Sustentabilidade em sala de aula

Sustentabilidade em sala de aula 

Isopor, papelão, plástico, latas e garrafas PET. Esses e muitos outros materiais têm um novo destino: a escola. Por meio do Projeto Lixo Reciclado, promovido há 15 anos pela Escola Atuação,  os alunos e suas famílias podem levar para o colégio todo o resíduo sólido que pode ser reutilizado, como caixas de leite, banners e vidros. "Educar a criança para a reciclagem é um processo que certamente dará bons frutos. Acreditamos que, através dos pequenos, educamos o adulto dentro de casa e, assim, fazemos a diferença para a sociedade. Ensinar a criança a reciclar, tendo o colégio como porto seguro para entregar o seu lixo reciclado, é um caminho para a sustentabilidade e uma das grandes responsabilidades sociais que a escola tem”, explica Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora da Escola Atuação.

Nesta quinta-feira, 30 de junho, será o último dia do semestre em que os alunos poderão levar seus materiais reciclados para a escola. 

Como funciona o projeto?

Cada material recolhido é organizado por uma pessoa responsável no colégio. Depois, eles são vendidos e o dinheiro é destinado para a manutenção do próprio projeto. No final do ano, as crianças também recebem um presente adquirido com o recurso da venda dos reciclados. O lixo orgânico da escola é levado para a Estação Ecológica Vó Caldinus, em Campo Largo, onde é utilizado para alimentar os animais (porcos, galinhas, carneiros, avestruzes); as fezes dos animais são colocadas em um minhocário, que por sua vez gera adubo para as hortas mantidas nas duas sedes do Atuação.

Em 2015, foram arrecadados 16 kg de papelão, mais de 46 mil garrafas PET, 23 mil latas, 1.900 peças de isopor e 1.200 litros de azeite usado. Para este o ano, o projeto pretende dobrar estes números.

Add a comment

Teoria musical e preparo vocal acompanham aulas de instrumentos na Contracultura

Teoria musical e preparo vocal acompanham aulas de instrumentos na Contracultura 

Aulas de instrumentos musicais aliadas à preparação do artista, tanto para apresentações quanto para o mercado, são alguns dos diferenciais da Escola de Criatividade Contracultura. Ela oferece oito cursos voltados para o mundo da música, incluindo canto, guitarra, viola caipira, baixo, violão, bateria, preparação para vestibulares de música e formação de banda. As férias de julho são uma boa oportunidade de início, com aulas que podem ser feitas individualmente, com uma aula por semana de, pelo menos, 60 minutos. 

Cursos como Guitarra e Violão popular são acompanhados por aulas de produção vocal. Além de aprender a tocar o instrumento, o aluno é estimulado a pensar criativamente o processo de apresentação. Aliar o som da guitarra ou violão com o da voz dá outra visão ao ato musical, segundo o curador e diretor da escola, Alvaro Neves Jr. "Buscamos fazer o aluno se expressar melhor, além de aprender a tocar, mas se comunicar em vários aspectos  musicais", afirma. 

O curso de Viola Caipira introduz um instrumento tradicional de raiz e apresenta novas maneiras de introduzi-lo a uma sonoridade moderna e bem produzida. "Desde o sertanejo até o rock, como em bandas como Charme Chulo, a viola caipira pode ser usada para produzir sons novos e originais. Estimulamos a criatividade quando entram em contato com esse instrumento", conta o fundador da escola. 

Já na turma de Bateria, as aulas são acompanhadas por teoria musical. "O aluno passa a entender a rítmica específica da bateria e como harmonizar com outros instrumentos", explica Neves. O professor do curso, Pedro Gil Pajé, toca com os alunos para mostrar a musicalidade baseada em harmonia e melodia. Neves aponta: "vai muito além de aprender nomenclaturas, e sim de entender os ritmos e sonoridades que se criam nas apresentações". 

O curso de Formação de Banda apresenta uma proposta inovadora: preparar os músicos para o mercado. "Aceitamos desde alunos dos nossos cursos tanto como bandas que queiram se aprimorar", conta Neves. O objetivo é explicar o mercado artístico e executivo para os integrantes de bandas, estimular a produção de músicas autorais e mostrar técnicas de apresentar o trabalho para estúdios e casas de shows. "A banda pode se beneficiar ao encontrar uma identidade própria, e sair preparado para apresentações, divulgando seus trabalhos de maneira concisa", explica. 

SOBRE A ESCOLA 

A Contracultura foi fundada em 2013, como uma maneira de preparar a nova geração para uma indústria criativa, valorizando a inovação pedagógica. O ideal de apresentar uma nova proposta às escolas culturais explica o nome “Contracultura”. A escola carrega os 16 anos de experiência no ensino de música de Alvaro Neves Jr., seu fundador. Graduado em Comunicação Social, ele incluiu técnicas comunicacionais para o melhor desenvolvimento dos alunos. Entre 2003 e 2013, Alvaro Neves desenvolveu o projeto Música e Cidadania, na Fundação Cultural de Curitiba, inserindo jovens no aprendizado de áreas artísticas e culturais. 

CURSOS DE MÚSICA NA ESCOLA DE CRIATIVIDADE CONTRACULTURA 

Curso de Baixo

Investimento individual: a partir de R$ 246,97

 

Curso de Bateria + Teoria musical

Investimento individual: a partir de R$ 246,97

 

Curso de Canto

Investimento individual: a partir de R$ 246,97

 

Curso de Formação de Bandas

Investimento individual: a partir de R$ 246,97

 

Curso de Guitarra + Produção vocal

Investimento individual: a partir de R$ 246,97

 

Curso de Viola Caipira

Investimento individual: a partir de R$ 246,97

 

Curso de Violão Pop + Produção vocal

Investimento individual: a partir de R$ 246,97

 

Curso preparatório para vestibular de Música

Investimento individual: a partir de R$ 276,97

 

Endereço: R. Álvaro Botelho, 84 – Bacacheri

Informações: (41) 3408-5256 | www.escolacontracultura.com

Add a comment

Torneios de poker em Curitiba somam mais de R$ 2 milhões no primeiro semestre

Torneios de poker em Curitiba somam mais de R$ 2 milhões no primeiro semestre

2ª edição do EPO Fest ocorre de 1º a 11 de julho e contará com torneio beneficente em prol do Hospital Erasto Gaertner        

Curitiba tornou-se um cenário importante para o poker. Apenas no primeiro semestre do ano, a capital paranaense atingiu mais de R$ 2 milhões em prêmios por meio de torneios dos clubes da cidade.

O poker foi reconhecido como esporte da mente em 2012 pelo Ministério dos Esportes (assimilando-se ao xadrez, gamão e outros), e foi filiado à Associação Internacional de Esportes da Mente.

O EPO Fest - maior torneio de poker do Sul do país - terá início dia 1° de julho e contará com estrutura muito profissional equiparada por jogadores aos maiores torneios internacionais.

No total serão 10 torneios diferentes acontecendo simultaneamente. O principal valendo R$ 502 mil somado aos outros prêmios chega no valor de R$ 640 mil mais um carro 0 km; podendo passar desta premiação conforme a quantidade de atletas que participarão dos torneios. Na primeira edição, em abril deste ano, além de distribuir mais de 1 milhão em prêmios o torneio reuniu cerca de 7 mil pessoas em 8 dias.

Devido ao sucesso do primeiro evento, as expectativas para a segunda edição são ainda maiores e mais promissoras, como explicou o jogador profissional Farid José Netto, proprietário do Espaço Poker Curitiba e um dos organizadores do EPO Fest. “Superamos as nossas expectativas com o evento e só comprovamos que o poker ganha cada vez mais força”, disse.

 Farid também reforçou ainda o lado solidário. “Nessa edição faremos novamente um torneio beneficente em prol do Hospital Erasto Gaertner em que a arrecadação líquida é integralmente destinada à entidade”, falou. O torneio beneficente ocorre na terça-feira (5).

O grande público e a premiação milionária só mostram que o esporte vem crescendo cada dia mais. Para Farid José Netto, a popularização do esporte no país é muito importante. “Queremos formar novos atletas, incentivar os profissionais e fazer do torneio uma grande festa. Para isso montamos uma nova estrutura com mais de 3 mil novos baralhos, fichário novo especial somente para o evento com mais de 40 mil fichas e 60 mesas", comemorou Farid.

A cidade, inclusive, ganhou com o turismo local. Hotéis, restaurantes, bares e shoppings puderam receber os participantes que vieram de todo o país e atraiu os nomes de destaque do esporte e de atletas de vários estados do país como: Alexandre Gomes (Campeão de etapa do WSOP, maior torneio do mundo da modalidade), Vivian Saliba (atual campeã paulista de Omaha), entre outros.              

Serviço:

EPO Fest I 502k

Quando: de 1° a 11 de julho

Local: Alameda Presidente Taunay, 241 - Batel (Buffet do Batel)

Informações: (41) 3013-4863 |  www.epofest.com.br

 

Add a comment

Turma de “A Era do Gelo 5: O Big Bang” invade o McDonald’s!

Turma de “A Era do Gelo 5: O Big Bang” invade o McDonald’s!

Personagens da animação estrelam a nova campanha do McLanche Feliz

A nova campanha do McLanche Feliz tem como inspiração os divertidos personagens do filme “A Era do Gelo 5: O Big Bang”. A quinta trama da franquia gira em torno da épica perseguição de Scrat a uma noz. Doze brinquedos inspirados nos personagens dessa aventura estarão disponíveis, a partir do dia 29 deste mês, em todos os restaurantes McDonald’s.

“Essa campanha do McLanche Feliz tem tudo para agradar as diversas gerações de fãs da série ‘A Era do Gelo’, com brinquedos que vão trazer mais diversão para as famílias e para todos aqueles que adoram Sid, Manny, Scrat e companhia”, comenta João Branco, Diretor de Marketing do McDonald’s no Brasil. 

Conheça as funcionalidades de cada um desses brinquedos:                                                       

Scrat: ao encaixá-lo em seu dedo e pressioná-lo para baixo, você verá uma luz azul surgir no peito desse esquilo travesso.

Manny: ele suga e borrifa água quando o botão nas costas do brinquedo é pressionado.

Diego: esse tigre é sorridente! Acione o botão no peito dele e pressione o dente-de-sabre para baixo para ele gargalhar. 

Sid: faça picolés no formato desse divertido bicho-preguiça! 

Buck: ao encaixá-lo em seu dedo e pressioná-lo para baixo, Buck acende uma luz que troca de cor. 

Eddie e Crash:ao apertar o botão, os dois gambás irmãos fazem um incrível arremesso! 

Llhama: ela aspira água pela boca e a borrifa quando o botão nas costas do brinquedo é pressionado. 

Manny formato picolé: crie saborosos picolés no formato do líder do grupo, o mamute Manny. 

Scrat Nave Espacial: em uma superfície lisa, puxe a nave do esquilo para trás e ao soltá-la, ela sairá rapidamente em ziguezague. 

Diego Saltador: flexione a parte traseira do tigre dente-de-sabre e ele irá saltar para frente. 

Buck Lançador: encaixe uma vareta na base do suricato e ao puxá-la, uma hélice sai girando para cima. 

Sid e Brookefaça esse romântico casal de bichos-preguiça dançar junto! 

Sobre o filme

'A Era do Gelo 5: O Big Bang' conta a história de uma catástrofe cósmica, ocorrida por uma trapalhada de Scrat e que ameaça a vida na Terra, de modo a obrigar Manny, Diego, Sid e outros a deixarem seus lares. Título original: Ice Age: Collision Course;Distribuidor: Fox. 

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. A Companhia opera ou franqueia mais de 2.100 restaurantes McDonald’s com mais de 90.000 funcionários e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no América Latina. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO).  Para saber mais sobre a Companhia visite a seção de Investidores de nosso site: www.arcosdorados.com/ir

Add a comment

Posigraf conquista três prêmios em Excelência Gráfica

Posigraf conquista três prêmios em Excelência Gráfica

A Posigraf acaba de receber três prêmios na 14ª edição do Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho - considerada a maior premiação da indústria gráfica paranaense e uma das mais importantes do Brasil.

A gráfica do Grupo Positivo foi a vencedora nas categorias Revistas periódicas de caráter variado sem recursos gráficos especiais (edição de março/abril da revista Gastronomia Angeloni); Revistas infantis/juvenis ou de desenhos (Explorer: A vida em uma floresta tropical); e Livros Didáticos (Dicionário Ilustrado Aurelinho).

Atuando há mais de 40 anos no mercado, a Posigraf é uma das maiores gráficas da América Latina. Instalada em uma área de 50 mil m2, a companhia tem um centro de distribuição em São Paulo, representações em todo o Brasil e Mercosul e atende clientes nos Estados Unidos, Japão e Europa. Seu portfólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tabloides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos.

Promovido pelo Sigep (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná) e pela Abigraf-PR (Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional Paraná), o evento premiou também os melhores fornecedores, prestadores de serviços e distribuidores de matérias-primas, insumos e equipamentos para a indústria gráfica.  

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos