14m² e R$ 1 milhão de faturamento: o retrato da Anis Presto, comandada pelo chef Flávio Frenkel
Pequena loja-restaurante, que fica na Mercadoteca de Curitiba, é um dos pioneiros no Brasil ao oferecer fast-food com ingredientes de qualidade e pratos típicos da alta gastronomia
Quando se pensa em fast-food, é quase inevitável lembrar das grandes marcas mundiais, como Mc Donald’s, Burger King, Domino’s, KFC e outras empresas que trabalham com refeições rápidas. Por anos, elas dominaram esse mercado, cada uma com sua proposta específica. No entanto, esse cenário vem mudando: negócios que valorizam a qualidade e a procedência dos alimentos, sem abrir mão da rapidez no atendimento e dos preços acessíveis vem ganhando cada vez mais espaço e crescendo mundo afora.
Um exemplo é a Chipotle, especializada em comida mexicana. A empresa norte-americana - que nasceu em 1993 com a missão de mostrar que a comida servida rápida não precisa ser necessariamente uma experiência ‘junk-food’ - trabalha com ingredientes frescos, de alta qualidade e mesmo assim, mantém valores baixos. A proposta deu certo e hoje em dia, a Chipotle vale mais de 13 bilhões de dólares e emprega cerca de 59 mil funcionários ao redor do mundo, de acordo com a Forbes. Além disso, a marca ocupa a posição 39 da revista na lista das empresas mais inovadoras do planeta.
Esse cenário vem atraindo empresários e investidores, que percebem o crescimento desse tipo de negócio. No Brasil, essa tendência é percebida no resultado do Estudo Global da Nielsen sobre Tendências de Comida Fora do Lar, referente ao ano de 2015. A pesquisa mostrou que cerca de 51% dos brasileiros comem fora de casa uma ou duas vezes por semana. Destes, 55% escolhem os restaurantes de serviço rápido para se alimentar, seguido de casual (41%), formal (39%) e cafeteria (19%). Segundo o estudo, os fatores que pesam na escolha do estabelecimento são: preço (44%), qualidade dos alimentos (41%), serviço (21%), entre outros.
Anis Presto - Em Curitiba, é possível conhecer um exemplo concreto dessa tendência: a Anis Presto. O pequeno restaurante possuí apenas 14m² e fica dentro da Mercadoteca – um espaço que reúne um mix de lojas e alia serviço com consumo. No entanto, o estabelecimento – que tem uma equipe de quatro pessoas comandadas pelo chef Flávio Frenkel, que também está à frente da Anis Gastronomia, serviço de catering para eventos – conseguiu faturar em um ano de funcionamento cerca de R$ 1 milhão de reais. Não é à toa que o espaço é um dos mais frequentados do mercado gastronômico, ao oferecer uma comida rápida, muito saborosa e com técnicas, preparos e ingredientes típicos da alta gastronomia.
“Onde você consegue comer um tagliatelle ao ragú de coelho por R$29,90? Ou um Boeuf bourguignon acompanhado de purê de batata baroa e cebolas caramelizadas por R$ 39,90? Foi pensando nisso que eu abri o Anis Presto. A minha ideia era trazer a qualidade da comida dos restaurantes de alta gastronomia aliada ao serviço rápido e com um preço que fosse acessível para todos, assim como o conforto de levar os produtos para casa ou encomendar. Assim nasceu o Anis Presto”, afirma o chef, que já comandou a cozinha de restaurantes premiados com a estrela Michelin.
A ideia dele, agora, é expandir o negócio, aperfeiçoando cada vez mais esta fórmula de sucesso. “Eu penso em abrir mais dois, três lojas-restaurantes com essa pegada em Curitiba, de preferência em shoppings e locais com grande circulação de pessoas. Além disso, estou estudando a ampliação para outros estados, através da modalidade de franquias ou até a expansão, a partir de negócios com investidores externos, da própria marca”, conta.
O maior objetivo dele, no entanto, é manter a qualidade dos ingredientes e da preparação dos alimentos. “Para vender o produto que eu comercializo, não basta ter funcionários. Você precisa ter uma equipe muito bem preparada e afinada, tanto no atendimento, como na cozinha. O Presto não serve só pratos prontos. Desenvolvemos de forma artesanal nossos embutidos, além de várias saladas, pães e outros produtos. Isso é a essência do nosso trabalho e quem for assumir outra unidade da Anis precisa ter consciência disso”, destaca.
Mesmo assim, para o chef, a ampliação da marca tem seu futuro planejado. “O Presto se tornou um sucesso porque oferece um produtos diferenciado, com uma qualidade diferenciada, a um preço que cabe tranquilamente no bolso. É um modelo de negócio em ascendência no mundo e vejo muitos investidores e empresários começando a olhar para isso aqui no Brasil. Tenho sorte e orgulho de ser um dos pioneiros nesse tipo de serviço no país e agora quero começar a olhar de forma mais estratégica para essa ampliação do Anis Presto”, finaliza, Flávio.