Hack pela Gastronomia desenvolve mais de 70 ideias para o food service

Hack pela Gastronomia desenvolve mais de 70 ideias para o food service

Solução vencedora é uma ferramenta de engenharia de cardápio para aumentar a rentabilidade de menus e evitar prejuízos

O Hack pela Gastronomia chega ao fim com a criação de um banco de 71 soluções para o setor do food service, 29 das quais foram desenvolvidas em apenas cinco dias de hackathon. As demais foram construídas por startups de todo o Brasil e enviadas voluntariamente. A primeira colocada foi a equipe Avocoders, com uma ferramenta de engenharia de cardápio para ajudar donos de restaurantes a melhorar a rentabilidade dos seus menus e evitar prejuízos. O sucesso da maratona, que reuniu profissionais de 23 estados brasileiros, foi comemorado com a confirmação de novo evento em 2021 e com o lançamento do projeto Bom Gourmet Stage, destinado a acelerar as soluções mais destacadas.

O primeiro lugar do hackathon coube a um aplicativo que usa machine learning para calcular quais produtos dão mais lucro e quais trazem prejuízo, considerando variáveis como a saída dos pratos e o custo dos ingredientes. O grupo vencedor é formado por profissionais de várias áreas que se conheceram na formação das equipes. Barbara Moriel, Douglas Schmidt, Gabriel Raithz, Gabriel Mayer Silva, Letícia Mattos e Michel Sabchuk disputaram a categoria tecnologia respondendo a desafio apoiado pelas empresas Paganini e Porto a Porto.

Já o time Dendu, segundo colocado, criou uma solução para a área de negócios dentro do desafio Gold Food Service, com a participação de Débora Cieslak, Gabriel Rezende, Gabriel Maia, Maria Luiza Brito e Patrick Hessel. A plataforma pretende aproximar fornecedores e donos de bares e restaurantes para que eles negociem produtos próximos da data de validade com preços mais reduzidos. Na prática, os fornecedores cadastram os seus produtos, que ficam acessíveis para os donos de comércios efetuarem a compra.

Com uma pegada mais ecológica, a terceira colocada - Turtle Box - equipe formada pelo trio Igor Felix, Luísa Miaw e Marcell Alves, criou uma startup para promover a logística reversa de embalagens de delivery retornáveis, com a promoção de coleta, higienização e retorno de embalagens para os restaurantes. A ideia é oferecer uma experiência de consumo sustentável para os clientes sem aumentar os custos para os estabelecimentos. O pagamento pelo uso da embalagem caberia ao cliente, que ganharia um bônus para a compra seguinte ao devolvê-la.

Banco de soluções aberto à sociedade

As três melhores ideias compõem um banco com 71 soluções que ficará aberto à consulta e servirá de inspiração para o mercado de food service, um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19. Os projetos podem ser conhecidos em https://www.hackpelagastronomia.com.br/. O hackathon foi a etapa final do Hack pela Gastronomia, que contou ainda com 17 talks, de 1 a 9 de setembro, com grandes nomes do setor.

De acordo com Andrea Sorgenfrei, head da Pinó, unidade de negócios que engloba a maior plataforma brasileira de gastronomia - o Bom Gourmet -, a pandemia inspirou a ideia de aplicar o modelo hackathon para enfrentar os fortes impactos sofridos por toda a cadeia do food service. "O consumo, a forma de se comunicar e de comprar mudaram intensamente e o mundo digital se tornou ainda mais realidade para toda o ecossistema da alimentação fora do lar", comenta.

Diante desse cenário em transformação, era preciso pensar diferente, encontrar soluções para os mais variados desafios. “Por que não utilizar uma metodologia inovadora para buscar respostas a essas provocações? As técnicas de metodologia ágil que um hackathon proporciona seriam fundamentais para ganhar tração", diz Andrea.

Mais do que investir em agilidade, promover as trocas de experiência é outro aspecto que motivou o Hack e que acabou por reunir centenas de pessoas, entre participantes, palestrantes e mentores. A mobilização e o entusiasmo foram tão intensos que a edição de 2021 já foi confirmada pela Pinó e pelo Bom Gourmet.

A head da Pinó acredita que mesmo com o anúncio dos vencedores do Hack, o trabalho realizado ao longo da disputa vai ainda mais longe. "Nossa missão como um veículo de comunicação e gerador de negócios será acompanhar o desdobramento das ideias apresentadas e fazer com se efetivem no mercado. São propostas extraordinárias e totalmente aplicáveis. Criamos um modelo de acompanhamento para esta nova fase", revela. O Bom Gourmet Stage, novo projeto anunciado durante a live que revelou as melhores ideias do Hack, é um programa de aceleração para startups com o objetivo de gerar novos negócios por meio de mentorias, suportes de comunicação e visibilidade na maior plataforma de gastronomia do Brasil.

Para além da pandemia

Para o consultor de food service Sérgio Molinari, um dos curadores do Hack pela Gastronomia, as contribuições dadas e recebidas não se prendem apenas ao período da pandemia, mas certamente gera eco para o desenvolvimento desse mercado ao longo do tempo. "Vários projetos têm potencial e muitos, inclusive, podem conversar e se fundir para se tornarem mais robustos. Ao final de tudo isso, é encontrar funding, origem de capital e recursos para que os projetos sigam adiante".

Para a jornalista e consultora Jussara Voss, que também participou da curadoria do Hack, os talks realizados antes de as equipes começarem a trabalhar as ideias, com a participação de mais de 45 profissionais, foram fundamentais no processo de aprendizagem. "Procuramos selecionar profissionais que são referências em cada área para ajudar no trabalho de desenvolvimento das ideias", relembra.

De acordo com Jussara, as soluções apresentadas têm muito potencial de ajudar o setor. "Na análise das propostas, percebemos que mesmo em pouco tempo, foram amarradas, lapidadas e mostraram a real necessidade. Acho interessante que esses trabalhos fiquem em um banco para que as ideias possam se concretizar em negócios."

Conheça os projetos que ficaram entre o 4º ao 14º lugar

Avocoders - Ferramenta de engenharia de cardápio para ajudar donos de restaurantes a melhorar a rentabilidade dos seus menus por meio do uso de machine learning.

Dendu - Solução para a área de negócios que pretende aproximar fornecedores e donos de bares e restaurantes para que eles negociem produtos próximos da data de validade com preços mais reduzidos.

Turtle Box - Startup para promover a logística reversa de embalagens de delivery retornáveis, com a promoção de coleta, higienização e retorno de embalagens para os restaurantes.

BBS BOT - O BBS é um BOT que permite, por meio do Discord, fazer pedidos de comida ou bebida preferida com poucos comandos e com entrega rápida.

Chef em Casa - Aplicativo que permite delivery de experiência gastronômica, com oferta de ingredientes e vídeos onde os chefs ensinam a preparar os pratos.

Horti - Aplicativo que viabiliza e facilite a comunicação e a venda direta de produtos hortifrutigranjeiros entre os pequenos produtores rurais e serviços de alimentação.

GastroMind - Sistema que permite que o cliente faça seus pedidos utilizando um aplicativo em seu celular, ou em um totem central na loja, com o mínimo de contato.

Vitus - App que o usuário possa ser atendimento no restaurante ou a busca por um restaurante para facilitar reservas, sem precisar de fila ou espera

Ukecode - Plataforma para restaurantes, bares e chefs que concentra a venda de experiências gastronômicas ao público final, com entrega de ingredientes para execução em casa por meio de receitas gravadas e/ou ao vivo ou eventos agendados na casa do cliente.

Gastrô Experience - Por meio de um QR code, o cliente tem acesso a um vídeo personalizado, com instruções de como finalizar o prato e/ou qualquer outra mensagem relevante que o estabelecimento queira fazer chegar ao cliente.

Fênix - Aplicativo de gerenciamento de mesas e pedidos com praticidade e agilidade, diminuindo tempo de espera e otimizando espaços.

OpaFood! - Aplicativo que proporciona uma experiência simplificada e digital da reserva ao pagamento, por meio de integrações de pagamento e pedidos.

AccessEat - Aplicativo voltado para a comunicação entre restaurantes e clientes que possuem algum tipo de intolerância ou restrição alimentar.

Zero-15 - Criar espaços extras para bares e restaurantes que tenham alcançado a sua capacidade máxima permitida com anexos colaborativos com um sistema de delivery fora de casa.

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Como a consultoria de imagem pode ajudar a recuperar a autoestima no pós-pandemia

Como a consultoria de imagem pode ajudar a recuperar a autoestima no pós-pandemia

Ilse Gaedke, consultora de imagem, dá dicas para começar a retomar a rotina de se arrumar para trabalhar, mesmo mantendo o trabalho remoto

A pandemia do novo coronavírus afastou as pessoas dos ambientes de trabalho, escola, academia e tantas outras atividades externas por meses. Desde meados do mês de março, a casa passou a ser o ambiente central da vida de milhões de brasileiros. Essa mudança forçada de hábitos fez com que o estilo e a necessidade de roupas mudassem junto. “Durante a pandemia as pessoas estão preferindo roupas, calçados e acessórios mais práticos e confortáveis. A tendência comfy deve permanecer no pós-pandemia, com roupas e acessórios que transitem bem em diversos ambientes, mantendo sempre o conforto e praticidade sem perder o estilo”, explica Ilse Gaedke, consultora de imagem pessoal.

Porém, esse período usando apenas roupas despojadas, pode impactar a autoestima. Muitas pessoas têm se sentido desmotivadas para se vestir, uma vez que a recomendação ainda é para sair de casa somente se necessário. “Minha dica é estabelecer uma rotina diária que ajude a retomar, mesmo que aos poucos, o hábito de se arrumar para sair. A ideia é ir voltando ao normal e procurando restabelecer a vontade de elaborar mais o visual do dia-a-dia”, sugere Ilse.

A consultora de imagem ainda reforça que em termos de estilo não existe certo e errado e que cada pessoa tem o seu. “A nossa missão é fazer com que a pessoa se sinta bem em sua melhor versão de apresentação pessoal. Para isso, é importante ter a cabeça aberta para receber as informações e, a seu tempo, colocar em prática os ajustes propostos no processo de consultoria de imagem”, finaliza Ilse Gaedke.

Sobre Ilse Gaedke

Consultora de imagem desde 2017, quando fez transição de carreira da área de gerenciamento de projetos, Ilse Gaedke já ajudou dezenas de pessoas com seu método exclusivo de trabalho. Em seus atendimentos, Ilse faz análise de estilo e cores, análise facial e visagismo, etiqueta, montagem de visuais, orientação para compra de peças sempre de forma objetiva e levando em consideração o perfil de cada cliente.

WhatsApp: 41 9.9175-6998

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O período para engravidar e a possibilidade do congelamento de óvulos

O período para engravidar e a possibilidade do congelamento de óvulos

A idade da mulher é o principal fator relacionado à fertilidade

Algumas mulheres acham que, por tomarem pílula anticoncepcional por vários anos, guardaram os seus óvulos para mais tarde, mas isso não acontece. Mesmo que durante esse tempo não tenha acontecido a ovulação, vários óvulos são descartados.

Outro ponto extremamente importante é que, com o tempo, não só diminui a quantidade dos óvulos, mas principalmente a qualidade dos mesmos. A mulher pode ter óvulos defeituosos durante toda a vida, mas alguns estudos indicam que, a partir dos 40 anos de idade, até 90% desses óvulos podem ter algum tipo de defeito genético.

“Por todos esses motivos, sempre é colocada uma ênfase muito grande na questão de que a mulher não deve postergar demais a maternidade, já que em idades mais avançadas, a dificuldade para engravidar pode aumentar, assim como aumenta a chance de abortos ou de bebês com alguma síndrome genética”, diz a médica Karyna Saab, especialista em reprodução humana.

Caso a mulher não tenha planos de engravidar em breve, deve considerar a possibilidade de congelar óvulos com o objetivo de preservar a sua fertilidade, o que deve ser feito preferencialmente antes dos 35 anos de idade. “Explico sempre para as minhas pacientes que esse congelamento deve ser visto como uma chance de gravidez no futuro e nunca como uma certeza absoluta. Por isso, o ideal mesmo é sempre que o casal engravide o quanto antes”, destaca Saab.

A especialista lembra ainda que, se a mulher já estiver na menopausa, não há motivo para desespero. Sempre existe a possibilidade de realizar o sonho de ter um filho através de tratamentos com óvulos de doadoras. “Por isso, não desistam nunca, a medicina com certeza tem uma solução para o seu caso”, conclui.

Serviço:

Dra. Karyna Bustelo Saab - Especialista em Reprodução Humana

Endereço: Rua Padre Camargo, 435 - Alto da Glória - Curitiba (PR)

www.karynasaab.com.br

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Ensino infantil: a esperança que podemos tirar dos dados do Ideb 2019

Ensino infantil: a esperança que podemos tirar dos dados do Ideb 2019

Walcir Soares Junior (Dabliu)*

Avaliar em ciências sociais é uma tarefa árdua. Na avaliação de políticas públicas, essa dificuldade se amplifica, ainda mais quando se trata de um país com dimensões continentais como o Brasil e características regionais tão diversas, o que prejudica até mesmo a leitura dessa avaliação. Se decidirmos olhar para o agregado, temos uma dimensão global do problema, mas podemos estar abrindo mão de rica informação contida nos detalhes. Se olharmos demais para as pequenas diferenças, perdemos a dimensão global.

Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia o conhecimento dos alunos em português e em matemática (5º ano, 9º ano e ensino médio, público e privado), considerando também taxas de reprovação em cada localidade. Os dados trazem algumas evidências de que o ensino infantil parece ter grande efetividade no desempenho dos alunos. No artigo “Evidências da relação entre a frequência no ensino infantil e o desempenho dos alunos do ensino fundamental público no Brasil”, publicado em 2016 pela Revista Brasileira de Estudos Populacionais, verificamos que o efeito da pré-escola nas notas do 5º ano - os maiores impactos em magnitude estão no 5º ano - se mostrou positivo e altamente significante, aumentando em 11,2 e 12,5 pontos na escala do SAEB, em português e matemática, respectivamente.
Isso quer dizer que, para um aluno médio brasileiro, apenas ter iniciado os estudos na pré-escola (aos quatro anos de idade) podem garantir um aumento de mais de 10 pontos na escala do SAEB, ou seja, melhorar consideravelmente seu desempenho escolar. Esse é um efeito para o aluno médio – efeito esse que se amplifica se olharmos para alunos em ambientes mais desfavoráveis.

Os resultados divulgados pelo Ideb 2019 mostram que a meta estipulada pelo MEC só foi atingida para os anos iniciais do ensino fundamental, justamente aquelas crianças beneficiadas com a obrigatoriedade de ingressar na escola aos quatro anos de idade (Lei 12.796/13), ainda que não a totalidade delas. Uma evidência interessante – e também otimista – de que esses alunos poderão melhorar o desempenho dos anos finais do ensino fundamental nos próximos anos e também do ensino médio.

Além disso, as escolas que tiveram um melhor desempenho têm como característica incluírem em seus currículos formas de desenvolvimento das competências socioemocionais, evidência que tem sido amplamente difundida nos últimos anos, no mundo todo. Assim, essas escolas de maior desempenho evidenciam uma relação positiva entre investimentos em infraestrutura, expansão do ensino integral e equidade nos processos.

Por fim, apesar de não ter atingido a meta estipulada pelo MEC, o ensino médio se destacou como sendo o maior aumento ao longo da série histórica iniciada em 2005, passando de 3,8 para 4,2, sendo Goiás o único estado a bater a meta estabelecida, de 4,8 pontos. Ainda que estejamos longe de boas notícias com relação à educação brasileira, prefiro olhar para as conquistas com esperança.

*Walcir Soares Junior (Dabliu), doutor em Desenvolvimento Econômico com foco em políticas públicas educacionais, é professor de Economia na Universidade Positivo

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Em campanha com personagens e momentos reais, Extra enaltece a importância de sorrir e brincar no Dia das Crianças

 

 

 

Em campanha com personagens e momentos reais, Extra enaltece a importância de sorrir e brincar no Dia das Crianças

Em 2020, o mundo mudou. As celebrações e os momentos em família passaram a ter um significado ainda mais especial na vida das pessoas de todas as idades. Neste cenário, para o Dia das Crianças, o Extra, em campanha criada pela Leo Burnett Tailor Made, reflete sobre a importância redobrada de sorrir e brincar, transformando o tempo em casa em situações inesquecíveis e cheias de significado, tudo através do olhar e perspectiva dos pequenos e pequenas. É a primeira vez que a rede varejista aposta em um filme com tom emocional para a data e traz o olhar lúdico das crianças para uma comunicação institucional.

Com o mote Sorrir e brincar nunca foi tão importante, o filme começa com a locução de uma criança exemplificando tudo o que ela tem feito durante o tempo que tem ficado em casa: foi ao zoológico, à fábrica de doces, no parque aquático, até à lua, além de ter feito uma volta ao mundo de bicicleta, retratando a rotina - de forma digital - utilizando da imaginação que somente os pequenos conseguem ter.

Assim como o dia a dia das pessoas, a produção do filme também precisou passar por mudanças, já que estão em vigor as recomendações de isolamento e distanciamento social. Dessa forma, toda a captação das imagens foi feita pelos próprios diretores, com cenas da sua família e filhos – ou seja, a campanha é toda baseada em personagens e situações reais, o que traz ainda mais vivacidade para a comunicação do Extra.

O filme reforça, também, que as lojas da rede têm tudo para as famílias se divertirem juntos todos os dias, ressaltando o conceito one-stop-shop dos hipermercados, que oferecem uma solução de compra completa, resolvendo tudo em um único lugar, seja para comprar itens alimentares para fazer a festa das crianças na cozinha, seja para presentear com opções de brinquedos, bikes, produtos de Eletro, Bazar e Têxtil, por exemplo.

“A campanha de Dia das Crianças está sustentada em um dos principais pilares do Extra, que é a família. Em um contexto diferente de tudo o que já vivemos, as relações mudaram e passaram a ter um valor ainda maior. Pais, mães e filhos precisaram ressignificar o tempo em casa, tornando os momentos do dia a dia especiais. Nesse Dia das Crianças tão único optamos por resgatar e registrar a importância das pequenas alegrias do dia a dia sob o olhar das crianças e sua imaginação ímpar, enaltecendo a importância do brincar e do sorrir. Além disso, também reforçar os diferenciais do Extra, que está sempre ao lado dos seus clientes para oferecer a melhor jornada de compra para todas as situações: seja na loja, seja no app Clube Extra ou no e-commerce alimentar”, explica Fabiana Mareuse, Gerente de Marketing do Extra.

"A realidade trazida pela pandemia transformou a casa das famílias não somente em escolas, mas também em parques, quadras, teatros e até zoológicos. É que não existe pausa na vontade de brincar de uma criança. Nosso filme é um olhar lúdico dessa nova relação entre pais e filhos, adaptada com boas doses de criatividade e energia de ambas as partes", diz Augusto Coelho, Diretor de Criação da Leo Burnett Tailor Made.

O filme será exibido nos perfis oficiais do Extra no Instagram, Facebook e Youtube.

Ficha Técnica

Agência: Leo Burnett Tailor Made

Campanha: Dia das Crianças

Anunciante: Extra

CCO: Marcelo Reis

VP de criação: Pedro Prado

Diretor geral de criação: Pedro Utzeri

Diretor de criação: Augusto Coelho

Diretora de arte: Fabiane Resende

Redator: Marcelo Henriques

Atendimento: Fabio Brito, Luciana Zappala, Samanta Germano e Carlos Marin

Mídia: - Andrea Hirata, Eder Cortello, Renan Bósio, Fernanda Pereira

Planejamento: Tiago Lara, Joana Dambrós, Ana Vilela, Bruno Olivetti

Aprovação cliente: Othon Vella, Fabiana Mareuse e Victoria Magalhães

Diretora de produção integrada: Maria Fernanda Moura

RTV: Beth Gonçalves, Bruna Alves e Zandra Maria

Artbuyer: Cristiano Godoy

Produtora de filme: Arizona

Coord. Produção: Tainá Jaskulski

Produtora Executiva: Julia Seligmann

Atendimento: Melina Saldanha

Direção: Ricardo Santini

Pós-Produção: Arizona

Coordenador de Pós-Produção: Mario Ubirajara

Motion: Marcelo Meneses

Montador: Ricardo Santini

Correção de cor: Psycho n' Look

Colorista: Marcio Pasqualino

Produtora de som: Tesis

Criação e prodção de trilha: Henrique Racz

Finalização: Edilson Martins e Lucas Weingaertner

Atendimento: Érica De Seta e Maria Vitória Capelasso

 

 

 

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