Afinal, o que é média móvel?

 

 

 

Afinal, o que é média móvel?

Todo dia os brasileiros acompanham notícias sobre os números da pandemia da covid-19 no país: notificações, aumento de casos, percentual de ocupação de leitos hospitalares, óbitos e recuperados. Parte dessas informações traz como dado a média móvel de mortes diárias, para analisar a evolução da doença e apontar sua gravidade.

A média móvel já é aplicada com outras finalidades, especialmente no setor financeiro, por ajudar a indicar tendências de crescimento e queda de valores, como explica o coordenador de Conteúdo de Responde Aí, Jorge Alberto Santos.

“É uma ferramenta muito utilizada na estatística, que possibilita ao analista de dados fazer previsões por meio de dados históricos de um determinado evento. Através dela, pode-se calcular, por exemplo, qual será a demanda de um determinado produto no próximo mês, baseado no que foi demandado nos últimos três meses.”

Por ser indicador de uma tendência sequencial, ou seja, de um determinado número em um período de tempo, atualmente, é uma das análises usadas por ajudar a prever tendências e a fornecer informações para fundamentar decisões importantes. “Neste momento em que estamos vivendo por conta da pandemia do novo coronavírus, tem sido muito utilizada para dar um diagnóstico da evolução de casos e de mortes em estados e países”, destaca Santos.

Como elaborar a média móvel

O indicador é obtido a partir de um determinado dado em uma amostra de tempo. Para isso, devem ser reunidos dados a serem elencados conforme a passagem do tempo. A tarefa exige capacitação e formação na área de exatas.

“Para realizar o cálculo da média móvel, é importante que a pessoa entenda conceitos da estatística, da ciência da análise de dados, que tem como objetivo coletar, organizar e analisar dados de forma que seja possível tirar conclusões corretas a partir deles. É importante compreender bem as medidas de centralidade, como média, mediana e moda. Além disso, também se deve saber ler e interpretar gráficos, que muitas vezes são utilizados quando se trabalha com a média móvel”, aponta Santos.

Na cobertura da pandemia do coronavírus, o Consórcio de Veículos da Imprensa optou por usar o seguinte método: a cada sete dias, o número de casos de cada dia é somado e dividido por sete, o número de dias considerados. Geralmente entram na conta os óbitos ocorridos no período analisado e também outros que foram registrados com atraso no sistema. O resultado da conta é a média semanal.

Para sinalizar um comportamento ou tendência, seja de crescimento, de queda ou de estabilidade, é preciso calcular a variação percentual dentro do intervalo de tempo, comparando as médias móveis de dias distintos.

“É necessário definir bem o número de períodos passados que serão utilizados no cálculo. No caso de uma empresa que quer prever a demanda de um determinado produto para o próximo ano, deve-se entender quantos anos anteriores serão considerados para fazer o cálculo da média móvel. A empresa pode utilizar três, cinco anos anteriores e por aí vai. O desafio é entender o número que torna o modelo mais assertivo”, resume Jorge Alberto Santos.

Utilidades da média móvel

O indicador pode ajudar a prever tendências de comportamento e auxiliar no acompanhamento da variação e evolução do objeto analisado, seja o número de pessoas infectadas pela covid-19 ou a base de clientes. Por meio desta ferramenta, é possível identificar de forma antecipada cenários bons ou desfavoráveis e balizar as decisões de estratégias específicas para mudar o curso, antever problemas ou aproveitar melhor a situação.

No entanto, não basta se apegar a um determinado dado e esquecer da passagem do tempo. É necessário monitorar e atualizar sempre os dados levantados na localidade, dentro do período proposto, que interferem diretamente no resultado. Cenários podem mudar e exigir novas decisões.

Especialistas ressaltam que a média móvel não deve ser o único indicador analisado, porque diferentes variáveis podem interferir no contexto. Por tanto, o ideal é combinar informações, dados e indicadores para se chegar a um cenário mais amplo e gerar uma estratégia mais fortalecida.

 

 

 

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Gastronomia: você sabe como é feito o processo de defumação de alimentos?

 

 

 

Gastronomia: você sabe como é feito o processo de defumação de alimentos?

Tecnologia auxilia grandes empresas de embutidos a manter qualidade e naturalidade na defumação

Bacon, costelinha, presunto, calabresa… a variedade de produtos que podem levar o selo de “defumados” nas prateleiras do mercado é imensa. Mas poucos sabem como esse processo é realizado dentro das grandes fábricas de alimentos. Com a chegada da tecnologia, por exemplo, o processo de defumação, apesar de automatizado, conseguiu manter sua naturalidade de origem.

Inicialmente utilizada somente como uma forma de conservação dos alimentos, a defumação passou a ser vista como um novo jeito de trazer sabor e aroma para a carne. “Quando um consumidor busca por alimentos defumados, ele espera características sensoriais que remetem ao processo de defumação, como cor, aroma e sabor”, explica a coordenadora de produção da Alegra, Marina Manfroi Maschio Kiefer.

O processo de defumação não foge do que o nome sugere, consiste na inclusão de fumaça durante o processo de cozimento da carne. Na Alegra, indústria de alimentos derivados da carne suína, são utilizadas estufas que mantêm o processo uniforme e padrão. “Todo o processo é contínuo e padronizado, por isso, a entrada e a saída de fumaça acontece automaticamente, o que permite que todo o lote saia com exatamente a mesma qualidade”, explica a coordenadora.

Apesar do uso da tecnologia, a naturalidade do processo segue como pilar essencial para garantir o sabor e aroma da carne. “Toda a nossa defumação é feita de forma natural, a partir da fumaça da queima lenta de uma maravalha umedecida importada da Alemanha. O processo dura entre 40 minutos e uma hora, dependendo do alimento que será submetido”, conta Marina. A maravalha, usada na defumação, é uma variedade de serragem usada na queima para produzir a fumaça.

Na Alegra, a linha de defumados conta com bacon em fatias, bacon em tabletes, bacon de pernil, bacon manta e costela suína. Além desses, passam pelo processo de defumação o lombo fatiado, presunto fatiado e as linguiças tipo calabresa e paio.

Sobre a Alegra

A indústria de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.

Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem-estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS. Mais informações em www.alegrafoods.com.br.

 

 

 

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Com participações, BFF's lançam primeiro DVD da carreira, gravado em São Paulo

 

 

 

Com participações, BFF's lançam primeiro DVD da carreira, gravado em São Paulo

Dilsinho é uma das parcerias do projeto

As BFF, girlband febre do momento formada por Bia Torres, Giulia Nassa e Laura Castro, lançam nesta sexta-feira (29), divido em três partes, o primeiro DVD da carreira do trio.

Na narrativa deste trabalho, a música, a conectividade, a inclusão e a luta contra o preconceito e a discriminação, formam os pilares desta nova "Geração BFF", apresentada ao público com uma estrutura de tirar o fôlego.

Um show de luzes a parte, e elementos de palco que destacam o melhor e o diferente de cada uma das três, foi preparado com muito cuidado e carinho, no Estúdio GS, em São Paulo.

No repertório, além dos sucessos "Promete", "Eu Sou" e "Fica", as BFF Girls prepararam onze músicas inéditas, garantindo o som único que produzem para sua faixa etária, com canções que demonstram os anseios, alegrias, festas e amores da fase adolescente.

Respeitando as orientações da OMS e sem público, as surpresas de uma noite especial não pararam nas músicas inéditas, o trio contou ainda com as participações especiais dos cantores Ananda e Lucas Burgatti, e do cantor Dilsinho, que cantou e encantou com uma das canções inéditas ao lado das amigas.

Para este primeiro lançamento, as faixas acompanhadas das imagens gravadas como: “Super Casal”, “Challenge”, “Você Que Lute”, “Minha Vibe” e “Esqueceu de Me Avisar” com participação da cantora Ananda, estarão disponíveis em todas as principais plataformas de música. Na faixa “Challenge”, através de vídeos mandados pelos fãs, o público pode participar da gravação, e rostinhos do todo canto do Brasil aparecem cantando e dançando a coreografia.

Sucesso no YouTube, elas ultrapassam a marca de 294 milhões views na plataforma, e mais de 110 mil ouvintes mensais nos aplicativos de música. Além do sucesso na música, o trio é referência nas telonas também, já no primeiro bimestre de 2020, Bia Torres, Giulia Nassa e Laura Castro chegaram aos cinemas com o filme “O Melhor Verão das Nossas Vidas”, onde mostra as integrantes vivendo altas aventuras para conseguir entrar em um festival de música.

Ouça ao 1° EP Aqui

Veja o clipe de Super Casal

 

 

 

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Royal Face cresce e abre mais de 120 novas vagas de emprego em 17 estados

 

 

 

 

Royal Face cresce e abre mais de 120 novas vagas de emprego em 17 estados

Mesmo com a Pandemia, a rede abre vagas em mais de 40 cidades. Os salários variam de R$1.500 a 5mil reais

Mesmo com a Pandemia, a área da saúde e beleza está se reinventando vem se mostrando uma das mais promissoras para quem está em busca de uma profissão ou até mesmo especialização.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde Beleza e Bem-Estar sentiu pouco os impactos da pandemia e fechou o terceiro trimestre de 2020 com crescimento de 9,9% no faturamento, sendo o melhor desempenho do setor no período.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do IBGE, no 3º trimestre de 2020, houve uma alta de 4,8% do número de ocupados chegando a 85,6 milhões. São 3,9 milhões de pessoas a mais no mercado de trabalho em relação ao trimestre anterior. O aumento na ocupação foi mais intenso no comércio: mais 854 mil pessoas passaram a trabalhar no setor.

Este cenário é uma excelente notícia para quem procura emprego no segmento. A Royal Face, rede de franquias brasileira de clínicas especializadas em estética facial e corporal, está em fase de expansão e por isso oferece mais de 120 vagas nas áreas administrativas, de saúde e comercial das novas unidades que estão sendo inauguradas.

As vagas são para mais de 40 cidades de 17 estados em todo o País para os cargos de Recepcionista, Consultor, Farmacêutica, Biomédica, Enfermeira, Analista, Atendente Comercial entre outros. Os salários variam de R$1.500 a R$ 5mil.

A maioria das vagas exige experiencia na área. A escolaridade varia de Ensino Médio para os cargos da área comercial e recepcionista, Ensino Superior para gestor e Pós-Graduação para biomédicos, farmacêuticos e enfermeiros.

Como medida de prevenção contra a covid-19, as etapas do processo seletivo e treinamento da Royal Face foram adaptadas para serem totalmente online. Os interessados podem buscar mais informações sobre as vagas, as cidades e se inscrever pelo site: https://jobs.solides.com/royalface.

Atualmente, a marca já possui 66 unidades inauguradas em todas as regiões do Brasil. Durante a pandemia, a Royal Face comercializou mais de 120 unidades em 2020. Essas novas unidades geraram cerca de 600 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos para o País.

Fundada em Curitiba em 2015 pela dentista Doutora Andrezza Fusaro, a Royal Face é associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e atua desde 2018 no sistema de franquias com três modelos de negócios: Slim, Standard e Premium. O investimento inicial é a partir de R$ 159 mil, com um faturamento para o franqueado que pode chegar até R$ 2,6 milhões anuais, dependendo do modelo.

Sobre a Royal Face

Rede de franquias do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar associada a ABF, lançada em novembro de 2018, especializada no segmento de tratamentos estéticos em harmonização facial e corporal a preços baixos. A Royal Face já realizou mais de 200 mil procedimentos, beneficiando mais de 160 mil clientes. A acessibilidade ao tratamento com o Carnê da Beleza foi o carro-chefe para o grande crescimento da Royal Face em três anos de operação. Atualmente, a marca está presente em 14 estados (SP, PR, RS, SC, MT, PI, PA, SE, GO, MS, ES, DF, RJ e MG) com 66 unidades inauguradas e com outras 172 em fase de implantação em mais 10 estados (BA, CE, PE, AM, MA, RN, PB, AL, SE e TO), com operações em todas as regiões do Brasil. Site: https://www.royalface.com.br

 

 

 

 

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McDonald's substitui bandejas de plástico de seus restaurantes no Brasil por versão mais sustentável

 

 

 

McDonald's substitui bandejas de plástico de seus restaurantes no Brasil por versão mais sustentável

A novidade chega a Curitiba primeiro no restaurante Cabral

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald's do mundo e que opera os restaurantes da rede na América Latina e no Caribe, avança em seu compromisso de impactar positivamente o meio ambiente e anuncia a substituição das bandejas de plástico utilizadas pelos clientes nos salões por uma versão mais sustentável.

O movimento faz parte de um programa de redução de plásticos que começou em 2018. Desde então, um total de 1.300 toneladas de plástico de um só uso foram retiradas dos restaurantes. O plano da companhia é continuar nesse caminho, garantindo que o material eliminado jamais retorne e que o impacto positivo das medidas seja verdadeiramente poderoso.

As novas bandejas representam o primeiro passo da parceria entre a Arcos Dorados e a UBQ, empresa israelense especialista na conversão de resíduos domiciliares em termoplásticos. Nesta primeira fase, 7.200 bandejas sustentáveis foram distribuídas em 30 McDonald's localizados em 20 capitais brasileiras. Em Curitiba, o restaurante Cabral é o primeiro a receber a novidade. A iniciativa será estendida gradualmente às demais unidades da rede em todo o país e, para isso, já estão em produção 11 mil unidades adicionais. Com o uso de UBQ na fabricação das bandejas, mais de 1.200kg de resíduos já deixaram de ir para aterros.

As novas bandejas são produzidas pela empresa brasileira Semaza, cuja fábrica está localizada em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. As peças antigas retiradas dos restaurantes serão destinadas aos projetos de economia circular promovidos pela própria Arcos Dorados.

“Somos uma companhia totalmente comprometida com o meio ambiente e estamos fazendo tudo o que é possível para reduzir o impacto de nossa operação, dentro de nossa plataforma Receita do Futuro. A parceria com a UBQ é mais um passo para trazer cada vez mais soluções inovadoras para melhorar o mundo em nossa volta e estamos orgulhosos em dar esse primeiro passo, apoiando uma tecnologia que irá mudar a forma como a sociedade recicla seu lixo orgânico”, afirma Gabriel Serber, Diretor de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Social da Arcos Dorados.

A iniciativa utiliza o processo inovador desenvolvido pela UBQ, que usa o resíduo orgânico como parte essencial na produção de um termoplástico mais favorável ao meio ambiente. No processo, os resíduos são divididos em seus componentes naturais básicos, como celulose, lignina, açúcares e fibra, para o desenvolvimento de uma matéria-prima compatível com máquinas e padrões de fabricação da indústria.

A produção de material UBQ também contribui para a redução de emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Ao reciclar uma tonelada, por exemplo, se evitam aproximadamente 15 toneladas de dióxido de carbono no meio ambiente. A estimativa é de que a produção das primeiras 18 mil bandejas do projeto represente uma redução de 3.713kg de dióxido de carbono.

Segundo a Quantis, líder global em avaliações de impacto ambiental, a matéria-prima criada pela empresa foi considerada o termoplástico mais favorável ao meio ambiente disponível, podendo compensar significativamente a pegada de carbono de um produto.

"UBQ™ tem o potencial de revolucionar a forma como vemos os resíduos, transformando-os em um recurso valioso para a manufatura. O mercado em geral está exigindo soluções sustentáveis e a indústria de alimentação rápida não é exceção. O UBQ permite que os fabricantes criem produtos que impactam positivamente o nosso mundo, sem comprometer a lucratividade. É uma solução tão simples quanto sua implementação”, Albert Douer, presidente executivo da UBQ Materials.

Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável

A implementação de bandejas produzidas com material UBQ se soma a uma série de iniciativas da Arcos Dorados com foco na redução e uso consciente do plástico, incluindo a substituição das embalagens de alguns produtos e a suspensão da entrega proativa de canudos em seus restaurantes, o que já evitou o consumo de cerca de 200 toneladas de plástico descartável em um ano. Para conhecer as iniciativas e compromissos socioambientais da Arcos Dorados, visite o site www.receitadofuturo.com.br.

Além das ações regionais, a empresa está comprometida a cumprir as metas globais do McDonald’s para reduzir as emissões de gases de efeito estufa de seus restaurantes e escritórios em 36% até 2030, e mais 31% em toda sua cadeia de suprimentos no mesmo período. No total, 11 milhões de toneladas de CO2 não chegarão mais à atmosfera, o que equivale a plantar 3 bilhões de árvores ou retirar 25 milhões de carros das ruas.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.200 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 30/9/2020). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com

Sobre a UBQ

A UBQ é uma empresa de tecnologia limpa com sede em Israel que prevê um mundo onde recursos finitos são infinitamente reutilizados. Uma empresa certificada da B-Corp, a UBQ transformou o lixo doméstico em um recurso renovável. Por meio de seu processo patenteado, os resíduos não classificados tornam-se o UBQ Material, um material termoplástico renovável, de base biológica e com aplicabilidade cada vez maior. Saiba mais sobre a empresa no site: www.ubqmaterials.com

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