Dia Internacional da Mulher: liderança feminina influencia positivamente na Cultura Organizacional

 

 

 

Dia Internacional da Mulher: liderança feminina influencia positivamente na Cultura Organizacional

A transformação da Cultura Organizacional é peça-chave para que as mulheres conquistem mais espaços em posições de liderança

Onde uma mulher passa abre caminhos para que muitas outras possam também trilhar suas histórias. Ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo, a liderança feminina está transformando a Cultura Organizacional de muitas empresas, fortalecendo ainda mais a presença delas em cargos de gestão e promovendo a igualdade de gênero.

No próximo dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e a data celebra a luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho. A entrada delas no mundo corporativo teve força com a Revolução Industrial, no Século XIX. A mão de obra feminina era muito utilizada nas fábricas, pois as mulheres realizavam o mesmo serviço que os homens, porém com uma remuneração bem menor. Com as I e II Guerras Mundiais, as mulheres tiverem que assumir os negócios das famílias, entrando de vez no mercado de trabalho e assumindo posições que antes eram consideradas masculinas, já que muitos de seus maridos, pais ou filhos estavam impossibilitados, doentes ou mutilados, e não poderiam ir adiante com seus negócios.

"Ao longo das últimas décadas e com muito esforço, mulheres têm alcançado cargos de liderança mais altos nas empresas e servido de inspiração para outras mulheres que almejam se desafiar e mudar o mundo. Mas sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido e que precisamos reconhecer o que está impedindo o desenvolvimento e crescimento de mulheres talentosas e, muitas vezes, de homens também: as culturas organizacionais dominantes ainda hoje. As relações de trabalho que vivemos foram moldadas e reforçadas por crenças, valores, estruturas e práticas destinadas a manter o status quo e a posição de quem está no poder. Sabemos que esse tipo de cultura alcançou muito sucesso no passado, mas agora está desatualizado e ameaça, a longo prazo, o sucesso dos negócios e da transformação social que nossos tempos requerem", afirma Lívia Brandini, fundadora e CEO da Kultua - Peopletech focada em Cultura Organizacional e People Analytics.

Ainda de acordo com Brandini, ter mais mulheres em cargos de liderança contribui para um melhor clima organizacional, políticas mais diversas e inclusivas e abre oportunidades para outras mulheres, promovendo mais equilíbrio no ambiente de trabalho. Lideranças femininas tendem a mitigar conflitos, discriminação, assédio sexual e moral, medo de demissão por gravidez, além de demonstrar, através de seus próprios exemplos, que as mulheres podem ocupar cargos de altos níveis com conhecimento técnico e com inteligência emocional, assim como os seus pares.

"Um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostrou que empresas com conselhos bem balanceados com equidade de gênero tendem a apresentar resultados 20% melhores. Além disso, estudos do Internacional Finance Corporation (IFC) de 2018 apontaram que o aumento de liderança feminina no topo de organizações está diretamente vinculado a melhores padrões ambientais, sociais e de governança (ESG). No entanto, mesmo com fatos e dados em prol dos resultados positivos da equidade de gênero e lideranças femininas, nossos vieses inconscientes ainda são regidos por estereótipos controversos do que seria um 'homem bem sucedido' x uma 'mulher bem sucedida', conforme elucidou o experimento de 'Heidi vs Howard' em 2003 na Escola de Negócios de Columbia", complementa a fundadora da Kultua.

Mas ainda há muitos obstáculos a serem superados para que as mulheres ocupem cada vez mais cargos de gestão. Para iniciar o processo dentro das organizações, é necessário mudar a forma de recrutamento, conscientizar decisores de vagas a quebrarem seus tradicionais vieses de seleção de candidatos de seus círculos e semelhantes à sua imagem e estimular patrocinadores internos dentro da corporação que apoiem o desenvolvimento de mulheres como grandes líderes. "Para fortalecermos culturas organizacionais mais favoráveis à mulheres em cargos de liderança, o primeiro passo é ouvir colaboradores para compreender a cultura instalada e os padrões de comportamentos velados na organização. Em seguida, é preciso definir claramente que tipo de organização 'diversa e inclusiva' se deseja, traçando um plano de mudança assertivo que alcance a todos e acompanhando o progresso das iniciativas e reforço das mensagens desejadas", explica Brandini.

A pesquisa de clima organizacional é muito importante para entender como as mulheres estão se sentindo dentro das empresas e identificar se existe alguma barreira para o crescimento delas. A Kultua oferece um diagnóstico de cultura personalizado e uma plataforma web SaaS (Software as a Service) para empresas que enxergam a cultura organizacional como um meio de unir pessoas e propósitos, estimulando um ambiente corporativo engajador, inclusivo e com foco em resultados.

Mulheres no poder

De acordo com a pesquisa Women in Business 2020 realizada recentemente pela Grant Thornton International, mostrou que o Brasil está acima da média global (29%) com mulheres em cargos de liderança, com 34% dos cargos de liderança sênior (diretoria executiva) nas empresas de middle-market. O país está na 8ª colocação no ranking composto por 32 países, sendo que a lista é liderada pelas Filipinas (43%), seguidas da África do Sul (40%) e Polônia (38%). O relatório, que é produzido há mais de 15 anos, mapeia a diversidade de gênero em cargos de lideranças em quase cinco mil empresas do middle-market globalmente.

Ana Paula Camargo é um exemplo de mulher que ocupou um dos mais altos postos em uma multinacional francesa. Trabalhando por anos em um ambiente masculino, ela afirma que as mulheres estão sendo mais valorizadas como líderes, porque as empresas estão mais abertas e com um olhar forte para isso. “Eu sempre trabalhei em ambientes masculinos. Eu era a única diretora em um board masculino. Acho que a gente tem que ser quem a gente é. Temos que aprender a sair de situações complicadas, entender os códigos. Eu nunca me senti desrespeitada no trabalho a ponto que fosse tóxico para mim. Juntas vamos transformar o mundo”, pontua Ana Paula, que atualmente é Human Power em JUPTER, mentora de startups e fundadora da Yuniq Editora.

Na visão da mentora, os pontos mais importantes para ter uma liderança feminina dentro das empresas são ter objetivos e metas voltados às mulheres, com mais oportunidades de carreira. Ter cotas em conselhos também é um fator que pode incentivar a ter mais mulheres em cargos de gestão, garantindo a presença feminina nas corporações. “Acho importante a mulher pensar que quando ela é minoria, consegue observar o mundo com uma perspectiva singular e isto pode ser um diferencial enorme. Não acho que por causa da cota ou objetivo estaremos promovendo pessoas que não são competentes, pelo contrário, a margem de erro é tão parecida quanto à promoção de homens”, exemplifica.

Sobre a Kultua

Com o objetivo de transformar as relações e as experiências de trabalho, potencializando culturas que aproximem colaboradores e empresas, a Kultua é uma Peopletech graduada pelo Founder Institute que democratiza o acesso a essa pauta tão estratégica, em especial para empresas em crescimento e que buscam uma cultura forte e positiva. A startup está entre as 10 finalistas do Founder Bootcamps da 500 & Ambev Tech e foi idealizada na 1ª Ideation Week Shell na Fábrica de Startups Brasil. Mais informações, acesse www.kultua.com.

 

 

 

Add a comment

Festival de Culturas Tradicionais lança conteúdo permanente na internet

 

 

 

Festival de Culturas Tradicionais lança conteúdo permanente na internet

Com um público total de cerca de quatro mil pessoas, foi encerrado neste final de semana a primeira edição do Festival de Culturas Tradicionais, evento online que reuniu diversas etnias e manifestações artísticas do Paraná. Inicialmente previsto para ser realizado ao vivo, ele foi transferido para a internet por conta da pandemia. Tudo que aconteceu entre o dia 26 de janeiro e 28 de fevereiro de 2021 agora está disponível no canal do Youtube da produtora Lia Marchi, idealizadora do evento: www.youtube.com/LiaMarchi

Toda a programação foi gratuita e o acesso continua sendo livre no Youtube. Os conteúdos estão separados em duas playlists: oficinas práticas e apresentações.

Entre as manifestações culturais registradas, estão o fandango (grupos Fandanguará e Mandicuera), os tambores japoneses do grupo Wakaba Taikô, o circo do Grupo Zanchettini e as raízes africanas do grupo Força da Capoeira.

As oficinas, por sua vez, trouxeram conteúdos voltados a crianças, pais e professores, ensinando a criar jogos, brinquedos outras atividades lúdicas e culturais.

O evento foi realizado pela Olaria Projetos de Arte e Educação, e tem Lia Marchi como curadora e LM Stein como produtor. A dupla tem um extenso trabalho de documentação e divulgação de tradições populares, tendo registrado ao longo de 20 anos diferentes culturas do Brasil e de Portugal, editando livros e documentários. Projetos com temáticas que passam por Folia de Reis, Boi de Mamão, Fandango e as benzedeiras fazem parte das realizações da Olaria.

O Festival de Culturas Tradicionais é um projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, e conta com incentivo de Higi Serv, Imobiliária Razão e Shopping Mueller.

Festival de Culturas Tradicionais

Edição Online 2021 - conteúdo permanente: www.youtube.com/LiaMarchi

Informações para imprensa: FC Comunicação – 41 99199-6259

 

 

 

Add a comment

Delivery e drive-thru de gastronomia estão funcionando nos shoppings Curitiba e Estação

 

 

 

Delivery e drive-thru de gastronomia estão funcionando nos shoppings Curitiba e Estação

As operações de gastronomia dos shoppings Curitiba e Estação seguem em funcionamento somente no formato delivery e drive thru, conforme decreto Estadual nº 6983/2021, com validade até às 5h do dia 8/3. A retirada no drive thru é permitida de segunda a sábado, das 10h às 22h. Já o serviço de delivery poderá funcionar de segunda a sábado, das 10h às 22h e no domingo das 12h às 22h.

Além dos aplicativos de entrega, o cliente pode contatar diretamente o seu restaurante e lanchonete de preferência para conferir se está funcionando nessas modalidades e em quais horários. No Shopping Curitiba o hub www.curitibacombina.com.br/lojas/ reúne os canais de venda online de todas as operações. Já no Estação é possível conseguir o contato dos restaurantes no site https://www.shoppingestacao.com.br/servicos/delivery.

As demais lojas, seguem fechadas.

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@ShoppingCtba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

www.shoppingestacao.com.br

@shoppingestacao |www.facebook.com/ShoppingEstacao

 

 

 

Add a comment

Apesar dos números, contabilidade é puro relacionamento

 

 

 

Apesar dos números, contabilidade é puro relacionamento

*Por Dora Ramos

A proximidade das empresas com seus clientes e consumidores tem cada vez mais importância, e na contabilidade isso não é diferente.

Se engana quem pensa que a contabilidade é uma área exata, na realidade contabilidade é uma área de humanas, mas pelo envolvimento com números as pessoas enxergam a contabilidade como uma área de exatas. Os números na contabilidade são a expressão do comportamento dos gestores, ou seja, das pessoas no comando do negócio.

Por isso a contabilidade vai muito além de números e é imprescindível o relacionamento entre contador e cliente, uma vez que o serviço de contabilidade pede total confiança, já que é preciso abrir toda a vida da empresa da parte do contratante e confiar no contador para manter tudo em ordem, entregando bons resultados. Quanto mais transparente essa relação for, melhor ela fluirá.

Ter um bom relacionamento é construir uma relação de confiança, é manter uma comunicação clara e constante, para que assim, ocorram menos erros e riscos. Desta forma, é possível também que o contador participe mais da gestão do negócio do seu cliente, acompanhando transações detalhadamente e ficando atento em todas as movimentações.

E para que essa boa relação permaneça, alguns assuntos são importantes como:

Esclarecimento sobre legislações e obrigações – De fato, sempre ocorrem mudanças na legislação e o contador deve sempre se manter atualizado e entender detalhes das obrigações fiscais. Dessa forma, é importante esclarecer todos os pontos para o cliente, de maneira que ele entenda todas as obrigações da empresa com a lei.

Orientações – Assim como o esclarecimento de todos os temas essenciais sobre a legislação, é importante orientar o cliente para seguir o melhor caminho, apontando os motivos e aconselhando para o sucesso financeiro da empresa.

Atenção a vencimento e prazos – É importante estar sempre de olho em prazos de pagamentos e obrigações fiscais e contábeis, pois perder prazos, pode acarretar prejuízos futuros.

Não use termos tão técnicos – Para você, contador, termos técnicos da contabilidade são mais que rotineiros, mas nem sempre o contratante do seu serviço vai entender a mesma linguagem que você. Por isso, fale a língua do cliente, e explique de maneira que se torne entendível para ambas as partes.

Rotina de contato – Nada melhor para fortalecer um relacionamento do que a rotina de contato. Estar próximo ao cliente é uma ótima forma de passar ainda mais segurança sobre seu trabalho. Organize uma rotina de contatos, seja semanal, quinzenal ou da forma que achar que possa ser melhor.

Conheça seu cliente – Talvez um dos pontos mais importantes para estabelecer um bom relacionamento e um bom trabalho, é conhecer o seu cliente. Conheça a fundo a pessoa na qual você está prestando um serviço, suas vontades, maneira em que enxerga seu negócio, seu jeito de lidar com as situações e até mesmo sua personalidade. Conhecer seu cliente é fundamental para saber qual o melhor caminho seguir.

*Dora Ramos é consultora contábil com mais de 30 anos de experiência. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial

 

 

 

Add a comment

Black Sushi comemora Semana da Mulher com drinks exclusivos

Black Sushi comemora Semana da Mulher com drinks exclusivos

Violet Blossom G&T e Women Power Lemonade foram criados especialmente para a data 

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher que está chegando, o Black Sushi elaborou dois drinks de edição limitada: o Violet Blossom G&T e o Women Power Lemonade. Ambos ficarão disponíveis no cardápio do restaurante até dia 8 de março.

Além de visualmente atrativos, os drinks são deliciosos e terão preços especiais. Tudo para que a visita ao Black Sushi fique ainda melhor! O Violet Blossom G&T tem como base Gin Tanqueray, tônica, limão siciliano, zimbro e glitter comestível. De R$ 36,90 ele sai por R$ 23,90 (35% off). Já o Women Power Lemonade é um drink refrescante e não alcoólico: sua base leva limão, suco de gengibre, mel silvestre e glitter comestível (R$ 17,00).

Os drinks são ótimas opções para o happy hour ou até mesmo para acompanhar o jantar, que poderá ser mais cedo. Devido às regras da fase laranja do Plano S. Paulo do Governo do Estado, o restaurante fica aberto até às 19 horas, de segunda-feira à domingo.

Sobre o Black Sushi: localizado na Vila Clementino, em São Paulo, seu menu criativo ganha destaque na cena gastronômica paulistana. Com ingredientes frescos e diversificados, harmoniza a culinária tradicional com combinações que chamam atenção e iguarias, como azeite de trufas, flor de sal e foie gras. A casa possui menu à la Carte e dois tipos de rodízio, que são os grandes destaques, oferecendo ao cliente um novo conceito de rodízio, na apresentação dos pratos e uso de insumos sofisticados.

Serviço:

Black Sushi

R. Pedro de Toledo, 399, Vila Clementino, São Paulo/SP

(11) 5082-4288

Horário (Plano S. Paulo): de segunda-feira à domingo: 12h às 19h

Valet com manobrista (R$ 20,00) | Acesso a portadores de necessidades especiais

www.blacksushi.com.br | Instagram: @blacksushii

O local está seguindo as normas de segurança de prevenção a Covid-9 estabelecidas pelo Governo do Estado de S. Paulo

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos