Você tem diabetes? Redobre os cuidados com seus pés!

 

 

 

Você tem diabetes? Redobre os cuidados com seus pés!

Unhas encravadas e calos tendem a inflamar com mais facilidade nos pés diabéticos, alerta podóloga
Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, que mapeia a dimensão da doença em 138 países, a cada dois anos, atualmente, existem aproximadamente 463 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos no mundo que possuem diabetes. Para os que sofrem com o problema, o cuidado com as pernas e os pés é essencial, já que sintomas, como a fragilização dos vasos sanguíneos, enfraquecem a pele e facilitam o aparecimento de ferimentos, além da má cicatrização dessas lesões.

Malú Pinheiro, coordenadora técnica da Doctor Feet, alerta que um simples machucado no pé de um diabético pode se tornar um problema grave. “O motivo é a falta de sensibilidade no membro e, por não sentir dor ou qualquer incômodo, a pessoa acaba desenvolvendo calos de pressão, lesões na pele e nas articulações”, comenta. Segundo a especialista, nos casos graves, a demora da cicatrização pode infeccionar o pé, levar à gangrena e, em último caso, amputação da área lesionada.

“É importante lembrar que ter a doença não significa necessariamente que atingirá os pés, mas é preciso atenção constante”, salienta a profissional que, para ajudar na prevenção, traz algumas dicas importantes, abaixo:

1. Fazer uma minuciosa verificação nos pés diariamente, examinando se existem ferimentos, calos, edemas e áreas sensíveis;

2. Usar calçados confortáveis e que protejam os pés para evitar bolhas e calos, e no caso de sapatos abertos, evitar arranhões;

3. Prefira sapatos fechados, confortáveis e com o solado mais firme. Evite andar descalço, com sandálias abertas ou chinelos para o pé não ficar exposto;

4. Secar bem os pés após o banho para evitar frieiras e utilizar cremes hidratantes específicos à noite (evitando passar entre os dedos) para prevenir ressecamento e rachaduras;

5. Utilizar óleos essenciais, como melaleuca, que evitem a proliferação de fungos que causam micoses;

6. Não cortar as unhas muito rentes ou mexer nas peles dos cantos para evitar ferimentos;

7. Isso vale para o tratamento de calosidades, pois não é indicado tentar mexer ou utilizar produtos sem orientação de um especialista, para tentar resolver o problema sozinho;

8. Usar meias de algodão, preferencialmente brancas, pois qualquer sinal de ferimento será facilmente identificado.

9. Fazer visitas regulares ao médico e, ao podólogo, a cada 30 dias.

Sobre a Doctor Feet

Pioneira no segmento, a Doctor Feet é a mais ampla rede de serviços de podologia e venda de produtos médicos/ortopédicos. Comemorando 22 anos de mercado, a marca conta com mais de 80 unidades, em 14 estados brasileiros. Informações: www.doctorfeet.com.br / Instagram: @doctor_feet / Facebook: /doctorfeet.podologia.

 

 

 

Add a comment

Evento do Sicredi conecta mulheres e propõe reflexão sobre protagonismo feminino

 

 

 

Evento do Sicredi conecta mulheres e propõe reflexão sobre protagonismo feminino

4º Summit Mulher convidou as participantes a realizarem um "voo" colaborativo agregando homens e mulheres para a ampliação do legado feminino

Com o tema “Mulheres que voam”, o 4º Summit Mulher conectou mais de 600 convidadas para refletirem sobre o poder da realização e o protagonismo feminino. O evento foi promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ, no último dia 10 de novembro, e contou com a participação de representantes dos Comitês Mulher desenvolvidos em 24 cooperativas que atuam nos três estados.

A iniciativa está conectada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para um mundo melhor, e integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Sicredi, desde 2016, com a criação dos Comitês Mulher. “Todo esse movimento faz parte da nossa caminhada, está no nosso propósito de gerar uma sociedade mais próspera e justa. Isso só acontece com a igualdade e inclusão por meio de iniciativas como os Comitês Mulher. E, nesse movimento, o He for She também conecta os líderes que precisam abraçar a causa. Esse é um dos princípios do cooperativismo, de pessoas ajudando pessoas”, destacou o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Com poemas e canções interpretadas pela artista Janine Mathias, o evento propôs que as convidadas realizassem um “voo” para a reflexão sobre quem são as mulheres nos dias de hoje. Logo na abertura, a atriz, escritora e embaixadora da paz Maria Paula destacou a importância da atitude positiva e da disponibilidade para a vida e para as pessoas. “Eu quero dizer para as mulheres que o mais lindo de voar é poder fazer isso juntas. Isso é sororidade. E o mais importante pra gente sair voando em bando é ter a consciência que não precisamos competir umas com as outras, mas sim dar apoio, suporte e, assim, voar mais alto”, contou a atriz.

Ao usar o tema do evento, a convidada ainda ressaltou a importância de “ter um plano de voo” e viver cada experiência evitando julgamentos prévios e as armadilhas presentes no sucesso e no fracasso de cada trajetória. Ao fim da sua participação ainda propôs a reflexão: “que tipo de influência você é na vida das pessoas?”.

Em seguida, a fotógrafa Grazi Ventura abordou as diferentes fases na vida das mulheres. Com imagens que retratam sete ciclos distintos, a convidada propôs que cada participante pensasse sobre sua fase atual, em uma jornada de autoconhecimento. As mulheres do Summit puderam interagir compartilhando fotos que representassem seu ciclo pessoal nas redes sociais. “É importante a gente ter consciência sobre que fase estamos vivendo para que a gente não pule as que estamos”, analisou a fotógrafa.

A influência de cada fase da vida e a importância da ancestralidade foi um dos destaques da fala da psicóloga e influenciadora digital Gisele Accioly. A convidada trouxe histórias de mulheres fortes da sua família e ressaltou a importância dos antepassados na construção de cada trajetória, sem esquecer dos benefícios dos dias atuais. “Temos a oportunidade de viver com mais leveza. Precisamos continuar, seguir nosso caminho, com uma rede colaborativa, com homens e mulheres se unindo para uma vida mais simples, fácil, nessa oportunidade de fazer diferente dos nossos ancestrais”, comentou.

Envolvimento de todos

A importância do envolvimento de homens e mulheres na busca pela inclusão e diversidade (He for She e She for She) também foi abordada durante o evento. Em um bate-papo com a diretora executiva da Sicredi Centro Norte SP, Du Laurini, o diretor executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohme, relatou a relevância das mulheres em sua trajetória pessoal e profissional. E a executiva comentou sobre os desafios na carreira, a importância da colaboração e da união de homens e mulheres. “Não desista dos seus sonhos, seja guerreira e tenha brilho nos olhos. Seja protagonista da sua vida, se admire e tenha confiança em você. Não espere aplausos de ninguém e reconheça as suas vitórias. Acredite que você tem asas para voar”, declarou a executiva em sua mensagem para as participantes do evento.

O envolvimento de todos na causa da inclusão e equidade de gênero ainda foi tratada no painel sobre o papel dos líderes no empoderamento feminino, especialmente no cooperativismo de crédito. O momento de conversa teve a participação de lideranças do setor, no Brasil e no mundo, como a diretora do Programa Global Women's Leadership Network (GWLN) do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU, na sigla em inglês), Eleni Giakoumopoulos, o presidente do Conselho Mundial, Steve Stapp, o CEO da Confederação Africana da Associação Cooperativa de Poupança e Crédito (ACCOSCA), George Ombado, o presidente da Sicredi Progresso PR/SP, Cirio Kunzler, e, ainda, Manfred Dasenbrock.

Com mediação da embaixadora do GWLN no Brasil, Gisele Gomes, o CEO da ACCOSCA relatou como a oportunidade de viajar por 40 países africanos foi fundamental para compreender os desafios e necessidades da inclusão feminina. “O He for She nos ajuda a pensar para além das nossas crenças pessoais e culturais. O que era normal há 50 anos não é mais aceitável hoje. Essa é uma oportunidade de encorajar as mulheres para que elas estejam onde elas quiserem, especialmente nos locais e nas reuniões onde se tomam as decisões”, afirmou.

Eleni também salientou a importância da participação conjunta no movimento. “Igualdade de gênero não é um problema só das mulheres, é uma questão de direitos humanos. E, cada vez mais, as mulheres se sentem à vontade para se manifestarem em posições de liderança. Por isso, precisamos de homens nesse movimento também”, destacou.

Legado feminino

O 4º Summit Mulher ainda propôs uma reflexão sobre o legado feminino. A co-fundadora e diretora de impacto da Think Eva & Think Olga, Nana Lima, trouxe a reflexão sobre como a síndrome de impostora impede o crescimento profissional de muitas mulheres. “Acontece quando, mesmo preparada, você não sente que está pronta para o desafio. Faz acreditar que o mérito é resultado de sorte, de estar no lugar certo, na hora certa”, analisou a convidada, que trouxe para as participantes dicas como: celebrar as vitórias, buscar mentoria e rede de apoio, além de entender que todas as pessoas estão sempre em construção.

O evento ainda trouxe um desafio para jovens mulheres mentoradas proposto por Jean Sigel, da Escola de Criatividade e também contou com a participação da jornalista Thays Beleze, que, com um relato emocionado, sugeriu que cada participante escrevesse uma carta para a jovem de 20 anos que cada uma já foi.

A importância do empreendedorismo e do legado nos negócios foram abordados na participação da empresária e investidora-anjo brasileira, Camila Farani. A “tubarão” do reality show de empreendedorismo Shark Tank Brasil falou sobre sua história de sucesso no mercado e reforçou a importância de cada etapa de uma trajetória e de não desistir perante os fracassos. “As melhores ideias podem vir de quem tem uma nova perspectiva. Comece a dar importância ao processo de aprendizagem também”, afirmou a empreendedora.

O evento terminou destacando todas as informações trazidas pelos convidados em uma interpretação da artista Roberta Akegawa Cunha, que produziu um resumo gráfico de todas as inspirações propostas no 4º Summit Mulher.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,8 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

 

 

Add a comment

Um Café com Amor: experiência sensorial beneficia campanha

 

 

 

Um Café com Amor: experiência sensorial beneficia campanha

WTC Curitiba e do EO promovem evento solidário com o Guima Café e arrecadam recursos para a campanha “O Amor Contagia”

Uma experiência sensorial e solidária, em que todos os recursos arrecadados serão doados para a campanha “O Amor Contagia”, iniciativa conjunta que vem reunindo esforços das principais entidades e empresas do Paraná para socorrer instituições afetadas pela pandemia da Covid-19. Este será o WTC Experience “Um Café com Amor”, evento promovido pelo World Trade Center (WTC) Curitiba e EO (Entrepreneurs’ Organization), no dia 21 de novembro, das 8h às 9h. Para participar, comprar e doar, acesse o link.

“Os participantes vão receber um kit para degustação que proporcionará a experiência completa, bastando colocar a água para aquecer e aproveitar. Durante a degustação, teremos a apresentação da história do Guima Café, contada pela fundadora Mariana Caetano. Uma bela história de empreendedorismo”, antecipa Josias Cordeiro da Silva, CEO do WTC Curitiba.

Para ele, o momento é de união de esforços. “A campanha ‘O Amor Contagia’ vem sendo apoiada por muitos empresários de Curitiba. Como associação de negócios que fomenta a divulgação de boas iniciativas empresariais durante a pandemia, o WTC não poderia ficar de fora”, afirma.

Empreendedorismo feminino

Além de difundir uma nova cultura sensorial de degustação de cafés brasileiros com qualidade de exportação, o Guima Café – fundado há 13 anos como fazenda especializada na produção de cafés especiais, responsável pela gestão e formação da equipe da fazenda – traz uma história inspiradora de empreendedorismo feminino no agronegócio.

“Sou natural de Araguari, no Triângulo Mineiro. Quando comecei minha trajetória profissional, não tinha muita oportunidade para as mulheres. Basta ver os eventos agro, até hoje basicamente voltados ao público masculino, embora quase metade das terras do Brasil sejam tocadas por produtoras mulheres. Acredito que o equilíbrio é importante, traz uma gestão mais harmoniosa, com perfis diferentes numa empresa. Pessoas com visões iguais acabam tendo as mesmas ideias”, conta Mariana Caetano, que atua na área de agronegócios há 20 anos, com passagem por multinacionais de insumos e programas setoriais do governo.

Mariana ficou feliz com o convite do WTC Curitiba para contribuir com a experiência “Um Café com Amor”. “Esse foi um ano de ressignificar nosso papel com a comunidade. Muito se fala sobre o futuro das empresas, mas nosso negócio sempre foi feito de pessoas, e só faz sentido se continuar assim. Levamos nosso café torrado da fazenda para que o consumidor tenha essa experiência sensorial, equilibrada, já que o processamento influencia muito no manejo e na degustação de um bom café.”

Serviço:

Um Café com Amor

Dia 21 de novembro (sábado)

Das 8h às 9h

Sobre “O Amor Contagia”

 

A maior campanha de arrecadação vigente no estado do Paraná nasceu da união das promotorias de Justiça do Ministério Público do Paraná e Ministério Público do Trabalho que firmaram uma parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a Funpar (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná). Logo em seguida se uniram ao grupo Instituto GRPCOM, Grupo Marista, PUCPR, Instituto Positivo, a comissão do Terceiro Setor da OAB-PR e associações da sociedade civil organizadas com sede no estado. A expectativa é que mais organizações integrem o grupo e ajudem a fortalecer ainda mais a iniciativa, intitulada “O amor contagia” para reforçar a mensagem. A campanha conta com o apoio do Instituto Oportunidade Social, Instituto Renault, Facop, JCS Group, Instituto Purunã, Instituto Massa, Instituto Robert Bosch e das agências de comunicação 433, Vivas, Páprica, Página 1 Comunicação e Central Press.

Empresas, pessoas físicas e organizações podem fazer suas contribuições à campanha “O Amor Contagia” por meio de depósito bancário tanto para o fundo de apoio à área da saúde, quanto para o de iniciativas sociais. As doações são feitas de forma direta e não podem ser abatidas do cálculo do Imposto de Renda. Os recursos dos fundos são administrados por um comitê gestor que fiscaliza a destinação das doações. A prestação de contas para a sociedade é feita em tempo real e com fácil acesso pelo site da Funpar. Para doar ou saber mais detalhes sobre a campanha acesse o site.

Sobre o World Trade Center

Somos um ecossistema global de comércio e investimento, criado há 50 anos como um ponto central de cooperação e conexão, visando a organizar e facilitar a expansão de negócios internacionais. Trabalhamos para dar continuidade ao legado do WTCA, de criar prosperidade e desenvolvimento econômico relevante, com foco no Brasil, mostrando ao resto do mundo o que os estados do Sul do Brasil têm de melhor a oferecer e perseguindo mais oportunidades para nossos associados. Aumentamos a competitividade das empresas locais, geramos negócios, fomentamos o comércio internacional, disseminamos melhores práticas globais, fomentamos a educação e a liderança empreendedora e trazemos inovação e investimentos para o país.

 

 

 

Add a comment

Dia Mundial do Diabetes: doença periodontal pode comprometer controle do diabetes

 

 

 

Dia Mundial do Diabetes: doença periodontal pode comprometer controle do diabetes

Saúde bucal deve ser uma prioridade entre os pacientes

Mais de 13 milhões de pessoas têm diabetes no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, atingindo um em cada onze adultos entre 20 e 79 anos, de acordo com o Atlas de Diabetes divulgado em 2019. Essa doença crônica, caracterizada pela produção insuficiente de insulina no organismo ou pela resistência das células a essa substância, faz com que os pacientes com glicemia alta sejam mais favoráveis a infecções.

As doenças periodontais, caracterizadas pelo inchaço, vermelhidão, dor, pus, mau hálito e sangramento na gengiva, estão entre as principais inflamações que têm o diabetes como agravante. De acordo com o cirurgião dentista e especialista em saúde bucal da Neodent, João Piscinini, os pacientes com glicemia alta têm um processo de cicatrização mais demorado. “A relação entre as doenças periodontais e o diabetes é na verdade uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que portadores de diabetes apresentam uma predisposição maior ao desenvolvimento da doença periodontal, um quadro não tratado de doença periodontal pode comprometer o controle do diabetes”, afirma.

O especialista ressalta que o fato dos pacientes diabéticos serem mais propensos a desenvolver gengivite e periodontite apenas reforça que eles precisam ter a higiene bucal como prioridade e um estilo de vida saudável. “Uma escovação eficiente após as refeições, o uso de fio dental para remoção de placa e restos de alimentos e uma dieta rica em nutrientes são ações simples que podem garantir a saúde bucal e evitar os problemas gengivais”, diz o especialista.

O acompanhamento médico para controle da glicemia e monitoramento do diabetes deve ser feito com frequência, bem como as visitas regulares ao dentista para que, em casos de inflamações, a doença possa ser tratada logo no início e evitar complicações.

Sobre a Neodent

Fundada há mais de 25 anos, a Neodent é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão de implantes anualmente. A Neodent está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 60 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent® é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.

 

 

 

Add a comment

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito completa 25 anos

 

 

 

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito completa 25 anos

Entre os objetivos das ações está ajudar a sociedade a se lembrar de todas as pessoas mortas e gravemente feridas nas estradas

Há 25 anos, um dia dedicado a lembrar as vítimas do trânsito começou a ser observado internacionalmente. Nos primeiros dez anos pela Federação Europeia de Vítimas do Trânsito Rodoviário (FEVR) e suas várias organizações membros, incluindo RoadPeace (Reino Unido), que introduziu o dia em 1995. Com forte apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do UNRSC, os Estados Membros da ONU convocaram em 2005 o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito, no terceiro domingo do mês de novembro, como um “reconhecimento apropriado para vítimas de acidentes de trânsito e suas famílias”.

Os objetivos das ações em 2020 são ajudar a sociedade a se lembrar de todas as pessoas mortas e gravemente feridas nas estradas, além de reconhecer o trabalho crucial dos serviços de emergência, chamar a atenção para a resposta legal, geralmente aquém às mortes e ferimentos culposos nas estradas, bem como advogar por um melhor apoio às vítimas de trânsito e às famílias das vítimas, promovendo ações baseadas em evidências para prevenir e, eventualmente, impedir mais mortes e ferimentos no trânsito.

Os acidentes de trânsito matam mais 1,3 milhão de pessoas a cada ano. De acordo com as Nações Unidas, o risco de morte nas ruas e estradas continua sendo três vezes maior nos países de baixa renda do que nos países de alta renda e esses acidentes são a principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Quase metade das mortes no trânsito ocorre entre pedestres, ciclistas e motociclistas. O chefe da ONU destacou, no Relatório Mundial sobre a Situação da Segurança no Trânsito 2018, que “salvar vidas melhorando a segurança no trânsito é um dos vários objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Ele fez um apelo para que todos “se unam para enfrentar a crise global de segurança no trânsito”.

Ações no Brasil

Com o intuito de discutir, alertar e conscientizar sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito, o Observatório de Segurança Viária de Fortaleza (OSV) decidiu gravar uma série de podcasts, chamado “Transitando”, que podem ser ouvidos no Spotify e no Google Podcast.

Os episódios têm temas variados, mas todos envolvendo segurança viária. O primeiro: “O que é Segurança Viária e o que eu tenho a ver com isso?”, é uma espécie de introdução sobre o conceito de segurança viária e como o tema está presente no cotidiano da população.

Segundo o especialista em trânsito e diretor da Perkons, Luiz Gustavo Campos, para resultados efetivos de redução de acidentes e mortes são necessárias ações integradas de engenharia, educação e fiscalização, através do uso adequado da sinalização e de equipamentos medidores de velocidade. “Tecnologias para a segurança no trânsito devem ser entendidas como um meio de proporcionar melhor qualidade de vida para as pessoas. A cada lombada eletrônica instalada, evita-se 3 mortes e 34 acidentes por ano. Precisamos nos conscientizar como sociedade que nenhuma vida perdida no trânsito é aceitável e que só esforço somado vai reduzir os números dessa violência”, conclui.

 

 

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos