretor operacional da Mais1 – Café. “Estamos crescendo de forma bastante audaciosa pelo território nacional, com diversas inaugurações previstas para os próximos meses, em todas as cinco regiões do país, mas não podemos esquecer nossa cidade de origem: Curitiba”, complementa ele.

Com cardápio enxuto – cinco opções de drinks frios com café, três de drinks quentes, duas bebidas quentes sem café e três cafés quentes, além de uma pequena variedade de salgados, doces e cafés moídos –, a empresa selecionou um café produzido na região da Alta Mogiana, em Minas Gerais, com processo de secagem natural, notas de chocolate, encorpado e levemente cítrico. O café utilizado pela rede é produzido pela fazenda ganhadora do prêmio de melhor café do Brasil em 2019.

Assim como todas as franquias da rede, a nova unidade terá como grande diferencial a praticidade do estilo “to go”, que se torna ainda mais importante em um momento em que o isolamento social se faz tão necessário, disponibilizando copos especiais para que os clientes consumam a bebida na rua ou levem para qualquer lugar. Nos próximos meses, a Mais1 – Café abrirá as portas, também, em cidades como São Paulo (SP), Belo Horizonto (MG), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).

A nova unidade da Mais1 – Café em Curitiba está localizada na Rua Inácio Lustosa (nº 26), no Centro da cidade, com inauguração prevista para sexta-feira, dia 11 de setembro. O empreendimento vai funcionar de segunda a sexta, das 7h15 às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h. Mais informações no site www.mais1cafe.com ou no perfil oficial da rede no Instagram (@mais1.cafe).

 

 

 

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A criança e a pandemia

 

 

 

A criança e a pandemia

Ivo Carraro*

Como uma forma de acordo entre elas, tipo par ou ímpar, uma delas é escolhida para contar. “Um, dois, três, quatro… trinta e um. Pronto. Lá vou eu!”. Assim, as crianças brincam alegremente. O “Pronto, lá vou eu” é o anúncio da procura por aquelas crianças que, isoladamente, estiverem escondidas. Algumas serão encontradas por quem contou, que corre para o ponto de contagem e verbaliza em tom audível: “trinta e um do...”; “trinta e um da...”. Outras, acompanham atenciosamente, do seu esconderijo, o movimento da criança que contou e, furtivamente, chegam ao ponto de contagem e as demais escutam: “trinta e um meu”. E se salva. Na hipótese de a criança que contou de um a 31 não encontrar as que se esconderam, como fica a brincadeira? Simplesmente ela chega ao seu final.

O brincar das crianças, como analogia, faz pensar que o coronavírus está contando até 31. Só que ele não está brincando com as crianças. Ele é invisível e letal. Nesse tempo de pandemia, as crianças estão escondidas em isolamento social. Não lhes é permitido sair de casa. A ansiedade, o medo, a falta de abraço dos amiguinhos da escola, poderão desencadear um estado de estresse elevado para muitas delas – o que as faz sofrer. Outras tantas até gostam deste tempo, pois estão junto aos seus pais diuturnamente, o que não era possível antes do coronavírus, por circunstâncias próprias.

Assim como as crianças aprenderam a usar o cinto de segurança como padrão de comportamento, o coronavírus as obrigou a usar máscara, lavar as mãos constantemente e utilizar álcool em gel como uma nova cultura. Isso para que fiquem escondidas do coronavírus e, então, ele não tenha a oportunidade de gritar: “31 da ...”, cujas consequências serão imprevisíveis. Se ele não as encontrar, a pandemia chega ao seu final.

Parece que se trata de uma guerra mundial. Não somente as crianças, mas todos os humanos de todas as idades estão escondidos do coronavírus, com temor de serem encontrados e escutarem a frase provinda dele: “31 do ... achei você”. Semelhante à analogia do “esconde-esconde”, em afastamento social, as crianças estão como num casulo, semelhante ao das borboletas, que lá sofrem uma metamorfose e, daquele lugar, saem para colorir os jardins do mundo. Das suas casas, as crianças também sairão dentro da maior brevidade de tempo para colorir a realidade de todos e refazer os laços sociais. Aprender a ser humano com seus amigos e professores.

Se a máscara esconde o sorriso da criança, não pode ocultar a serenidade do olhar que transmite paz e esperança para o novo tempo que lentamente surge no horizonte de todos. Na singeleza dos minúsculos dedos que formam um coração, a sublime mensagem de que o amor é a arma que vencerá essa guerra imposta pela Covid-19. Cuidar das crianças hoje é cuidar do futuro mundo. Que se pense nisso!

*Ivo Carraro, professor, psicólogo e orientador educacional no Curso Positivo

 

 

 

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O estudante do terceirão na pandemia

 

 

 

O estudante do terceirão na pandemia

Wilson Galvão*

A pandemia da Covid-19 trouxe muitos desafios a diferentes setores da sociedade, incluindo a Educação. Neste contexto, um grupo em particular, o de estudantes da 3.ª série do Ensino Médio, é um dos mais afetados. Mas será que estamos olhando com cuidado e compreendendo o que está acontecendo com eles? Os estudantes do “terceirão” estão vivendo o último ano da Educação Básica. São os veteranos e estão no auge da popularidade no colégio. Quando inicia o ano letivo, há uma expectativa enorme, pois é o ano da despedida, das festas e celebrações, do fim de uma etapa. Mas é também o momento da separação daquela turma que caminha junto há anos. Acrescente a pressão pelas escolhas que terão de fazer. O curso superior, a instituição onde irão estudar, a cidade onde irão morar, o vestibular e o ENEM, e, ainda mais, o medo de fracassar e de desapontar tanta gente.

Agora, imagine o que é passar por tudo isso em isolamento social, sem poder interagir presencialmente, matar aula para encontrar o crush, chorar no ombro de um amigo, fazer a viagem de formatura, justamente numa fase de experimentação e mudanças no desenvolvimento biopsicossocial. O que passa na cabeça desse jovem neste momento? Acredite, é quase o fim do mundo! Então, cabe refletir sobre todo este contexto e pensar em como ajudar o estudante a manter o foco. O mais importante é lembrar que não é hora de cruzar os braços e esperar o fim dos tempos. Grandes eventos mundiais mudam a sociedade e precisamos aprender a lidar com a mudança.

Desde o fim da II Guerra Mundial, a expectativa de vida da população aumenta cada vez mais. É possível que os estudantes não saibam, mas é provável que eles vivam mais de um século. Com isso, a escolha do curso superior neste momento, por exemplo, não significa uma sentença, mas o início de um processo de desenvolvimento. Ao escolher o curso de Direito, o estudante não está sentenciado, necessariamente, a advogar por várias décadas. No entanto, o futuro certamente vai requerer muitas das habilidades, competências e conhecimentos desenvolvidos na faculdade de Direito para a atuação nas mais diversas frentes. Algumas delas sequer existem ou já foram imaginadas. O fato é que o aluno terá muito tempo para rever e reorientar sua trajetória profissional e seu projeto de vida.

Portanto, neste momento, é preciso a conscientização de que a pandemia pode, sim, ajustar o projeto de vida planejado para este ano, mas não vai tirar do estudante o poder de escolha sobre o seu futuro. E mais: é preciso entender que o vírus deixou a gente em casa, mas não deixou a gente parado. É momento de decisão sim, mas devemos ajudar o estudante a se conscientizar de que a gente aprende mais errando do que se ficarmos sem fazer nada.

Professores, pais e familiares: cuidem, ajudem estes estudantes nesta travessia. Fiquem juntos deles e atentos à sua saúde emocional e física. Ouçam mais, mas não deixem de propor boas opções de ócio que os ajude a se nutrir de coisas boas, que reduzam os ruídos e que favoreçam sua conexão com o mundo e consigo mesmos. Acompanhem, sem pressão. Incentivem as conquistas, mas não alimentem expectativas exacerbadas. Proponham desafios, mas não se esqueçam de celebrar as pequenas vitórias. A jornada foi longa e rica até aqui. Agora, é hora de apoiar e sugerir caminhos para um mundo de possibilidades.

*Wilson Galvão é coordenador de Área do Sistema Positivo de Ensino

 

 

 

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Expressão "dor nas costas” bate recorde de buscas na internet

 

 

 

Expressão "dor nas costas” bate recorde de buscas na internet

De cada dez pessoas, oito terão dores nas costas ao longo da vida. Este é um dado divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem se confirmado nos últimos meses, pelo recorde de buscas no Google utilizando o termo: dor nas costas.

Esse aumento das buscas por alguma referência em tratamento ou dicas de cuidados, têm sido atribuído às consequências das medidas preventivas, home office e isolamento social em tempos de pandemia, mas a realidade é que os cuidados e atenção à coluna vertebral nunca foram foco da população, e que esse segmento do corpo humano sempre necessitou de atenção e acompanhamento profissional.

A coluna vertebral é constituída por 33 vértebras divididas em quatro segmentos vertebrais que formam as curvaturas fisiológicas que permitem toda funcionalidade estrutural para as atividades de vida diária do indivíduo. Alguns desses segmentos, apesar de serem intercalados por cartilagens resistentes, permitem os movimentos de deslizamento intersegmentares que somados tornam a mobilidade ampla em todos os sentidos do tronco, dessa forma podemos dobrar a coluna para frente, para trás, para os dois lados e também executar movimentos de torção. A região mais baixa da coluna, a qual chamamos coluna lombar, por possuir essa ampla mobilidade intersegmentar é uma das regiões mais afetadas em termos de lesão e a dor nessa região é considerado o principal problema de saúde funcional nos países ocidentais industrializados.

As causas são comuns e geralmente estão associadas a desgastes excessivos das estruturas por excesso de movimento ou por descargas de peso constantemente influenciadas pela postura prolongada em algumas situações disfuncionais. Mas a notícia boa é que a dor nas costas nem sempre é sintoma de alguma doença e pode ser prevenida através de boas orientações profissionais e de diferentes técnicas de prevenção e tratamento das estruturas anatômicas e movimentos fisiológicos do corpo humano.

A quiropraxia é uma ciência antiga, fundada entre 1845 e 1913, por Daniel David Palmer, no Canadá, é baseada no alinhamento vertebral como premissa de cuidado preventivo e também tratamento das microdisfunções articulares denominadas “complexos de subluxação vertebral”. Esse método bastante estudado e comprovado utiliza-se de mobilizações articulares e ajustes que minimizam os efeitos das hipomobilidades entre os segmentos, trabalhando com os movimentos acessórios das articulações, dessa forma, é capaz de distribuir de maneira uniforme as cargas, corrigindo a mecânica errada que perpetuaria as microlesões e processos de cicatrização provenientes do uso contínuo e em excesso desses segmentos.

O quiroprático trabalha como um facilitador e a resposta aos seus estímulos (mobilizações e ajustes) é o corpo que executa, tendo este o mecanismo vital da cura pela liberação de todo o sistema de integração do organismo que é o sistema nervoso descrito por Galeno em 129-199 a.C como “a chave máxima da saúde”.

Todas as disfunções biomecânicas, não só da coluna vertebral, mas de todos os segmentos corporais podem ser trabalhadas pela quiropraxia a fim de melhorar-se a capacidade do sistema nervoso de regular as funções controlando e minimizando as disfunções articulares e não permitindo as acomodações viciosas do organismo.

Este método antigo, mas também atual e promissor, pode ajudar nas queixas de “dor nas costas” e ainda melhorar perspectivas futuras de disfunções que surgem com o tempo, com os posicionamentos e vícios do dia a dia, produzindo bem-estar e qualidade de vida através de articulações funcionais e cargas bem distribuídas possibilitando a base de movimentação do aparelho locomotor em todas as atividades, sejam elas de trabalho, de lazer ou de vida diária.

Autoras:
Fernanda M. Cercal Eduardo é fisioterapeuta e coordenadora do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Internacional Uninter

Thayse Zerger Gonçalves Dias é fisioterapeuta e tutora do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Internacional Uninter

 

 

 

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Aulões online gratuitos preparam estudantes para o Enem 2020

 

 

 

Aulões online gratuitos preparam estudantes para o Enem 2020

Professores de cursinhos preparatórios vão revisar os conteúdos do exame de maneira leve e divertida. Primeiro encontro promovido pelo UNICURITIBA será no dia 12/9, das 14h às 17h

Com quase 5,8 milhões de inscritos – 13,5% a mais do que na última edição –, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) impôs um novo desafio aos candidatos: estudar em meio a uma pandemia, sem aulas presenciais e com uma série de mudanças na rotina de estudos.

Para ajudar os estudantes na preparação para as provas, o UNICURITIBA promoverá aulões online gratuitos. O Enem em Foco estreia no dia 12 de setembro, das 14h às 17h, com conteúdo de matemática, química, física e biologia. As aulas serão transmitidas no site www.comvocenoenem.com.br, onde é possível fazer a inscrição, conhecer os professores e conferir a agenda das próximas atividades ao vivo, marcadas para 31/10 e 21/11.

A iniciativa, realizada em conjunto com a Ânima Educação, oferece ainda aos estudantes pílulas de conhecimento semanais com as principais referências de Enem no país e dois simulados, sendo um em novembro e outro em janeiro, antes das provas, como forma de apoiar os estudantes na preparação para o Enem.

Uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, o Enem substitui processos seletivos, serve como critério no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e é essencial para quem deseja obter o Financiamento Estudantil (Fies). No UNICURITIBA, os estudantes podem usar a nota do Enem para ingressar na instituição e concorrer a bolsas de estudos de até 100%.

Aulas divertidas e criativas

De acordo com o diretor Comercial e de Marketing, Luciano Cacace, os aulões do Enem em Foco são voltados aos estudantes que estão concluindo ou já terminaram o ensino médio. A ideia é revisar os principais conteúdos previstos para cair no exame. “Serão aulas divertidas, com dicas e orientações de professores experientes em cursinhos preparatórios e pré-vestibulares”, diz.

Os professores são também músicos, que irão conduzir os aulões online de maneira irreverente, trabalhando o conhecimento de forma criativa. “Ao incluir a música em nossa proposta, queremos que os estudantes tenham uma vivência rica em conteúdo, mas leve e prazerosa”, explica. O método é reconhecido por pesquisadores como um facilitador no desenvolvimento da mente humana porque promove o equilíbrio, proporciona um estado agradável de bem-estar, facilita a concentração e auxilia no raciocínio, em especial em questões reflexivas.

Ainda segundo Cacace, não é porque as provas do Enem foram adiadas que a preparação precisa esperar. “Quanto antes os candidatos se sentirem seguros e preparados, melhor. Isso vai reduzir o nível de ansiedade e a expectativa e contribuir para que eles aprendam com mais /tranquilidade. Com certeza o estado emocional é um diferencial na hora da prova.”

Para o gerente comercial da Ânima Educação, Marcelo Cavazzini, o objetivo é garantir que os jovens tenham acesso à educação de qualidade e condições para ingressar no ensino superior. “Sabemos da importância e do poder transformador da educação, por isso não podemos deixar que os estudantes interrompam os seus sonhos por falta de oportunidade. Estimular a troca de conhecimento e oferecer o que há de melhor no ensino foi uma das formas que encontramos para incentivar uma geração de jovens criativos, inovadores e que terão que transformar sua própria realidade.”

Serviço:

• O quê: Enem em Foco – aulões online preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio

• Quando: 12/9, das 14h às 17h - matemática, química, física e biologia.

• Quanto: gratuito

• Público-alvo: estudantes que estejam terminando ou já tenham concluído o ensino médio

• Onde: www.comvocenoenem.com.br

 

 

 

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