Retenção escolar: seria essa a solução para as dificuldades educacionais de 2020?

 

 

 

Retenção escolar: seria essa a solução para as dificuldades educacionais de 2020?

*Por Ana Regia Caminha Braga

Com o retorno gradual das aulas presenciais, pais e responsáveis começam a se questionar: será que meu filho teve um bom aproveitamento do ano letivo de 2020? Seria a retenção escolar a melhor solução para que as crianças tenham mais tempo para aprender e assimilar os conteúdos passados? Diante da situação atípica do processo de ensino na pandemia, a recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) é de que se evite a reprovação nas escolas, contudo a melhor solução é levar o dilema para um diálogo entre responsáveis e equipe pedagógica.

Na ânsia de não prejudicar o conhecimento de um filho, muitas famílias acabam optando pela retenção escolar sem levar em consideração o que esse atraso pode significar. Refazer o ano vai ser positivo ou vai apenas reforçar um fracasso que esse aluno teve? Se for uma dificuldade pequena, a criança pode recuperar com aulas de revisão. Já um problema significativo, que vai comprometer os próximos anos, pode exigir mais do que a repetição de ano, mas sim o acompanhamento de um psicopedagogo ou psicólogo.

Ainda que nem todos os estudantes tiveram acesso de forma igualitária ao ensino remoto, o momento pede uma maior confiança por parte da família no professor regente. Afinal, mesmo com os desafios das aulas online, este educador acompanhou a evolução da criança durante o período e está capacitado para fazer uma avaliação assertiva sobre seu desempenho escolar.

Sabemos que a defasagem é realidade. Entretanto, as escolas já estão pensando em estratégias para que os alunos mais afetados pela pandemia possam, ao longo do tempo, desenvolver tudo aquilo que lhes é de direito sob a ótica curricular, com aulas de reforço no contraturno e um planejamento intensivo dos conteúdos. Como especialista, a retenção não me parece a melhor opção, mas a decisão final cabe à família e à coordenação pedagógica.

*Ana Regina Caminha Braga é psicopedagoga especialista em Gestão Escolar e Educação Especial

 

 

 

Add a comment

Cinco experiências digitais com artistas para conhecer

 

 

 

Cinco experiências digitais com artistas para conhecer

Encontro virtual, vídeo personalizado e mentorias são alguns exemplos para fazer com mais de 300 celebridades disponíveis em plataforma online

As compras feitas on-line aumentaram 46% durante a pandemia do novo coronavírus, mas não foi apenas a forma de comprar que mudou, muitas pessoas podem contratar serviços e até mesmo experiências digitais com celebridades. Essa é a proposta da FanStation, plataforma que possui mais de 300 artistas cadastrados, que oferecem diversas experiências para seus fãs.

Stênio Garcia, Túlio Maravilha, Núbia Óliiver, Dedé Santana e Netinho de Paula são alguns nomes que fazem parte do portfólio da plataforma. Entre as sugestões estão experiências como, encontros virtuais com famosos, vídeos personalizados, live shows, mentorias e até mesmo publiposts em redes sociais para pequenos e médios negócios.

Abaixo conheça algumas das experiências mais contratadas por fãs:

Encontro Virtual

Esse tipo de experiência pode ser tanto individual, quanto em grupo. É possível presentear uma ou mais pessoas com um bate papo virtual com a celebridade favorita. Esse é um momento muito especial onde compartilhamos vivências e histórias de vida para que os fãs conheçam um pouco mais de perto os seus ídolos.

Vídeo Personalizado

Para essa categoria, além de escolher o famoso que irá fazer o vídeo, é possível informar a mensagem que ele deve passar, tornando esse momento ainda mais especial e exclusivo para quem receberá a surpresa.

Live show

Ainda é possível presentear uma pessoa querida com um show exclusivo do seu ídolo. Essa é uma experiência que acontece por meio de chamada de vídeo, onde o fã e seus convidados - além de assistirem a um show exclusivo - poderão interagir com o ídolo preferido.

Mentoria

Aqui a celebridade dará conselhos e recomendações para quem deseja evoluir na carreira profissional, ou até mesmo na vida pessoal. É possível contar com a expertise da celebridade favorita e com o direcionamento dela para um futuro brilhante.

Publipost

A celebridade posta na própria rede social um conteúdo definido pelo comprador. Focando nos pequenos e médios negócios, a celebridade publica na própria rede social um conteúdo definido pelo comprador. Pode ser um testemunho, uma rápida propaganda do negócio ou uma chamada promocional.

Com um preço acessível às pequenas e médias empresas, essa experiência é uma ótima maneira de fazer sua própria campanha de marketing digital, como afirma o sócio fundador da FanStation, Fernando Ferreira. “O acesso às celebridades antes era restrito às grandes marcas. Agora está disponível para todos, sem burocracias”, explica.

As experiências da FanStation podem ser adquiridas no próprio site da plataforma – www.fanstation.com.br. Os preços variam entre R$ 50,00, para vídeos personalizados, e R$ 15.000,00, para a participação das celebridades em eventos dedicados.

Sobre FanStation

A FanStation é um verdadeiro ecossistema de conexão entre ídolos, pessoas e empresas, que nasceu com o propósito de tornar possível o acesso a mais de 300 celebridades, através de cerca de 30 experiências digitais e presenciais para pessoas e empresas. É a mais completa plataforma de conexão com ídolos do mundo, que está a um clique no www.fanstation.com.br.

 

 

 

Add a comment

Valentine's Day: 5 romances de época para exaltar o amor

 

 

 

Valentine's Day: 5 romances de época para exaltar o amor

Histórias apaixonantes são uma boa opção para quem quer se inspirar neste dia 14 de fevereiro

Se há um lugar no mundo aonde o amor é exaltado, é nas páginas dos romances de época. As histórias vão além de mocinho e mocinha, trazem contexto histórico, com enredos que, apesar de se passar em épocas diferentes da nossa, permanecem atuais e fazem refletir sobre o amor, as diferenças, o respeito e a amizade. Por isso, listamos cinco histórias apaixonantes e arrebatadoras que vão tirar o folego, além de inspirar os casais apaixonados neste Valentine’s Day.

1) Razão e Sensibilidade

Razão e Sensibilidade apresenta a história das irmãs Dashwoods, que após a morte do pai, são obrigadas a sair da mansão confortável onde viviam para morar numa simples casa em Barton Park. Enquanto Elinor é racional e lógica, Marianne é o oposto: sensível e romântica, recusando-se se comportar da maneira hipócrita que a sociedade da época impõe a ela. Cercadas pela aristocracia inglesa, as irmãs Dashwoods têm de lidar com expectativas injustas por não possuir fortuna e não ter bons relacionamentos na sociedade. Elas enfrentam grandes desafios em suas vidas amorosas e são forçadas a encontrar o equilíbrio entre razão e emoção antes de conquistarem o verdadeiro amor.

(Autora: Jane Austen | Editora: Via Leitura | Preço: R$ 43,83 | Venda: Amazon)

2) A Dama das Lavandas

Victoire Martinet mora com Augustine, a tia solteirona, e Amélie, a empregada desastrada, em Provence, onde vivem do plantio de lavandas. Vic cria a fórmula de um perfume irresistível com a intenção de abalar a nobreza parisiense. Quando o destino coloca o devasso magnata do vinho, Maurice Bourguignon, no caminho da jardinista, deixando-o fascinado pelo seu enfeitiçador cheiro de lavandas, ele lhe faz uma proposta irrecusável; endividada, ela aceita. Logo, uma atração incandescente os envolve, e mesmo Maurice sendo noivo da bilionária Marcelle Blanche, não deixa de tentar seduzi-la. Mas Vic não quer somente uma noite de luxúria; apaixonada, ela deseja que ele lhe dê o seu coração por inteiro, mesmo sabendo que ele poderá parti-lo em pedaços. Será que valerá a pena amar assim?

(Autora: Anne Valerry | Editora: Talentos da Literatura Brasileira | Preço: R$ 46,12 | Venda: Amazon)

3) D’Angelo – O Viajante de Conca

D’Angelo – O Viajante de Conca apresenta a emocionante história de Matteo, um homem com mais de 40 anos que perdeu a esposa e a filha durante a 2ª Guerra Mundial e passou a criar o filho sozinho, em Milão. Matteo, empresário do ramo da moda, se apaixona por Valentine, proprietária de um hotel na Costa Amalfitana. O autor traz para as páginas deste romance de época assuntos como empoderamento feminino, parentalidade e pioneirismo empresarial. Descrito de forma sensível e com cenários encantadores, este D’Angelo – O Viajante de Conca faz refletir sobre como a amor pode se apresentar de diferentes maneiras.

(Autor: Sérgio Giacomelli | Editora: Vereda Editora | Preço: R$ 40,00 | Venda: Vereda)

4) O Abrigo de Kulê

A escritora brasiliense Juliana Valentim ambientou este romance nas fazendas brasileiras da década de 40 para tratar de um tema que precisa ser revisitado: a escravidão. A obra discute amor, coragem, liberdade e sororidade, a solidariedade feminina que nasce em tempos desafiadores. E faz o leitor passear por paisagens e costumes do interior do Brasil.

(Autora: Juliana Valentin | Editora: All Print Editora | Preço: R$ 32,00 | Venda: Amazon)

5) Sol e Sombras

João Antunes da Silveira Savelli é um jovem gaúcho, filho de imigrantes açorianos que vieram tentar a vida no Rio Grande do Sul (RS). Seus pais ali se instalaram. Nasceu quando a família trabalhava na Estância de Santos Reis, de propriedade do General Manuel do Nascimento Vargas, pai do futuro presidente Getúlio Vargas, e ali fora criado. Desde criança, aprendera a decifrar a natureza. Tornou-se exímio vaqueiro e se revelou um jovem de arrebatadora beleza. Tão logo as mulheres o vissem se sentiam inapelavelmente atraídas. Suas relações pessoais seriam marcadas por conflitos psicológicos que se originavam da oscilação constante entre a beleza e as emoções derivadas, que frequentemente colocavam à flor da pele circunstâncias dolorosas da condição humana.

(Autor: Aliel Paione | Editora: Pandorga | Preço: R$ 28,78 | Venda: Amazon)

 

 

 

Add a comment

Gastronomia japonesa: Aizu funcionará no período de Carnaval

 

 

 

Gastronomia japonesa: Aizu funcionará no período de Carnaval

Os fãs da alta gastronomia japonesa terão uma boa notícia para aproveitar o período no qual se realizaria o Carnaval. Grande referência no segmento, o Aizu Japanese Cuisine vai funcionar normalmente nos próximos dias, dentro da sua programação normal. Assim, abrirá na sexta-feira (12/2), sábado, segunda, terça e quarta-feira. Permanece fechado no domingo.

Esta é a primeira vez que a casa abre nas datas do Carnaval desde sua inauguração. Seguindo todos os procedimentos de prevenção à Covid-19, a casa segue a determinação de horários da Prefeitura de Curitiba, das 19h às 22h.

Os clientes também podem optar pelo premiado serviço de delivery, acessado exclusivamente pelo aplicativo próprio da casa, já disponível para os sistemas iOS e Android. Já para o Take Away (retirada no balcão) as encomendas podem ser feitas pelo (41) 3043-0420 - 99960-8887.

Tradição premiada

Vencedor dos mais importantes prêmios gastronômicos, o Aizu é uma grande referência para os entusiastas da comida japonesa em Curitiba e no Brasil. O ambiente intimista do Aizu complementa a jornada de sabores que sua cozinha propõe.

Jantar no Aizu é uma experiência sensorial e gastronômica completa. A casa alia grande rigor técnico nos preparos, ingredientes especiais e muito sabor com um atendimento dedicado e ambiente intimista. Sushis e sashimis, por exemplo, apresentam ingredientes que estão entre os diferenciais da casa, como o arroz para sushi Tamaki Gold (produzido na Califórnia), polvo espanhol, vieiras canadenses, merluza negra, centolla do Chile, ostras e grande variedade de pescados.

Entre os pratos que já são ícones do Aizu estão o Carpaccio de salmão trufado com raspas de limão siciliano e flor de sal e o Sushi de Atum com Foie gras. Estes dois já foram premiados como a Melhor Entrada de Curitiba e o Melhor Sushi de Curitiba, respectivamente.

Também se destacam outras pedidas como: Dyo de ovo de codorna, Sushi de barriga de salmão maçaricado e o Tempurá de camarão, criado com os maiores camarões rosa disponíveis no mercado. Pratos quentes completam as atrações, como a Merluza Negra ao molho de missô.

Serviço:

Aizu Restaurante

Endereço: Rua Senador Xavier da Silva, 19 - São Francisco, Curitiba – PR

Telefone: (41) 3043-0420 - 99960-8887

Horários de atendimento presencial no salão: de segunda-feira a sábado, das 19h às 22h

Instagram: @aizu_restaurante

www.aizurestaurante.com.br

 

 

 

Add a comment

Associação das Amigas da Mama realiza bazar beneficente virtual

 

 

 

Associação das Amigas da Mama realiza bazar beneficente virtual

Produtos apreendidos e doados pela Receita Federal estarão disponíveis de forma online

A Associação das Amigas da Mama (AAMA) promove bazar beneficente com mercadorias apreendidas e doadas pela Receita Federal. O evento será realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro (segunda e terça) pelo site https://bazar.amigasdamama.org.br/ Entre os itens disponíveis estão perfumes, maquiagens, equipamentos eletrônicos, material de pesca, ferramentas, brinquedos, entre outros.

Para evitar aglomerações e manter as regras de distanciamento – por causa das medidas de prevenção à Covid-19 - a entidade criou uma vitrine virtual. Os interessados em adquirir os produtos devem entrar no site entre 9h e 17h, fazer a seleção e a compra online.

As mercadorias devem ser retiradas na sede da Associação [rua Maurício Caillet, 290, Água Verde, Curitiba] somente nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro (quarta, quinta e sexta), mediante agendamento por e-mail.

“Em virtude da pandemia, esse bazar beneficente será feito de maneira virtual. A ideia é que as pessoas naveguem pela internet, escolham e separem o que desejam comprar. Para seguir as regras sanitárias, é fundamental ler as orientações no site, agendar dia e horário para buscar as mercadorias, sem aglomerações”, explica a presidente da entidade, Macarcy de Fátima Bernardini Engelbert.

Sem opção de troca

De acordo com as regras do evento, somente as pessoas físicas podem adquirir as mercadorias. Também existe limitação de compra de R$ 700,00 por CPF, de apenas um produto acima deste valor, bem como a limitação na quantidade de alguns objetos.

“Todos os itens foram apreendidos pela Receita Federal e doados para a AAMA. Por isso, não haverá emissão de nota fiscal ou a opção de troca”, esclarece Macarcy.

Se o comprador não retirar os itens no dia e horário previamente agendado, perde o direito aos itens reservados. O dinheiro arrecadado será utilizado em ações de filantropia, prevenção e apoio às portadoras de câncer de mama.

Serviço:

O que: Bazar beneficente online da Associação das Amigas da Mama (AAMA) com mercadorias apreendidas e doadas pela Receita Federal

Quando: Dias 22 e 23 de fevereiro, das 9h às 17h

Onde: Pelo site https://bazar.amigasdamama.org.br/

Forma de pagamento: Cartão de crédito ou débito

Retiradas das compras: Somente nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, no horário agendado por e-mail – para evitar aglomerações – e na sede da entidade [rua Maurício Caillet, 290, Água Verde, Curitiba

Sobre a entidade

A Associação das Amigas da Mama (AAMA) foi fundada em 2001 pela união de mulheres que vivenciaram o câncer de mama. Por meio do voluntariado, elas revertem as experiências que tiveram em prol de outras mulheres que precisam de apoio para enfrentar a doença.

A AAMA é reconhecida como entidade de utilidade pública municipal, estadual e federal. É uma Associação civil de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins econômicos. Outras informações pelo site www.amigasdamama.org.br.

 

 

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos