Café da manhã pode ajudar no rendimento escolar

Café da manhã pode ajudar no rendimento escolar 

A criança sai da cama, vai ao banheiro, veste o uniforme e segue para a escola. Infelizmente, pular o café da manhã faz parte da rotina de muitos jovens. Conforme um estudo da Cardiff University, do Reino Unido, uma refeição saudável e completa logo cedo interfere diretamente no rendimento escolar do aluno. Durante 10 anos, os pesquisadores acompanharam cinco mil estudantes britânicos e perceberam que as crianças que se alimentavam bem no café da manhã tinham um desempenho duas vezes melhor do que os alunos que não tinham o hábito de fazer a refeição ou que comiam mal. “Aqui na escola, o Clube de Matemática também fez uma pesquisa com nossos estudantes e constatou que 70% deles não tomam café", conta a pedagoga Carolina Pereira Frizon, coordenadora pedagógica da Atuação.

Por isso, após o resultado, a escola decidiu, nas semanas que antecedem as provas e também no dia delas, servir um pequeno lanche – chá com bolachas – para todos os alunos antes do início da primeira aula do dia. "Inúmeros estudos já comprovaram que crianças habituadas à refeição matinal apresentam maior capacidade de concentração, memorização e disposição para aprender, o que aumenta seu rendimento escolar", explica a pedagoga. A ideia é que eles se fortaleçam e consigam aprender melhor depois de terem se alimentado.

Com a correria do dia a dia e o desejo de ficar na cama por mais alguns minutinhos, muitos se esquecem da importância do café da manhã. Depois de um período de jejum durante o sono, o corpo precisa de energia para desempenhar as tarefas do dia. Além de diversos benefícios para a saúde e para o humor, a refeição ainda cria um momento especial de socialização. “Já notamos diferença no comportamento dos alunos. Eles despertam com mais rapidez e logo estão dispostos a realizar os afazeres escolares. Pode parecer um gesto pequeno, mas essa mudança de hábitos é fundamental para proporcionar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para nossos jovens".

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Instituto Legado traz a Curitiba especialista em Captação de Recursos e realiza dia de treinamento sobre tema

Instituto Legado traz a Curitiba especialista em Captação de Recursos e realiza dia de treinamento sobre tema 

Marcelo Estraviz ministra seminário dia 8 de dezembro e fala sobre ações para sustentabilidade financeira de organizações sociais, ambientais e culturais 

O Instituto Legado realiza no dia 8 de dezembro um dia todo de programação voltado à profissionalização de captadores de recursos para o Terceiro Setor. O condutor da programação é Marcelo Estraviz, um dos maiores especialistas do tema no Brasil e que está atualmente em um período sabático na Europa, onde explora as principais inovações na área. O dia de imersão intitulado “Captação de Recursos: da teoria à prática”, é realizado das 9h às 18h, com intervalo de almoço das 12h às 13h, no Legado SocialWorking. As vagas são limitadas a 40 lugares e as inscrições devem ser feitas pela plataforma online disponível no site do instituto. A programação é destinada a gestores de organizações sociais, empreendedores sociais e captadores de recursos além de advogados, contadores, administradores e estudantes dessas áreas.

A profissionalização em captação e o gerenciamento de atividades de mobilização de recursos é um dos desafios atuais mais relevantes para o empreendedorismo social brasileiro. Por meio de trabalhos em grupo, casos práticos e exposição de teorias, o treinamento apresenta ferramentas para a criação ou aperfeiçoamento de um departamento de captação de recursos nas organizações sem fins lucrativos. Também serão apresentadas as principais atividades e técnicas para que uma organização inicie um planejamento estruturado em mobilização de recursos, com a colaboração de aliados e futuros parceiros. “Nossa experiência com as organizações sociais de Curitiba tem mostrado o quanto a dificuldade de captação de recursos pode limitar o impacto social dessas iniciativas transformadoras; por isso, o Instituto Legado tem investido na criação de ambientes e condições para que os empreendedores sociais superem essa dificuldade”, comenta James Marins, presidente do Instituto Legado.

Sobre Marcelo Estraviz

Presidente do Instituto Doar, empreendedor social, palestrante e escritor, é fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e conselheiro do Greenpeace, da Cidade Democrática e do Instituto Filantropia. Coautor do livro “Captação de diferentes recursos para organizações da sociedade civil”, autor de “Um dia de captador” e “Pause”. Criador do #diadedoar e da iniciativa certificadora de ONGs, já capacitou em mobilização e captação de recursos mais de 20 mil pessoas em 18 estados brasileiros e em três países da América Latina.

Sobre o Instituto Legado

O Instituto Legado acredita que o Empreendedorismo Social é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento econômico e se propõe a ampliar o impacto de iniciativas sociais, causar transformações e deixar um legado. Atua em três frentes estratégicas: Capacitação, Educação Formal e Fortalecimento de Rede. A capacitação é executada por meio do Projeto Legado, um programa de aceleração que seleciona, capacita, conecta e investe em organizações sociais de alto potencial de impacto. Realizado desde 2011, o Projeto já apoiou 80 organizações. A segunda frente é a Educação Formal que, em parceria com a FAE Business School e o Amani Institute estruturou a primeira pós-graduação em empreendedorismo e negócios sociais do Sul do Brasil. A terceira frente é o Fortalecimento de Rede, que promove e apoia ações sobre Empreendedorismo, Inovação, Negócios Sociais e Investimento de Impacto com a intenção de tornar Curitiba pólo de discussões de relevância nacional e internacional e recentemente criou o SocialWorking, um coworking exclusivo para negócios sociais.

Palestra sobre Captação de Recursos com Marcelo Estraviz

Inscrições:  http://institutolegado.org/cursos 

Valores

·         R$ 200,00 (para integrantes da Rede Legado);

·         Primeiro lote a R$ 300,00 (para público em geral);

·         Segundo lote a R$ 400,00 (para público em geral).

 

Legado SocialWorking 

Rua São Pedro, 696 - Cabral

(41) 3503-2812

http://institutolegado.org

www.facebook.com/InstitutoLegado

 

Confira o conteúdo do seminário:

·         1. Especificidades da mobilização de recursos nas organizações e projetos sociais
– A importância da mobilização de recursos dentro da organização
– Requisitos mínimos antes de começar a captar

·        2. Características dos diversos tipos de doadores e investidores: empresas, governos, fundações e indivíduos

·        3. Gerenciamento do “mix” de financiadores
– Quais as principais fontes de recursos
– Como conseguir melhor desempenho com cada um deles

·        4. Planejamento de estratégias e campanhas de captação
– Definição de estratégias e metas
– Mensuração das necessidades de arrecadação

·        5. Metodologias e técnicas de formação, contratação e treinamento de equipes e de captadores de recursos: como contratá-lo(s), como remunerá-lo(s), como manter a motivação e qual o melhor perfil

·        6. Novas tendências e ferramentas de captação de recursos
– Crowdfunding
– Mídias sociais
– Face-to-face

·        7. Técnicas de negociação e de apresentação de projetos e organizações com foco social
– Alta performance em negociações com empresas
– Como fazer e conduzir uma reunião
– O que dizer, o que não dizer e como dizer
– Técnicas de vendas adaptadas ao Terceiro Setor

·        8. A nova captação
– O que é a velha (e boa) captação
– Os 3 eixos: Pessoas, tecnologia e processos
– O objetivo se expandiu: dinheiro e aliados

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Valorização imobiliária na região norte de Curitiba

Valorização imobiliária na região norte de Curitiba

Crescimento de bairros como Atuba, Tingui, Boa Vista e Santa Cândida garante maior oferta de serviços e qualidade de vida aos moradores 

A região norte de Curitiba é uma área que vem em amplo crescimento imobiliário, com muitos lançamentos em bairros como Atuba, Tingui, Boa Vista e Santa Cândida, que impulsionaram um aumento habitacional. As construtoras e incorporadoras que tiveram feeling de mercado nos últimos anos adquiriram áreas e ergueram grandes condomínios. Hoje, habitados, os novos prédios proporcionaram um incremento nos serviços, propiciando mais comodidade e qualidade de vida aos moradores. 

A inauguração de dois novos shoppings, o imenso Jockey Plaza e o Shopping Atuba, ambos em obras, deverão valorizar ainda mais a região, afirma o gerente regional da PDG, Felipe Sebben. “Empreendimentos desse porte promovem melhorias, seja viária ou oferta de comércio e serviços, e agrega valor ao seu entorno”, diz. A PDG está entre as construtoras e incorporadoras que perceberam a demanda reprimida e potenciais clientes no setor norte da cidade e voltaram-se para a região. “Investimos no potencial dela e lançamos o residencial Village Paraná, que hoje está pronto para morar. É o tipo de empreendimento completo, para toda a família, que é um perfil que o curitibano busca cada vez mais.” 

O Village Paraná está localizado no bairro Atuba e pode ser adquirido por meio de recursos do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Atualmente há 40 unidades disponíveis no residencial, prontas para morar, com preço a partir de R$ 175 mil. O empreendimento fica na Linha Verde, próximo ao Trevo do Atuba, e uma das grandes vantagens do empreendimento é a facilidade de acesso a todas as regiões da capital, região metropolitana e litoral. É vizinho a shoppings, bancos, padarias, escolas, farmácias, supermercados, hospitais e grandes redes de lojas. 

Os apartamentos do Village Paraná têm de 53 a 61 metros quadrados de área útil, com 2 ou 3 dormitórios, ambas as plantas com 1 suíte e 1 vaga de garagem cada. A área de lazer é ampla e há muita área verde em seu entorno. Morar no Village Paraná é como ter um clube no quintal de casa. Tem churrasqueiras cobertas, salões de festas adulto e infantil, playground, quadras, piscinas adulto e infantil, deck molhado, praças, espaços de jogos, sala de estudos, fitness e brinquedoteca.

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Ação gratuita no final de semana tem o objetivo de alertar sobre a diabetes

Ação gratuita no final de semana tem o objetivo de alertar sobre a diabetes 

O Dia Mundial da Diabetes, lembrado em 14 de novembro, já passou, mas o alerta continua e terá atenção especial neste final de semana. A equipe da clínica popular Clip vai estar na sexta-feira e sábado (dias 25 e 26) com a sua unidade móvel em frente ao hipermercado Carrefour Champagnat.  Quem passar por lá, das 9h às 17h vai poder fazer medição de sinais vitais e exame de glicemia gratuitos. Além disso, a equipe estará dando informações e folheto explicativo sobre o diabetes. 

De acordo com o endocrinologista da Clínica Clip, Gustavo Dissenha, ainda há muita confusão sobre o diabetes, suas causas, consequências, diagnóstico e tratamento. “Não podemos nunca esquecer os fatores de pré-disposição para a doença e de fazer exames regularmente, pois a descoberta precoce é fundamental para evitar consequências graves como AVC, problemas de retina, entre outros”, alerta o médico. 

Confira abaixo 10 informações que você precisa saber sobre a diabetes: 

1 - O Diabetes tipo 1 pode acometer pessoas em qualquer faixa etária, porém é  mais comum em pessoas jovens e crianças. 

2 - O Diabetes tipo 1 NÃO tem relação com falta de atividade física e obesidade. Sintomas como: perda de peso, cansaço, sede e aumento do volume urinário ocorrem nos primeiros estágios da doença e o tratamento requer o uso precoce de insulina. 

3 – O Diabetes tipo 2 é uma doença que se instala de maneira silenciosa. É comum que pessoas com esse tipo de diabetes não tenham sintomas no início da doença. 

4 - Pessoas que possuem fatores de risco para o diabetes tipo 2 devem procurar um médico para fazer exames de rastreio. 

5 – Os principais fatores de risco para Diabetes tipo 2 São:  sobrepeso, obesidade, falta de atividade física regular  e histórico de diabetes na família. 

6 - Pessoas com diabetes tipo 2 devem ser tratadas precocemente, na fase em que ainda não há sintomas, para evitar consequências como: infarto, avc, insuficiência renal, problemas na retina, entre outros. 

7 - O controle da pressão arterial, colesterol alto e do tabagismo são fundamentais para diminuir os riscos associados ao diabetes.  

8 - O diagnóstico de diabetes é possível através de três exames: glicemia em jejum, hemoglobina glicada e teste oral de tolerância à glicose.  

9 – Existe também a pré-diabetes, que é quando os níveis de açúcar (glicemia) estão começando a ficar elevados, e os níveis de insulina também. Geralmente, nestes casos, a orientação é no sentido de mudar hábitos de vida para ter alimentação mais saudável e fazer exercícios físicos. 

10 – O diagnóstico precoce é muito importante! Faça exames periodicamente. 

Clip - Clínica para todos 

A CLIP atua em 17 especialidades da área médica – dentre elas a endocrinologia - e quase 10 tipos de exames. Na prática, os preços de consultas e exames praticados na CLIP são, em média, menores que a metade do valor de particulares. Além disso, não há mensalidade ou qualquer tipo de vínculo. Os atendimentos são realizados mediante agendamento pelo site, telefone ou pessoalmente. Em média, a demora para conseguir uma consulta ou exame não ultrapassa uma semana, sem filas.  

São duas unidades em Curitiba e uma em Maringá. “A ideia é proporcionar para a população uma opção de saúde que vá de encontro com as suas condições, ou seja, que seja ágil e ao mesmo tempo, tenha preços acessíveis”, comenta Thiago Madureira, um dos sócios. 

Serviço:

Unidade móvel da Clip no Carrefour Champagnat

Orientações sobre o diabetes, medição dos sinais vitais e teste de glicemia gratuitos

Quando? 25 e 26 de novembro (sexta e sábado)

Horário? Das 9h às 17h 

Endereço? Rua Dep. Heitor Alencar Furtado, 1210

Clínica Clip

www.clinicaclip.com.br

Fone: (41) 3090-6050

 

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BPM Day propõe repensar processos e decisões nas empresas

BPM Day propõe repensar processos e decisões nas empresas

Evento acontece em Curitiba no próximo dia 29 com apresentação de cases; Encontro é aberto ao público 

Na próxima terça-feira (29) acontece a 7ª edição do BPM Day Curitiba, evento que tem por objetivo discutir a importância da mudança dos processos e tomadas de decisão nas empresas, buscando reduzir custos e aumentar a produtividade, sem demissões. Com o aumento das startups e os avanços tecnológicos que são desenvolvidos constantemente, as empresas precisam se adaptar a esse novo cenário.   

Durante o evento serão apresentados cases de implantação do chamado Business Process Management (BPM) ou ‘gestão de negócios por meio de processos’ nas empresas.  Esse modelo de gestão defende uma visão holística da organização sob a perspectiva do cliente (se colocar na fila de atendimento, por exemplo) gerando soluções práticas e viáveis. 

De acordo com o coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Faculdade Opet e da Pós Graduação em BPM, Cézar  Azevedo, esse tipo de evento é essencial para mudar paradigmas que não funcionam mais no mundo corporativo. “As organizações precisam ser mais eficientes e com melhores práticas, somente assim conseguirão sobreviver em um universo tão competitivo e dinâmico”, afirma. 

O coordenador irá apresentar o case de sucesso da Opet, que reduziu para menos de 10% o percentual de evasão dos cursos de tecnologia, utilizando o conceito de BPM. “Atualizamos os cursos acrescentando muita prática e fazendo com que o aluno saia da faculdade  apto para o mercado, tanto formal quanto empreendedor”, ressalta Azevedo. Um exemplo da inovação proposta foi  substituir o TCC formal e por programas de certificação durante o curso que avaliam o conhecimento técnico e também pela implementação de um projeto de empreendedorismo, em formato de uma startup. 

O evento é gratuito e aberto ao público. Inscrições devem ser feitas neste link. 

Serviço:

BPM Day

Data: 29/11

Horário: das 08h às 17h

Local: Centro de Eventos da FIEP - Avenida Comendador Franco, 1342 - Jardim Botânico, Curitiba - PR

Inscrições: https://www.sympla.com.br/bpm-day-curitiba-2016__94138

 

Programação:

08h00 às 08h30 - Recepção 

08h30 às 08:35 -  Abertura por Elmo Martins - Organizador do Evento

08h35 às 08h50 - Institucional FIEP

08h50 às 09h10 - Institucional ABPMP 

                          Expositor: Michel Fernandes, CBPP Blue Seal - Gestor Regional da ABPMP para o Paraná

09h10 às 10h00 - FIEP: Estratégia Coporativa e o impacto nos processos de negócios

10h00 às 10h10 - Café Relacionamento

10h10 às 11h00 - Case Projeto de Transformação com tecnologia BPM da LECOM

11h00 às 11h10 - Café Relacionamento

11h10 às 12h00 - Case Governança/Inovação da Elogroup

12h00 às 13h30 - Almoço livre



13h30 às 14h20 - Case Implantação de Escritório de Processos na FIBRA.

                          Palestrantes: Marcos Adlich dos Santos - Gerência de Informações e Processos

14h20 às 14h30 - Café de Relacionamento

14h30 às 15h20 - Case Disrupção no Ensino de Tecnologia da Informação

                          Palestrante: Cezar Essenfelder de Azevedo - Gestor dos Cursos de Tecnologia da Informação

15h20 às 16h10 - Case Neuroplasticidade do Processo na VIVO

                          Palestrante: Jucielle Ramos Nascimento, CBPP Blue Seal - Especialista 

16h10 às 16h20 - Café de Relacionamento

16h20 às 16h50 - Mesa redonda

                          Mediador: Michel Fernandes, CBPP Blue Seal - Gestor Regional da ABPMP para o Paraná

16h50 às 17h00 - Encerramento e sorteio de brindes

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