Chegada da primavera alerta para aumento das alergias respiratórias

 

 

 

Chegada da primavera alerta para aumento das alergias respiratórias

Alterações climáticas como baixa umidade, variações de temperatura e níveis de poluição são diretamente relacionadas com o aumento das alergias na população e muito frequentes nas trocas de estação. A chegada da primavera, que acontece no dia 22 de setembro, levanta um alerta para o aumento das doenças relacionadas à estação, como rinite alérgica, asma, conjuntivite alérgica e catapora. Além das mudanças climáticas, a polinização, que é intensa nessa época, traz uma piora considerável para as alergias respiratórias.

Segundo o especialista em bacteriologia do LANAC, Marcos Kozlowski, na primavera o pólen das flores se propaga com maior facilidade e afeta diretamente pessoas que tem a rinite alérgica, por exemplo. “Espirros seguidos ou em crises, coriza aquosa e obstrução nasal são sintomas que também podem ser intensificados por outros alergênicos, como poeira, ácaros, fungos, entre outros”, explica.

No laboratório, é possível fazer testes para identificar qual alergênico desencadeia os sintomas da rinite. O RAST é um exame de sangue indicado para pesquisar a presença de anticorpos IgE (responsável pela alergia) para o elemento suspeito de provocar a alergia: o exame não identifica apenas alimentos, também pode ser feito para fungos, animais, ácaros, produtos químicos e alguns medicamentos. “O RAST determina quais substâncias tem maior risco de provocar a alergia. O resultado positivo deve ser analisado por um médico, em conjunto com outros fatores, para um diagnóstico de alergia”, explica Kozlowski.

O especialista lembra que ao conhecer o fator causador da alegria é possível fazer uma prevenção mais assertiva. “O médico poderá orientar o paciente com ações específicas para prevenir a crise alérgica, fazendo que com ela se torne mais espaçada e não atrapalhe o dia a dia do paciente”, explica.

Alguns hábitos diários, principalmente na primavera, são essenciais para evitar uma crise alérgica, como manter a casa arejada e limpa; evitar objetos que acumulem pó, como carpetes, tapetes, cobertores de lã, bichos de pelúcia; evitar o uso de vassouras e espanadores, para não espalhar o pó; e lavar as roupas de cama semanalmente, aspirando os colchões e mantendo limpa as capas de travesseiros, cortinas e mantas de sofá, por exemplo.

 

 

 

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O Pantanal está queimando – a era do fogo chegou

 

 

 

O Pantanal está queimando – a era do fogo chegou

No ano de 2015, o pesquisador norte americano, Stephen Pyne, cunhou um termo para designar uma nova era que se inicia em nosso planeta: o PIROCENO. Basicamente, essa teoria prega que, o mesmo elemento que nos levou a ser uma espécie dominante, será o responsável por destruir boa parte da nossa própria existência – isso é apenas uma questão de tempo.

Diuturnamente, temos sido bombardeados por notícias sobre as queimadas no Brasil e no mundo, como se isso fosse alguma grande novidade. Na América do Norte, por exemplo, as queimadas acontecem anualmente e, além de destruir dezenas de hectares de florestas, queimam casas e ceifam vidas humanas e de outros animais.

No Brasil, acontece o mesmo. As queimadas, principalmente no norte e centro-oeste, têm sido motivo de inúmeras manchetes em diferentes veículos de comunicação aqui e no mundo. Mas, o que está diferente dos anos anteriores? Duas coisas.

A primeira é a passividade – nesse momento foi a melhor palavra que encontrei para as atitudes de quem vou mencionar em seguida – do Ministério do Meio Ambiente conduzido pelo ministro Ricardo Salles diante dos desastres ambientais quem vêm ocorrendo sequencialmente no Brasil há, pelo menos, dois anos.

A segunda é a dimensão do que está acontecendo. Dimensão no sentido territorial e político. Especificamente, no caso do Pantanal, um dos biomas com maior biodiversidade do mundo e considerada a maior área úmida do planeta (guarde essa informação pois vamos falar dela em seguida), arde em chamas em uma área maior do que a cidade de Nova Iorque, deixando um enorme rastro de morte e desolação. A dimensão do estrago é tão grande que a fumaça chegou aos céus da cidade de Curitiba, no Paraná, que está a mais de 1800 quilômetros de distância.

Fotografias de onças-pintadas, tamanduás, serpentes e outros animais consumidos pelas chamas circulam pela internet e chocam quem as vê. Biólogos, veterinários e outros profissionais percorrem grandes áreas à procura desses animais para tentar salvá-los de morrerem carbonizados.

Mas, como disse anteriormente, o fogo não chegou ao Pantanal esse ano. Ele já é um velho conhecido do povo local, pois é muito utilizado para renovar os nutrientes do solo e ampliar o pasto para o gado que, aliás, é um dos maiores vilões dentro desse contexto.

Agora, vamos retomar a informação que falei anteriormente: o Pantanal é uma área úmida, portanto, a combustão natural é quase impossível. Mas, esse ano não está fácil nem para esse local. Com a estiagem, a seca chegou mais forte do que nunca e deixou um terreno propício para o que o fogo se espalhasse com força pela região, queimando 16% de todo território.

Agora vamos juntar as três informações: permissividade das autoridades ambientais + estiagem severa atribuída às mudanças climáticas (El Niño mais intenso) + fogo para ampliação de pastagens = desastre ambiental.

O enfraquecimento da fiscalização ambiental e suas políticas públicas de proteção ao meio ambiente que tem sido algo inerente ao governo do presidente Jair Bolsonaro, fato que pode ser demonstrado pelos gastos com a pasta – foi gasto apenas 0,4% do orçamento destinado às políticas ambientais – e, isso leva a situações como essas.

Ainda que o governo federal esteja alocando inúmeros heróis (bombeiros, soldados do exército, biólogos, veterinários e população local) para tentar apaziguar a situação, o fogo ainda arderá por muito tempo caso não seja feito algo contundente para combater o agronegócio devastador para nossa biodiversidade.

Rodrigo Silva é biólogo, doutor em Ciências coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Centro Universitário Internacional Uninter

 

 

 

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Socorro aos Necessitados, mantenedora do Lar dos Idosos Recanto do Tarumã, completa 99 anos

 

 

 

 

 

Socorro aos Necessitados, mantenedora do Lar dos Idosos Recanto do Tarumã, completa 99 anos

No próximo dia 21 de setembro, a Socorro aos Necessitados, mantenedora do Lar dos Idosos Recanto do Tarumã, completa 99 anos promovendo dignidade e inserção social na cidade de Curitiba. Os próximos dias serão de muita alegria aos cerca de 100 idosos que moram no Lar, já que dia 27 de setembro é o Dia Nacional do Idoso e, 1º de outubro é o Dia Internacional do Idoso.

Em um ano atípico, marcado pela pandemia, é ainda mais importante sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. A Socorro aos Necessitados é a mais antiga instituição do Paraná neste segmento. A maior parte dos homens que vivem no Lar dos Idosos vivia antes na rua.

“É uma honra fazer parte dessa história e legado social, cumprindo o objetivo de oferecer acolhimento permanente para mais de uma centena de idosos que não teriam condições de manter-se de sua própria sobrevivência ou que apresentam vulnerabilidade social e familiar”, afirma o Presidente da Socorro aos Necessitados, Antonio Carlos dos Santos Lima.

A entidade conta com uma equipe de funcionários experientes e instalações adequadas, proporcionando assim, melhor qualidade de vida aos idosos. E para continuar fazendo este lindo trabalho, a instituição precisa sempre do apoio da população. Neste momento de pandemia mundial, as doações caíram drasticamente, porém, as despesas continuam. Há várias formas de colaborar, entre elas o Imposto de Renda devido na fonte, Renúncia Fiscal, através da fatura de energia elétrica da Copel e depósito bancário para o CNPJ 76.614.379/0001-91:

Banco do Brasil
ag. 1622-5
c/c 710215-1

Bradesco
ag.5755
c/c 20216-9

Santander
ag.3972
c/c 13001212-5

Itaú
ag. 4014
c/c 25902-4 

Sobre a entidade - A Socorro aos Necessitados é uma associação civil, filantrópica, com fins não econômicos. Fundada em 21 de setembro de 1921 por Herculano Carlos Franco de Souza. Herculano liderou o projeto para construção de uma casa que atendesse aos pobres e suas carências, com o apoio de um grupo de personalidades da época. O objetivo desde o início foi atender à população carente, prestando-lhes amor e assistência.

Socorro aos Necessitados – Rua Konrad Adenauer, 576 – Tarumã

(41) 3266-3813

www.socorroaosnecessitados.org.br

 

 

 

 

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Para evitar aglomeração, 16ª Caminhada do Coração será realizada de forma especial

Para evitar aglomeração, 16ª Caminhada do Coração será realizada de forma especial

Entre os dias 21 e 28 de setembro, o Hospital Cardiológico Costantini convida a população a caminhar, seguindo as recomendações de distanciamento social das autoridades, em locais autorizados

Com o objetivo de incentivar a população a combater o sedentarismo, desde 2005, o Hospital Cardiológico Costantini realiza anualmente a Caminhada do Coração. Em 2020, porém, com a pandemia e a necessidade de se evitar aglomerações, o evento terá uma edição especial. Entre os dias 21 e 28 de setembro, semana que antecede o Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29, o hospital convida a todos a realizar 30 minutos de caminhada por dia ou 150 minutos dentro de uma semana, respeitando os critérios de segurança e distanciamento social.

A caminhada deverá ser realizada em local de preferência do participante, seguindo as orientações das Secretarias da Saúde e Ministério da Saúde. A indicação é para que seja em um ritmo confortável para o participante e sem ficar ofegante.

Diretor do hospital, o médico cardiologista Costantino Costantini, explica que com a impossibilidade me manter o formato tradicional da caminhada, a ideia foi manter a conscientização de prevenção da doença cardiovascular. “Não podíamos deixar esse alerta tão importante de lado. Por isso, readaptamos e convidamos vocês a caminharem no parque, na praça, no clube, no bairro, seguindo a recomendação de momento do município. Observamos um aumento de mais de 50% em casos de doenças do coração nesse período da pandemia, pessoas que deixaram de procurar atendimento médico por medo de sair de casa. É preciso estar sempre alerta para o coração”.

Para aqueles que participarem, a organização criou um selo de participação da Caminhada do Coração. Ele deve ser postado nas redes sociais ao final de cada caminhada realizada. O selo e outras orientações podem ser encontrados no Facebook e no Instagram do Hospital Cardiológico Costantini. Abaixo, você encontra as orientações gerais.

Dia Mundial do Coração

Comemorado anualmente no dia 29 de setembro, a data faz parte do mês do coração, dedicado a atividades de alerta e conscientização sobre as doenças cardiovasculares, que são umas das principais causas de morte no Brasil e no mundo. A importância destas ações justifica-se pelos dados apresentados pelo Cardiômetro, ferramenta da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) que exibe em tempo real o número de óbitos por doenças do coração no país. Em 2020, até o momento, o Brasil já registra mais de 285 mil mortes.

Orientações para realização da 16ª Caminhada do Coração - edição especial:

• É recomendado que você faça uma avaliação cardiológica pré-participação antes de iniciar um programa de exercícios e/ou atividade física. Ainda mais neste momento de pandemia;

• Siga as orientações dos órgãos oficiais: Ministério da Saúde, Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS);

• As medidas de distanciamento social devem ser respeitadas. Mantenha distanciamento mínimo de 1,5 m de outras pessoas. Lembre-se que de acordo com a Lei estadual (PR) n.20189 é obrigatório o uso de máscaras;

• Caminhe em um ritmo confortável, sem ficar ofegante. Divida o tempo de caminhada ao longo da semana. O objetivo é realizar pelo menos 150 min de exercício neste período;

• Mantenha os cuidados com a hidratação pré, durante e pós-exercícios. Atente para a utilização de roupas e calçados adequados. Nos dias de sol, utilize protetor solar.

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Curitibana P+G inicia expansão nacional e anuncia escritório em São Paulo

 

 

 

Curitibana P+G inicia expansão nacional e anuncia escritório em São Paulo

Atuando há quase 8 anos no mercado paranaense, a agência curitibana P+G Comunicação Integrada vai oferecer os mais variados serviços de comunicação na capital paulista

Referência em assessoria de imprensa, com expressivos resultados nacionais nos últimos anos, a agência curitibana P+G Comunicação Integrada, fundada no ano de 2013, acaba de anunciar sua chegada física no mercado de São Paulo. A partir da segunda quinzena de agosto, a P+G, comandada pelo jornalista Eduardo Betinardi, terá um escritório na capital paulista. O braço paulistano da agência curitibana será gerenciado pela jornalista Paula Brazão, que conta com passagens por veículos como CNN Brasil, TV Gazeta, Record, Globo, Casa Vogue, GNT e SBT.

A expansão da P+G coincide com o momento em que o mercado da comunicação exige ações mais assertivas e humanizadas, com uma valorização cada vez maior de agências que entregam resultados e que, antes de tudo, estejam conectadas aos seus clientes. “Há alguns anos estamos estudando a nossa entrada definitiva no mercado de São Paulo. Sempre trabalhamos o mercado paulistano atuando de Curitiba, mas agora sentimos a necessidade de dar um passo maior, apresentando nossos serviços de excelência diretamente para as empresas da cidade e, logicamente, facilitando esse contato com a imprensa local”, comenta Eduardo Betinardi. “Quando conhecemos a Paula Brazão, encontramos uma profissional com a mesma visão de mercado da P+G, o que nos deu ainda mais certeza de que esse é o momento ideal para desembarcarmos na fascinante cidade de São Paulo”, complementa.

A agência curitibana ganhou muito espaço no mercado por conta de seu serviço de assessoria de imprensa, focado em uma relação extremamente ética e colaborativa com jornalistas de todo o país. Entre as muitas inovações em um segmento em franca expansão, a P+G foi a primeira agência do Paraná a oferecer um trabalho 100% nacional para todos os seus clientes, característica que trouxe resultados expressivos nos principais veículos de comunicação do Brasil. Destacando um serviço “boutique”, com uma média de 30 clientes atendidos simultaneamente, a empresa consegue manter um atendimento extremamente personalizado, além de fazer com que seus profissionais se mantenham motivados, resultando no surgimento de novas lideranças e proporcionando uma troca constante de informações e ideias sobre os parceiros comerciais, enriquecendo planejamentos e potencializado resultados.

Ao longo de sua história, a P+G realizou trabalhos para grandes marcas do mercado paranaense e, também, nacional, entre elas 99, Diagnósticos do Brasil, OPPA Design, Laquila Peças, Tecnisa, AMBEV, Construtora Thá, Centro Europeu, ISAE Escola de Negócios, Restaurant Week, Abrasel, Triider, James Delivery, Congresso Nacional de Enfermagem, FitFood, Smart, Festival Subtropikal, Hospital São Vicente, TETO, MaxMara, Cuore di Cacao, Festival de Cinema da Lapa, Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, Docway, Callebaut, Way Beer, Rua 24 Horas, Esalflores, Wood´s, Öus, Kultivi, Centro Brasil Design, Planeta Brasil Entretenimento, Juno e Cini Bebidas. Além disso, nos últimos anos a agência tem contribuído diretamente para a expansão de franquias paranaenses pelo país, entre elas Porks – Porco & Chope, Bangalô dos Pasteis, Mais1 – Café e Sirène Fish & Chips.

Para o diretor geral da P+G Comunicação Integrada, a empresa se destaca no mercado por oferecer soluções humanizadas e customizadas, pensadas exclusivamente para cada cliente, com uma grande conexão com mídias e ferramentas contemporâneas. “Quando criei a P+G, trouxe uma experiência de trabalho em outras agências, que costumavam tratar todos os clientes da mesma maneira. Conclui que faríamos diferente, que trataríamos cada parceiro de maneira única, com ações pensadas levando em consideração seus diferentes públicos e segmentos. Além disso, passamos a desenvolver materiais exclusivos com foco em páginas do Facebook e perfis do Instagram, e ações especiais com influenciadores e personalidades. Em pouquíssimo tempo, os resultados começaram a aparecer e a P+G apresentava números expressivos, que mesmo atuando de Curitiba faziam frente aos das gigantes do mercado, pois conseguíamos oferecer materiais assertivos, personalizados para veículos e segmentos, além de atender a demanda da imprensa nacional com muita eficiência”, explica Betinardi.

A nova assessoria de imprensa e o foco no capital humano

De acordo com o jornalista, quando a agência foi lançada, em 2013, as assessorias de imprensa eram apenas executoras de serviços, mas aos poucos a P+G foi mudando esse cenário. “Foi muito difícil mudar essa imagem, mas não desistimos dos nossos propósitos. Trabalhando com calma e muita dedicação, fomos percebendo que os nossos parceiros estavam permitindo que a P+G ultrapassasse barreiras e passasse a fazer parte do seu dia a dia. Com essa confiança, passamos a indicar ações muito mais assertivas e planejadas, focadas em assuntos que a imprensa quer receber e, principalmente, relevantes para o grande público. Lembro que lá no início, muitas empresas achavam ruim, por exemplo, que seus profissionais fossem fontes de conteúdo para a imprensa quando sua marca não era citada na reportagem. Fomos mudando essa visão, sempre frisando a importância de destacar, antes de tudo, o capital humano de cada negócio. Se uma empresa tem profissionais que são referência para o mercado, provavelmente ela também será. Isso foi resultando em trabalhos cada vez mais customizados, fazendo com que a agência atingisse altíssimos níveis de satisfação. Hoje, somos consultados sobre os mais variados assuntos, que vão muito além da comunicação, pois nossos clientes sabem que, antes de tudo, somos especializados em seres humanos”, detalha o diretor geral da P+G Comunicação Integrada.

Betinardi destaca, também, a proximidade da agência com os clientes no dia a dia como um dos fatores para o sucesso nos últimos anos. “O trabalho de assessoria de imprensa exige um contato muito próximo com clientes e jornalistas, com atualização em vários momentos do dia. Precisamos conhecer tudo sobre os nossos assessorados, e isso inclui até mesmo a forma de pensar deles sobre os mais variados assuntos. Tudo para facilitar o trabalho de todos os profissionais envolvidos em um processo de comunicação. Conseguimos criar laços profissionais muito fortes, fazendo com que a P+G se transforme em uma base importante e indispensável para qualquer negócio”, destaca o jornalista. Atualmente, além do serviço de assessoria de imprensa, a agência oferece serviços nas áreas de relações púbicas, comunicação digital, gerenciamento de crises de reputação, branded content e marketing de influência.

P+G São Paulo

Na capital paulista, a P+G Comunicação Integrada pretende replicar todas as características responsáveis pelo seu sucesso no mercado paranaense. “A P+G chegará em São Paulo exatamente com os mesmos serviços e diferenciais oferecidos no Paraná. Uma agência responsável e que entende seu papel no mercado e na sociedade. Mais do que nunca, é extremamente necessário atuarmos com soluções assertivas e que harmonizem perfeitamente com os nossos clientes, além de nos mantermos como uma importante fonte de conteúdo para a imprensa. Na P+G, os jornalistas de São Paulo terão a oportunidade de encontrar uma equipe capacitada para atender diariamente as mais variadas demandas”, comenta Paula Brazão, diretora da P+G São Paulo. “Queremos trabalhar com poucos e bons clientes. Temos certeza de que com um atendimento personalizado, igual ao disponibilizado pelo escritório de Curitiba, vamos mostrar para o mercado paulistano um novo perfil de assessoria de imprensa, muito mais presente, moderno e dinâmico. E é lógico, vamos levar esses diferenciais para todas as nossas soluções em comunicação”, completa a jornalista.

Para mais informações sobre a P+G Comunicação Integrada, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (41) 98838-8686 (Curitiba) e (11) 96433-0013 (São Paulo).

 

 

 

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