No sol da Flórida

No sol da Flórida

De férias com a família, a médica Adriana Vidal Schmidt aproveitou o sol da Flórida, em Everglades, Busch Gardens e nas piscinas doDiscovery Cove – parque, que tem como principal atração o dolphin swim, uma experiência de pouco mais de 30 minutos em que você pode alimentar, brincar, nadar e tirar foto com golfinhos. Adriana visitou o espaço na última semana para repor as energias, retornando as atividades na Clínica Adriana Schmidt na última segunda-feira (24). “O clima e os lugares são incríveis, mas o sol faz com que fiquemos ainda mais atentos ao uso do filtro solar!”, diz a médica.

 

Add a comment

Metodologia de ensino triplica o índice de aprendizado em sala de aula

Metodologia de ensino triplica o índice de aprendizado em sala de aula

"Instrução pelos colegas" transforma alunos em agentes ativos de aprendizagem

É comum imaginar que aulas com números e cálculos, como as de física por exemplo, são monótonas e difíceis, certo? Não nas aulas de física do professor José Motta, em Curitiba (PR). Os alunos do Ensino Médio do 2º e 3º ano do Colégio Positivo aprendem com uma metodologia diferente adotada por ele: a peer instruction, ou instrução pelos colegas, em inglês. 

Desenvolvido na Universidade de Harvard pelo professor Erik Mazur, na década de 1990, o método peer instruction reorganiza a sala de aula, tornando o aluno a peça central de aprendizagem e não mais o professor. "Mais do que repassar conceitos, meu papel em sala de aula é questionar e direcionar os alunos. Dessa forma eles buscam a informação e transformam os dados em conhecimento de forma ativa", analisa o professor Motta. Ou seja, em outras palavras, ao invés de apenas decorar a matéria, passa-se a aprender ativamente.

E como funciona esse método na prática? Com uma pergunta no quadro-negro e um clicker (aparelho eletrônico semelhante a um controle remoto) na mão, os alunos reúnem-se em duplas para resolver e responder o problema apresentado. Ao encontrar a solução, eles digitam a resposta no aparelho que envia a informação para o professor. Dessa forma, quando todos os alunos mandam suas respostas, o professor consegue, em tempo real, analisar o índice de acertos da turma. "Se a taxa de acerto ficar em no mínimo 70%, é preciso fazer uma breve explicação da questão e seguir para a próxima questão. Se o índice ficar entre 70% e 30%, a turma deve formar grupos para discutir a solução correta do exercício" explica Erik Mazur. Se o índice de acertos ficar abaixo de 30%, o conteúdo é retomado pelo professor até que as dúvidas sejam sanadas. "A meta é sempre alcançar 100% de acertos para garantir que os alunos estejam todos no mesmo nível", analisa Mazur. 

Pesquisas desenvolvidas pelo criador do método apontaram que o nível de retenção de informação pelos estudantes durante as aulas convencionais é de apenas 20%. Quando a responsabilidade de achar a solução foi repassada aos alunos, esse índice subiu para 60%. A opinião de quem está experimentando a metodologia pela primeira vez é positiva. A aluna Bruna Pauletti, por exemplo, afirma que passou a se interessar mais por física, antes uma matéria temida. "Esse método é eficiente por que prende a nossa atenção e deixa a aula mais dinâmica. Antes eu acabava me distraindo e não aprendia o conteúdo", comenta. Para Gustavo Ramos, colega de sala de Bruna, o uso de tecnologia torna tudo mais dinâmico. "A gente sai da dinâmica tradicional do professor em frente ao quadro e também aumenta o interesse no resultado da questão e no desempenho da turma", afirma ele. A respeito de trabalhar em dupla, ambos têm a mesma opinião - compartilhar conhecimentos é o melhor caminho para dominar o conteúdo. 

Além de compartilhar a responsabilidade com o aluno, a nova metodologia também cobre alguns espaços deixados pelo ensino convencional. Ao discutir a questão com a sua dupla, todos os estudantes da turma têm a chance de tirar dúvidas ou reforçar conceitos naquele momento, algo que o professor nem sempre consegue realizar em uma sala de aula com 30 pessoas, por exemplo. Na opinião de Motta, a instrução pelos colegas oferece vantagens tanto por ser uma abordagem diferenciada e também por individualizar o ensino. "Nem todos aprendem na mesma velocidade e corre-se o risco de deixar para trás alunos que precisam de mais atenção ou até de perder a atenção de alunos que tendem a captar o conteúdo de maneira mais rápida", pondera.  

Add a comment

Quinta-feira tem noite de networking em Curitiba

Quinta-feira tem noite de networking em Curitiba

No dia 27 de agosto, a Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo promove, em parceria com a AMCHAM Brasil | Curitiba, a 13ª edição da Networking Night, a maior feira multissetorial do Paraná. A feira acontece das 16h às 23h, no Expo Unimed Curitiba, e reúne empresários e executivos interessados em fazer novos contatos e conquistar novos clientes, parceiros e fornecedores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.amcham.com.br.

Serviço:
Data: 27 de agosto, das 16h às 23h
Local: Expo Unimed Curitiba - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido
Inscrições: gratuitas no site www.amcham.com.br

Add a comment

Ronald McDonald visita o Hospital Erasto Gaertner

Ronald McDonald visita o Hospital Erasto Gaertner 

No dia 27 de agosto, a Pediatria do Hospital Erasto Gaertner vai receber uma visita especial: o Embaixador da Alegria Ronald McDonald. O personagem, que estará em Curitiba para o McDia Feliz 2015, coordenado nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald, irá desenvolver atividades lúdicas e educativas, em formato de aula para os pacientes.

O show do Ronald tem como tema principal “Hábitos Saudáveis” e abordará assuntos importantes para o desenvolvimento das crianças como cidadãos responsáveis e conscientes no futuro. Cinco tópicos serão trabalhados durante a apresentação, que inclui músicas, mágicas e brincadeiras: O Hábito de Respeitar, O Hábito de Preservar o Meio Ambiente, O Hábito da Leitura, O Hábito da Alimentação Saudável e O Hábito de Praticar Esportes. 

Serviço:

Rede Feminina de Combate ao Câncer – Hospital Erasto Gaertner

R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR

Telefone: (41) 3361-5135 ou (41) 3266-9303.

www.erastogaertner.com.br 

Add a comment

Nova coleção Be Live Store

Nova coleção Be Live Store

Na quinta-feira (20) fui conhecer a nova coleção Primavera Verão da Be Live Store. Amei a loja, super ampla e clean. Sem falar nas peças... LINDAS :D

O evento ainda contou com desfile para mostrar algumas das peças da nova coleção.

Confiram os clicks ;)

 

 

 

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos