Primavera e alergias: saiba as causas e como prevenir problema que atinge 30% da população no Brasil

 

 

 

 

Primavera e alergias: saiba as causas e como prevenir problema que atinge 30% da população no Brasil

Período que se estende de setembro a dezembro é conhecido pelo aumento de casos de crises alérgicas; máscaras utilizadas em meio à pandemia podem ajudar no impacto

Crises alérgicas se acentuam na primavera, e a razão delas é a própria natureza. A concentração do pólen das gramíneas no ar durante a estação pode ser até dez vezes maior do que nas outras épocas do ano. É essa poeira invisível que, em contato a mucosa, causa a irritação, ou a reação inflamatória, que atinge olhos, nariz e garganta, fenômeno chamado de polinose

"A polinose no sul do país é uma agravante para as doenças respiratórias", explica o médico Flávio Massao Mizoguchi, do Centro de Rinite do Hospital IPO. As manhãs mais secas da primavera são as piores para quem sofre de rinite, sinusite e asma, porque é quando há mais pólens espalhados pelo ar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que 30% da população no Brasil tem algum tipo de alergia. E aponta que a rinite alérgica pode ser considerada a doença de maior prevalência entre as doenças respiratórias crônicas — atinge até 25% da população em todo o mundo — e está entre as dez razões mais frequentes de atendimento primário à saúde.

Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia apontam que, no Brasil, são cerca de 20 milhões de asmáticos — no mundo, o número chega a 300 milhões. É uma das doenças crônicas mais comuns, atinge adultos e crianças e é uma das causas mais significativas de absenteísmo e de ausência escolar.

Já a sinusite afeta uma em cada oito pessoas em todo o planeta, segundo a Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (AAO-HNSF, na sigla em inglês) e é a quinta causa mais frequente do consumo de antibióticos.

Máscaras e óculos ajudam na proteção

Para minimizar os efeitos do fenômeno, soro fisiológico para limpar a fossa nasal, colírio para aliviar irritação nos olhos são sempre úteis. "Uma vez em crise, as opções são um antialérgico oral e o spray nasal de medicamento. Mas é importante que o paciente nunca faça auto-medicação", destaca Mizoguchi. Se o problema se agravar, a indicação é procurar um médico.

As máscaras do combate à covid-19 são ferramentas úteis para tentar evitar crises, o caso daqueles que precisam estar em ambiente externo. É preciso escolher, porém, o modelo mais indicado para evitar outros problemas. "Máscaras N95 e PFF2 são as que filtram melhor, mas podem dificultar a respiração. Já as máscaras sintéticas podem causar alergia de pele em algumas pessoas", informa Mizoguchi.

Manter as janelas fechadas pela manhã em dias secos e de muito vento ajuda a diminuir a entrada de pólens em casa. Cuidar para que o ambiente interno esteja sempre limpo, livre de poeira e de ácaros é também uma boa maneira de diminuir os efeitos da estação.

Principais sintomas da polinose:

• Espirros

• Olhos e nariz irritados

• Coceira no nariz, garganta e olhos

• Nariz entupido

• Tosse frequente

• Falta de ar por conta do agravamento da asma

• Coriza

• Chiado no peito

 

 

 

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Viagens de carro exigem cuidados para garantir tranquilidade e segurança

 

 

 

Viagens de carro exigem cuidados para garantir tranquilidade e segurança

Após escolher o destino, é interessante verificar o caminho e traçar a melhor rota, conferir o número de pontos de pedágio, checar se há postos de gasolina e outros serviços. Pegar a estrada de carro exige muitos cuidados para evitar imprevistos e tornar a viagem tranquila, agradável e segura

O número de veículos que circularam nas estradas brasileiras nos feriados prolongados, aponta a tendência de que as pessoas estão preferindo viajar de carro. Outra constatação é que são viagens para destinos de curta distância, a lazer e para visitar familiares e amigos. 

Para as pessoas que optarem em viajar de carro, após escolher o destino, é interessante verificar o caminho e traçar a melhor rota. Também é necessário conferir o número de pontos de pedágio, checar se há postos de gasolina e outros serviços e reservar o local de hospedagem, se for o caso. Portanto, pegar a estrada de carro exige muitos cuidados para evitar imprevistos e tornar a viagem tranquila, agradável e segura.

Segurança e cuidados especiais

O veículo deve passar por uma revisão e manutenção detalhadas para uma viagem segura. Os pneus e o estepe devem estar em ótimas condições e confira outros dispositivos de segurança como, por exemplo, macaco, triângulo de sinalização e chave de roda. A falta desses itens é punida por multa pelas autoridades de fiscalização no trânsito. Nível do óleo, calibragem dos pneus, freios, alinhamento e balanceamento, amortecedores, limpadores de pára-brisas, faróis também devem ser conferidos com rigor.

Os cintos de segurança do motorista e passageiros, cadeirinhas de crianças e bebê-conforto devem estar perfeitamente ajustados. Outras dicas: distribuir o peso no interior do carro para não interferir no equilíbrio ao rodar, ajustar adequadamente as bagagens sobre o teto para que não alterem o comportamento do veículo em curvas e frenagens, não deixar objetos soltos dentro do carro e transportar bicicletas em racks próprios para não obstruir a visão do motorista.

Se a viagem vai contar com um passageiro pet, importante é acomodá-lo em equipamentos apropriados, como cadeirinha, caixa de transporte ou cinto de segurança específico, nunca solto dentro do carro.

A pressa é inimiga da perfeição, portanto, deixe tudo pronto pelo menos dois dias antes da viagem: malas feitas, documentos, cartões de crédito e dinheiro em ordem, abasteça o veículo, leve kit com lenços, papel higiênico, sacos plásticos, água, biscoitos, frutas e chocolates. Detalhes que fazem toda a diferença: escolha um horário alternativo para evitar congestionamento, não abuse da velocidade e respeite as leis de trânsito.

Destino: litoral

Se a opção é viajar de carro com a família ou amigos e o destino são as praias, um local que pode atender as expectativas é a cidade Bombinhas, em Santa Catarina. Todo o trade turístico local está pronto para receber os turistas com protocolos rígidos de higiene e segurança e medidas determinadas pelas autoridades sanitárias. Além disso, o município possui uma variedade de praias muito bem avaliadas no Tripadvisor, maior site de viagens do mundo. Também conta com paisagens paradisíacas emolduradas por águas cristalinas com os mais variados tons de azul e verde, e oferecem serviços de qualidade em diversos segmentos.

A Mattos Investimentos, única empresa imobiliária da cidade que oferece um serviço diferenciado para o turista: imóveis de locação por temporada com as regalias de um hotel cinco estrelas. São apartamentos finamente mobiliados e decorados, localizados em condomínios totalmente equipados com área de lazer, piscina, espaço fitness, área gourmet e sistema de vigilância 24 horas. Todos os empreendimentos estão em áreas centrais, com localização e acesso facilitado às diversas praias, comércios e demais atrações. E ainda com o pagamento facilitado em 12 vezes.

Como em um hotel, o hóspede recebe camas prontas, linha própria de amenities da L'Occitane en Provence, marca francesa de produtos de beleza e bem-estar, serviços exclusivos que podem ser contratados previamente ou durante a estadia e um cardápio com itens extras para compor o enxoval. E para quem viaja em companhia do seu pet, a empresa oferece luxuosas camas para os animais de estimação, tudo isso por valores de estadias bastante atrativos, se comparadas aos melhores hotéis da região. Todas as unidades passam por processo de limpeza que obedecem aos protocolos de higienização e sanitização e utilizam produtos hospitalares com certificação ambiental.

Segundo o Gestor Pedro Serpa, é crescente a procura por esse modelo de hospedagem, que une o conforto de se sentir em casa e a experiência da estadia como um morador local, conciliado às vantagens que os melhores hotéis oferecem. “Para esta temporada de verão, após um período tão atípico, esperamos um público que busca o descanso e o conforto em destinos que ofereçam facilidades como hospedagem de qualidade, reservas facilitadas, serviços de suporte, privacidade e preços acessíveis”, explica Serpa.

Para atender este exigente público, a Mattos Investimentos conta com equipe de profissionais treinados e capacitados, e possui parceria com agentes e operadoras de viagem, para agilizar todos os processos referentes a estadia. Há opções de empreendimentos com configurações que se adequam perfeitamente a famílias pequenas ou numerosas. Os clientes têm a opção de alugar apartamentos do Residencial PuntaBlu, Residencial Porto Madero, Residencial Boulevard Bombinhas e Varandas do Atlântico.

Serviço:

Mattos Investimentos

https://www.mattosinvestimentos.com

https://www.facebook.com/mattosinvestimentos

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Central de atendimento: (47) 3366-8151

 

 

 

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Pesquisa revela que brasileiros querem energia limpa e barata

 

 

 

Pesquisa revela que brasileiros querem energia limpa e barata

Em 80% dos casos os entrevistados gostariam de poder escolher sua fornecedora de energia elétrica

Dados de uma pesquisa do IBOPE divulgada no mês passado mostra que 84% dos brasileiros consideram a energia elétrica cara ou muito cara. Encomendada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia a pesquisa ouviu 2 mil pessoas em todas as regiões do país, entre 24 de março e 1º de abril. Mas apenas 17% dariam preferência à produção de energia de fontes renováveis.
Em 2014 – que foi o primeiro ano de realização da pesquisa – este percentual que achava energia cara era apenas de 67%, atingindo 88% em 2014 (88%) e em 2019 chegou aos 87%. Dentre os entrevistados, 55% acham que o alto preço é causado pelos impostos, enquanto 28% acreditam que pela falta de concorrência no setor.

Custos de geração diferentes para cada fonte

Para o consultor em energia Ivo Pugnaloni, diretor da ENERCONS, empresa especializada em orientar indústrias na sua migração para o ambiente de livre contratação de energia por meio de leilões reversos de compra, a pesquisa poderia ter separado os consumidores entrevistados nas categorias industrial, residencial, comercial e rural, pois cada uma paga preços bastantes diferentes.

“Essa distinção seria muito importante, pois mostraria o grau de informação de cada segmento, já que temos 18 milhões de consumidores pessoa jurídica e 72 milhões de pessoas físicas, mas a maioria nem sabe o custo relativo de cada fonte nem mesmo que existe um mercado livre que pode oferecer descontos de até 30 de economia”, explica.

“Por exemplo: a pesquisa mostra que para 83% dos entrevistados, as duas maiores causas para a energia ser cara no Brasil são apenas os impostos e a falta de concorrência. Mas a pesquisa desconsiderou que no mercado livre pode haver uma concorrência muito maior ainda mais através de plataformas eletrônicas de leilão on-line. A pesquisa, na forma como foi revelada, dá a impressão de que todas as fontes de energia custam a mesma coisa para ser produzida, o que não é verdade. Nem que cada comercializadora e cada geradora pratica um preço diferente, conforme perceba que existem realmente outros vendedores, como acontece num leilão reverso de energia. As hidrelétricas por exemplo, apresentam os menores custos de todas e as termoelétricas movidas a combustíveis fósseis e derivados de petróleo, como o gás, o óleo diesel, carvão tem o maior custo entre as demais, cerca de sete a oito vezes maior”, diz o engenheiro da ENERCONS, empresa que promove leilões para seus clientes comprarem energia pelo menor preço, diretamente dos geradores e das comercializadoras.

Mercado livre

“Os resultados da pesquisa foram muito claros quando apontaram que em 80% dos casos os entrevistados gostariam de poder escolher sua fornecedora de energia elétrica. A esse respeito Pugnaloni lembrou que em 2014 esse percentual era apenas de 66%. “Ou seja, já está havendo mais conhecimento dos consumidores sobre essa possibilidade legal e segura de compra fora da distribuidora, mesmo sem nenhuma campanha oficial de esclarecimento pelas autoridades”, observa o executivo.

Energia limpa e produção própria

Embora simpatizantes das energias limpas, apenas 17% dos entrevistados disseram que escolheriam sua operadora com base na geração de energia mais limpa, um percentual que era de apenas 13% em 2017, ano em que, muito tardiamente, segundo Pugnaloni, essa a pergunta entrou na pesquisa.

Questionados se gostariam de gerar sua própria energia em casa, 90% dos entrevistados disseram que sim - o número é 13 pontos percentuais maior que em 2014. Mas Pugnaloni faz uma observação que acredita relevante. “A pesquisa poderia incluir para o próximo ano a pergunta se o consumidor gostaria de gerar sua própria energia não dentro de casa que pode ser pequena e ter um telhado pequeno, mas fora dos limites de sua casa, do seu apartamento, do seu terreno na periferia, na casa de campo ou terreno da família. Assim poderíamos verificar quantos já estão informados sobre a possibilidade legal e viabilidade econômica de gerar energia com coisas que podem ser quase gratuitas como água, sol, biomassa e ventos”, conclui o diretor da ENERCONS.

 

 

 

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ENGIE Brasil Energia anuncia nova Diretora Administrativa

 

 

 

ENGIE Brasil Energia anuncia nova Diretora Administrativa

Atual gerente de Tecnologia da Informação e Digitalização (TID), Luciana Moura Nabarrete será a primeira mulher a ocupar um cargo na Diretoria da Companhia

A ENGIE Brasil Energia anuncia Luciana Moura Nabarrete, atual gerente de Tecnologia da Informação e Digitalização (TID), como a nova Diretora Administrativa da Companhia. Sob sua direção estarão as áreas de Gestão de Pessoas e Cultura, Meio Ambiente & Responsabilidade Social, Comunicação, Patrimônio & Suprimentos, e a TID, que migrará para essa diretoria.

Primeira mulher a ocupar um cargo na Diretoria da ENGIE Brasil Energia, Luciana Moura Nabarrete possui sólida experiência na Companhia, na qual ingressou em 2005 como coordenadora de Infraestrutura de TI. Em 2018, tornou-se gerente de Tecnologia da Informação e Digitalização e, agora, será a primeira mulher a fazer parte da Diretoria da Empresa. “Luciana vem sendo desenvolvida para assumir posições-chave na Companhia. Estamos seguros de que sua adaptação às novas funções será natural e bem recebida pelos nossos colaboradores e pelo mercado”, endossa Eduardo Sattamini, Diretor-Presidente e de Relações com Investidores da ENGIE Brasil Energia.

Luciana assume a posição ocupada por Júlio César Lunardi, que a partir de 1º de novembro deixa a Diretoria Administrativa, após cinco anos da função, para liderar uma equipe de projeto que atuará no estudo para buscar a melhor alternativa para o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL), definindo e executando um cronograma de ações. Seguindo a estratégia de descarbonização do Grupo no mundo, a ENGIE iniciou em 2017 o processo de venda de seus ativos a carvão no Brasil. Após várias rodadas de processos de venda e avaliações de propostas, decidiu analisar outras possibilidades em relação ao CTJL.

 

 

 

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Evento traz dicas para preparar e-commerces para a Black Friday

 

 

 

Evento traz dicas para preparar e-commerces para a Black Friday

A SGPweb Black Friday reuniu os principais players nacionais do setor em 12 horas de conteúdo gratuito e exclusivo

Nos dias 28 e 29 de outubro, o SGPweb promoveu a SGPweb Black Friday, com mais de 12 horas de conteúdo gratuito, com o objetivo de oferecer conteúdo exclusivo e direcionado para lojistas que estão se preparando para a data.

Segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, feita em parceria com a Elo, o faturamento com as vendas online subiu 47% nos primeiros seis meses do ano, totalizando 38,8 bilhões de reais. Ao todo, foram feitos 90,8 milhões de pedidos entre janeiro e junho de 2020. “Todos esses dados nos levam acreditar que a Black Friday de 2020 será a maior da história, podendo dobrar o faturamento se comparado com 2019”, afirma o CEO do SGPweb, idealizador do evento, Emerson Scholze.

O especialista em marketing, Ney Green, falou sobre os negócios digitais pós-covid. “Muitos negócios digitais estão vendendo bem durante a pandemia, mas será que conseguimos sustentar isso no futuro? Estar no digital não é garantia de sucesso. Quem não se adaptar vai desaparecer”, afirma Green, lembrando que é preciso se reinventar sempre, ter a humildade de continuar aprendendo em um mercado em constante evolução e usar as ferramentas de automação para ser cada vez mais estratégico.

O gerente de conta-chave da Amazon, Rodolfo Faria, que atua na área de marketplace, deu dicas para estar preparado para que o consumidor não tenha nenhuma dúvida na hora de fechar a compra. “É importante ter a descrição mais esclarecedora possível para o consumidor, a maior quantidade de fotos possíveis, um título bem completo, para facilitar a busca do consumidor”, explica, lembrando de usar palavras-chave que enaltecem as principais características do produto.

O especialista em e-commerce da Loja Integrada, Guto Rocha, indica investir em marketing digital, SEO, Ads e presença em marketplaces. Para a Black, a dica é descontos em produtos-chave, que vão trazer demanda para sua loja. “Invista em descontos em estoque parado, desconto de 10% não é desconto para a Black. Faça as contas e veja como oferecer o melhor desconto para o cliente e movimentar a sua loja”, completa.

A Flavia Marcon, que atua com desenvolvimentos de sellers na Magalu, falou da importância do conhecimento para vender em marketplaces. “A Magalu oferece um treinamento para novos sellers, para que eles possam fazer a gestão de todo o processo e estejam preparados para as vendas online e a Black Friday”, explica.

“Tenha uma logística eficiente, descrição completa do produto, título completo e ofereça um desconto que seja real para a Black, mas que não te prejudique. Durante o evento, tenha um time preparado para a data e, especialmente, para o pós-venda”, alerta.

O consultor comercial do SGPweb, Marco Dutra, fala que hoje o frete é fator também decisivo no momento de fechamento de compra online. “Existe ainda um número muito grande de vendedores de e-commerce que não tem contrato com os Correios e a maioria é por falta de informações”, afirma. Hoje os Correios oferecem tabelas vantajosas e com descontos até 29%, dependendo do volume de entregas contratadas, e isso faz toda a diferença no negócio”, alerta. O contrato com os Correios é gratuito, online e leva de 15 a 20 minutos para ser feito, e permite que se ofereça a melhor condição de frete para seu cliente. O controle logístico da empresa é muito importante, a gestão de postagem é de suma importância para o sucesso do negócio.

O embaixador SGPweb e supervisor do Mercado Livre, André Santos, lembra que a venda física e online são complementares. “As plataformas de vendas precisam entender o que o consumidor quer”, afirma. Quem é o seu público, para quem você está vendendo, como apresentar melhor seus produtos? “O cliente hoje olha para o frete mais eficiente, uma compra fluida, que proporcione uma boa experiência de compra para o consumidor”, lembra Santos.

O diretor comercial da Plugg.to, Felipe Fuhrman, mostra a ferramenta que interliga marketplaces e está integrada com mais de 90% das plataformas do mercado. ” É importantíssimo ter o histórico das black Friday anteriores, o consumidor do e-commerce busca um atendimento ágil e é preciso ter o total controle do estoque, das vendas e status conforme o fluxo de vendas, em diferentes canais e em tempo real”, explica.

Guilherme Carneiro, da Conecta Lá, mostra que esse ano com a pandemia, não veremos a imagem de lojas lotadas e filas nas portas, boa parte dessas compras já migraram para o online. “76% das compras online hoje são feitas através dos marketplaces. Defina seus produtos, tenha profundidade de estoque, seja competitivo – faça análise da concorrência, faça anúncios específicos para a Black Friday, prepare a equipe de vendas, faça ofertas reais e respeite os prazos de entrega”, indica.

Bruno de Oliveira, fundador do E-commerce na Prática, lembrou da importância da antecipação – avisar o cliente sobre a Black Friday, para que ele coloque a sua marca no planejamento dele. “Aumente os pontos de contato com o cliente, não fique só no e-mail. Pode usar uma notificação de browser, mandar mensagens no celular, criar um grupo de WhatsApp VIP com as promoções da data, um canal no Telegram, usar o re-marketing, as redes sociais e crie uma jornada de relacionamento com o cliente”, afirma.

A CPO & Partner do e-commerce na prática, Babi Tonhela fechou o primeiro dia do evento com dicas práticas para se preparar para o evento. “As empresas podem começar a Black Friday antes, fazer um mês de ofertas, uma semana de ofertas, e diluir as vendas ao longo desse tempo, para dar conta do volume de pedidos”, aconselha.

O coordenador da Universidade B2W Marketplace, formado pelas marcas Americanas, Americanas Empresas, Shoptime e Submarino, Anderson Cruz, trouxe tendências para a data. “Os vendedores precisam oferecer descontos reais, mais que sejam saudáveis para a empresa”, afirma. “E o atendimento e relacionamento é fundamental”, completa.

A coordenadora de Farming do Grupo Carrefour, Bruna Matta, lembra que ser competitivo, com bons descontos, é fundamental para o sucesso da Black. “O frete grátis é uma saída excepcional, com ótimos resultados”, sugere. “Trabalhamos nesta data com muitos descontos a vista, e um alto share de vendas em promoções assim”, completa.

O influenciador Alfredo Soares, sócio da VTEX, fala que a Black Friday precisa ser preparada com muita antecedência. “Faça um plano de contingência, você precisa planejar, faça um checklist de problemas que podem acontecer, para se preparar da melhor forma possível para a data”, afirma. “Não esqueça de desativar o pagamento por boleto, ele pode travar suas vendas”, alerta.

A co-fundadora da Foto.com, Carol Soares, fala que a imagem é muito importante para a venda. “Use fotos em still, infográficos, informações de decisão de compra, claras e organizadas, e o maior número de fotos possíveis, já que o cliente compra pela imagem e informações disponíveis”, afirma. “Quanto mais informação você passar para o cliente, mais fácil será a decisão de compra dele”, completa.

O CEO e fundador da TrackCash, Ewerton Santos, uma plataforma online para gestão e conciliação financeira de lojas, lembra que na vontade de vender, acabamos não olhando para o resultado financeiro final. “Liste todas as suas despesas, faça análise de concorrência, defina sua margem de lucro, conheça seu público, leve em consideração os diferentes canais de vendas e destaque possíveis perdas”, alerta.

Guilherme MInuzzi, da área de marketing e parcerias da Bling!, lembra que ano passado, o pico de vendas foi entre 2h e 4h da madrugada e às 12h. “Prepare seu e-commerce para esses picos de trafego”, alerta, lembrando que os consumidores esperar a Black Friday para comprar produtos mais caros com valores mais acessíveis.

O consultor e especialista em varejo do Sebrae, Osmar Delquano Jr, lembra que esse ano a tendência virou pendência. “Tudo o que as empresas precisavam fazer nos próximos anos, precisa ser feito agora para atender esse novo mercado”, alerta. “O varejo aprendeu que vende em todos os momentos, não existe mais abrir e fechar a loja. Você está preparado para atender o cliente 24 horas por dia”, completa. O gerente regional de canais na Pitney Bowes, Rodrigo Melo, lembra que a ansiedade da pandemia faz com o frete rápido seja essencial nas vendas. “O mais rápido vai engolir o mais lento”, alerta, lembrando da importância de automatizar os processos de pesagem e cubagem das mercadorias.

Para quem não acompanhou o evento, os dois dias de palestras estão disponíveis no YouTube do SGPweb.

Sobre o SGPweb

O SGPweb é um sistema que proporciona maior controle na gestão dos envios, com a apresentação de forma fácil e intuitiva de informações antes da postagem, relatório completo do que foi enviado por departamento, por serviço e por data. A ferramenta permite fácil integração com marketplaces, e-commerces, ERP's , CRM's, e foi desenvolvida com foco nas mais atuais tecnologias voltadas para internet, com integração a diversos sistemas e empresas, para que a informação chegue fiel e em tempo real a todos os interessados no processo.

 

 

 

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