Intercâmbio cultural durante a adolescência contribui para o amadurecimento

Intercâmbio cultural durante a adolescência contribui para o amadurecimento

Conforme especialista, as responsabilidades resultantes dessa experiência permitem ao jovem outra visão acerca da própria vida 

Você pode ler a respeito de Londres. Pode fazer uma maratona de filmes britânicos sem sequer recorrer a legenda ou mesmo montar uma playlist com clássicos ingleses para praticar a pronúncia. Mas dificilmente esses exercícios farão com que sinta a pequeneza em estar diante do Big Ben e sua imponência ou com que compreenda os diferentes sotaques de uma terra cosmopolita. Participar da cultura de outro país, qualquer que seja o período, significa retornar com uma bagagem distinta daquela da ida. Além de aprimorar o idioma, vivenciar outros hábitos amplia os horizontes da própria vida. 

Aos 16 anos e matriculada na Cultura Inglesa de Curitiba desde os 10, a estudante Isabela Forlim, concretizou o sonho de conhecer o Reino Unido em julho de 2016. Ao longo de três semanas na cidade litorânea de Bournemouth - situada ao sul da Inglaterra e a duas horas de ônibus de Londres -, ela pôde aperfeiçoar o domínio da língua em uma escola consagrada há seis décadas. “Estava com um pouco de receio da viagem, mas logo que cheguei percebi que conseguia me comunicar bem”, conta. 

A possibilidade de viajar com a escola foi encarada pela família de Isabela como um test drive para o desejo de anos da jovem em mergulhar em um intercâmbio mais longo. “Eu sempre quis ser médica e meus pais veem o inglês como algo muito básico, por isso a ideia era fazer o intercâmbio durante ou depois da graduação. A viagem da Cultura reforçou, ainda mais, a importância dessa experiência”, salienta. 

Autonomia é ingrediente chave durante a experiência

Em Bournemouth – já considerada a cidade mais feliz do Reino Unido -, Isabela fez amigos e exercitou a independência ao interagir em outro idioma. “Dividi o quarto com uma francesa, o que me forçou a falar sempre em inglês. A professora também deixou a gente bem independente, tanto que, desde que voltei, consigo ler livros em inglês e assistir filmes sem legenda”, compara. 

A exposição diária ao idioma é, conforme enfatiza a gerente da Cultura Inglesa da unidade Água Verde, Cleide Fiorucci, um dos princípios da escola. “O objetivo do intercâmbio é motivar o aluno a lidar por conta própria e em outro idioma com as situações que surgirem. Mesmo que esteja sempre disposto a auxiliá-lo, o professor manterá certa distância”, completa. A estadia em casas de família próximas ao centro de estudos é outra estratégia adotada para incentivar o intercambista a superar a timidez em falar com nativos da língua. “Os alunos têm a real dimensão da importância do inglês, que ultrapassa o que aprendem em sala de aula. A convivência com pessoas de todo canto do mundo também os enriquece em termos culturais”, salienta. 

Embora não seja um pré-requisito para participar do programa, saber falar em inglês é, para Cleide, um facilitador. “Conhecer a língua dá autonomia à comunicação, mas essas interações também dependem da personalidade do aluno. Os mais expansivos não costumam se importar ao errar uma sentença como acontece com quem é mais introvertido”, especifica. Para sentir-se mais confiante para esse momento, o estudante pode se matricular em um curso de conversação avançada, cujo foco serão perguntas e respostas moldadas para os possíveis desafios encarados em viagens. 

Intercâmbio: a nova festa de 15 anos

Como Isabela, a estudante Sofia Ignaszewski é aluna da Cultura Inglesa de Curitiba e compartilhou do mesmo roteiro, que intensificou ainda mais o desejo de estudar fora por mais tempo. “Eu pedi o intercâmbio como presente de 15 anos, que para mim é um dinheiro mais bem gasto do que uma festa, por exemplo. Sempre quis viajar sozinha para outro país e ver como era”, conta. Além do anseio em conhecer outras culturas, a jovem teve como exemplo o pai, que participou da primeira edição do programa da escola, há 29 anos. Logo ao retornar, Sofia nutre o sonho de fazer graduação em turismo e hotelaria fora do país. “O professor com o qual tive aula esse ano é da Inglaterra e na primeira aula depois da viagem ele notou minha melhora”, conclui. 

De acordo com a psicóloga e professora do UniBrasil Centro Universitário, Ana Suy Sesarino, a adolescência é um tempo em que, naturalmente, o jovem busca mecanismos de ruptura com os pais para encontrar a si mesmo e, nesse sentido, o intercâmbio pode ser uma experiência muito proveitosa. “Na medida em que convoca o jovem para uma responsabilidade que dificilmente se faz presente quando se está sob o mesmo teto dos pais, ele pode permitir o amadurecimento em diversos aspectos. A distância física, o controle do próprio dinheiro e a experiência de conhecer de perto outra família e outra cultura podem ser situações muito produtivas”, analisa. 

A psicóloga salienta ainda que, ao sair da zona a que está habituado – geralmente a casa dos pais – o jovem é percebe a realidade por outras nuances. “O adolescente precisa de um afastamento para poder questionar-se a respeito de si mesmo, para poder elaborar o luto da infância, no qual acreditava que os pais eram os melhores pais do mundo, que sua família era a mais incrível do mundo”, completa. 

Sobre a Cultura Inglesa de Curitiba

Há mais de sete décadas em território nacional, a Cultura Inglesa de Curitiba divide suas atividades em cinco unidades, sendo uma delas localizada em São José dos Pinhais. A renda obtida por cada unidade é revertida para melhorias dentro das próprias sedes, o que as caracteriza como entidades sem fins lucrativos. O compromisso em manter o alto nível de ensino da língua inglesa, além de aspectos culturais da Grã-Bretanha, é um dos pilares da escola, que busca respaldo na qualificação elevada do quadro de professores, constantemente desenvolvida por meio de workshops, seminários e treinamentos. O teor vanguardista da escola é ainda reforçado por parcerias com grandes entidades, como é o caso do apoio do British Council - organização britânica que promove oportunidades culturais e educacionais entre Brasil e Reino Unido.

Add a comment

A Bela e a Fera no IMAX Palladium

A Bela e a Fera no IMAX Palladium

Clássico da Disney é um dos lançamentos mais aguardados de 2017           

A nova versão do clássico A Bela e a Fera, feita com atores, estreia nesta quinta-feira (16), no Imax Palladium. No longa, os roteiristas Stephen Chbosky e Evan Spiliotopoulos ampliaram a história conhecida, não apenas explicando certas pontas soltas, mas também trazendo material inédito. São 45 minutos de cenas extras em relação à animação. 

A história é de uma moradora de uma pequena aldeia francesa, Bela (Emma Watson), que tem o pai capturado pela Fera e decide entregar sua vida ao estranho ser em troca da liberdade do progenitor. No castelo ela conhece objetos mágicos e descobre que a Fera é na verdade um príncipe que precisa de amor para voltar à forma humana. 

Dentre as novidades, há quatro canções inéditas e um esforço em explicar melhor não apenas a transformação da Fera (Dan Stevens, irreconhecível debaixo de tantos efeitos especiais), com direito ao porquê de seus empregados também terem sido amaldiçoados, mas também o passado dos dois personagens-título. 

Serviço:

Imax Palladium - Curitiba

A Bela e a Fera

Estreia: 16/03/2017

Add a comment

Terceira melhor cervejaria do Brasil é de Curitiba

Terceira melhor cervejaria do Brasil é de Curitiba 

Público pode provar os rótulos premiados no restaurante da Bier Hoff, no Shopping Estação 

Terceira colocada como melhor cervejaria do país, a Bier Hoff representou bem os curitibanos na quinta edição do Concurso Brasileiro de Cerveja, o maior da América Latina, e além de fazer parte do “pódio” ainda ganhou outros nove títulos. O concurso  ocorreu na primeira quinzena de março, em Blumenau (SC). 

Jurados de diferentes países analisaram desde a cor até o equilíbrio de mais de dois mil rótulos, das 332 cervejarias presentes, e premiaram a Bier Hoff com duas medalhas de ouro, seis de prata e uma de bronze. 

Os rótulos premiados foram: Jerimoon Pumpkin Ale (ouro); Astral da Ilha Rainha do Verão (ouro); Preto Véio (prata); Bier Hoff Weizen (prata); Bier Hoff American Wheat (prata); Bier Hoff Nigra (prata); Bier Hoff Premium Lager (prata); Bier Hoff Pilsner (prata) e Bier Hoff Pale Lager (bronze). 

O público pode provar esses e outros rótulos no restaurante da cervejaria, que fica dentro do Shopping Estação(piso L1), com música ao vivo diariamente.  O horário de funcionamento é de segunda à quinta-feira, das 10h às 22h, sexta e sábado, das 10h às 23h e aos domingos das 11h às 22h. 

Bier Hoff

www.bierhoff.com.br

Piso L1

(41) 3019-9010

Shopping Estação, Piso L1

 

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

www.shoppingestacao.com.br

@shoppingestacao |www.facebook.com/ShoppingEstacao

Add a comment

Renaissance vem ao Brasil e passa por Curitiba

Renaissance vem ao Brasil e passa por Curitiba 

Grupo pioneiro do rock progressivo britânico sobe ao palco do Guairão no dia 24 de maio. Ingressos estão à venda 

Com quase 50 anos de estrada, o grupo que foi pioneiro do rock progressivo britânico vem ao Brasil em maio de 2017. Curitiba recebe o show no dia 24 de maio, no Teatro Guaíra. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos. 

Liderados pela singular voz de cinco oitavas de Annie Haslam, a Renaissance mostrará a turnê Songs For All Times, que reúne os clássicos mais reverenciados da banda, comoSong For All SeasonsNorthern Lights, Sounds of the Sea, além do aclamado álbumSymphony of Light, lançado em 2014. O grupo subirá ao palco do Guairão com a sua formação atual que, além de Annie nos vocais, tem Rave Tesar (teclados), Tom Brislin(teclados e voz), Mark Lambert (guitarra e vocais), Frank Pagano (bateria, percussão e vocais) e Leo Traversa (baixo e vocais).

As apresentações fazem parte da Top Cat Series, sequência de shows internacionais promovida pela Top Cat Produções Artísticas.

Com sua mistura única de rock progressivo com influências clássicas e sinfônicas, a Renaissance surgiu em 1969, quando o seminal grupo de rock Yardbirds se separou e seus membros fundadores Keith Relf e Jim McCarty começaram a organizar um novo grupo, voltado à fusão do rock, folk e formas clássicas. 

Com 30 discos oficiais lançados, alguns inscritos entre os melhores da história do rock, várias e diferentes formações com o passar dos anos e várias investidas de seus integrantes em carreiras solo, o Renaissance tem se mantido como um dos mais importantes e influentes grupos da história do rock. 

Serviço:

Renaissance em Curitiba.

Dia 24 de maio de 2017 às 21h.

Teatro Guaíra (Praça Santos Andrade, s/n)

Ingressos: Disk Ingressos: http://www.diskingressos.com.br/evento/5577 

Valores:

Fila A até a Fila F – R$ 480,00

Fila G até a Fila L – R$ 460,00

Fila M até a Fila V – R$ 420,00

1º Balcão – R$ 380,00

2º Balcão  - 300,00 

Desconto de 50 % para: estudantes; 3º. idade ; professores ; assinantes da Gazeta c/ 1 acompanhante ; associados ao cartão fidelidade DISK INGRESSOS c/ 1 acompanhante.

Add a comment

Passaporte para Cancún

Passaporte para Cancún

Previsul apresenta Campanha de Incentivo de Vendas 2017 em Curitiba 

A Previsul Seguradora está sempre pensando em trazer novidades para o corretor e foi buscar, em 2017, inspiração na leveza, beleza e tranquilidade das praias mexicanas para a Campanha de Incentivo de Vendas “Sou + Previsul – Você + leve muito em breve”.  Os 15 corretores com maior produção durante o período da campanha, que é válida de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2017, concorrerão a uma inesquecível viagem com acompanhante para Cancún. 

Os corretores de Curitiba conhecerão a campanha e seus detalhes nesta quinta-feira (16). “O corretor é o nosso único canal de comercialização e buscamos constantemente consolidar esta parceria estreitando o relacionamento e premiando quem mais se destaca. Queremos retribuir a dedicação de um ano de trabalho proporcionando aos nossos parceiros dias da mais pura leveza em um cenário paradisíaco”, afirma a diretora de Negócios da Previsul, Andreia Araújo. Além da viagem, os corretores participantes que atingirem R$ 6.000,00 em vendas novas emitidas ganharão prêmios mensais inspirados no destino final. 

Para ficar por dentro de toda a campanha e se atualizar das novidades, os corretores podem acessar o portal soumaisprevisul.com.br.  Neste espaço, é possível acessar todas as informações pertinentes à campanha. Durante os meses de março e abril, as cidades de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife, Natal, Caxias do Sul e Blumenau, onde a Previsul atua, receberão eventos de lançamento da campanha, todos com a presença do presidente Renato Pedroso, da diretora de Negócios, Andreia Araújo, e da gerente de Marketing da seguradora, Aline Crancio.     

Com 110 anos de atuação nacional no mercado de seguros de vida, a Previsul Seguradora é referência em seguro de pessoas no Brasil. Com 4.360 corretores cadastrados, a empresa está presente em 11 estados brasileiros, 8 sucursais e 8 escritórios, além da matriz em Porto Alegre (RS).

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos