Profissões e qualificações que estarão em alta em 2021

 

 

 

Profissões e qualificações que estarão em alta em 2021

Mercado de trabalho teve recorde na taxa de desemprego no ano da pandemia. Consultor de carreira comenta habilidades e áreas mais promissoras para qualificação profissional

Segundo dados da Pnad Contínua, a pesquisa de emprego do IBGE, a taxa de desemprego em 2020 bateu recorde de 14,6%. A retomada econômica, esperada para 2021, já traz algumas tendências para o mercado de trabalho. O consultor de carreira e negócios da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, lembra que a concorrência acirrada por uma posição no mercado de trabalho mostra que os profissionais precisam estar cada vez mais qualificados para conquistar uma oportunidade. “A pandemia impactou fortemente na economia do país. Além de reduzir o número de vagas, as empresas precisaram se adaptar ao novo perfil do consumidor nesse período”, afirma.

É fato que qualificação profissional sempre foi um diferencial na hora da contratação. “Em tempos de crise, é preciso requalificar as habilidades técnicas e também as soft skills, que são as habilidades comportamentais”, diz.

Weiler acredita que algumas áreas estarão em grande crescimento, como o setor de tecnologia, por exemplo. “A pandemia acelerou a transformação digital das empresas e o isolamento social alterou o comportamento do consumidor”, explica. “Em momentos de crise, o setor financeiro também fica aquecido. Os profissionais precisam apresentar alternativas para adaptar custos e gerir o capital da empresa de forma assertiva”, completa.

Outra área em crescente crescimento é a de recursos humanos. “Fazer uma contratação errada gera custo muito alto para a empresa. É preciso escolher profissionais que tenham conhecimento para ter uma visão global do negócio, que atue integrado aos demais setores da empresa”, lembra.

Segundo o consultor, conhecimento em marketing e vendas é essencial, independente da área de atuação. “Quem sabe divulgar o seu negócio e tem poder de convencimento na hora da venda, ganha o cliente”, lembra. “Você não precisa ser formado em marketing, mas precisa ter conhecimento sobre as ferramentas dessa área e como aplicar isso dentro da sua empresa. O marketing é o braço direito das vendas, são setores que caminham de mãos dadas, e quem tem conhecimento disso, com certeza já está na frente no mercado de trabalho”, afirma.

Além das capacidades técnicas, é preciso conhecer a si mesmo. “Tenha consciência das suas potencialidades, pontos a melhorar, as oportunidades e as ameaças. Olhar para essas questões faz com que o profissional busque crescer e se aprimorar, além de maximizar suas chances de sucesso”, aconselha Weiler. “Adquirir conhecimento, seja em cursos rápidos, graduação, pós-graduação, ou módulos específicos, ou ainda formação internacional, conforme as necessidades de cada profissional e de cada planejamento, é de suma importância para o sucesso profissional. O mundo está em constante mudança e estar atento a isso é se colocar na frente, sempre!”, finaliza.

 

 

 

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Maple Bear prepara retorno às aulas presenciais em São Paulo Capital e Estado

 

 

 

Maple Bear prepara retorno às aulas presenciais em São Paulo Capital e Estado

Vários estados e municípios avançam na flexibilização da quarentena, incluindo a criação de agendas de retorno para as aulas presenciais. Para se preparar, a Maple Bear, rede de ensino bilíngue com metodologia canadense e cerca de 25 mil alunos, criou um robusto plano de retorno que inclui a experiência de unidades e países que já retomaram às aulas presenciais, incluindo investimentos em equipamentos e adaptações, um rígido protocolo sanitário e um planejamento acadêmico de curto e médio prazo. A rede contou com a assessoria da Sociedade Brasileira de Infectologia para supervisão dos protocolos e de outras entidades de saúde para realizar uma auditoria de conformidade nas unidades.

"A garantia de que a aprendizagem continue seja qual for o contexto é prioridade da Maple Bear. Vivemos em um ambiente adverso e em constante alteração. Para atingir esse objetivo essencial, trabalhamos com os diferentes cenários de retorno presencial e híbrido, o que já está acontecendo em nossas escolas de Mato Grosso, Amazonas e Maranhão, ou digital, como continuamos na maior parte das escolas. Está sendo um período de muito aprendizado e acreditamos que a partir de agora as escolas não serão mais as mesmas", afirma Cintia Sant’Anna, diretora acadêmica da Maple Bear, que completa, "por esse motivo criamos novos caminhos e formas para minimizar esse impacto pedagógico na vida de nossos alunos, como uma plataforma de estudos online, webinars com atividades lúdicas, orientações para pais, cartilha de procedimentos por público e um website com orientações para a comunidade escolar".

O plano de retorno tem cinco eixos principais: reconstrução do relacionamento com os alunos, estabelecer novos procedimentos de comportamento e rotinas, focar a programação das aulas e atividades nos conhecimentos essenciais, analisar o desempenho dos alunos no período de isolamento social e compartilhar com toda a comunidade o plano de retorno às atividades na escola. Dentro deste escopo, uma das principais medidas é o retorno gradual com a criação de uma escala de turmas por dia ou iniciar com um número reduzido de salas ou com foco em determinada faixa etária, de acordo com as regras locais. Nas salas, é mantida uma distância de dois metros entre os alunos e os espaços serão mantidos arejados e com ventilação natural.

Na área sanitária, a gama de ações é vasta e vem se mostrando efetiva nas escolas já reabertas. Um dos principais pontos de atenção é o momento de chegada, em que é realizada a checagem de temperatura dos alunos, professores e colaboradores em sala reservada ou enfermaria, além do uso de tapete capacho sanitizante para higienização dos calçados. Esse processo é feito com agilidade e uma fila organizada de forma a evitar aglomerações. A rede estipulou também que professores e funcionários tenham uma roupa para uso na escola. Já os jovens têm um kit individual de brinquedos, materiais de estudo, de higiene e alimentação a fim de evitar trocas.

A limpeza está sendo intensificada em todas as escolas, seguindo um protocolo parecido com o dos hospitais, com o uso de produtos com álcool 70% e limpeza constante em todas as áreas. A rede priorizou o uso de álcool em espuma ou em gel em vez dos borrifadores de álcool líquido, pois identificou que esses assustam algumas crianças. Para reforçar todos esses procedimentos, foram expostos nos principais ambientes da escola placas de sinalização para pais, alunos, colaboradores e visitantes.

"Pela experiência que tivemos nas unidades que já retomaram aulas presenciais, o correto uso de EPIs, uma comunicação recorrente com os pais e treinamentos foram muito importantes para um retorno organizado. Além disso, manter opções digitais também se mostrou fundamental para atender algumas famílias que preferiram não mandar seus filhos neste momento, além de atender a redução de capacidade. A taxa de presença foi crescendo semana a semana, mas entendemos que o modelo híbrido deve prevalecer nos próximos meses", completa a diretora acadêmica da Maple Bear.

Sobre a Maple Bear

Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com mais de 500 escolas em 24 países, atendendo mais de 40 mil crianças e adolescentes, a Maple Bear Canadian School é líder mundial em educação bilíngue, oferecendo ensino Infantil, Fundamental e Médio de alta qualidade, fundamentado nas melhores práticas que posicionam a educação canadense entre as melhores do mundo. As escolas Maple Bear proporcionam um sistema de aprendizagem centrado no aluno, em um ambiente seguro e estimulante, despertando a paixão por aprender ao longo de toda a vida. No Brasil, a Maple Bear está presente em todos os estados do País com mais de 140 escolas, que contam com uma metodologia canadense de ensino experiencial, bilíngue e multicultural. Em 2017, o Grupo SEB tornou-se o controlador da master franquia brasileira, que investe em treinamento com educadores canadenses, oferece uma oportunidade de negócio sólido e com propósito social que contribui com a formação dos jovens e do País.

 

 

 

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Mr. Cheney apresenta caixa especial de cookies para presentear quem ama no Valentine’s Day

Mr. Cheney apresenta caixa especial de cookies para presentear quem ama no Valentine’s Day

A campanha busca incentivar as pessoas a compartilharem momentos gostosos inspirados nos produtos da cookie store

Comemorado no dia 14 de fevereiro, o Valentine’s Day é uma data especial que celebra o amor em todo o mundo. Criada nos Estados Unidos, a data romântica também é conhecida como o dia de demonstrar amor e carinho entre amigos e familiares, além dos namorados.

Para entrar no clima, o Mr. Cheney, rede de cookies tipicamente americanos, criou uma caixa especial com laço e cartão de presente para inspirar as pessoas a presentearem a pessoa amada com os cookies queridinhos da marca, crocante por fora e macio por dentro.

“Toda a nossa campanha Valentine’s Day é baseada em histórias reais de consumidores que colecionam momentos de carinho inspirados em nossos produtos, como pedidos de casamento com o Big Cookie ou famílias que escolhem nossos cookies para serem compartilhados em datas especiais”, diz Élida Paiva, responsável pelas receitas e uma das fundadoras da cookie store.

A cookie store busca criar conexões entre as pessoas e as incentivam a terem gestos de afetos, seja entre namorados, amigos ou colegas de trabalho, através de seus produtos, se posicionando no mercado também como uma opção presenteável.

A caixa Valentine’s Day é composta por seis cookies, sendo o sétimo grátis. As guloseimas americanas são nos sabores clássicos de acordo com a escolha do cliente. A novidade estará disponível em todas as lojas da rede no Brasil do dia 08 ao 15 de fevereiro a partir de R$ 54, pode variar de acordo com a região.

As comoventes histórias reais dos consumidores do Mr. Cheney estarão disponíveis nos canais digitais oficiais da marca, confira aqui:

https://www.instagram.com/mrcheneyoficial/

Sobre o Mr. Cheney

O Mr. Cheney é uma rede de franquias de cookies tipicamente americanos. Fundada no Brasil em 2005 pelo casal Lindolfo e Elida Paiva, a marca se tornou reconhecida no mercado por meio de sua receita especial, ensinada por um amigo, o cookieman americano Jay Cheney, da Califórnia, que inspirou o nome da rede. A primeira loja foi inaugurada no bairro da Casa Verde, em São Paulo, e, desde então, as franquias começaram a se espalhar por todo o Brasil. Com o diferencial do cookie recém-assado (conceito Fresh Baked), as lojas oferecem uma fornada a cada 20 minutos, espalhando o aroma inconfundível por todo ambiente. Além do cookie, o Mr. Cheney também oferece outras sobremesas, como cookie ice mountain (com sorvete), brownie, Apple Cobbler (torta de maçã americana), entre outras opções, sendo algumas sazonais. Associadas à ABF, a marca possui mais de 75 unidades em operação, espalhadas em 14 estados brasileiros.

 

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Hospital IPO promove live com curiosidade sobre rinoplastia

 

 

 

Hospital IPO promove live com curiosidade sobre rinoplastia

A Live IPOConecta será nesta sexta-feira (12), às 11h30, pelo instagram do hospital.

O Hospital IPO promove a Live IPOConecta nesta sexta-feira (12), às 11h30, com o Grupo IPO Rinoplastia. O objetivo é apresentar aos pacientes 10 coisas que eles precisam saber antes de operar o nariz.

Quem promove a discussão sobre o assunto são os médicos otorrinolaringologistas do Hospital IPO Dra. Daniela Dranka e Dr. Enio Murilo Dal Negro Júnior. Algumas das importantes questões tratadas pelos médicos na live será a formação do especialista que fará o procedimento cirúrgico, peculiaridades de cada nariz e recuperação do paciente.

A live pode ser acessada pelo instagram do IPO, @ipo_hospital. E, para quem deseja enviar uma pergunta sobre o tema, é só comentar na publicação oficial na rede social do hospital que os médicos vão esclarecer as dúvidas durante a transmissão.

 

 

 

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Oito dicas para aprender um idioma mais facilmente

 

 

 

Oito dicas para aprender um idioma mais facilmente

Quando se trata de decidir como aprender uma língua, há vários pontos a considerar. Vale ressaltar que não há ciência exata que defina sobre como se aprende melhor – cada um tem seu momento e seu próprio estilo de aprendizagem. No entanto, existem alguns métodos que são considerados bastante efetivos.

De acordo com o especialista em ensino de Inglês e Gerente Executivo do PES Language Program, Luiz Fernando Schibelbain, aprender uma nova língua é um projeto que vale a pena, mas não é algo que tenha de acontecer com pressa. "Há muitas horas de estudo pela frente; então, ter tempo para definir metas, aprender vocabulário e praticar com falantes nativos ou proficientes pode ajudar a melhorar os conhecimentos", explica. Schibelbain listou 8 dicas que podem ajudar nessa jornada de aprendizado e domínio de um novo idioma.

1. Estabeleça metas linguísticas

Estabelecer metas traz todos os tipos de benefícios quando se trata de aprender. Pode ajudar a desenvolver motivação, autoestima e autoconfiança. Quando se está descobrindo pela primeira vez como aprender um idioma, o ideal é se concentrar em objetivos de curto, médio e longo prazos. Isso pode ajudar a dar estrutura e direcionamento ao aprendizado.

Por exemplo, o objetivo final a longo prazo pode ser o de realizar uma conversa aprofundada com um falante nativo ou proficiente do idioma escolhido. No entanto, para chegar lá, pode-se definir uma meta de médio prazo, como passar em um exame; e um objetivo de curto prazo, como o de aprender algum vocabulário específico e relevante sobre algum assunto que desperte o interesse. Com essa abordagem, fica mais fácil construir sistematicamente o conhecimento e acompanhar o progresso. Adicionar escalas de tempo aos objetivos de aprendizagem de uma língua pode ajudar a se manter no caminho certo e motivado.

2. Aprenda o vocabulário trivial

De acordo com alguns estudos, os falantes nativos conhecem cerca de 15.000 a 20.000 grupos de palavras, ou seja, uma palavra principal – ou palavra raiz – e todas as suas variantes. Por exemplo, speak/falar, speaking/falando, spoke/falei, falou, falamos, etc. Esses estudos sugerem que, aprendendo as palavras e suas variações mais comuns de 800 a 1.000 raízes, pode-se aprender a falar uma língua de forma direcionada e eficaz.

Gramática também precisa de atenção. Além disso, 800 a mil palavras-raiz só darão uma compreensão básica. Para acompanhar o diálogo em filmes ou TV, será preciso cerca de 3.000 palavras-raiz. Para ler um romance ou um jornal, isso aumenta para cerca de 8.000, pois a língua vai se tornando mais complexa a partir do momento em que queremos compreender as nuances sutis e detalhadas de uma cultura ou de um tema específico.

3. Encontre um estilo que funcione

Existem muitas ferramentas, técnicas e estilos diferentes que podem ser usados quando se está aprendendo um idioma. Às vezes, pode parecer um pouco confuso tentar usar todos. Em vez disso, o ideal é experimentar alguns e selecionar os que funcionam melhor para o estilo de aprendizagem de cada um.

Seja usando figuras, anotações, repetição, aprendizado imersivo ou qualquer outra abordagem, são muitas as opções. Descobrir a combinação certa de técnicas pode ajudar a progredir em um ritmo bastante proveitoso. Há uma enorme quantidade de aplicativos, sites, livros didáticos e outros materiais que ajudam com diferentes métodos.

4. Falar, falar e falar... a esteira da prática

Uma parte crucial do aprendizado de uma língua é ser capaz de reconhecer, entender e reproduzir sons. Para muitos alunos, concentrar-se nesses dois primeiros aspectos, bem como vocabulário e gramática, acaba se tornando prioridade. No entanto, isso pode resultar em uma relutância em praticar a fala, o que pode atrasar o progresso.

Ninguém espera que as pessoas saiam, de uma hora para outra, conversando com falantes nativos ou com alguém com um nível superior ao seu (embora isso certamente possa ajudar). No entanto, falar sozinho, praticar o vocabulário em voz alta, e até mesmo gravar a si mesmo falando a nova língua pode ajudar a construir a confiança. Cantar em voz alta também é uma boa forma de treino!

5. Conecte-se com alguém que já domine a língua

Comunicar-se com pessoas novas em sua língua alvo é, muitas vezes, intimidante. Surge o medo de cometer erros ou sentir que o nível atual não é bom o suficiente. No entanto, praticar com alguém que já domina a língua adicional pode ajudar a melhorar rapidamente as habilidades linguísticas.

Além de ajudar a trabalhar a pronúncia, também será possível descobrir elementos de conversação mais naturais, que devem ser observados e absorvidos. Também ajudará com as habilidades de escuta, já que os mais proficientes muitas vezes falam em um ritmo mais natural.

Existem várias ferramentas que podem ser usadas para se conectar com falantes nativos ao aprender um idioma. Seja em encontros presenciais, bate-papos on-line ou através de mensagens instantâneas, é possível conhecer pessoas que podem ajudar nesse aprendizado.

6. Consumir mídia

Para se familiarizar com as diferentes maneiras pelas quais as pessoas usam um idioma diferente, deve-se assistir, ler e ouvir o máximo de mídia possível nesse idioma.

É muito comum ouvir depoimentos sobre como a série de TV ‘Friends’ ajudou ou ainda ajuda as pessoas no aprendizado de Inglês. Além de ensinar linguagem coloquial e gestos, também pode ajudar com palavras e frases comuns, expressões e referências culturais.

Os meios para isso são inúmeros: assistir TV e filmes no idioma original, ouvir música e podcasts, ou ler as notícias.

7. Envolva-se com a cultura

Entender a cultura por trás da língua é, muitas vezes, parte integrante do processo de aprendizagem. Além de fornecer um contexto sólido para os estudos, também significa se conectar melhor com as pessoas de um país novo.

A língua geralmente evolui de acordo com a cultura dos grupos que a falam. Portanto, para realmente dominar uma língua, o ideal é também se familiarizar com o contexto cultural que a acompanha. E não precisa ser somente com os países nativos da língua. O mundo fala inglês. Escolha as culturas de que mais gosta e mergulhe nelas em inglês!

8. Faça planos de viagem

Embora viajar esteja incerto agora, a melhor maneira de testar as habilidades linguísticas recém-encontradas é visitar alguns dos lugares onde o idioma é usado. Essa prática reúne muito das outras dicas, pois as técnicas indicadas acima vão ajudar nessas viagens.

Quando se viaja, tem-se a oportunidade de ver novos lugares, interagir com as pessoas locais e mergulhar na cultura. Embora possa ser assustador no início, logo se acostuma. Isso também dá a chance de identificar quaisquer lacunas em seu conhecimento e significa poder aprender no dia a dia novas frases e vocabulário. Quem diria que um refrigerante sem açúcar (diet), que nos Estados Unidos é descrito como regular, na Inglaterra é 'full fat'.

 

 

 

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