Cinco dicas para quem vai visitar a Feira de Milão

Cinco dicas para quem vai visitar a Feira de Milão

Profissionais do EB Arquitetura, que residem na cidade italiana, indicam locais para se conhecer durante a maior exposição de arquitetura e decoração do mundo 

Começa no dia 04 de abril mais uma edição da Feira de Milão, maior evento de tendências em arquitetura e decoração do mundo. Profissionais do segmento esperam o ano todo para conferir de perto as novidades lá expostas e aproveitam para fazer um pouco de turismo na cidade. Mas quais são os melhores locais para se visitar? Para auxiliar no passeio, os profissionais do EB Arquitetura montaram uma lista com 5 dicas para quem vai visitar a Feira de Milão em 2017. 

1 – Hospede-se em regiões que transpiram design

Neste período o local mais procurado para hospedagem é a Linha Vermelha, por ser a região onde a feira acontece. Mas caso não consiga alojamento em um dos hotéis desta zona, existem outros locais que podem ser muito inspiradores.

·         Oeste da Cidade (beirando o Corso Sempione);

·         Parada San Babila do Metro (Vermelha), pois tem muitas lojas que estão participando do Fuorisalone;

·         Parada Moscova (Verde) pelo mesmo motivo e também porque está muito perto da nova Zona di Porta Garibaldi, com edifícios lindos e muito contemporâneos, incluindo o Bosco Verticale;

·         Parada Turati (Amarela);

·         Brera e San Babila;

·         Região próxima aos “Navigli” também é muito interessante, indo em direção a Porta Genova, pois está muito próximo da Zona Tortona;

·         Ficar em RHO é uma boa solução para quem vai passar mais tempo dentro da própria feira;

·         A linha roxa (viola) é a 5ª linha de Metro da cidade (sendo que a 4ª ainda não existe) e liga à linha vermelha. Inclusive, todas as três linhas (Amarela, Verde e Roxa) se ligam à vermelha. 

Alguns hotéis que encantam os turistas são Hotel Nhow, na Zona Tortona e o STRAF Hotel & Bar, na Zona Duomo. Ambos contam com um grande apelo em design. Se o objetivo é ostentar, o Hotel Bulgari, na Zona Brera, projetado internamente por Antoni Citterio, é um luxo. Em seu SPA, realmente, tudo que reluz é ouro. 

2 – Visite a feira com foco

Os 230 mil metros quadrados de extensão dos pavilhões já dão uma dimensão do tempo que você irá gastar se quiser ver tudo. Por isso, selecionamos o que é imperdível, no nosso ponto de vista. 

·         Obviamente os Pavilhões 5, 7, 8 e 12 e, se conseguir finalizar, os pavilhões de design moderno e contemporâneo. Eu pulo sempre os primeiros, pois não me agradam por serem muito clássicos.

·         Euro Cucina e Euro Luce revezam de ano em ano nos Pavilhões 09, 11, 13, 15 e o Salone Satélite finaliza com novíssimas criações de jovens designers que expõem seus talentos neste setor. Vale a pena conferir. 

3 – Explore além da Feira

Milão é uma cidade cheia de história e arquitetura. Vale a pena aproveitar a estadia para conhecer além da feira. Seguem algumas sugestões de lugares para visitar. 

·         San Babila, com as suas lojas Moroso, B&B, Cassina, Porro e outros espaços que participam sempre do Fuirosalone (Via Durini);

·         Os pavilhões de arte de Tortona, sempre com novidades;

·         Tortona também tem o Studio Stefano Giovanoni, mas normalmente só pode ser visitado com alguma escola. A Scuola Politecnica di Design tem um curso especifico para o período da feira, onde são feitas visitas a este estúdio e ao Studio Piero Lissoni Associati, na via Goito, 9. Vale a pena se informar;

·         A Via Brera, depois da Pinacoteca di Brera se transforma em Via Solferino, aonde estão várias lojas de design e muitos espaços participando do Fuorisalone. A Solferino vai até a parada Moscova também;

·         O Corso Garibaldi conta com vários espaços que remetem ao design;

·         Na região do Duomo, vale a pena entrar na Rinascente e também visitar pelo menos o Bar do Hotel STRAF. Pode fazer um aperitivo no bar e aproveitar para ver seu design muito especifico e contemporâneo. Nesta região algumas lojas também entram no clima e redecoram seus espaços com designers de todo o mundo. 

4 – Coma bem

Os italianos são famosos pela gastronomia farta, massas deliciosas e gelatos incríveis. Veja onde comer bem quando estiver em Milão.

·         Antes de ficar rodando a cidade no horário dos “Aperitivi” (18h às 21h) normalmente, vale a pena dar uma olhada nos eventos que as lojas e pavilhões estão fazendo pela cidade, pois além de tomar um bom frisante, pode ver pessoalmente algum designer ou arquiteto famoso no local. A comida nesses eventos não é farta, por isso é bom comer antes ou depois;

·         Corso Como 10 é um restaurante que serve almoço, faz apertitivi e também oferece jantar. Além da comida ser sensacional, vale muito a pena ir pela arquitetura interna do local;

·         A Princi é uma Pasticceria e Panetteria sensacional. Decorada também por Antonio Citterio tem pães e doces maravilhosos. A arquitetura do local é um dos atrativos.  Existem algumas pela cidade, mas a mais bonita é a da Piazza Venticinque Aprile, perto do Eataly;

·         Falando em Eataly, ele também é uma ótima opção para comer;

·         Nos “Navigli” têm vários restaurantes muito bons que oferecem “aperitivi” e jantar. Alguns abrem também no almoço;

·         O Bar Brera é na esquina da Pinacoteca di Brera. Tem um aperitivo muito bom, com chopp gelado;

·         O Milano café na Via Giulio Cesare Procaccini, e o 55 Milano na Via Piero della Francesca, são os meus preferidos para fazer aperitivo. Sempre é bom chegar cedo e se tiver muita gente é bom ligar antes. Lugares lindos e de muito bom gosto com aperitivos sensacionais. 

5 – Saia do quadrado

A região metropolitana de Milão também oferece muitos encantos. Com viagens curtas, você pode aproveitar muito mais

·         Canelli, perto de Asti, é uma boa opção para se visitar as Catedrais Subterrâneas, uma cidade construída no subsolo da cidade de Canelli que abriga os vinhos da região. A Vinícola Luigi Bosca faz visitas de graça, mas tem que agendar com antecedência;

·         Lago di Como (Belagio), Lago di Garda (Sirmione) e Lugano (Suiça) são também opções de viagem, beleza e gastronomia;

·         Aosta, para quem gosta de caminhada na montanha;

·         Veneza é 2h40 de trem. Sempre vale a pena;

·         Verona vale a pena dormir para assistir uma opera na Arena que tem lá (tipo Coliseu);

·         Cinque Terre e Portofino, na minha opinião são alguns dos lugares mais lindos do planeta e estão a pouco mais de 2h de carro de Milão. Mais bonito que a Costa Amalfitana;

·         Treviso é uma mini Veneza, com canais entre as casas tem a tradição no Tiramissu. 

Caso Milão não seja seu destino em abril, já dá para começar a programar o itinerário para visitar a feira de 2018. 

Sobre o EB Arquitetura:

Formados pelo Politecnico Di Milano e pela Scuola Politecnica di Design, os arquitetos Carolina e Guto Biazzetto, criaram em 2002 o EB Arquitetura, escritório com sede em Curitiba e filiais em Campinas (SP) e Milão (Ita). Com grande foco na sustentabilidade, além de projetos ecologicamente corretos, o EB também oferece consultoria na área e acompanhamento no processo de certificação sustentável de obras. Seus trabalhos combinam o minimalismo italiano ao tropicalismo brasileiro, oferecendo uma mistura interessante aos seus clientes.

Serviço:

EB Arquitetura  

Site: www.ebarquitetura.arq.br/    

        

Unidade Curitiba (PR)

Endereço: Rua Vieira Dos Santos, 40 - Centro Cívico

 

Unidade Campinas (SP)

Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 497 - Cidade Universitária

 

Unidade Milão (Itália)

Via Ugo Foscolo, 35, 20090 - Cusago

 

Add a comment

Próximo 98 nas Escolas acontece dia 30 de Março

Próximo 98 nas Escolas acontece dia 30 de Março

Edição de Março traz atrações para colégio do bairro Rebouças 

Realizado desde 2009 pela rádio 98FM Curitiba, o projeto 98 nas Escolas já está em sua 9ª edição e promete aproximar ainda mais os estudantes dos meios de comunicação, em especial, o rádio.

O evento acontece mensalmente em escolas da rede estadual de ensino da Grande Curitiba para alunos do ensino médio com atrações de cunho cultural, educacional, esportivo, tecnológico e de carreira.

O primeiro evento de 2017 aconteceu dia 23 de Fevereiro, no Colégio Estadual Papa João Paulo I, que fica localizado no bairro Boa Vista, em Curitiba. E o segundo acontecerá dia 30 de Março no Colégio Estadual João Turin, no Rebouças.

A programação conta com: Workshop de Grafitti; oficina de maquiagem, oficina de ciênciascom exposição e simulação de experimentos; campeonato de manobras Game of Skate, premiação, DJ e palestra da Uninter com o tema “Gestão de Carreira: Você já está planejando seu futuro?”.  E o encerramento do evento fica por conta do grupo de humor Tesão Piá.

As escolas que tiverem interesse em receber o projeto 98 nas Escolas devem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para análise.

Os próximos eventos serão divulgados na programação da 98FM. O projeto tem patrocínio do Centro Universitário Internacional Uninter.

Sobre a 98FM

Na sintonia 98,9FM o ouvinte encontra uma mistura de informação, entretenimento e muita música boa, essa é a 98FM Curitiba, uma emissora de rádio antenada às mudanças de comportamento dos ouvintes e que valoriza a cultura e a economia da Grande Curitiba. Com grande audiência e alcance a 98FM chega aos celulares, casas e carros de mais de 600 mil de ouvintes por mês.

Fonte: Ibope Easy Media 4. Gde Curitiba. Outubro a Dezembro/2016. Todos os dias das 05h-00h. Sexo ambos. Todos os locais. ALC#

Add a comment

14m² e R$ 1 milhão de faturamento: o retrato da Anis Presto, comandada pelo chef Flávio Frenkel

14m² e R$ 1 milhão de faturamento: o retrato da Anis Presto, comandada pelo chef Flávio Frenkel 

Pequena loja-restaurante, que fica na Mercadoteca de Curitiba, é um dos pioneiros no Brasil ao oferecer fast-food com ingredientes de qualidade e pratos típicos da alta gastronomia 

Quando se pensa em fast-food, é quase inevitável lembrar das grandes marcas mundiais, como Mc Donald’s, Burger King, Domino’s, KFC e outras empresas que trabalham com refeições rápidas. Por anos, elas dominaram esse mercado, cada uma com sua proposta específica. No entanto, esse cenário vem mudando: negócios que valorizam a qualidade e a procedência dos alimentos, sem abrir mão da rapidez no atendimento e dos preços acessíveis vem ganhando cada vez mais espaço e crescendo mundo afora. 

Um exemplo é a Chipotle, especializada em comida mexicana. A empresa norte-americana - que nasceu em 1993 com a missão de mostrar que a comida servida rápida não precisa ser necessariamente uma experiência ‘junk-food’ - trabalha com ingredientes frescos, de alta qualidade e mesmo assim, mantém valores baixos. A proposta deu certo e hoje em dia, a Chipotle vale mais de 13 bilhões de dólares e emprega cerca de 59 mil funcionários ao redor do mundo, de acordo com a Forbes. Além disso, a marca ocupa a posição 39 da revista na lista das empresas mais inovadoras do planeta. 

Esse cenário vem atraindo empresários e investidores, que percebem o crescimento desse tipo de negócio. No Brasil, essa tendência é percebida no resultado do Estudo Global da Nielsen sobre Tendências de Comida Fora do Lar, referente ao ano de 2015. A pesquisa mostrou que cerca de 51% dos brasileiros comem fora de casa uma ou duas vezes por semana. Destes, 55% escolhem os restaurantes de serviço rápido para se alimentar, seguido de casual (41%), formal (39%) e cafeteria (19%). Segundo o estudo, os fatores que pesam na escolha do estabelecimento são: preço (44%), qualidade dos alimentos (41%), serviço (21%), entre outros. 

Anis Presto - Em Curitiba, é possível conhecer um exemplo concreto dessa tendência: a Anis Presto. O pequeno restaurante possuí apenas 14m² e fica dentro da Mercadoteca – um espaço que reúne um mix de lojas e alia serviço com consumo. No entanto, o estabelecimento – que tem uma equipe de quatro pessoas comandadas pelo chef Flávio Frenkel, que também está à frente da Anis Gastronomia, serviço de catering para eventos – conseguiu faturar em um ano de funcionamento cerca de R$ 1 milhão de reais. Não é à toa que o espaço é um dos mais frequentados do mercado gastronômico, ao oferecer uma comida rápida, muito saborosa e com técnicas, preparos e ingredientes típicos da alta gastronomia. 

“Onde você consegue comer um tagliatelle ao ragú de coelho por R$29,90? Ou um Boeuf bourguignon acompanhado de purê de batata baroa e cebolas caramelizadas por R$ 39,90? Foi pensando nisso que eu abri o Anis Presto. A minha ideia era trazer a qualidade da comida dos restaurantes de alta gastronomia aliada ao serviço rápido e com um preço que fosse acessível para todos, assim como o conforto de levar os produtos para casa ou encomendar. Assim nasceu o Anis Presto”, afirma o chef, que já comandou a cozinha de restaurantes premiados com a estrela Michelin. 

A ideia dele, agora, é expandir o negócio, aperfeiçoando cada vez mais esta fórmula de sucesso. “Eu penso em abrir mais dois, três lojas-restaurantes com essa pegada em Curitiba, de preferência em shoppings e locais com grande circulação de pessoas. Além disso, estou estudando a ampliação para outros estados, através da modalidade de franquias ou até a expansão, a partir de negócios com investidores externos, da própria marca”, conta. 

O maior objetivo dele, no entanto, é manter a qualidade dos ingredientes e da preparação dos alimentos. “Para vender o produto que eu comercializo, não basta ter funcionários. Você precisa ter uma equipe muito bem preparada e afinada, tanto no atendimento, como na cozinha. O Presto não serve só pratos prontos. Desenvolvemos de forma artesanal nossos embutidos, além de várias saladas, pães e outros produtos. Isso é a essência do nosso trabalho e quem for assumir outra unidade da Anis precisa ter consciência disso”, destaca. 

Mesmo assim, para o chef, a ampliação da marca tem seu futuro planejado. “O Presto se tornou um sucesso porque oferece um produtos diferenciado, com uma qualidade diferenciada, a um preço que cabe tranquilamente no bolso. É um modelo de negócio em ascendência no mundo e vejo muitos investidores e empresários começando a olhar para isso aqui no Brasil. Tenho sorte e orgulho de ser um dos pioneiros nesse tipo de serviço no país e agora quero começar a olhar de forma mais estratégica para essa ampliação do Anis Presto”, finaliza, Flávio.

Add a comment

Associação dos Amigos do HC recebe doação para projetos de pesquisa contra o câncer

Associação dos Amigos do HC recebe doação para projetos de pesquisa contra o câncer

Doações somaram mais de R$ 2 milhões e foram repassados ao Laboratório de Citometria de Fluxo do HC 

A Associação dos Amigos do HC promoveu um café como forma de agradecimento às empresas que destinaram parte do Imposto de Renda para os projetos de pesquisa do Laboratório de Citometria de Fluxo, localizado no Complexo do Hospital de Clínicas (CHC). As doações somaram R$ 2.303.911,94 em recursos financeiros, que foram captados e repassados via Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). 

O Laboratório de Citometria de Fluxo pertence à Unidade de Laboratório Clínico (Ulac) e atualmente tem 70 projetos de pesquisas em andamento, realiza 150 mil exames mensais e atende 20 mil pacientes. Destes 150 mil exames, o Hospital de Clínicas recebe apenas por 60 mil, enquanto que os 90 mil restantes são custeados pelo próprio Complexo do Hospital de Clínicas adquiridos com recursos próprios. 

Especificamente, estas doações vão beneficiar duas pesquisas: uma sobre o diagnóstico de pacientes com anemia de Fanconi, doença genética que afeta crianças e adultos e pode provocar a falência da medula óssea, e outra sobre o aprimoramento do diagnóstico de leucemias agudas. 

Para o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, a Associação tem cumprido seu papel em apoiar o Complexo Hospital de Clínicas nos momentos em que ele mais precisa. “Somos todos Amigos do HC e jamais deixaremos de ser. É de extrema importância nossos parceiros destinarem recursos para cada um de seus setores citados. De um amigo para outro”, afirmou o presidente. 

Estavam presentes o vice-presidente e diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti; a diretora presidente da Elejor – Centrais Elétricas do Rio Jordão, Dinorah Botto Portugal Nogara; a gestora de marketing da empresa Mili, Cinthia Micheletto; o coordenador regional do Paraná e de Santa Catarina da Algar Telecom, João Pimpão; a diretora do Instituto Joel Malucelli, Mariana Malucelli; Liza Valença do Instituto Triunfo; o diretor-presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche. Também apoiaram as pesquisas, o Banco Itaú, a Neovia Engenharia, Unimed Vitória, Marilan Alimentos e Castelo Alimentos. 

Pronon 

O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) foi instituído pela Lei nº 12.715/2012, juntamente com o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD). Ambos os programas foram implantados pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos no campo da oncologia e da pessoa com deficiência. Pessoas físicas e jurídicas que contribuírem com doações para projetos nessas duas áreas poderão se beneficiar de deduções fiscais no Imposto de Renda. 

Sobre os Amigos do HC

A Associação dos Amigos do HC - é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em setembro de 1986, que trabalha para angariar recursos e congregar esforços da comunidade em prol do Hospital de Clínicas do Paraná. A Associação está localizada na Rua Agostinho  Leão Júnior, 336, em Curitiba. Doações podem ser feitas pelo 0800 601 1010, pelo site www.amigosdohc.org.br ou por depósito no Banco Itaú, agência 4122, conta corrente 17762-1. Empresas optantes pelo lucro real podem destinar até 1% do imposto devido.

Add a comment

Linha Linen, novidade importada na Paper.com

Linha Linen, novidade importada na Paper.com

Loja apresenta novos modelos de papéis de parede que reproduzem o linho 

De origem francesa, a Linha Linen é lançamento na Paper.com e reproduz a textura do linho, disponível em 46 opções de cores. Esta linha de papéis de parede é ideal para aqueles que pretender transformar o ambiente com rapidez e sem a necessidade de obras no local. A elegância está na textura, que reproduz o linho, levando toda a delicadeza do tecido para a parede dos diversos ambientes.

Há mais de 20 anos no mercado, a Paper.com é especializada em papéis de parede, com showroom localizado no tradicional bairro de Moema. Na loja é possível encontrar uma gama enorme de revestimentos multimarcas, nacionais e importadas.Em 2017 a marca amplia a gama de produtos e oferece também persianas Columbia, e tecidos de diversas marcas e fabricantes. Paper.com é referencia em elegância, sofisticação, qualidade e designpara projetos residenciais e comerciais.

Estes e outros modelos de papéis de parede estão disponíveis no site da Paper.com. A loja atende encomendas de todo o Brasil.

Paper.com

www.papercom.com.br

Rua Gaivota, 1441 – Moema

Segunda sexta das 10:00 as 19:00 aos sábados das 10:00 as 14:00

Tel. 11 5093-2323

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos