Bazar da Aldeia oferece variedade de artigos de decoração e utilitários para o lar

 

 

 

Bazar da Aldeia oferece variedade de artigos de decoração e utilitários para o lar

O site de e-commerce Bazar da Aldeia é um desdobramento do evento de mesmo nome, desenvolvido como uma solução diante dos obstáculos da pandemia, reunindo diversos expositores de Curitiba, tal qual no evento, mas que no site podem apresentar e disponibilizar suas obras e produtos de forma virtual e permanente. Entre as opções estão Itens para casa, contando com artigos de decoração como obras de arte (pinturas, gravuras, cartazes), esculturas, mandalas e peças decorativas. Há também uma grande variedade de utilitários como luminárias, vasos, pratos decorados, artigos em couro, sacolas decoradas, fruteiras, caixas decoradas, entre outros itens que dão um toque especial aos ambientes, com arte e sustentabilidade.

O endereço é www.bazardaaldeia.com.br

redes sociais: @bazardaaldeia, @festivaldaaldeia, www.facebook.com/iviscassuli

 

 

 

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Curso de Educação Física da Uninter recebe conceito máximo no Enade

 

 

 

Curso de Educação Física da Uninter recebe conceito máximo no Enade

Reconhecimento reflete base curricular criteriosa e qualidade pedagógica, com aulas de campo e incentivo à pesquisa científica

O curso de Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter recebeu a nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado no ano passado. O resultado divulgado recentemente mostra que a Uninter teve o conceito acumulado mais alto entre os 508 cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física, considerando métodos de ensino presencial e a distância.

Atualmente, o centro universitário conta com 524 polos que disponibilizam o curso de Educação Física, reunindo aproximadamente nove mil alunos matriculados.

Para a diretora da Escola Superior de Educação, Dinamara Machado, o reconhecimento do Enade posiciona a Uninter como uma referência na área educacional de promoção da saúde. “Essa conquista é fruto de um resultado em equipe. De um lado, temos o conhecimento e profissionalismo dos nossos mestres professores aliado à dedicação dos estudantes em absorver os conteúdos e transformá-los em aprendizagem”, comenta.

O conceito máximo alcançado no Enade também reflete a base curricular e a qualidade pedagógica do curso. “Os critérios da instituição são exigentes com o planejamento das disciplinas e as metodologias adotadas. Em Educação Física, especificamente, um grande diferencial em se tratando de um curso EAD é o encontro entre as aulas teóricas e as aulas de campo”, diz o reitor da Uninter, Benhur Gaio.

Além das aulas de campo, que oferta aos estudantes conhecimentos práticos e compreensão consistente de especificidades da profissão, o incentivo à pesquisa científica é outro fator que estimula os alunos matriculados a ampliarem o repertório teórico, com a participação em eventos e publicações de artigos.

Aluna do último ano de Educação Física e atualmente estagiária em uma academia, a aluna Aghata Oliveira, 31, comemora a nota 5 no Enade e atribui a vitória ao “corpo docente qualificado e apoio constante da instituição”.

“Fiquei extremamente feliz com a notícia e honrada de fazer parte do curso, porque quem está dentro percebe como a Uninter é acessível e todas as operações funcionam a serviço do aluno. Vou me formar neste ano com muito orgulho”, complementa Aghata.

 

 

 

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Live promove o lançamento do 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo

Live promove o lançamento do 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo

Encontro virtual acontece no dia 5 de novembro e reunirá fotógrafos do Brasil que irão debater sobre as imagens produzidas no campo

A 14ª edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo será lançada com um encontro virtual, realizado no dia 5 de novembro (quinta-feira), às 20h. Com o tema “Foco no Campo”, a live terá a participação de três fotógrafos do Brasil. Em breve, a data de inscrição de um dos mais tradicionais concursos de fotografia da América do Sul será informada.

Mediado pela jornalista Maria Celeste Fernandez, o bate-papo on-line substitui a realização da primeira oficina desta edição, devido à pandemia de Covid-19 e à necessidade do distanciamento social.

O evento tem a participação de Rafael Martins, atual vencedor na categoria Campo do 13º Prêmio New Holland de Fotojornalismo. Ele é formado em Comunicação Social e tem especialização em Narrativas da Fotografia e do Audiovisual. Rafael é baiano e tem mais de dez anos de experiência com fotojornalismo e fotografia noturna.

Também haverá a presença de Delfim Martins, vencedor de relevantes prêmios e criador de destacadas exposições individuais e coletivas. Atualmente, sua produção é licenciada pela Pulsar Imagens, Tyba Agência Fotográfica e Alamy.

Outra convidada é Idirlene Casarin, fotógrafa amadora. Ela é agricultora e auxilia na gestão da propriedade da família no município de Nortelândia, em Mato Grosso. Idirlene registra o cotidiano na fazenda, com um olhar especial para as belezas naturais de sua terra.

A live “Foco no Campo”, além de tratar sobre as experiências fotográficas no agro, discutirá as melhores práticas no segmento, tanto na visão de quem acompanha como de quem é protagonista nos trabalhos com a terra, como é o caso da Idirlene Casarin.

Para acompanhar o evento, acesse facebook.com/PremioNHdeFotojornalismo

Em 14 anos de história, o Prêmio New Holland de Fotojornalismo conta com cerca de 25 mil imagens inscritas. A organização do prêmio já realizou 60 workshops e 200 exposições em 115 cidades de cinco países para um público total de 510 mil pessoas. O Prêmio é realizado pela Mano a Mano Produções, apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura e patrocinado pela New Holland Agriculture e pelo Banco CNH Industrial.

Serviço:

Lançamento do 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo

Live “Foco no Campo”

Data: 5 de novembro (quinta-feira)

Horário: 20h

Classificação livre e gratuito

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Estudantes brasileiros participam de projeto global sobre mudanças climáticas

 

 

 

Estudantes brasileiros participam de projeto global sobre mudanças climáticas

Com apoio do Greenpeace, ONU, WWF e NASA, Climate Action Project proporciona troca de experiências e estimula busca de soluções para problema ambiental mundial

Por meio do Climate Action Project, mais de um milhão de jovens, em seis continentes, estudam os problemas mundiais e locais relacionados às mudanças climáticas, com o objetivo de encontrar soluções e “colocar a mão na massa” para melhorar o planeta. Para isso, os alunos de 100 países diferentes interagem entre si para troca de ideias e constatações.

O Climate Action Project é realizado há 4 anos no mundo todo com apoio de cientistas, figuras públicas renomadas e entidades como Greenpeace, ONU, WWF e até a NASA, para onde os estudantes brasileiros vão mandar uma mensagem no término dos estudos. O projeto começou, simultaneamente em todos os países envolvidos, no dia 28 de setembro, e tem a duração de seis semanas. Na primeira semana, os alunos estudaram o que são as mudanças climáticas e anotaram, numa longa lista, as causas para o problema na cidade onde moram. Na segunda semana, eles estudaram quais são os efeitos das mudanças climáticas localmente. A semana três também buscou as causas e efeitos, porém globalmente. Para isso, eles se conectaram com estudantes de escolas em outros países para debaterem o assunto.

Na semana 4, eles discutiram as soluções para os problemas que detectaram nas primeiras semanas. Na semana de 26 de outubro, por meio de interações online, os alunos discutem as soluções encontradas com estudantes de escolas em outros países, além de participarem de webinars com experts no assunto. A última semana, do dia 2 de novembro, é a de colocar em ação o que constataram e entenderem que são parte da mudança. Cada semana é encerrada com um vídeo, produzido pelos alunos e enviado às turmas de outros países, com os trabalhos desenvolvidos.

Botando a mão na massa

Ana Paula Teixeira, coordenadora do Ensino Bilíngue do CIPP - Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento do Colégio Positivo e facilitadora do Climate Action Project nas escolas da rede, avalia que está sendo uma experiência única não só do ponto de vista do aprendizado, mas também do enriquecimento cultural dos jovens e crianças participantes. “Sempre foi nosso desejo despertar nos alunos essa consciência multicultural, porém indo além de celebrações e datas importantes em outros países. Essa troca sobre experiências climáticas com alunos estrangeiros os coloca em outro patamar de conhecimento internacional. Eles aprendem a se colocar no lugar dos outros, ver o problema de outras perspectivas. Sem contar o desenvolvimento do Inglês. E esse aspecto nos surpreendeu, porque além da comunicação em si, eles têm usado fluentemente termos relacionados ao meio ambiente na conversação”, diz a professora.

Camila Bombonato, professora e Assessora do Ensino Bilíngue nos anos iniciais no CIPP, conta que os alunos brasileiros presenciaram algumas descobertas ambientais interessantes de outros países. "Na Índia, por exemplo, os alunos relataram que não existem mais vagalumes onde moram. Sem contar que a poluição do ar é tão grande que não se enxerga nada quando há nevoeiro. Já na Espanha, uma turma comentou que, em certa época do ano, sempre aparecia na cidade uma espécie de pássaro de outro país, que sumiu. E isso se tornou um marco ambiental para os jovens espanhóis, que entendem que a ausência do pássaro é resultado de algum desequilíbrio climático. Na Sérvia, a percepção foi inversa. Os alunos disseram que os brasileiros possuem coisas que lá não tem, como queimada de florestas. No entanto, na Sérvia, uma vez por ano, há inundação de um rio, que força as pessoas a esvaziarem a cidade", conta.

Encontrando soluções

Serena Rodrigues Barbosa, de 11 anos, de Curitiba (PR), é uma das estudantes que está envolvida ativamente no projeto: ela pesquisa assuntos e está sempre levando dicas e conclusões à sala de aula. Serena já vem de uma família preocupada com questões ambientais, como reduzir o consumo, reaproveitar tudo o que pode e trocar o carro pela caminhada a pé em trajetos curtos. Apesar de considerar que ainda é criança e que não sabe o que pode fazer já com pouca idade, ela e os colegas de turma já constataram na cidade em que moram problemas como poluição do ar, poluição sonora, e as ilhas de calor que se formam nos grandes centros urbanos. “Esse vapor quente vindo de fábricas, carros e chaminés é um dos grandes causadores do aquecimento global”, diz ela.

Como solução para isso, Serena entende que o ser humano precisa plantar mais árvores e revitalizar as florestas, principalmente as que estão sendo consumidas pelos incêndios. Não bastasse a solução, Serena ainda filosofa sobre a evolução das espécies: “A Terra não precisa da gente. É a gente que precisa dela. É cientificamente provado que a Terra tem capacidade de se reconstruir e servir a uma espécie mais evoluída do que o ser humano. O homem já chegou ao ponto de estudar a própria história, criar teorias científicas e religiosas sobre nossas origens. Isso nos diferencia dos animais: essa consciência e sede de saber. Porém o ser humano tem maldade, raiva, vingança, o egoísmo de ter que estocar, ter mais que todo mundo. O homem encara tudo ao redor como estrutura. Os animais não possuem nada disso. Com algumas exceções, os animais não destroem e pensam no coletivo. Por isso, são mais evoluídos que o humano”, diz Serena, que no auge dos seus 11 anos dá uma aula de civilidade e consideração ao meio ambiente.

 

 

 

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Cookie Stories do ParkShoppingBarigüi será inaugurada nesta quinta-feira (05)

 

 

 

Cookie Stories do ParkShoppingBarigüi será inaugurada nesta quinta-feira (05)

O empreendimento, especializado em cookies e delícias da culinária norte americana, se consolidou como uma das grandes referências da gastronomia curitibana

Conhecida pelo cardápio versátil, composto por sobremesas generosas, com destaque para a grande variedade de cookies, e de dar água na boca, a Cookie Stories, empreendimento criado pelas irmãs Camila e Rafaela Camargo, conta atualmente com três unidades próprias em Curitiba, mas logo essa conta irá aumentar. Após lançar seu projeto de expansão por meio de franquias, a marca curitibana inaugurou uma unidade no Shopping Estação, e agora se prepara para abrir as portas, a partir de quinta-feira, dia 05 de novembro, no ParkShoppingBarigüi.

Criada em 2014, a marca nasceu com o objetivo de comercializar doces para eventos, mas em 2017 inaugurou sua primeira operação de varejo, tornando-se umas das confeitarias mais adoradas da capital paranaense. Agora, a Cookie Stories tem como foco principal seu audacioso projeto de franquias. “A nossa intenção é expandir em um modelo onde seja possível aliar a vontade de oferecer nossa experiência em mais lugares com pessoas que tenham o desejo de pôr a mão na massa. A franquia permite que os processos criados sejam ensinados e replicados, e o interesse de fazer as unidades performarem bem é compartilhado entre nós e os franqueados”, explica Rafaela Camargo.

Como diferenciais, o empreendimento curitibano aponta seu propósito atual, ético e sustentável, com ambiente moderno, alta qualidade dos produtos, produção própria com receitas exclusivas, inovação constante, investimentos em tecnologia e responsabilidade socioambiental. “Uma das principais vantagens da Cookie Stories para franqueados é a nossa fabricação própria e padronizada, que facilita o treinamento e garante o padrão de qualidade. Nossa cozinha industrial tem capacidade para suprir o volume de vendas das duas unidades já existem e de futuras franquias”, explica Camila.

A unidade do ParkShoppingBarigüi contará com 40m² e terá um cardápio similar ao da loja conceito, com grande variedade de opções, receitas inovadoras e sabores únicos, como cookies clássicos, veganos e recheados, além de opções inusitadas como o Brookie, uma combinação do tradicional cookie com o delicioso brownie. O menu oferecerá, ainda, opções de salgados, cafés especiais e bebidas quentes e geladas, marcas registradas do empreendimento. “Nossas lojas são frequentadas por um perfil de público que gosta de histórias, de conhecimento e de viagens, que respeita as diferenças e apresenta um olhar de cuidado com o planeta. Queremos refletir essa imagem em nossas franquias, mantendo o padrão de qualidade e satisfação de nossos clientes”, completa Rafaela.

A quarta unidade da Cookie Stories em Curitiba vai funcionar a partir desta quinta-feira, dia 05 de novembro, no 2º andar do ParkShoppingBarigüi (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600). Para mais informações sobre a marca curitibana, acesse o site www.cookiestories.com.br.

 

 

 

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