Pandemia acelera reformas e antecipa mudanças nos projetos arquitetônicos

 

 

 

Pandemia acelera reformas e antecipa mudanças nos projetos arquitetônicos

Da arquitetura à tecnologia, saiba quais são as tendências para o futuro das construções no novo normal

Dos sistemas de segurança para acessar as residências, às formas de assegurar um ambiente doméstico mais adequado a uma vida em isolamento, a pandemia da Covid-19 tende a deixar um legado importante para o mercado da construção civil - com mudanças nos projetos e tecnologias de uso doméstico e comercial. Seja para adaptar espaços ou para tornar os sistemas mais seguros do ponto de vista sanitário, as transformações já começaram a acontecer.

Para Boris Madsen Cunha, professor da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo, quem passou pela experiência de trabalhar em casa teve alguma dificuldade estrutural. "Então, é provável que os próximos lançamentos de apartamentos passem a contemplar um tipo de espaço - seja coletivo individual - voltado às atividades de trabalho", prevê.

Esse tipo de percepção já começa a ter reflexos no mercado imobiliário. De acordo com o gerente de unidade da construtora A.Yoshii em Curitiba, Erick Takada, “apartamentos com ambientes integrados, principalmente com varandas, estão se mostrando indispensáveis para as pessoas. A vida dentro de casa será cada vez mais valorizada e, por isso, espaços iluminados e flexíveis serão cada vez mais desejados. Muitos projetos também já incluem coworkings nas áreas comuns dos condomínios, além de ambientes para home office”, destaca.

Do touch para o touchless

Atualmente, o uso de leitores de digital, bem como de fechaduras que se abrem por meio da inserção de senhas, é amplamente difundido tanto em condomínios residenciais quanto em edifícios comerciais. No entanto, esse tipo de recurso pode ser responsável pela disseminação de doenças como a Covid-19, por exemplo. E, como especialistas alertam que pandemias como a atual podem se tornar cada vez mais comuns, será preciso rever essas ferramentas. "Um caminho provável é a adoção de tecnologias que nos permitam realizar tarefas sem ter contato físico com objetos. Assim como as formas de pagamento por aproximação, isso vai estar presente nas fechaduras das portas, elevadores e catracas", projeta Cunha.

Por isso, soluções como o reconhecimento da íris, da retina ou mesmo do rosto devem ganhar força. O professor também aposta nos recursos de aproximação com o celular ou tags e nas portarias remotas. No início de 2020, a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese) estimava que o número de edifícios com portarias eletrônicas cresceria 30% durante o ano. Isso porque o setor já vinha ganhando fôlego em 2019, quando cresceu 10% e faturou R$ 7,17 bilhões. Nesse sentido, a pandemia não criou uma nova realidade, mas acelerou algumas tendências que já se apresentavam.

Segurança dos imóveis

Segundo o superintendente de Engenharia de Produtos da Tecnobank, empresa brasileira de tecnologia, Isaac Ferreira, o cenário pós-pandemia mostra-se altamente favorável ao avanço do reconhecimento facial - um recurso baseado em algoritmos responsáveis pelo cruzamento de dados e detecção de padrões para garantir que o rosto detectado é de determinada pessoa. E o mercado já se movimentava a favor da migração para essas soluções. Estudos realizados pela Mastercard, em conjunto com a Universidade de Oxford, apontaram que 93% das pessoas preferem usar a biometria em vez de senhas.

Para Ferreira, o reconhecimento facial é uma tendência que oferece segurança, tanto contra fraudes e invasões, quanto em relação à contaminação pelo toque. "O recurso deve ser cada vez mais utilizado nas residências e estabelecimentos comerciais, assim como já acontece nos sistemas antifraude do mercado financeiro e órgãos públicos, como a previdência", exemplifica.

Um mapeamento da Surfshark revela que 98 países já usam o reconhecimento facial em algum tipo de vigilância pública. A tecnologia também passou a ser utilizada em escolas, espaços comerciais, condomínios, instituições financeiras, hospitais, planos de saúde e poder judiciário. O Departamento de Segurança Interna dos EUA estima que o reconhecimento facial examinará 97% dos passageiros de companhias aéreas até 2023. A expectativa é que esse mercado, estimado em US$ 3,2 bilhões em 2019, alcance US$ 7 bilhões em 2024, segundo a MarketsandMarkets.

A vez da voz

O CEO e co-founder da PhoneTrack, startup de inteligência artificial aplicada à voz, Marcio Pacheco, afirma que os speakers - dispositivos com sistema de alto-falante e um assistente virtual que escuta, interpreta e responde a um usuário - já são uma realidade e estão em franca expansão. "Paralelo a isso, tivemos uma pandemia que obrigou o mundo a adotar novas medidas de higiene e distanciamento. E, diante dessa realidade, que deve se transformar no novo normal, surge a necessidade de dispositivos chamados touchless (sem toque), como forma de evitar o contato com superfícies comuns a muitas pessoas, como máquinas de pagamento, caixas automáticos, catracas, elevadores, fechaduras, telefones e outros mais”, ressalta, sugerindo que comandos de voz tendem a se tornar cada vez mais presentes nas construções do futuro.

Tecnologia voltada ao bem-estar

Além de todas essas consequências, a Covid-19 ainda deve influenciar em outro aspecto da vida contemporânea, muito ligado à oferta fácil de tecnologias voltadas à manutenção do bem-estar. Assistentes virtuais, como a Alexa, da Amazon, o HomePod, da Apple, e o Goole Home, têm preços cada vez mais acessíveis e devem ser, em breve, um fenômeno como o dos celulares, no começo deste século.

"Começamos a ter coisas que antes eram muito sofisticadas e com custo de implantação elevado. Hoje, há no mercado sensores que coletam dados sobre a qualidade do ar, analisam se o ambiente está saudável ou não, medem a temperatura do local e até mudam a iluminação com LED de temperatura variável, de modo a estimular a produção de melatonina ao longo do dia e, assim, melhorar a qualidade do sono", relata Cunha.

Self Storage

Ao longo da última década, apartamentos menores se tornaram tendência. E menos espaço dentro de casa significa, também, menos espaço para armazenamento. No entanto, durante a pandemia, isso tornou-se ainda mais necessário para a adequação de ambientes de home office e aulas remotas, por exemplo. Por isso, o setor de self storage cresceu 14% entre o primeiro e o segundo trimestre de 2010, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Self Storage (Abrass).

De acordo com a gerente de operações da Espaço A+ Self Storage, Rousy Mary Rojas, a locação de boxes ajuda na adaptação das moradias à nova realidade, liberando espaço e deixando os ambientes mais amplos. "Móveis antigos, livros já lidos e outros objetos que não são de uso diário podem ser colocados em um self storage. Assim, até o 'quarto da bagunça' pode virar um escritório ou um local de estudos”, enfatiza.

 

 

 

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Vacina atrasada? Saiba quais os impactos da quebra de protocolo para a saúde dos animais domésticos

 

 

 

Vacina atrasada? Saiba quais os impactos da quebra de protocolo para a saúde dos animais domésticos

Para a veterinária Adriana Souza dos Santos, da AmahVet, atrasar as vacinas compromete a segurança dos animais e facilita infecções virais

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que, por conta da pandemia, cerca de 117 milhões de crianças no mundo ficarão sem vacinas para doenças consideradas já controladas no Brasil, como por exemplo o Sarampo, aumentando, assim, a probabilidade de ressurgimento dessas doenças. O mesmo pode acontecer com os pets, já que, por conta do distanciamento social, alguns tutores não estão levando os animais às clínicas para cumprir o calendário vacinal.

A veterinária Adriana Souza dos Santos, clínica geral da Amavet, alerta que o atendimento é primordial para o bem-estar dos animais e seguro para os tutores, desde que a clínica cumpra os protocolos recomendados pelas autoridades governamentais. “Mesmo animais criados sem acesso à rua -como é o caso de alguns gatos que vivem em apartamentos ou casas teladas- precisam de reforço anual, já que as doenças virais podem facilmente ser carregadas para dentro de casa, sem falar no risco de contaminação por via aérea”, explica.

A profissional aconselha que o tutor aproveite a ida ao veterinário para já aplicar as duas vacinas: antirrábica, que é contra a raiva, e a V10 (no caso dos cães) ou V4 (no caso dos gatos). “A vacina déctupla canina é uma das principais formas de imunização para os cachorros, pois protege contra dez vírus distintos em sua composição: parvovirose, coronavirose, adenovirose, parainfluenza, hepatite infecciosa canina e quatro tipos de leptospirose. Já a quádrupla felina evita panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose, doenças que atacam o sistema respiratório, intestinal e/ou ocular dos felinos”, diz. “Vale ressaltar ainda que os filhotes que estiverem no início do protocolo vacinal não devem receber dois imunizantes no mesmo dia, pois devem respeitar períodos de espaço entre uma vacina e outra de acordo com o parecer do veterinário”, adverte.

Sobre a AmahVet

Criada em 2017 pelos empresários Alessandro Pires e Alexandra Gimenez, a AmahVet é uma clínica veterinária focada exclusivamente em saúde para animais de estimação. Localizada no bairro do Tatuapé, na zona leste da capital paulista, oferece exames laboratoriais e de imagem, cirurgias, internação 12 horas e consultas de emergência ou especialidades, incluindo felinos e animais silvestres, por preços acessíveis (50% mais baixos que os valores médios de mercado). O espaço conta com consultórios, sala de treinamentos para funcionários, centro cirúrgico, farmácia e laboratório. Mais informações: www.amah.vet.

 

 

 

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Com tema “Um Natal Para Celebrar Quem Você Ama”, Ilha Plaza inaugura decoração para as festas de fim de ano

 

 

 

Com tema “Um Natal Para Celebrar Quem Você Ama”, Ilha Plaza inaugura decoração para as festas de fim de ano

Em um ano atípico, shopping apresenta atrações voltadas para o Natal, a partir do dia 13 de novembro, inspiradas nos símbolos do espírito natalino

Com um ano marcado pela pandemia da Covid-19, as festas de fim de ano chegam resgatando todo o simbolismo do Natal, como a união entre as pessoas, a família, o amor e também a casa pronta para receber o tão esperado Papai Noel. Os desafios do isolamento social, fizeram com que as pessoas repensassem maneiras de se fazerem presentes mesmo que longe umas das outras. Pensando nisso, o Ilha Plaza inaugura, no dia 13 de novembro, seu tradicional Natal insulano, mas desta vez, com um olhar mais intimista e minimalista. A decoração, que possuí ambientes instagramáveis, resgata a ideia do Natal em casa e segue a temática de “Um Natal Para Celebrar Quem Você Ama”, visitando os sentimentos e emoções proporcionados pela data.

No shopping, os desejos para o Natal da Ilha do Governador serão espalhados pelos corredores e na decoração temática. Uma antiga tradição da data será resgatada com a criação do Túnel dos Desejos, que ficará instalado na entrada principal do shopping. Nele, os clientes poderão escrever seus desejos para os insulanos em cartões com formatos de bola de Natal. Os lojistas também participarão com adesivos de vitrine onde poderão escrever mensagens positivas para os insulanos.

Neste ano, por ser do grupo de risco da Covid-19, o Bom Velhinho ficará em casa, mas vai continuar recebendo e respondendo as cartinhas enviadas pelas crianças insulanas. A tecnologia trabalhará a favor do Papai Noel, que as responderá através de mensagens de áudio para o número de Whatsapp fornecido junto à carta.

“Esse foi um ano atípico em que precisamos nos adaptar, mas não podemos deixar de celebrar datas tão tradicionais e inspiradoras, como o Natal. Em tempos de distanciamento social, essa época do ano se faz ainda mais importante em nossas vidas, para repensarmos nossas construções, celebrarmos quem amamos e nos fazer presentes. Por isso, nós do Ilha Plaza, pensamos em uma decoração que remete ao ambiente familiar, a união entre as pessoas e as traduções de sentimentos como a união e a prosperidade. Nos inspiramos na alegria da casa decorada, no amigo oculto, na mesa pronta para receber, o presente pensado com carinho, e todos os sentimentos que só essa data pode nos proporcionar. A nossa proposta é inspirar todos que passarem pelo shopping com uma grande corrente de positividade e amor. Para a festa ficar ainda mais bonita, também realizamos o maior investimento dos últimos anos na decoração da fachada do shopping.” explica Camila Ourique, Gerente de Marketing do Ilha Plaza Shopping.

Serviço:

Natal no Ilha Plaza

Shopping Ilha Plaza - Av. Maestro Paulo e Silva, 400

Data: A partir de 13 de novembro

Horário de funcionamento: Segunda a sábado de 10h às 22h, e domingos de 12h às 21h

Telefone: (21) 2468-8100

 

 

 

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Brasil tem mais de 53 milhões de pessoas à frente do próprio negócio

 

 

 

Brasil tem mais de 53 milhões de pessoas à frente do próprio negócio

Atentos ao tema, estudantes do UNICURITIBA promovem a Semana Global do Empreendedorismo, de 16/11 a 22/11, com palestras e workshops online gratuitos e abertos à comunidade

O empreendedorismo nunca esteve tão em alta no Brasil. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2019 (GEM), mais de 53 milhões de brasileiros estão à frente de uma atividade empreendedora – seja na criação ou consolidação de um novo negócio ou reunindo esforços para manter um empreendimento.

O levantamento conduzido no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Produtividade e Qualidade (IBPQ) aponta um número recorde, com mais de 25% da população envolvida na abertura de um novo negócio ou à frente de um empreendimento com até 3,5 anos de atividade.

Atentos ao tema, estudantes do UNICURITIBA – em parceria com acadêmicos das instituições de ensino superior UniSociesc, Unisul e AGES – promovem de 16 a 22 de novembro a Semana Global do Empreendedorismo (SGE). Aberto à comunidade, o evento é gratuito e tem como objetivo promover um ambiente de oportunidades para a apresentação de novos projetos e a troca de experiências em diversas áreas de conhecimento.

A programação terá palestras online, hackathon (maratona competitiva entre estudantes com ideias empreendedoras), banca com investidores anjos para os vencedores da competição, Escape Room (simulador de desafios em que equipes assumem decisões gerenciais), simulador de negócios (com experiências reais de administração em empresa simulada), mentorias (para elaboração do pitch com investidores anjos) e workshops. As atividades ocorrem das 9h às 22h e as inscrições podem ser feitas em https://linktr.ee/sge20.

Protagonismo estudantil

Segundo o coordenador da regional sul das IES organizadoras do evento, Diego Passoni, este é um evento conduzido pelos próprios estudantes e ocorre simultaneamente em mais de 170 países durante o mês de novembro como forma de estimular o empreendedorismo.

“Ao se envolver em um projeto desta grandeza, nossos acadêmicos demonstram suas habilidades de gestão, proatividade, comunicação, organização e tantas outras capacidades essenciais para quem deseja empreender. Toda a comunidade está convidada a prestigiar a programação e aproveitar o rico conteúdo que estará disponível”, diz.

Entre os temas das palestras e workshops deste ano estão o novo mindset das empresas, revolução na indústria da saúde humana, desafios para empreender em uma startup, noções jurídicas, abertura de empresas, administração, comportamento, gestão, organização financeira e investimentos, comércio internacional, transformação digital, negociação, liderança, inteligência emocional, comunicação digital, mindfulness, inteligência artificial, inovação e potencial criativo.

Durante a Semana Global de Empreendedorismo também será feita a transmissão do Modelo de Simulação das Nações Unidas (MONU), realizado pelos cursos de Relações Internacionais do UNICURITIBA e Unisul. Nesta edição, os estudantes vão simular a Conferência da ONU sobre os Oceanos. O evento será online, no dia 19/11, às 14h. Para assistir, é necessário acessar https://linktr.ee/sge20 e fazer a inscrição no link específico do “Simulado da ONU”.

Servilo:

• O quê: Semana Global do Empreendedorismo (SGE)

• Quando: 16/11 a 22/11, das 9h às 22h

• Onde: online

• Quanto: gratuito

• Programação e inscrições: https://linktr.ee/sge20

 

 

 

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Diversidade de pensamento é desafio para formação de novos profissionais

 

 

 

Diversidade de pensamento é desafio para formação de novos profissionais

Habilidades para conviver em ambientes com equipes plurais geram mais lucros e têm ganhado relevância ainda maior para as empresas, de acordo com o CEO da Prime Talent, David Braga

Um dos grandes desafios da sociedade atual e, consequentemente, das empresas é a diversidade de pensamento. Desenvolver esse aspecto nas equipes, dentro das organizações, tem ganhado importância cada vez maior. Afinal, quanto mais plural for um time, maior será a gama de ferramentas e informações para resolver problemas de forma eficaz e para gerar inovação. Sendo assim, saber conviver nesse ambiente é fundamental para o bom desempenho profissional. E essa habilidade precisa começar a ser aprimorada e estimulada desde a infância, no ambiente de casa e das escolas, na avaliação do CEO e headhunter da Prime Talent, David Braga.

Ele argumenta que, especialmente neste momento em que as famílias e o ensino experimentam transformações importantes nas suas rotinas, também é hora de repensar o currículo escolar e o modus operandi da educação pelos pais. “Nesses dois casos, é muito importante que apresentem, para as crianças e adolescentes, uma pluralidade de pensamento, sem juízo prévio sobre o que é certo ou errado. Ou seja, um conteúdo a ser sempre questionado, construído e remodelado, para que aprendam, com naturalidade, a trabalhar em times multidisciplinares”, ressalta. Vale lembrar que a diversidade é uma construção social e produto da cultura de cada indivíduo, podendo ser reforçada pelos grupos ou instituições capazes de influenciar a sociedade.

Nesse sentido, para ser um profissional diferenciado, é preciso saber expor ideias e opiniões, mas também ouvir, ter empatia e, sobretudo, mente aberta para mudar sempre que necessário. “Para os líderes, trabalhar a multidisciplinariedade nos times é ainda mais desafiador. Há um público cada vez mais plural nas empresas e ávido por desafios, projetos e crescimento. Aqueles que não promoverem diversidade de pensamentos não evoluirão, além de perder os melhores talentos”, conclui Braga.

Diante desse cenário e em tempos cada vez mais disruptivos, as empresas e lideranças estão ampliando a contratação de perfis diferentes, de olho na perenidade da organização. Isso porque a diversidade de pensamento promove mudanças positivas nos padrões e a inovação, que apoiam a transformação de estratégias e potencializam ganhos financeiros e a tão falada atração dos melhores profissionais do mercado. No entanto, o headhunter da Prime, que já selecionou, ao longo de sua carreira, mais de 10 mil executivos de média e alta gestão para clientes da América Latina, observa que existem poucas escolas e cursos ou graduações que preparam os estudantes para o que as corporações precisam, na prática.

Ele reforça que, hoje, apenas ter diploma e outras formações técnicas, além de idiomas, não é suficiente, se a pessoa não reunir outras competências e habilidades, entre elas a capacidade de trabalhar com colegas que tenham perfis, ideias e experiências diferentes. Dessa forma, é essencial mudar esse panorama da educação – tanto pelos pais quanto pelas instituições de ensino – e envolver os futuros profissionais, desde cedo, em ambientes colaborativos e com experiências diferenciadas, que instiguem a curiosidade, o pensamento crítico e o questionamento de padrões pré-estabelecidos nos vários campos de conhecimento.

Sobre a Prime Talent

A Prime Talent é uma empresa de busca e seleção de executivos de média e alta gestão, que atua em todos os setores da economia na América Latina, com escritórios em São Paulo e Belo Horizonte. Seu CEO, David Braga, já avaliou, ao longo de sua carreira, mais de 10 mil executivos, selecionando para clientes Latam. Ele tem formação de Conselheiro de Administração pela Fundação Dom Cabral (FDC), possui certificação de Executive Coach pela International Association of Coaching e é practitioner em Micro Expressões e Programação Neurolinguística. Além disso, tem vivência internacional em Trinidad and Tobago, Londres, África e Estados Unidos.

 

 

 

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