Shopping Eldorado recebe o inédito Museu das Ilusões

 

 

 

Shopping Eldorado recebe o inédito Museu das Ilusões

Exposição estreia na Grande São Paulo com maior acervo do mundo, além de estar entre os primeiros eventos a receber público devido aos protocolos de saúde

O Shopping Eldorado sedia, pela primeira vez na cidade de São Paulo, o Museu das Ilusões, a partir do dia 10 deste mês de outubro. Instalado em um espaço amplo, de aproximadamente 1.300 m² ao todo no 3º Piso do centro de compras (próximo à Praça de Alimentação), a exposição conta com mais de 60 atrações com experiências divertidas e ilusões de ótica, que irão brincar com o cérebro e com a razão. Sabe aquela situação que causa na gente uma chacoalhada no cérebro, para ver se realmente temos certeza do que vemos?! Essa é uma das diversas sensações que o Museu das Ilusões se põe a provocar em seu público, além de muitos risos e desafios às nossas certezas (muitas vezes, definidas por nossos padrões mentais).

“Sediar essa mostra é uma maneira de nos reencontrarmos presencialmente com nosso público, que pode visitar nossas instalações com toda a segurança e higienização. É uma maneira de oferecermos entretenimento exclusivo, inédito e de qualidade para todos os que desejarem viver essa experiência imperdível”, comenta Lilian Piva, gerente de Marketing do Shopping Eldorado.

Com curadoria do físico e professor Julio Abdalla e do empresário Paulo Zimmermann, o Museu das Ilusões foi inspirado nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo. A atração traz pela primeira vez a São Paulo o maior acervo do mundo em ilusão ótica do mundo, com experiências divertidas, que intrigam o público e a lógica. No formato itinerante, o museu foi lançando em julho de 2019, para depois percorrer as principais cidades do país. Além de entreter o público com momentos fora da realidade, de forma lúdica e interativa, o museu traz conhecimentos sobre ilusões visuais, mensagens subliminares e a relação entre tempo, espaço e consciência.

O físico e professor Julio Abdalla, curador da maior exposição científica itinerante do Brasil: ExperCiência e diretor de uma rede de escolas ressalta seu amor pela mostra. “Desde sempre fui apaixonado pela física e pela mente e sempre senti falta de oportunidades de vivência experimental aos estudantes do Brasil. Viajando por alguns museus de ciências pelo mundo, sempre questionei o porquê não oferecer experiências similares às pessoas de meu país: aí nasceu o Museu das Ilusões, que ficou incrível e agora para o Shopping Eldorado, já soma a maior coleção de ilusão de óptica do mundo”, afirma Abdalla.

Acervo

Além das peças que iniciaram o projeto como o Poço do Infinito, Cadeira 3D, Sala dos Gigantes, Guarda Chuva, Casa Invertida, Seis de Mim, Juntos e Misturados, entre outras, para a instalação do Shopping Eldorado, foram construídas várias peças novas como o Vaso ou Faces, Duplo Cone, Espelhos de Transformação, entre outras novidades. O Museu das Ilusões também recebeu algumas obras de artistas plásticos como a peça “Emoções” do artista Pitu, de Minas Gerais; “Animais” e “Gandhi” do artista Robison da Silva; grafite de Tiago Ots e imagens 3D do cenógrafo Sandro Gomes.

Ilusões de ótica

As ilusões têm uma longa história, indo até os antigos gregos. Em 350 AC, Aristóteles observou que “nossos sentidos podem ser confiáveis, mas podem ser facilmente enganados”. A partir de um experimento simples, ele notou que, ao observamos uma cachoeira e desviar o olhar para rochas estáticas, as rochas parecerão se mover na direção oposta do fluxo de água, um efeito que agora chamamos de "efeitos posteriores do movimento".

O sistema visual humano pode ser dividido em duas partes: fisiológico e cognitivo. Não vemos o mundo apenas com nossos olhos, mas também com o cérebro, que é o responsável por captar as informações ao nosso redor e dar algum sentido a elas.
Uma escola de pensamento sugere que algumas ilusões destacam a maneira como o cérebro tenta constantemente e de forma rápida prever o que vai acontecer. Tentamos prever o futuro para compensar o pequeno atraso entre um evento e nossa percepção consciente dele. A luz dessas palavras que você está lendo tem que chegar ao seu olho, antes que um sinal viaje para o cérebro para ser processado - isso leva tempo, o que significa que o mundo que você percebe é ligeiramente no passado. Acredita-se que o cérebro pode fazer previsões sobre o ambiente ao seu redor para tentar perceber o presente.

Sobre o Shopping Eldorado

O Shopping Eldorado, administrado pela rede Ancar Ivanhoe, foi o terceiro shopping inaugurado em São Paulo e até hoje conta com a fidelidade de seus consumidores. Localizado na zona oeste, à beira da Marginal Pinheiros, o Shopping Eldorado está entre as áreas mais privilegiadas da capital. Com 350 lojas, sendo 7 âncoras e 7 megalojas, o empreendimento apresenta mix variado e qualificado, é um dos shoppings mais completos da cidade no que se refere à gastronomia, lazer, moda e serviços, com 3 praças de alimentação de 1500 lugares, terraço gourmet com 17 restaurantes e 9 salas de cinema.

Conheça mais em https://www.shoppingeldorado.com.br.

Para ficar informado das promoções, descontos e vantagens que o Shopping Eldorado disponibiliza, baixe o aplicativo do empreendimento, O aplicativo está disponível para IOS e Android e pode ser adquirido gratuitamente.

Sobre a Ancar Ivanhoe

Pioneira no setor de shopping centers, a Ancar Ivanhoe é uma das líderes do mercado, com mais de 40 anos de atuação. Sua história teve início na década de 70, quando ingressou na indústria como uma das responsáveis pelo desenvolvimento do segundo shopping construído no Brasil: o Conjunto Nacional Brasília. Em 2006, associou-se à canadense Ivanhoe Cambridge, líder global de serviços imobiliários, e continuou sua trajetória em constante expansão. Após 10 anos dessa parceria de sucesso, a Ancar Ivanhoe tornou-se uma das cinco maiores empreendedoras e administradoras de shopping center do Brasil, presente nas cinco regiões do país, com 24 empreendimentos em seu portfólio, entre shoppings em operação e em desenvolvimento. Para mais informações, acesse www.ancarivanhoe.com.br

Serviço:

Shopping Eldorado recebe inédito Museu das Ilusões

Data: a partir de 10 de outubro de 2020

Horário: terça-feira a domingo, das 12h às 20h. nesta segunda, 12 de outubro, funcionará

Local: 3º Piso, próximo à Praça de Alimentação

Valor dos Ingressos: R$ 50,00 inteira e R$ 25,00 meia entrada

Venda: Ingressos à venda no local ou pela Eventim: www.eventim.com.br

Descontos promocionais para grupos e famílias com três pessoas ou mais:

- 3 pessoas – R$ 75,00

- 4 pessoas – R$ 100,00

- 5 pessoas – R$ 125,00

- 6 pessoas – R$ 150,00

Informações para escolas e excursões – Fechamento de grupos maiores de 20 pessoas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 99981-4198.

 

 

 

 

Add a comment

Industria paranaense de vestuário investe em infraestrutura e amplia atuação para outros estados

 

 

 

Industria paranaense de vestuário investe em infraestrutura e amplia atuação para outros estados

Spaço Vagun, localizada no Bairro Boqueirão em Curitiba, usou da pandemia para reestruturar a empresa e abrir novas frentes de negócios

Atuando desde 1995 em Curitiba, a indústria de vestuário Spaço Vagun ampliou sua área têxtil, criando um moderno centro de inovação, com a construção de mais de 1.000m², totalizando 3.500m² de área construída. Mesmo num ano não favorável para o setor, a empresa está otimista com os próximos meses e investe em novas ações.

A história da Spaço Vagun mostra um crescimento constante e cauteloso. A indústria iniciou as atividades em uma garagem de uma casa da Cohab. Aos poucos foi crescendo até que em 2006 construiu um novo espaço totalmente automatizado. “Começamos nossa atividade com a produção exclusiva de calças jeans, hoje oferecemos ao cliente um mix de produtos, de variedade de tecidos, cortes, modelos e tamanhos. Toda a criação é desenvolvida internamente, sendo nossos estilistas responsáveis por todo o design do produto”, explica Mario Guimarães, CEO da Spaço Vagun.

A indústria trabalha no regime de pronta entrega para revendedores e lojistas. “Contamos com uma carteira de aproximadamente 1.500 clientes, em Curitiba e Região Metropolitana, atendendo num raio de 200 km com pequenas lojas”, salienta Guimarães. Com a ampliação do polo industrial, a perspectiva da Spaço Vagun é de ampliar o atendimento para outros estados, iniciando pelo Sul e São Paulo.

Para ampliação da área industrial foram investidos em torno de R$ 1,8 milhões, contratação de novos colaboradores e equipamentos a base da Industria 4.0. “Mesmo num ano atípico, optamos em investir no crescimento da empresa. Passamos o primeiro trimestre de 2020 com perda no faturamento de 12%. Temos a expectativa de alcançar, no último trimestre do ano, o mesmo resultado de 2019 que foi um acréscimo de 10% das vendas”, reforça Guimarães.

Para a nova linha de produção foram contratados mais 20 funcionários, com previsões de novos recrutamentos. “Pensamos ainda numa ampliação em 2021 nessa linha adquirida. Para isso estamos em testes e a previsão é dobrar a produção com a aquisição de novos equipamentos”, pontua.

Segundo Guimarães, com a pandemia, a estrutura dos negócios foi alterada. As empresas precisaram se reinventar, procurar novos canais de vendas, investir em representações e em pronta entrega. Cada qual com um plano diferenciado para sobreviver no mercado. “A nossa ideia é crescer, e fizemos desse período pandêmico a oportunidade de avançar. Em 2019, compramos equipamentos de corte totalmente automatizado com um aporte de R$1,5 milhões. Nosso foco é sempre produtos de alta qualidade e comprometimento com nossos clientes. Precisamos sempre olhar para o futuro e nos desenvolvermos”, salienta.

 

 

 

Add a comment

ESIC Internacional oferece orientação e planejamento gratuito de carreira

 

 

 

ESIC Internacional oferece orientação e planejamento gratuito de carreira

O Counseling de Carreira direciona o profissional para os próximos passos profissionais e ajuda a planejar sua carreira de acordo com os objetivos pessoais

A ESIC Internacional oferece gratuitamente em Curitiba o serviço de Counseling de Carreira para alunos e a comunidade. O trabalho, que é feito em três etapas, contempla testes de aptidão e personalidade, que avaliam a vocação e perfil comportamental do profissional, uma segunda etapa de planejamento e uma entrevista com o consultor de carreira da instituição.

Counseling é uma palavra de origem inglesa, que significa aconselhamento, e tem como objetivo ajudar a pessoa a fazer escolhas acertadas no âmbito profissional. O serviço pode ser realizado por profissionais de todas as idades e etapas da carreira, desde estudantes que ainda irão dar os primeiros passos, até profissionais que já tem caminho trilhado, mas que estão buscando redirecionamento ou aprimoramento.

Segundo o consultor de carreira da instituição, Alexandre Weiler, o atual momento que estamos vivendo pela pandemia da COVID-19 traz uma preocupação maior com o futuro profissional. “Estamos acompanhando uma transformação global, tanto nas empresas quanto nas qualidades e skills profissionais exigidas pelo mercado. Saber onde se quer chegar é essencial para aprimorar as habilidades e estar preparado para enfrentar as exigências do futuro”, afirma.

As três etapas duram, em média, de 30 a 40 minutos cada, e o profissional recebe uma análise e direcionamento da carreira, com base nos seus objetivos profissionais. O processo de participação é extremamente facilitado, basta agendar o Counseling de Carreira entrando em contato com o Departamento de Atenção ao Aluno e ao Candidato - DAAC, no telefone (41) 3094-7775, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Não há nenhum tipo de restrição.

 

 

 

Add a comment

Dia Mundial da Lavagem de Mãos: segundo estudo, lavar as mãos pode reduzir em até 69% a transmissão de vírus e bactérias, como o coronavírus

 

 

 

Dia Mundial da Lavagem de Mãos: segundo estudo, lavar as mãos pode reduzir em até 69% a transmissão de vírus e bactérias, como o coronavírus

Comemorado em mais de 85 países, o dia 15 de outubro é o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, criado com o intuito de ensinar a população a forma correta de fazer a higiene das mãos e evitar, de forma simples, 40% da incidência de infecções e doenças - segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge, publicado na revista Risk Analysis, analisou como a melhor higiene pessoal pode afetar a taxa de transmissão de doenças, em especial nos aeroportos, para evitar a disseminação global de epidemias: aumentando o envolvimento dos viajantes com a higiene, os pesquisadores estimam que uma pandemia potencial, como a do coronavírus, pode ser inibida de 24% a 69%. Ainda, se a lavagem de mãos fosse o foco de uma estratégia de mitigação da doença em dez principais aeroportos do mundo, o risco de uma pandemia poderia cair potencialmente em até 37%.

O especialista em bacteriologia do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas de Curitiba, Marcos Kozlowski, explica que cuidados básicos, como lavar as mãos antes de ingerir alimentos e depois que usar o banheiro, são essenciais para evitar doenças e, consequentemente, salvar de vidas. “Também é necessário lavar as mãos sempre que estiverem visivelmente sujas, depois de pegar no dinheiro, antes de comer, depois de mexer com animais, usar o banheiro, usar o transporte público e antes de mexer em bebês”, explica.

Kozlowski comenta que lavar as mãos também reduz o risco de contágio de doenças como hepatite B e meningite. “É importante higienizá-las de forma correta, com água limpa e sabonete. Esfregar a palma e o dorso das mãos e também entre os dedos, por pelo menos 40 segundos. Além disso, o álcool 70 pode substituir a lavagem e também pode ser usado para a limpeza das mãos, pois ele tem propriedades microbicidas eficazes para eliminar os germes mais frequentes que causam infecções”, alerta. Segundo a OMS, o tempo necessário para eliminar os germes é de 40 a 60 segundos, com água e sabonete, e de 20 a 30 segundos com preparações alcoólicas, como o álcool gel.

Segundo estudo realizado pela Michigan State University, nos Estados Unidos, apenas 5% das pessoas lavam as mãos corretamente. O estudo foi baseado na observação do comportamento de 3.749 pessoas em banheiros públicos: 33% não usaram sabonete, 10% sequer lavaram as mãos e apenas 5% lavaram as mãos por tempo suficiente para eliminar todos os germes causadores de doenças.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a diarreia e desidratação são consideradas uma das cinco maiores causas de morte em crianças abaixo de 2 anos no mundo, e o habito de lavar as mãos corretamente pode reduzir o número de mortes relacionadas a diarreia em mais de 40% e os casos de doenças respiratórias agudas em 25%.

 

 

 

Add a comment

Movimento UMA debate sobre efeitos da pandemia na prevenção do câncer de mama

 

 

 

Movimento UMA debate sobre efeitos da pandemia na prevenção do câncer de mama

Saúde e bem-estar da mulher estão entre os eixos temáticos do Movimento UMA, cuja proposta é refletir sobre as causas das mulheres e encontrar soluções concretas para essas questões

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE, encomendado pela empresa farmacêutica Pfizer, aponta que 62% das mulheres deixaram de ir ao ginecologista ou ao mastologista por conta da pandemia do novo Coronavírus. Essa porcentagem aumenta para 73% entre aquelas com idade igual ou maior que 60 anos. Grande parte das 1400 entrevistadas, mulheres a partir dos 20 anos de idade, das classes A, B e C, disseram que estão esperando o fim da pandemia para colocar em dia exames como a mamografia, que permite detectar precocemente o câncer de mama.

Na opinião de Macarcy de Fatima Bernardini Engelbert, presidente voluntária da Amigas da Mama, a medida de isolamento social, imposta pela Covid-19, é um fator que está reduzindo a realização de exames em 2020. “A previsão do Ministério da Saúde de realizar 300 mil mamografias em 2020 não será concretizada. Até agora, o número de mamografias não chegou a 150 mil no Paraná”, diz.

Dados nacionais, disponibilizados pelo Ministério da Saúde, apontam para a realização, de janeiro a julho deste ano, de um 1,1 milhão de exames contra 2,1 milhões no mesmo período de 2019.

No entanto, o controle do câncer de mama por meio da detecção precoce é fundamental. “Quanto mais cedo um tumor invasivo é detectado, maior a probabilidade de cura”, comenta Catarina Harue, diretora da Policlínica Capão Raso, integrante do MEX Brasil e líder do Comitê de Saúde do Grupo Mulheres do Brasil.

Ela ressalta ainda que, por essa razão, a conscientização sobre a importância do Outubro Rosa, mês da conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e de ações correlatas como o Movimento UMA. “O câncer de mama é hoje um relevante problema de saúde pública. É a neoplasia maligna mais incidente em mulheres na maior parte do mundo. Estatísticas mundiais do Globocan 2018, estimam que haverá 2,1 milhões de casos novos de câncer e 627 mil óbitos pela doença. Já dados do Instituto Nacional revelam que, para 2020, 66.280 novos casos de câncer de mama estão previstos”, afirma.

Na opinião dela, o Movimento UMA, que traz a saúde e o bem-estar da mulher como um dos seus eixos temáticos, vem ao encontro com a Política Nacional de Controle do Câncer em 2005, atualizada em 2013, ao lado da estruturação do Plano de Enfrentamento das DCNT, cujo controle do câncer de mama é prioridade. Entre as estratégias de confronto a essa doença estão: ampliar o acesso à mamografia para mulheres de 50 a 69 anos; diagnóstico precoce; qualidade da mamografia; garantir o acesso das mulheres com lesões suspeitas ao imediato esclarecimento diagnóstico; tratamento oportuno e de qualidade, expandir e qualificar a rede de tratamento do câncer; comunicação e mobilização social (desenvolver estratégias para difundir informações e mobilização social relativas à prevenção e detecção precoce do câncer de mama); e divulgar à comunidade as ações de promoção, prevenção e cuidados relacionados ao paciente, e as informações epidemiológicas sobre o câncer.

Como prevenir-se do Câncer de Mama

Catarina Harue informa ainda que alguns fatores ambientais aumentam a probabilidade de desenvolvimento do câncer de mama: reposição hormonal, ingestão de bebidas alcoólicas, excesso de gordura corporal, radiação ionizante em tórax e uso de tabaco. Além disso, a prática regular de atividade física e a amamentação, são formas de se proteger do câncer de mama.

“Fugir do sedentarismo reduz a gordura corporal, promove o equilíbrio dos níveis de hormônios circulantes, como a insulina e os hormônios sexuais, limita a inflamação e fortalece as defesas do corpo, diminuindo o risco de câncer de mama. Já amamentar é uma das formas da mãe proteger-se do câncer de mama, em todas as fases da vida. Quanto maior o tempo de aleitamento materno, maior o benefício”, conclui.

Movimento UMA e o câncer de mama

O Movimento UMA surgiu na esteira do Outubro Rosa. A preocupação com o câncer de mama, que mais acomete as mulheres no país – exceto os tumores de pele não melanoma - é também o que mais tira vidas: os dados mais recentes do INCA apontam que mais de 17.500 mulheres morreram em virtude do câncer de mama.

Para Regina Arns, idealizadora do Movimento UMA, é Presidente do MEX Brasil, Diretora da Lapidus Network e líder do Núcleo Curitiba do Grupo Mulheres do Brasil explica que enxergou no Outubro Rosa uma oportunidade para refletir sobre outras questões que também são urgentes para o bem-estar do público feminino, que vão além da saúde física. “O Movimento UMA vai reforçar a urgência dos temas da Mulher na agenda, como ações mais efetivas para o enfrentamento do câncer de mama”, relata.

Além de Regina Arns, Silvana Pampu, gerente de Recursos Humanos na Renault do Brasil e Ana Rojas, executiva da Volvo, são as heads do Movimento UMA, que iniciou no dia 6 de outubro e é 100% voluntário. O objetivo é compartilhar as iniciativas e ações de cada uma das organizações apoiadoras das causas da Mulher e, principalmente, dar espaço para o desenvolvimento de eventos conjuntos, com vistas a encontrar soluções concretas para essas questões.

Todos os eventos serão conduzidos por nomes locais e personalidades do cenário nacional. As iniciativas, por conta da pandemia que ainda restringe o convívio social, serão totalmente on-line, com agenda divulgada previamente nas redes sociais do Movimento UMA e no hotsite:www.movimentouma.com.br.

Programação de 13 a 15 de outubro

13 de outubro – 19h:

Tema da live: Seja PROTAGONISTA da sua vida!! VOCÊ PODE!!

Mediadoras: Mediadoras: Angela Zanlorezi (Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer),

Lênia Luz (fundadora do Empreendedorismo Rosa e líder do Comitê do Empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil, núcleo Curitiba) e Luciana Veronese (Presidente Seção PR da Confraria Amigas do Vinho).

14 de outubro – 19h:

O câncer de mama e os direitos da paciente oncológica

Mediadoras: Gladys Haluch (fundadora e secretária da Voluntária da Amigas da Mama) e Luciana Sbrissia Bega (Secretária Geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná).

15 de outubro – 19h:

Mulheres (in)visíveis: direito de ocupar espaços públicos, privados e virtuais sem medo

Mediadoras: Claudia Trancozo (Comitê de gestão do grupo Jurídico de Saias) e Vanessa Romankiv (fundadora da Tech Ladies).

 

 

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos