Especialista esclarece cinco mitos e verdades sobre o Câncer de Próstata

Especialista esclarece cinco mitos e verdades  sobre o Câncer de Próstata

Com visibilidade maior a cada ano, campanha de Novembro Azul tem levado homens a se consultar, fazer os exames preventivos e evitar riscos de desenvolver a doença. Falta de informação ainda é a maior barreira 

Outubro Rosa e Novembro Azul têm sido campanhas cada vez mais presentes nos últimos anos. A importância é nobre e se justifica, já que o objetivo é o combate ao Câncer de Mama e ao Câncer de Próstata. O INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) estima que 68,8 mil casos foram desenvolvidos em 2014, sendo que, no ano anterior, 13,7 mil homens morreram devido à doença.

Por ter menos tempo, e pela dificuldade natural dos homens em ir ao médico, o Novembro Azul carrega uma dificuldade maior de conscientização. Felizmente, esse cenário tem melhorado, graças também à contribuição das mulheres, que muitas vezes são quem marcam as consultas para os homens de suas famílias.

Para esclarecer as dúvidas que surgem, o professor titular de Urologia da PUC-PR e presidente eleito da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) Fernando Meyer explica cinco mitos e verdades sobre o câncer de próstata. 

2º tipo de câncer mais comum no Brasil

No Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. “Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento”, destaca Meyer, que é médico cooperado da Unimed Curitiba. 

Exame de próstata

O “temido” exame de próstata é, talvez, a maior dificuldade dos homens em procurar uma consulta urológica. “Atualmente, o exame para afastar ou confirmar o Câncer de Próstata, deve ser feito em todos os homens com mais de 50 anos de idade, ou naqueles com fatores de risco (história familiar e raça negra) a partir dos 45 anos de idade”, detalha o urologista.

Os exames consistem em Toque Retal – em que o urologista avalia o tamanho e consistência da próstata – e o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico). “É importante ressaltar que o exame do toque retal é rápido (dura cerca de 10 segundos), e de extrema importância para o diagnóstico da doença. Aos poucos, os homens têm deixando de lado os tabus e feito o exame, com mais frequência do que antes. A falta de informação e o preconceito são as maiores barreiras”, enfatiza Meyer. 

Fator genético

O fator genético é extremamente importante quanto o assunto é Câncer de Próstata. “Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de três a dez vezes, se comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias”, afirma o urologista. 

Hábitos saudáveis

“Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis”, recomenda Meyer.

Nesse sentido, outros hábitos saudáveis como fazer 30 minutos diários de atividade física, pelo menos, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar também são indicados. 

Cura na fase inicial

Quando o Câncer de Próstata é diagnosticado numa fase inicial, as chances de cura passam de 90%, por isso a importância de fazer os exames periodicamente. “Para doença localizada, a cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Já para a doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento de eleição é a terapia hormonal”, lista o médico.

Fernando Meyer enfatiza ainda que a escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico. 

Sobre a Unimed Curitiba

Maior cooperativa de saúde do Paraná e uma das cinco maiores cooperativas do Sistema Unimed Brasil, a Unimed Curitiba foi fundada em 6 de agosto de 1971. Com 44 anos de mercado, reúne mais de 4.200 médicos cooperados e quase 600 mil clientes. “Cuidar da saúde faz a vida valer a pena” é a Missão da Unimed Curitiba, uma cooperativa Feita de Médicos. 

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Mix cultural marca a 2ª edição do Parada Truck Concept na Pedreira Paulo Leminski

Mix cultural marca a 2ª edição do Parada Truck Concept na Pedreira Paulo Leminski

Com conceito ampliado, evento que acontece entre os dias 20, 21 e 22 de novembro, traz moda, arte, decoração, design, música e gastronomia

Inspirado em grandes festivais internacionais, o Parada Truck volta à Pedreira Paulo Leminski entre os dias 20, 21 e 22 de novembro, apresentando novidades para o público, como ampliação do conceito de festival, abrangendo um mix maior de entretenimento e arte, nova roupagem e novo nome, Parada Truck Concept.

Dentro desta proposta, o Parada Truck Concept busca proporcionar ao público uma experiência ainda mais rica que a edição anterior, realizada em junho deste ano, em um ambiente repleto de novidades e atrações multiculturais. O objetivo do novo projeto é oferecer uma vivência singular, que concentre em um só lugar a rica variedade cultural que o Brasil oferece, além de encurtar distâncias e aproximar pessoas através das mais diversas manifestações artísticas, com conforto e qualidade.

Com mais de cinco mil metros quadrados de estrutura coberta, o Festival vai contar com ampla oferta gastronômica com 40 operações, já consolidada na primeira edição, além do conceito ampliado do evento que vai levar à Pedreira marcas e produtores de moda, design, artes, decoração e serviços. Os shows musicais terão a curadoria de Glauco Solter, além de atrações que prometem movimentar a Pedreira nos três dias da Parada.

Antenado com as tendências que movem a cidade, o Parada Truck Concept já antecipa, como novidade, a participação da clássica loja de discos Savarin Music, levando sua ampla diversidade de cd´s e disco de vinil e a criativa marca de roupas infantil, Feito a Mãe; além das presenças das operações de gastronomia Portugalo, Kurtos Kalacs, Altman, Hawara Kebab, Pig Truck, Café Bike e Van’s Dogs e os serviços da Pet Road.

 Os ingressos, que custarão R$5 (meia) e R$10 (inteira), começam a ser vendidos na próxima 2ª feira (02/11) no site Alô Ingressos (http://www.aloingressos.com.br).

 Serviço:

Parada Truck Concept

Data: 20, 21 e 22 de Novembro de 2015

Local: Pedreira Paulo Leminski – Curitiba (PR)

R. João Gava, 970, Parque das Pedreiras - Pilarzinho

Mais informações: www.paradatruck.com.br 

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Estudantes abordam temas sociais em encontro simultâneo

Estudantes abordam temas sociais em encontro simultâneo

Projeto Ser Cidadão, desenvolvido pelo Colégio Acesso, encerra com atividades em todas as unidades e inspira solidariedade entre o alunos durante o ano letivo 

O Curso e Colégio Acesso em Curitiba promove no dia 31 de outubro, nas sete unidades do grupo, a exposição do Projeto “Ser Cidadão”. Durante todo o ano de 2015, os alunos participaram de diversas atividades relacionadas aos temas -  Saúde – Influência dos Meios de Comunicação – Incentivo a Leitura – Drogas – Sexualiadade - Idosos, Crianças, Meio Ambiente e Carrinheiros - e todo o material produzido em sala de aula e desenvolvido na prática serão apresentadas para alunos, professores, pais e comunidade num grande encontro neste sábado.

Para o professor e superintendente do grupo, Ivo Lessa Filho, será um momento de colher os frutos plantados durante o projeto, que já exite há dois anos. “Nesse período, nós professores aprendemos muito com nossos alunos. Era esperado a participação deles, mas a criatividade nos surpreendeu. O resultado de todo o trabalho será visto dentro e fora das salas. Na vivência de cada um. Isso nos dá a certeza que estamos formando cidadãos conscientes”, afirma.

Em uma das ações, alunos do ensino fundamental abriram as portas da escola no bairro Hauer, para receber um grupo de pais e crianças atendidas pela Pastoral da Criança de Fazendo Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. Entre apresentações teatrais idealizadas pelos alunos e registros em vídeos e fotos, o destaque foi para a participação dos convidados, que começaram tímidos, mas depois se juntaram ao grupo e cantaram na manhã de 3 de outubro.

Ainda no cronograma do Ser Cidadão, alunos da 2.ª série foram até a nascente do Rio Belém. Lá eles entenderão que o rio nasce limpo, sem os mal tratos declarados como é conhecido. “Eles viram que o rio não nasce com essa poluição que vemos aqui perto da escola. Isso os instiga a pensaram em soluções para o meio ambiente”, explicou a diretora Cláudia Santos.

Outubro Rosa

A campanha mundial de combate e prevenção ao Cancer de Mama também foi discutida entre os alunos. O assunto virou debate e esteve nas ruas. Dois grupos, do ensino fundamental, acompanhados de professores, abraçaram as árvores da região com laços cor-de-rosa, chamando a atenção de todos que passavam pela rua, à importância da prevenção. “Temos muitos casos de pessoas que não buscam ajuda. Os alunos são multiplicadores e o alerta serve para todos”, disse Cristiane Gambetta, voluntária da Rede Feminina de Combate ao Cancer do Hospital Erasto Gaertner, uma das convidadas acompanhantes.

A participação dos pais também é fundamental neste dia 31 e há uma grande expectativa de participação nos eventos paralelos. O envolvimento dos alunos nas produções, de pais e parceiros, com as doações de alimentos, roupas, solidariedade e a conscientização foi grande. “Temos um compromisso direto com os alunos e indireto com os pais e responsáveis é a nossa direção. Acreditar no trabalhos dos educadores é pensar no futuro dos nosso estudantes. Estamos contentes com os resultados”, conclui o professor Ivo. 

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1ª edição do Mercado Fashion tem data e local definidos

1ª edição do Mercado Fashion tem data e local definidos 

Os bazares de moda estão em alta. Principalmente entre as mulheres, que adoram garimpar qualquer coisa que as deixem mais bonitas. E se os produtos estiverem com preços especiais, melhor ainda. De olho nesta tendência, a PDG promove em Curitiba, de 13 a 15 de novembro, o 1º Mercado Fashion, em parceria com a WolfPromo, Jovem Pan e Revista Top View, e apoio da D-Espaço. 

Será na Avenida Silva Jardim, 506, dentro do antigo Mercadorama, localizado nos fundos no Shopping Estação. A entrada é gratuita. Em paralelo, no estacionamento do mesmo endereço, mais de 20 Food Trucks de Curitiba participarão da 3ª edição do Batel Food Truck, que contará com espaço kids e DJs. 

Os food trucks já confirmados são: Mr. Angus, Brownie do Max, Lataria, Portugalo, Hawara, Totopos, Tapi,  Miss Coxinha, Hot Bizinelli, Kombagel, Dr. Churros, Yakifast, Altman, Choco Truck, Eat Burger, Chefe Espeto, Quincho, Pig Truck e My Way, Maria Quindim, Sugar to Go, Dagniaux 

Trata-se de uma excelente opção de lazer e entretenimento para família e amigos, que ainda por cima está atrelada ao Natal Solidário. Para fazer parte deste 1º Mercado Fashion, expositores interessados devem entrar em contato pelo fone 41-3082-3568 ou 9700-5163.

Serviço:

1º MERCADO FASHION E 3º BATEL FOOD TRUCK

QUANDO: 13/11 das 17h às 20h | 14/11 das 11h às 21h | 15-11 das 11h às 20h.

ONDE: Avenida Silva Jardim, 506, Rebouças.

QUANTO: Entrada gratuita.

ORGANIZAÇÃO: WolfPromo – Promoções e Eventos Curitiba

MEDIA PARTNERS: Rádio Jovem Pan e Revista Top View.

PATROCÍNIO: PDG

APOIO: D-Espaço 

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Instituto Zeca Muggiati promoveu 2º Encontro Paranaense de Conscientização sobre a Síndrome do X Frágil

Instituto Zeca Muggiati promoveu 2º Encontro Paranaense de Conscientização sobre a Síndrome do X Frágil 

O Instituto Zeca Muggiati reuniu cerca de 200 pessoas no 2º Encontro Paranaense de Conscientização Sobre a Síndrome do X Frágil. Na ocasião, a BE, marca de moda feminina curitibana, lançou a camiseta Eu Digo X, de apoio ao diagnóstico da Síndrome do X Frágil (SXF). A iniciativa tem como objetivo levantar capital para o custeio de exames de DNA para pacientes com suspeita da doença.

A estampa da camiseta Eu Digo X, criada pelas empresárias Letícia Mazarotto e Lu Medeiros, foi inspirada no símbolo maior do Projeto Eu Digo X, que é a borboleta azul. Uma árvore estilizada reúne várias borboletas, como uma forma de simbolizar a união de forças em prol da causa.

Em todo o país, muitas celebridades também têm apoiado o projeto Eu Digo X, apadrinhado também pelo cantor Daniel. Este ano, a atriz Nicette Bruno gravou a nova campanha de conscientização sobre a Síndrome do X Frágil, acompanhada de atores locais como George Sada e Alexandra Scott, além do grupo Tesão Piá e de jornalistas paranaenses.

As camisetas assinadas pela BE estarão à venda no site da marca (www.shoppingbe.com.br) e nas lojas Baao Store, em Curitiba, por R$57,80. Novas edições serão produzidas e ainda serão lançadas versões kids e masculinas.

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