Eco Medical Center: Projeto médico pioneiro no Paraná já tem 60% de ocupação comercial

 

 

 

Eco Medical Center: Projeto médico pioneiro no Paraná já tem 60% de ocupação comercial

Obras estruturais já foram finalizadas; projeto será concluído em 2021 e contempla integração de serviços, com mais de 300 profissionais de áreas diversas reunidos.

A um ano da conclusão das obras, o Eco Medical Center – projeto pioneiro de saúde no Paraná – já atingiu 60% de sua ocupação comercial. O complexo médico contará com uma estrutura hospitalar disruptiva com capacidade de atendimento para 4 mil pacientes/dia e 300 profissionais de diversos segmentos da medicina, em um projeto orçado em R$ 100 milhões. As obras estruturais foram concluídas neste mês e a entrega ocorrerá em 2021.

“É uma satisfação já ter atingido esse número de ocupação comercial neste projeto, que é disruptivo na área da saúde.”, conta João Luiz Garcia de Faria, gestor do Eco Medical Center e diretor-geral do Hospital IPO. “A integração de segmentos é uma prática que, sem dúvidas, trará grandes benefícios aos pacientes do Eco Medical Center”.

Distribuído em 19 mil metros quadrados, o complexo médico irá somar-se à estrutura já existente de 11 mil metros quadrados do Hospital IPO, referência nacional em otorrinolaringologia. O projeto conta com a expertise imobiliária do Grupo D. Borcath, que atua há 44 anos nas áreas de incorporação, construção e hotelaria, e tem gestão provida pela BF Medical Facilities, associação entre os empresários João Luiz Garcia de Faria e Douglas Borcath Filho.

“A conclusão das obras estruturais representa 50% do avanço total do projeto. Agora, damos início a execução dos acabamentos, que contemplarão uma gestão de serviços pensada nos mais modernos projetos de medicina do mundo”, diz Borcath Filho.

Estrutura com serviços integrados de diversos segmentos da medicina

O Eco Medical Center será uma iniciativa inédita no estado: mais de 300 profissionais de diversos segmentos da medicina reunidos em um só lugar, com gestão e serviços integrados que otimizem a vida dos médicos como incubadoras de startups, coworking, advocacia e contabilidade, entre outras facilidades.

O médico que desejar integrar-se à equipe do Eco Medical Center terá à sua disposição uma estrutura pioneira em território nacional, inspirada no complexo Medical City, dos Estados Unidos. A estrutura busca ser um ponto único para entrada e saída, ou seja, se o médico precisar de um advogado, contador terá no local; serviços administrativos, e secretárias ou recepcionistas inclusive. Outro grande diferencial é que todas as salas cirúrgicas, centro de exames e os núcleos de pesquisas do Hospital IPO (NEP) e do Centro de Diagnóstico Água Verde estarão à disposição para utilização dos associados, além de um núcleo de endoscopia e um Centro Cirúrgico ambulatorial.

BF Medical Facilities

A associação entre os empresários curitibanos João Luiz Garcia de Faria e Douglas Borcath Filho fez com que surgisse o BF Medical Facilities, que marca uma nova e ampla concepção de gestão de negócios relacionados a saúde. O modelo surgiu para tornar viável e administráveis empreendimentos do porte do Eco Medical Center, que necessita de todos os recursos para atender investidores, médicos e pacientes. O modelo tem gestão parecida com os adotados pelo setor hoteleiro, por exemplo, para o médico usuário, se a secretária faltar, o serviço substitui por outra profissional igualmente capacitada e orientada do quadro do Eco, sem prejuízos na agenda de atendimentos e consultas naquele dia. O mesmo vale para uniformes, materiais de dia a dia e serviço de agendamento à distância.

Sobre o Hospital IPO

O Hospital IPO é especializado no tratamento de ouvido, nariz e garganta, e conta com uma equipe multidisciplinar de áreas relacionadas à otorrinolaringologia. Atualmente possui o único pronto-atendimento 24 horas da especialidade no sul do País, mais de seis centros de tratamento, estrutura educacional voltada para a otorrinolaringologia, mais de 150 médicos atendendo em 20 especialidades e mais de 30 unidades de atendimento no Paraná e Santa Catarina.

O grupo surgiu com união de um grupo de professores de medicina da Universidade Federal do Paraná, em outubro de 1992, para a criação de um centro especializado em otorrinolaringologia, ofertando consultas, exames, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Em junho de 2000 inaugurou seu hospital, um edifício de 11 mil metros quadrados, dispostos em 10 andares, localizado em Curitiba, no bairro Água Verde. www.hospitalipo.com.br

Sobre a D. Borcath

O Grupo D. Borcath iniciou sua trajetória no mercado imobiliário há 44 anos em Curitiba. De lá para cá, todos os empreendimentos foram concluídos com grande sucesso, se tornando negócios sólidos e seguros, como o Grand Hotel Rayon e a linha corporativa Opus One. Os empreendimentos da D. Borcath carregam as mais avançadas técnicas construtivas aplicadas ao projeto arquitetônico, à execução das obras e também em sua comercialização. Os novos avanços do grupo visam a sustentabilidade e a evolução urbana, contribuindo para a modernização da arquitetura da cidade e melhoria na qualidade de vida das pessoas. Incorporar é a vocação da D. Borcath www.dborcath.com.br. 

 

 

 

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Com mais de 74 milhões de condutores habilitados, Brasil ainda sofre com acidentes de trânsito

 

 

 

Com mais de 74 milhões de condutores habilitados, Brasil ainda sofre com acidentes de trânsito

Registros no Ministério da Saúde mostram que de 2009 a 2019 foram mais de um milhão e meio de vítimas graves

Dados do Ministério da Infraestrutura/Denatran mostram que o Brasil conta com, aproximadamente, 74 milhões de condutores habilitados. Um número bastante expressivo de pessoas que compartilham diariamente as vias e estradas do país, enfrentando os mesmos desafios e com a mesma responsabilidade: promover um ambiente no trânsito mais seguro para todos.

A Semana Nacional de Trânsito, que ocorre anualmente de 18 a 25 de setembro, traz em 2020 o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, reforçando o caráter coletivo do trânsito e a necessidade cuidar de si e do outro nesse espaço.

A conscientização é essencial, tendo em vista que, mesmo com isolamento social devido à pandemia da covid-19, acidentes de trânsito continuaram a ocorrer em grande número em todo o país. Segundo a Seguradora Líder, que administra o seguro DPVAT, no primeiro semestre deste ano, só a vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, foram pagas 125.395 indenizações. O número representa 79% do total de benefícios concedidos no período. O Conselho Regional de Medicina (CRM) divulgou um manifesto há um ano, concordando que o número de vítimas de trânsito no país é alarmante, e mostrando que o trânsito continua sendo a segunda causa de morte não natural no Brasil, onde oito estados “despontam numa trágica liderança”. A entidade já apontava na oportunidade que mais de um milhão e meio (1.636.878) de vítimas graves do tráfego constavam nos registros de mortalidade no Ministério da Saúde entre 2009 e 2019. Desse total, 60% eram pessoas com idades entre 15 e 39 anos e quase 80% do sexo masculino.

Questão de saúde pública

Em 2019 o CRM também divulgou uma pesquisa mostrando os impactos dos acidentes de trânsito para o Sistema Único de Saúde (SUS). Para o 1º vice-presidente da entidade, Carlos Vital, “os números mostram que os acidentes de trânsito constituem um grave problema de saúde pública e um fato se impõe: apesar dos avanços da legislação ao longo dos anos e também do aumento na fiscalização, especialmente após a Lei Seca, há necessidade de aperfeiçoamento das estratégias para tornar o trânsito brasileiro mais seguro”, pontuou. E a preocupação da comunidade médica é grande. No Brasil, a cada 60 minutos, em média, pelo menos cinco pessoas morrem vítimas de acidente de trânsito; nos últimos dez anos as vítimas de trânsito causaram enorme impacto na saúde pública, chegando a quase R$ 3 bilhões em custos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O levantamento mostra ainda que entre 2009 e 2018 houve um crescimento de 33% na quantidade de internações por acidente de transporte em todo o país. Conforme o CRM, o pior cenário, proporcionalmente, foi identificado no estado de Tocantins, que saiu das 60 internações em 2009 para 1.348 no ano passado (aumento de 2.147%). Na sequência aparece Pernambuco, onde o salto foi de 725% na última década. Apenas cinco estados registraram queda dessas internações: Maranhão (redução de 40%), Rio Grande do Sul (22%), Paraíba (20%), Distrito Federal (16%) e Rio de Janeiro (2%).

“Não podemos diminuir nossos esforços na conscientização e educação da sociedade para um trânsito mais seguro. Cada indivíduo precisa refletir sobre seu comportamento e seus deveres quanto usuário das ruas e vias, e também lutar por seus direitos, como usufruir de estradas seguras e bem sinalizadas. O mote ‘Perceba o risco, proteja a vida’ mostra que todos têm papel determinante para minimizar as ocorrências e, consequentemente, reduzir o número de vítimas no trânsito”, diz o especialista em trânsito e diretor da Perkons, Luiz Gustavo Campos.

 

 

 

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Setembro amarelo: pandemia reforça novos cuidados com a saúde mental

 

 

 

Setembro amarelo: pandemia reforça novos cuidados com a saúde mental

No mês de prevenção ao suicídio, equipes multidisciplinares atuam no ambiente hospitalar ou no acompanhamento de quem teme a doença

Atualmente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com transtornos de ansiedade, o que deixa o país como o mais ansioso do mundo. O Brasil também é o quinto país com maior número de casos de depressão, um total de 12 milhões de pessoas.
O surgimento do novo Coronavírus intensifica esse cenário, já que os níveis de estresse e preocupação aumentaram consideravelmente desde o início da pandemia. Agora, no mês de prevenção ao suicídio, especialistas estendem a preocupação para os pacientes que estão com COVID-19 e os profissionais que estão na linha de frente.

Com períodos de internamento mais longos e uma realidade de visitas restritas, a COVID-19 reforçou a necessidade de cuidados hospitalares que vão além do tratamento do corpo. A saúde mental é olhada com atenção pela psicologia para garantir maior conforto emocional e melhorar a interação entre pacientes, equipes assistenciais e familiares.

Além do trabalho desenvolvido rotineiramente, que engloba a avaliação do estado emocional e da qualidade do sono do paciente, no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR), os psicólogos que integram a equipe multidisciplinar de atendimento desenvolveram mudanças significativas na comunicação durante a pandemia. Com a necessária restrição de acompanhantes e visitas, os psicólogos passaram a planejar reuniões virtuais entre pacientes, amigos e familiares.“Em uma visita virtual chegamos a reunir mais de 10 familiares e amigos ao mesmo tempo, fazendo com que o paciente sinta-se amado e mais confortável. A tecnologia permite que mesmo aquele parente que tem uma rotina intensa de trabalho consiga estar presente de alguma forma e prestar seu apoio”, revela a psicóloga e coordenadora do serviço de psicologia do hospital, Raquel Pusch.

Se anteriormente o contato do paciente ficava restrito ao número de acompanhantes ou visitantes permitido e horários pré-determinados, o uso da tecnologia proporcionou a reunião de grandes grupos em um momento delicado. A psicóloga revela ainda que, antes do contato com o paciente, há um momento de preparo para que o encontro virtual seja o mais adequado e reconfortante possível. “É como uma breve terapia em grupo para trabalhar também os anseios da família e tornar o momento ainda mais acolhedor”, completa.

E, após a pandemia, a comunicação entre pacientes e familiares voltará a ser a mesma? A psicóloga acredita que não: “Creio que essa necessidade de adaptação é um dos maiores legados da pandemia. Visitas pessoais e visitas virtuais não irão se contrapor e, sim, se completar para proporcionar bem-estar emocional tanto para pacientes como para seus entes queridos”.

Nesse período, o trabalho dos psicólogos não se restringe aos pacientes. Regularmente são realizadas dinâmicas entre os profissionais de saúde para orientá-los a lidar com as emoções e desafios impostos na rotina atual.

A busca de apoio psicológico profissional não era hábito comum entre boa parte da população, mas com a pandemia uma herança positiva certamente será a sensibilização das pessoas quanto à importância da saúde mental. Além das avaliações psicológicas no diagnóstico integral de consultas de check up de rotina, também é essencial ficar atento aos sinais de estresse, ansiedade, depressão e outros sintomas de desequilíbrio emocional, fundamentais para as ações de prevenção e melhora da qualidade de vida.

 

 

 

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Fundação Copel passa a oferecer conta digital aos seus beneficiários e participantes

 

 

 

Fundação Copel passa a oferecer conta digital aos seus beneficiários e participantes

Parceria com a Connecty Pay trará soluções de meios de pagamento, telemedicina e cashback em saúde

A Fundação Copel, entidade sem fins lucrativos que administra planos de previdência complementar fechada e de saúde suplementar, firmou recentemente uma parceria com a Connecty Pay para a contratação da plataforma de telemedicina e das soluções integradas de meios de pagamento da fintech. Os serviços estão disponíveis no sistema multiuso chamado “Você no Controle”.

A partir de agora, os participantes da Fundação terão um aplicativo para administrar seus planos de saúde e previdência, agendar e realizar consultas médicas, bem como pagar suas coparticipações de forma totalmente online. Com o objetivo de facilitar e agilizar o processo de pagamento e reembolso, a entidade com cerca de 40 mil vidas, procurou a parceria com a Connecty Pay para auxiliar na concretização do seu planejamento estratégico que envolve também soluções tecnológicas para gerenciar os processos envolvidos nos serviços prestados pela rede de parceiros, que vai desde médicos e farmácias até alimentação e outros serviços.

Para o presidente da Fundação Copel, Marcos Domakoski, 2020 é o ano em que a saúde está em foco. “Fizemos um planejamento estratégico para a entidade onde cerca de 80% dos projetos estão voltados à saúde. Mais uma vez sendo disruptiva no segmento, lançamos a primeira conta digital de saúde e previdência do Brasil. Essa parceria com a Connecty Pay vai permitir integrar a saúde com a previdência (através do Cashback) e facilitar ainda mais o uso dos planos de saúde pelos beneficiários e parceiros”.

“Queremos oferecer uma solução completa aos nossos beneficiários. Tendo em vista o atual momento que estamos vivendo, dar a possibilidade dos beneficiários e participantes realizarem uma consulta por vídeo conferência e já terem os valores reembolsados digitalmente, facilita muito o processo para o prestador de serviço, para o usuário e para a Fundação, consequentemente. A conta digital é uma inovação neste mercado e, além da facilidade e controle, estamos cumprindo com a nossa responsabilidade social e incentivando a educação financeira”, afirma Glewerson Caron, gerente do Departamento de Competitividade da Fundação Copel.

Com a plataforma de telemedicina, médicos e farmácias poderão utilizar os serviços de pagamentos integrados, oferecendo mais facilidade, agilidade e segurança nos atendimentos. Além disso, os beneficiários poderão agendar exames pelo aplicativo e pedir medicamentos por delivery ou para retirada no estabelecimento. Outra grande vantagem da parceria é que os prestadores de serviço à Fundação poderão utilizar a POS (point of sale) da Connecty Pay e a modalidade de QR Code para efetivar o pagamento dos seus pacientes.

“Nossas soluções de telemedicina com meio de pagamento integrado se encaixaram perfeitamente às necessidades que a Fundação Copel tinha em administrar e gerenciar seus parceiros da área da saúde. Através do aplicativo, vamos conseguir oferecer ainda mais vantagens aos beneficiários e prestadores de serviços. Do ponto de vista de negócio, o projeto também abriu portas para novos credenciados no Paraná. Até o final de setembro, mais de 5 mil estabelecimentos estarão recebendo as POS da Connecty Pay”, afirma Rafael Belon, CEO da Connecty Pay.

Cashback em saúde

Em 2018, a Fundação Copel iniciou um projeto que possibilitava a conversão de parte dos gastos em produtos e serviços, realizados pelos beneficiários nos estabelecimentos credenciados, em aportes na previdência. A iniciativa chamada de Prevcash surgiu com o objetivo de incentivar o consumo consciente dos participantes.

Além de poder transferir os valores de Prevcash, acumulados na rede de estabelecimentos da Connecty Pay, para as suas contas de previdência, por meio do aplicativo Fundação Copel - Você no Controle, os participantes também poderão receber de volta parte do dinheiro gasto em serviços e produtos médicos, podendo ser utilizado em novas compras na rede de saúde.

Além de ser um canal de comunicação direto com a Fundação, o aplicativo servirá como cartão digital dos participantes. “Através do cartão digital, o usuário poderá transferir mais facilmente os valores acumulados para a sua previdência. O Healthcash (cashback em saúde) vai permitir que os beneficiários recebam de volta parte do gasto em saúde e apliquem na previdência. Uma forma de estimular a poupança e ainda utilizar a rede credenciada. Escolhemos a Connecty Pay e seus parceiros, pois são empresas que poderão viabilizar esse projeto e fomentar a previdência”, completa Caron.

Prontuário e receituário médico

O aplicativo ainda exibirá as informações clínicas dos pacientes, servindo como um prontuário com informações completas sobre histórico médico e familiar, cirurgias realizadas e medicamentos de uso contínuo, por exemplo. O usuário terá acesso à guias e exames solicitados, receituários, extratos de pagamento e a lista completa com a rede de prestadores credenciados. Ainda no aplicativo, o beneficiário terá conhecimento das informações referentes a sua previdência, como saldo, tempo de contribuição, pagamento mensal e rendimentos.

Para agilizar ainda mais as consultas por videoconferência, o beneficiário poderá ter acesso online às receitas prescritas pelos médicos durante o atendimento através do aplicativo ou sistema Web, podendo transformá-las em pedido para uma das farmácias credenciadas. “A receita ficará disponível no novo sistema que é integrado com os médicos, o paciente e os credenciados. Caso o usuário não tenha o aplicativo, basta informar o seu CPF para a atendente da farmácia, que irá acessar a receita disponibilizada pelo médico”, ressalta o CEO da fintech.

A conta digital integrada ao aplicativo Você no Controle está disponível para download gratuito nas plataformas iOs e Android. Os estabelecimentos que tiverem interesse em oferecer seus produtos e serviços aos beneficiários da Fundação Copel, poderão entrar em contato com a Connecty Pay para realizar o credenciamento na rede.

 

 

 

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Gratidão nos momentos difíceis

 

 

 

Gratidão nos momentos difíceis

Alunos organizam surpresa e homenageiam professores durante aulas remotas

Gratidão significa “ação de reconhecer ou prestar reconhecimento a alguém por algo bom”. E nos tempos atuais, em meio a uma pandemia, a gratidão aparece de diferentes formas e quando menos se espera.

Querendo homenagear os professores de uma maneira diferente, os alunos do Colégio Santo Anjo, da cidade de Curitiba, prepararam diversas surpresas para eles. A ação foi realizada durante as aulas remotas e nelas os estudantes abriram as câmeras enquanto seguravam cartazes de incentivo e agradecimento, além de criarem vídeos para falar o quão importante os professores são.

O professor de Educação Física Marlon Simonini Leal foi um dos professores homenageados e conta que o momento foi muito gratificante. “Ver todo o carinho em preparar o ambiente, pegar a gente de surpresa, e saber que eles se importam conosco, independente da distância em que estamos, realmente foi algo que as palavras não conseguem explicar”, conta.

Para a professora de inglês Jhenifer Pizza, outra homenageada, durante essas aulas em que os alunos separaram um tempinho para agradecer, tudo ficou diferente. Para ela, a ação deu uma animada a mais e a aula foi outra, porque todo mundo ficou mais alegre.

As homenagens emocionaram não só os professores, mas também os alunos.

Maria Vitoria Tardivo Muller é aluna do 9.° ano MB. A turma foi uma das que fez um vídeo de homenagem para os professores. “Queríamos mostrar para eles o quanto estamos sentindo saudades deles, e o quanto eles são especiais para nós”, disse. O combinado foi: mostrar o vídeo especial e, assim que ele acabasse, ligar as câmeras. “Ver a reação dos professores enquanto eles assistiam aos vídeos foi incrível”.

A aluna Marcela Tulio Vitalino conta que a iniciativa surgiu como uma forma de agradecimento e retribuição. “Sabemos que não é fácil para os professores falar e explicar para uma câmera...não saber o que se passa pelo outro lado, se o aluno está acompanhando, entendendo”, conta. Para ela, esse momento é algo que ficará marcado e será levado para sempre por todos.

“Essa foi uma forma simples que nós encontramos de agradecer por todas as aulas, todos os momentos e aprendizados. Por toda paciência, carinho e atenção que eles nos passam em todas as aulas. De dizermos que somos muito gratos por termos eles como nossos professores. Com toda certeza valeu muito a pena!” conta a aula Pietra Seleme Scorzato.

Com gestos simples e cheios de significados, os alunos mostraram o quanto valorizam todo o trabalho e empenho da equipe de profissionais, que se reinventou e ultrapassou todas as barreiras mesmo nos momentos mais difíceis e desafiadores.

 

 

 

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