Parceria incentiva plantio de araucárias e conservação genética

 

 

 

Parceria incentiva plantio de araucárias e conservação genética

Parceria firmada entre a Embrapa Florestas e a ENGIE, por meio do Sistema de Transmissão Gralha Azul, vai incentivar o plantio de araucária (Araucaria angustifolia), bem como a estruturação de um banco genético para conservação da espécie no estado do Paraná.

A parceria prevê a instalação de 13 Unidades de Referência Tecnológica (URTs) de técnicas de plantio de araucária - associada a outras espécies da Floresta Ombrófila Mista – em propriedades de agricultores paranaenses, como estratégia de transferência de tecnologia e estabelecimento de coleção de material genético. Segundo Erich Schaitza, Chefe Geral da Embrapa Florestas, “há um número significativo de produtores rurais que, por lei, devem recuperar áreas de florestas em suas propriedades para atender ao novo Código Florestal, mas não possuem referências técnicas, na forma de sistemas de produção, que lhes permitam fazer essa recuperação de forma eficiente, com uma visão conservacionista, mas também produtiva. Dessa forma, espera-se estabelecer em campo uma série de exemplos de ‘como fazer’, com todo um detalhamento passo a passo ao longo do tempo, tanto do ponto de vista silvicultural, quanto de custos de implantação e possibilidades de obtenção de renda.”

Outro ponto interessante do projeto é a inclusão de caixas de abelhas sem ferrão nas URTs. As abelhas podem ser uma fonte de renda para produtores e também funcionam como um indicador de qualidade ambiental das áreas.

Incentivo ao plantio

As URTs vão servir como modelo para adoção da tecnologia para outros produtores rurais. A intenção é realizar dias de campo e outras ações para que conheçam como fazer e sintam-se incentivados a plantar araucária, conservá-la e, como consequência, ainda gerar renda. “Além disso, os produtores rurais participantes vão receber recursos para conduzir estas ações em suas áreas, em um modelo de pagamento semelhante ao desenvolvido pelo projeto Estradas com Araucárias, executado pela Embrapa Florestas há mais de dez anos”, completa Schaitza.

A instalação das unidades tem o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), responsável pela extensão rural e pesquisa agropecuária no estado. O IDR vai apoiar a organização de produtores e parte da capacitação do projeto. Com isso, uma forte equipe de engenheiros florestais e agrônomos do IDR poderá usar as URTs em seu processo de trabalho.

Banco genético com variabilidade

Outro braço da parceria prevê a instalação de um banco de conservação de Araucaria angustifolia, que consiste em uma grande área destinada ao plantio de araucárias, a ser realizado de forma criteriosa. A criação do banco busca garantir que a variabilidade genética da população natural esteja totalmente representada no plantio. Assim, ameaças à erosão genética dentro da espécie podem ser evitadas ou revertidas, caso necessário. Além disso, essas populações poderão ser base para programas de melhoramento genético. Segundo Schaitza, “esse é um trabalho estruturante, contínuo e dispendioso, que deve ser repetido ao longo de toda a região de ocorrência da araucária. Exige amplas coletas de sementes e análises cuidadosas da paisagem, da distribuição das árvores dentro de fragmentos, da distribuição de machos e fêmeas na natureza e, posteriormente, dentro da população base”. O banco será instalado na Fazenda da Embrapa em Ponta Grossa.

O trabalho vai utilizar ferramentas modernas de biologia molecular, analisando a variabilidade genética das populações coletadas e das árvores plantadas. Com isso, tem-se a garantia de qualidade da estratégia de conservação.

“Essa população base vai se somar às que temos na área da Embrapa Florestas em Colombo/PR. São bancos com mais de 30 anos, únicos, que auxiliam na conservação genética da araucária. Esperamos continuar a ampliação de nossos bancos com outras parcerias. Nesse aspecto, o projeto com a ENGIE é um modelo de organização”, finaliza Schaitza.

“Essa é uma parceria que será muito gratificante. Sabemos de sua importância não só para a conservação, mas para o incentivo e orientação de produtores para a sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. Essa parceria e a possibilidade de participarmos de um projeto que vai da conservação genética, ao plantio, conservação e geração de renda é uma das boas práticas que estamos adotando, buscando fazer a diferença”, relata o diretor de implantação do Sistema de Transmissão Gralha Azul, Márcio Daian Neves. Como exemplo de outras ações adotadas pela ENGIE nos últimos anos, está a doação e o plantio de mais de 700 mil mudas somente no estado do Paraná, sendo que em 2019 foram mais de 50 mil mudas.

 

 

 

Add a comment

Apesar da crise, setor de varejo tem crescimento no Paraná

 

 

 

Apesar da crise, setor de varejo tem crescimento no Paraná

Com resiliência e expectativa de recuperação do setor, Palladium Curitiba fecha 2020 com vacância zero e crescimento em vendas

O varejo foi fortemente impactado durante a pandemia do novo coronavírus, por causa do fechamento do comércio em diversas regiões do Brasil. No período de lockdown, os shoppings chegaram a ter perdas de 89% das vendas em relação ao período que antecedeu o pico da pandemia, conforme o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) – Impactos da Covid-19. Em novembro, por outro lado, 82% da receita já tinha sido recuperada, quando comparada ao período pré-pandemia. O retorno gradual se reflete nas vendas dos lojistas, que mostram resiliência à crise.

No Paraná, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista cresceram 0,9% em outubro - sexta taxa positiva consecutiva desde maio. Com isso, o patamar do varejo bateu recorde pela terceira vez seguida, ficando 0,9% acima de setembro e 8% superior a fevereiro. Em relação a outubro de 2019, o comércio cresceu 8,3%, alcançando a quinta taxa positiva consecutiva e a maior para um mês de outubro desde 2012 (9,2%).

Em Curitiba, o Palladium Shopping Center segue com a expectativa de recuperação do setor e celebra os bons resultados. “Precisamos nos reinventar e oferecer serviços diferenciados para os consumidores. Observamos que as datas comemorativas não passaram em branco e muitos clientes aderiram ao delivery e drive-thru, e que o movimento nos corredores cresceu”, conta a gerente de marketing do empreendimento, Cida Oliveira.

No Paraná, entre os setores do comércio que mais cresceram estão: eletrônicos (56%), informática e telefonia (11%) e cosméticos e higiene pessoal (10%), de acordo com os boletins do mês de setembro das secretarias de Fazenda e do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná. Embalado pela reação do varejo, o Palladium Shopping Center Curitiba registrou um aumento de 12% nas vendas em novembro, frente a outubro, e 56% com relação a setembro. O destaque foi o segmento de telefonia, com aumento de 34%.

Vacância zero

Além disso, o Palladium Shopping Center Curitiba anuncia a abertura de novas lojas, de diversos setores. “Fechamos o ano de 2020 com vacância zero e arrisco dizer que conseguimos atingir, em meio à pandemia, o melhor mix de lojas de todos os tempos. Inauguramos a Pernambucanas, a nova âncora do shopping, além da Santa Lolla, La Mandinne, Flora Pura e muitas outras”, ressalta Cida.

No Palladium Curitiba, as principais aberturas já confirmadas para 2021 são: Magazine Luiza, Lindt e Johnny Rockets.

Para a gerente de marketing do shopping, este é um momento de celebração. “Depois de meses fechados e passarmos por momentos de incertezas, estamos muito felizes em anunciar as inaugurações e conquistas deste ano. Além de melhorar o nosso mix de opções para os clientes, estamos contribuindo para o avanço do varejo e da economia local, gerando empregos e novos negócios”, celebra.

Sobre o Palladium Shopping Center

Um dos empreendimentos do Grupo Tacla Shopping, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 na capital paranaense. Destaca-se pela área construída de 154 mil m² distribuídos em três pisos, sendo o centro de compras com maior mix do sul do país. O shopping possui 350 lojas, entre âncoras e satélites, praça de alimentação com mais de 30 opções de fast-food, Boulevard com 10 restaurantes, além de oito salas multiplex de cinema UCI e sala IMAX – que também faz parte do Grupo Tacla e possui a maior tela do Brasil. Sua estrutura foi planejada para garantir o conforto dos mais de 1,5 milhão de clientes que passam pelo empreendimento todo mês. Mais informações em: https://palladiumcuritiba.com.br

Sobre o Grupo Tacla Shopping

Conglomerado com mais de 80 anos de tradição, experiência no varejo e referência no setor em todo país, o Grupo Tacla possui oito empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, sendo eles: Catuaí Palladium Foz do Iguaçu (PR), Jockey Plaza Curitiba (PR), Palladium Curitiba (PR), Palladium Ponta Grossa (PR), Ventura Shopping Curitiba (PR), Itajaí Shopping (SC), Porto Belo Outlet Premium (SC) e Shopping Cidade Sorocaba (SP). Outras duas operações estão em fase de construção no Paraná: CityCenter Outlet, em Campo Largo e Palladium Umuarama. Mais informações em: http://www.taclashopping.com.br

 

 

 

Add a comment

UniOpet cria acesso exclusivo para alunos que ficaram sem o Enem por causa da pandemia

 

 

 

UniOpet cria acesso exclusivo para alunos que ficaram sem o Enem por causa da pandemia

A instituição oferece bolsas de 50% para estudantes formados em 2020 no ensino médio que cumprirem os mesmos pré-requisitos do Prouni

Os estudantes que completaram o ensino médio em 2020 não poderão participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2021 porque não fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), adiada pela pandemia para esse mês de janeiro. Para evitar que os alunos fiquem sem estudar, o Centro Universitário UniOpet criou um sistema próprio de bolsa de ensino, batizado de Prouni UniOpet.

O Prouni oficial é um programa federal que seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares, que utiliza o desempenho do Enem como critério de avaliação. Com a pandemia, o Enem 2020 foi adiado e a nota só será divulgada no fim de março. Por isso, a seleção do programa federal deste primeiro semestre adotará as notas do Enem 2019, excluindo os estudantes formados em dezembro último.

"Essa mudança impossibilita que os estudantes formados no ano passado ingressem no ensino superior. E foi pensando nesses alunos, que dependem do Prouni, que lançamos nosso sistema de seleção, adotando os mesmos critérios do programa do governo, inclusive com relação à renda familiar", explica o gerente de operações do UniOpet, Fellipe Bonifácio Sena. "A diferença é a nota do Enem, que não será exigida no primeiro semestre."

As bolsas ofertadas pelo Prouni UniOpet são de 50%, financiadas pela própria instituição, e valem para o primeiro semestre de 2021. Para participar, os interessados devem preencher os mesmos critérios socioeconômicos já exigidos pelo Prouni.

"Como não temos a nota do Enem, vamos ranquear os alunos pela renda. Faremos a avaliação de toda a documentação exigida e, dessa forma, esses alunos estarão aptos a tentar o Prouni do governo no segundo semestre, desde que atinjam o mínimo de 450 pontos no Enem e nota maior do que zero na prova de redação. Assim, eles não perdem um semestre de estudo, pois terão a oportunidade de iniciar com a bolsa de 50% do Uniopet e depois continuar a graduação ocupando as vagas remanescentes do Prouni", completa.

Para conhecer os cursos disponíveis, acessar o regulamento e fazer a inscrição, os interessados devem acessar o site https://www.vestibularuniopet.com.br/

 

 

 

Add a comment

Interatividade é a bola da vez: 3 dicas para a estratégia de sua empresa

 

 

 

Interatividade é a bola da vez: 3 dicas para a estratégia de sua empresa

Fernando Faiad Soni, sócio fundador da Stardust Digital, explica sobre Social Marketing e novas estratégias de venda

Estamos na década do Social Marketing, rumo a um mercado conduzido por pessoas e não mais por empresas. Pensando nisso, fica o questionamento: como prender a atenção do público? Afinal, em uma sociedade que consome informação o tempo todo e que está cada vez mais organizada dentro de comunidades virtuais, fica ainda mais difícil conquistar a tão desejada lembrança de marca.

A resposta para essa pergunta é simples: chame seu público para participar. É isso que conta Fernando Faiad Soni, sócio fundador da agência curitibana de marketing digital Stardust. “Interatividade é a bola da vez”, afirma. “As pessoas estão cada dia mais sedentas por relacionamentos, principalmente após um longo período de pandemia e isolamento social. E elas querem conversar com outras pessoas, não com empresas”, explica.

O Social Marketing, ou Marketing Interativo, é um conjunto de práticas e técnicas que visam incentivar a interação do público com a sua empresa. Ou seja, é uma estratégia extremamente assertiva para aumentar o engajamento e, assim, aproximar o cliente final da sua marca. Segundo Soni, os consumidores desejam interatividade com as empresas desde que elas se humanizem e estejam dispostas a resolver os seus problemas.

“Acabou a era em que a estratégia mais eficiente era aquela que ‘empurra’ o produto para cima do cliente. Agora, precisamos ‘puxar’ o público para um diálogo”, diz. Mas cuidado: não basta só sair distribuindo interatividade para todos os lados. Para gerar engajamento de verdade é preciso conhecer o seu consumidor e personalizar a conversa com ele. “O consumidor moderno tende a preferir empresas que não o trate como apenas um número, mas sim de forma humanizada e personalizada”, complementa Fernando Faiad Soni.

Confira 3 dicas importantes para dar início a uma estratégia de Social Marketing no seu negócio:

1. Entenda o tom de voz da sua marca

O tom de voz da marca é a personalidade que a sua empresa expressa por meio dos canais de comunicação. Por isso, mais do que apenas comunicar, é preciso saber a forma certa de ganhar a atenção do seu público. Como o seu cliente se expressa? Ele é mais paciente ou dinâmico? Precisa de explicações em detalhes ou você pode ir direto ao ponto? Quais são os valores que o guiam?

2. O básico funciona

Ainda não sabe como atrair seu público por meio de lives, podcasts e outros produtos interativos mais complexos? Comece com enquetes e caixas de perguntas no Instagram. “O básico funciona e pode ser um ótimo teste para entender como seu público pensa e o que ele espera de você”, comenta Soni.

3. Para vender mais, pare de vender

Pare de empurrar seus produtos para o público e comece a oferecer conteúdo relevante a eles. “Responda perguntas, mostre os resultados dos seus serviços ou produtos, fale sobre assuntos relacionados e mostre que está disposto a entender e resolver os problemas do seu consumidor”, completa o especialista.

 

 

 

Add a comment

Bubbles by Silvia Döring tem coleção especial com pedras dos signos

 

 

 

Bubbles by Silvia Döring tem coleção especial com pedras dos signos

A coleção Arco-Íris pode ser encontrada no quiosque do Shopping Curitiba

Os famosos anéis de pedra da Bubbles by Silvia Döring agora tem uma coleção especial dedicada aos signos do horóscopo. Para cada signo, são apresentados três tipos de pedras, ideais para quem quer começar 2021 com boas energias, além de dar um toque especial no visual. A coleção pode ser encontrada no quiosque do Shopping Curitiba, localizado no piso L1. Confira as opções:

Leão

O anel é composto pelo olho de tigre, uma pedra que funciona como um forte amuleto de proteção, prosperidade e poder pessoal. Também tem a pedra quartzo fumê, que protege e purifica as energias e vibrações. Outra pedra, em tom de caramelo, ajuda no equilíbrio do chacra acentuando ainda mais o brilho das leoninas. A cor representa poder e força individual.

Gêmeos

Já para as geminianas, a Bubbles tem um anel composto pela pedra quartzo goiaba, que alivia as emoções negativas e fortalece as amizades, e também o quartzo rosa que representa amor universal e harmonia. A pedra tem o poder de regular o lado emocional e incentiva grandes romances. O cristal blush representa a feminilidade e delicadeza, enquanto a cor rosa simboliza o conhecimento e seu uso estimula o pensamento.

Libra

Para as librianas, as pedras escolhidas são quartzo verde e amazonita. A primeira representa cura e saúde, mas também equilíbrio, calma, vitalidade e prosperidade. Já a segunda alivia as dores, o estresse e pode ajudar a equilibrar as energias de pessoas com muitas responsabilidades. A cor cristal menta está associada ao coração e ao amor, além de acalmar é símbolo de esperança.

Peixes

O anel é composto pela pedra índigo, que é vinculada às aspirações espirituais e estimula a mente. Já a pedra furta-cor tem um valor energético infinito e uma beleza inigualável. A cor de lavanda é para equilibrar e harmonizar as energias de todas as células e ambientes, sendo ideal para as piscianas sensíveis.

Capricórnio

As capricornianas determinadas e perspicazes também podem começar o ano com muita energia positiva em suas mãos. As opções são o anel composto por quartzo fumê, que tem como função a concretização de objetivos, e o quartzo rutilado, que tem um valor energético infinito, pela união de todas as cores. O cristal caramelo também tem muita força e poder. Esta pedra representa novas ideias e transformações, além de ser a cor da concretização dos sonhos.

Câncer

Paz e espiritualidade, é o que o cristal furta-cor pode trazer. Este é um poderoso amuleto de proteção para as cancerianas e pode ajudar a fortalecer os dons da simpatia, inteligência e sensibilidade. Já o quartzo rosa é a pedra do amor, ajuda na cura interior e afasta as energias negativas. A pedra amazonita verde é para acalmar o coração e o sistema nervoso.

Áries

O anel das arianas é composto por quartzo rutilado, amazonita verde e o quartzo milky. Ele pode ajudar no equilíbrio das energias e também na estabilidade. Intensifica a autoconfiança, ativa o pensamento, retira as barreiras mentais e ajuda também no emocional.

Escorpião

Já as escorpianas podem ter uma ajuda muito grande com o poder da pedra sodalita, que influencia nas emoções internas e conflitantes. As outras pedras que compõem o anel são a pérola shell vermelha, considerada o símbolo do amor para os romanos, e a pérola shell, que traz purificação, renovação das energias e cura interior.

Sagitário

Para as sagitarianas a pedra sodalita também pode ser uma poderosa aliada, pois carrega uma energia extremamente positiva, estimulando a criatividade, a inteligência e a liberdade de pensamento. O quartzo azul favorece a tranquilidade emocional e acalma a mente. Já a pedra de cor lavanda fortalece as energias positivas e potencializa o poder das outras pedras.

Touro

O quartzo rosa limpa a energia sentimental, ajudando no amor e confiança. A fúcsia fortalece a motivação, o otimismo e enaltece a beleza do corpo e da alma. Já a pedra ametista traz harmonia, proteção e paz.

Aquário

O anel é composto pelas pedras greengold, cristal caramelo e cristal menta. O greengold, com sua cor verde-ouro, faz as aquarianas vibrarem e se conectarem com os chacras do coração, auxiliando nas meditações. É uma pedra que equilibra a energia e favorece a realização de metas e sonhos. Já o cristal caramelo lembra o sol, é a cor do poder e da materialização dos sonhos. O cristal menta está associado ao coração, à prosperidade e à harmonia.

Virgem

Quem é do signo de virgem pode apreciar e se beneficiar da energia do quartzo. A pedra grafite é muito poderosa e ajuda a abrir os caminhos para o sucesso, além de reorganizar as células do corpo. Já o quartzo negro traz proteção e harmonização da mente e da alma. O quartzo branco é um cristal de energia suave, mas profundamente protetor para a saúde e ajuda a aliviar principalmente o estresse.

Bubbles by Silvia Döring

Piso L1, Shopping Curitiba

Telefone: 99191-0808

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@Shoppingcuritiba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

 

 

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos