Vestibular Agendado da PUCPR está com inscrições abertas

 

 

 

Vestibular Agendado da PUCPR está com inscrições abertas

Inscrição é gratuita e pode ser realizada até 26 de fevereiro de 2021

As inscrições para o Vestibular Agendado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) para ingresso no primeiro semestre de 2021 estão abertas até o dia 26 de fevereiro. Há vagas para todos os cursos nos quatro campus da instituição – Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo –, exceto Medicina e os programas American Academy. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo link: https://multiversidade.pucpr.br

Nesta edição, os candidatos podem optar pela prova na modalidade presencial ou submeter-se ao exame online. Em ambas as modalidades o teste será composto por 20 questões e redação. O candidato terá duas horas para realizar a prova, incluindo o tempo para preenchimento dos campos destinados às respostas. O resultado será divulgado até cinco dias após a realização do processo seletivo e a matrícula deve ser efetivada até dois dias após o resultado individual final.

Na modalidade presencial, o candidato deverá selecionar o curso e o campus em que deseja estudar. Depois, é preciso selecionar data e horário para a realização do teste. Orientações sobre a realização do exame serão encaminhadas para o e-mail cadastrado.

A pró-reitora de Graduação da PUCPR, Renata Iani Werneck, explica que, em razão da pandemia do novo coronavírus, todos os cuidados sanitários serão tomados pela instituição.

“Vamos seguir as orientações dos órgãos de saúde para evitar a contaminação da Covid-19: uso obrigatório de máscara, medição de temperatura, distanciamento social e disponibilização de álcool em gel em todos os ambientes. O candidato que apresentar temperatura corporal superior a 37,8 °C ou outros sintomas gripais ou de resfriado não poderá realizar a prova”, afirma a professora.

Vestibular Agendado Online

Já a modalidade online será realizada em uma plataforma digital, em dia e horário previamente agendados no momento da inscrição. O estudante vai receber um link para acessar a prova. Para realizar o exame, basta ter um computador ou notebook com acesso à internet e com microfone e webcam funcionando.

Antes da prova, o candidato deverá realizar um acesso preliminar na plataforma, com a captura do documento de identidade, da imagem de seu rosto e conferência dos dados pessoais. No momento do teste, o vestibulando precisa manter câmera e microfone habilitados e não pode fazer uso de telefone celular e demais equipamentos eletrônicos.

O vestibular é aplicado em plataforma virtual, segura, com sistema de autenticação e monitoramento online, fiscalização e controle em tempo real. A solução utiliza inteligência artificial para identificar possíveis comportamentos ou ações inadequadas, com o objetivo de preservar a probidade durante a realização do teste e a credibilidade do processo seletivo.

Outras formas de ingresso

A PUCPR também possibilita o ingresso por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para tanto, é preciso ter realizado a prova a partir de 2015, ter nota superior a 450 e não ter zerado a redação.

Ainda, é possível ingressar na Universidade por transferência externa, para o mesmo curso ou para uma graduação diferente. E quem já possui um diploma do ensino superior pode iniciar uma segunda graduação na PUCPR sem necessidade de realização do processo seletivo.

Mais informações: https://multiversidade.pucpr.br

Serviço

Vestibular Agendado 2021 PUCPR

Inscrições gratuitas até 26 de fevereiro de 2021

Resultado: Até cinco dias após a realização do processo seletivo

Matrícula: Até dois dias após o resultado individual final

Site: https://multiversidade.pucpr.br

Mais informações disponíveis no edital: https://static.pucpr.br/pucpr/2020/12/re-364-2020-consun.pdf?_ga=2.42153381.1853204402.1607947428-140749527.1558381698

 

 

 

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Com mural artístico exclusivo, Shopping Leblon convida o consumidor para uma experiência sensorial

 

 

 

Com mural artístico exclusivo, Shopping Leblon convida o consumidor para uma experiência sensorial

Empreendimento apresenta primeiro convidado deste ano, o artista Lin Lima, em parceria com a ARTMOTIV

Na vanguarda de apoio ao movimento artístico nacional, o Shopping Leblon receberá o artista Lin Lima a partir de terça, dia 12, para a revelação da sua “poesia virtual” no espaço Art Wall. O espaço encontra-se no corredor de entrada especialmente para recepcionar os clientes do shopping e oferecer obras inusitadas, bom gosto e democratização da cultura. O trabalho do artista contemporâneo pode ser visto como um processo crescente e com isso, será construído ao longo de 10 dias.

Desenvolvido pelo empreendimento especialmente para receber intervenções artísticas, o Art Wall se renova como uma obra viva a cada novo convidado. Para celebrar a chegada de 2021, o Shopping Leblon destaca o traço ritmado e cheio de vida de Lin Lima. O artista será o primeiro a integrar o espaço este ano, sendo um dos nomes de destaque da nova geração da arte. Entre janeiro e fevereiro, quem passar pelo shopping será impactado pela obra contemporânea e olhar único do artista.

“Buscamos experiências singulares para nossos visitantes e que ofereçam um novo olhar, sempre fortalecendo o nosso pilar artístico e cultural. O objetivo é que não seja algo apenas para ser visto, mas sentido também, afinal a arte pode nos tocar de formas diferentes e complementares. Pensando nisso, o espaço Art Wall está sempre apresentando novas perspectivas e construções, como a de Lin Lima”, comenta Adriana Freitas, Gerente de Marketing do Shopping Leblon

Entre o desenho e a pintura encontra-se o trabalho do artista Lin Lima. Formado em pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, é na repetição contínua do traço feito à mão, que expressa sua visão. Com profundidade, emocional e poético, o trabalho de Lima conta também com a precisão dos traços e a fluidez das suas linhas. A experiência imagética e sensorial tem a curadoria do Shopping Leblon com a ARTMOTIV.

 

 

 

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Engie retoma obras do Sistema de Transmissão Gralha Azul no Paraná

Engie retoma obras do Sistema de Transmissão Gralha Azul no Paraná

Linhas de Transmissão no Paraná trarão mais desenvolvimento econômico e qualidade de vida para a população

Após a revogação, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), da liminar que paralisou parcialmente as obras do Sistema de Transmissão Gralha Azul a ENGIE Brasil Energia retoma totalmente as atividades dos empreendimentos. Nos últimos meses, o Sistema de Transmissão Gralha Azul demonstrou ao STJ e à sociedade que cumpre todos os procedimentos legais aplicáveis para execução de suas obras, bem como seu compromisso e respeito com o meio ambiente. “O projeto obteve todas as autorizações, licenças e anuências necessárias à sua implantação junto aos órgãos competentes, os quais reafirmaram, em todas as instâncias judiciais, a regularidade dos processos. Com a decisão, que comprova a legalidade dos empreendimentos, podemos agora dar continuidade às obras que trarão fomento à economia local, geração de empregos e negócios para o Estado do Paraná”, destaca Marcio Daian Neves, diretor de implantação da ENGIE.

O Sistema de Transmissão Gralha Azul faz parte do planejamento estratégico de expansão do setor elétrico nacional e visa superar problemas de subtensão e restrição de oferta na região, que vem provocando perdas significativas à indústria e ao agronegócio. Além disso, busca minimizar o risco de “apagões” decorrentes do aumento do consumo. Com a implantação, a energia proveniente de Itaipu, que hoje é basicamente direcionada para o Estado de São Paulo, poderá abastecer mais regiões do Paraná.

O projeto é composto por quinze linhas de transmissão, que interligarão dez subestações – sendo cinco novas e cinco ampliações, ao longo de cerca de mil quilômetros de extensão. Os empreendimentos são uma concessão federal, com vigência de 30 anos, obtida por meio do Leilão de Transmissão de Energia Elétrica nº 002/2017, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e tem previsão de ser concluídos em setembro de 2021.

Além de reforçar a distribuição de energia, o projeto Gralha Azul vem estimular o desenvolvimento econômico local e proporcionar mais qualidade de vida para a população. Com investimento de R$ 2 bilhões, a implantação do Sistema deve gerar cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos até o final das obras, além de movimentar a economia com a aquisição de insumos e serviços locais e arrecadação de impostos municipais, sendo um dos propulsores da geração de renda da região. Além disso, com maior e melhor oferta de energia ao estado, os municípios terão condições de atender às necessidades de indústrias e empresas, atrair novos empreendimentos e, como consequência, gerar mais vagas de empregos e desenvolvimento.

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O que realmente aprendemos com a pandemia

 

 

 

O que realmente aprendemos com a pandemia

Danilo Xavier de Morais*

O ano de 2020 foi marcante em vários aspectos da vida humana. Falou-se muito sobre saúde, higiene, cuidados pessoais e com o próximo, além de economia e desenvolvimento social, tudo isso atrelado à uma pandemia, que colocou à prova o desempenho de estruturas, métodos e sistemas até então consolidados e, por vezes, inquestionáveis. No setor educacional não foi diferente, já que todos também foram tirados de sua zona de conforto e convocados para viver o aqui e agora com o objetivo de manterem a missão de educadores e propagadores do conhecimento.

Na educação básica, emergiu o desafio de manter o ensino mesmo sem as condições necessárias habituais. Perdeu-se o contato presencial com os alunos e gerou-se a necessidade de empregar esforços não só para que o processo educacional acontecesse, mas também para impulsionar o uso da tecnologia, inovação, criatividade e agilidade. Com isso, alterou-se não só a rotina dos educadores e educandos, mas também o modo de transmitir conhecimento por meio de plataformas virtuais até então pouco exploradas.

Em meio à tantas mudanças compulsórias, em que a autocrítica dos processos foi ponto de partida para muitas alterações, percebeu-se o quanto é eficiente estar sempre em movimento em uma realidade tão dinâmica quanto a que se apresenta neste momento. E para isso, gestores e professores compreenderam que não se podem manter estruturas ditas seguras ou métodos arcaicos que, por vezes, foram eficazes em algum momento, entretanto, não o são mais. No Colégio Marista de Maringá, por exemplo, precisou-se olhar além do contexto ameaçador e se arriscar em novidades para que o impacto negativo do isolamento social não deixasse de ser um impulso para a educação.

Como bem dizia Paulo Freire: “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Logo, como questionar que a pandemia não ensinou tantas coisas apesar dos pesares? Hoje sabe-se que ser educador é mais do que um título de licenciatura ou um diploma de pedagogia, mas a disponibilidade para manter a alegria no aprender, ou melhor, no aprender e reaprender. É nesta constante construção de novos saberes que o conhecimento avança, se desenvolve e envolve novos agentes que o aplicam em um processo dialético e contínuo.

Não se pode mais pensar a educação referenciada em conteúdos que são meramente reproduzidos pelos estudantes, a pandemia ensinou que de nada basta ter um amplo conhecimento sem valores que sensibilizam e humanizam a sociedade para a autopreservação e ação constante. Ou seja, não se pode pensar em educação e processos educacionais que mantenham os estudantes alheios ao presente. É preciso envolvê-los em situações que exijam o despertar para o aqui e agora, mantendo-os prontos para atuarem em quaisquer condições, sejam elas de exigência intelectual, socioemocional, ética, política, individual ou coletiva e até mesmo espiritual.

Mais do que impactos traumáticos causados pela Covid-19 e isolamento social, em 2021 haverá milhares de condições para o desenvolvimento do conhecimento em todas as dimensões. Para isso será necessário que educadores em todos os setores se mantenham em movimento de autoavaliação, autocrítica, revisão de processos e métodos, que estejam presentes e sejam presença significativa.

Danilo Xavier de Morais é filósofo, pedagogo e analista de Pastoral do Colégio Marista de Maringá

 

 

 

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TikTok e Comunidades Digitais: conheça as maiores oportunidades do marketing digital em 2021

 

 

 

TikTok e Comunidades Digitais: conheça as maiores oportunidades do marketing digital em 2021
Cezar Lima, empreendedor e sócio proprietário da Stardust Digital, dá dicas para driblar a competitividade e ganhar relevância no mercado digital

A pandemia trouxe uma evolução de 6 anos em 6 meses para o setor do marketing digital. Até mesmo as empresas mais conservadoras, reticentes em evoluir, se viram obrigadas a migrar suas atividades para o ambiente online a fim de não perder clientes. Após a mudança, a conclusão foi consenso entre grande parte dos empresários: trabalhar de forma virtual é viável e muito mais barato.

Agora que todos já estão mais familiarizados com a nova forma de trabalhar, começaram as especulações sobre quais serão as maiores tendências para o marketing digital em 2021. Para auxiliar as empresas que almejam mais sucesso, o empreendedor Cezar Augusto de Lima Choptian, sócio fundador da agência Stardust Digital (www.stardust.digital), destaca duas plataformas que merecem atenção no próximo ano.

TikTok

Apesar de ainda não ser considerada uma mídia profissional, quem se adiantou e começou a produzir conteúdo para o TikTok já está se tornando referência na plataforma. “Micro influencers com pouca representatividade no Instagram já contam com mais de 500 mil seguidores no TikTok. Eles foram rápidos e ocuparam um espaço que ainda não tinha competitividade. Sem concorrência, a relevância é mais rápida”, aponta Lima.

Segundo ele, o aplicativo para criar e compartilhar vídeos curtos criou um movimento inverso em que pessoas famosas estão seguindo e compartilhando o conteúdo de usuários anônimos, auxiliando no surgimento de novas celebridades. “Influenciadores fazem questão de estar em todas as redes e, a partir do momento que estão ali, também se tornam consumidores”, diz. Para as empresas, não é diferente.

Lima aponta o TikTok como uma tendência para as empresas que querem se tornar referência em 2021. “A atuação corporativa dessa plataforma é completamente diferente de outras redes sociais”, conta. “O desafio agora é aprender como entrar no mundo do TikTok. Mas quem assimilar primeiro, vai sair na frente de muita gente”, complementa.

Comunidades Digitais

Participar de grupos é um movimento natural na vida de qualquer indivíduo, seja nas redes sociais ou fora delas. Nesse sentido, surge uma tendência cada vez mais forte: a comunidade digital. “Diferente das redes tradicionais, como Facebook e Instagram, em que o algoritmo te coloca numa bolha para que você interaja apenas com os conteúdos que lhe interessam e com pessoas que compartilham das mesmas opiniões que você, as comunidades digitais foram criadas para serem ambientes de discussão entre pessoas que pensam diferente sobre um tema em comum”, explica Lima.

A comunidade digital pode ser facilmente compreendimento como uma rede social de nicho. Ela já é realidade, mas ainda não se tornou tão popular, por isso segue como tendência para 2021. Assim como no Facebook e no Instagram, qualquer pessoa ou empresa pode dar início a esse tipo “blog colaborativo”. Contudo, para ganhar relevância, é preciso trabalhar duro. “Ninguém quer entrar em algo que ainda não oferece nada de novo”, diz. “A empresa que cria uma comunidade pode começar a fomentar o conteúdo a partir dos próprios colaboradores e círculo próximo de amigos. Assim que já tiver uma boa base, com tópicos atrativos e relevantes, está na hora de divulgar nas mídias tradicionais e levar os consumidores pra lá”, complementa.

Assim como no TikTok, a chance de ganhar visibilidade a partir das comunidades digitais é maior devido à falta de concorrência. “O maior desafio da plataforma é fazer com quem uma pessoa se transforme de leitor para produtor de conteúdo, pois aí ela começa a compartilhar os tópicos da comunidade nas redes sociais dela, ampliando ainda mais a visibilidade para aquela empresa ou tema”, aponta.

A NuCommunuty, comunidade oficial do Nubank, já surge como case de sucesso. Dentro da plataforma, clientes e fãs da marca falam sobre a experiência de usuário e debatem possíveis novidades para a instituição financeira. “Essa foi a forma que a empresa encontrou para unir os clientes, receber feedback, testar ideias e validar tendências. Em contrapartida, eles oferecem lançamentos em primeira mão para quem está ali. É uma forma de valorizar quem te segue”, complementa Cezar Lima.

 

 

 

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