Sustentabilidade em sala de aula

Sustentabilidade em sala de aula 

Isopor, papelão, plástico, latas e garrafas PET. Esses e muitos outros materiais têm um novo destino: a escola. Por meio do Projeto Lixo Reciclado, promovido há 15 anos pela Escola Atuação,  os alunos e suas famílias podem levar para o colégio todo o resíduo sólido que pode ser reutilizado, como caixas de leite, banners e vidros. "Educar a criança para a reciclagem é um processo que certamente dará bons frutos. Acreditamos que, através dos pequenos, educamos o adulto dentro de casa e, assim, fazemos a diferença para a sociedade. Ensinar a criança a reciclar, tendo o colégio como porto seguro para entregar o seu lixo reciclado, é um caminho para a sustentabilidade e uma das grandes responsabilidades sociais que a escola tem”, explica Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora da Escola Atuação.

Nesta quinta-feira, 30 de junho, será o último dia do semestre em que os alunos poderão levar seus materiais reciclados para a escola. 

Como funciona o projeto?

Cada material recolhido é organizado por uma pessoa responsável no colégio. Depois, eles são vendidos e o dinheiro é destinado para a manutenção do próprio projeto. No final do ano, as crianças também recebem um presente adquirido com o recurso da venda dos reciclados. O lixo orgânico da escola é levado para a Estação Ecológica Vó Caldinus, em Campo Largo, onde é utilizado para alimentar os animais (porcos, galinhas, carneiros, avestruzes); as fezes dos animais são colocadas em um minhocário, que por sua vez gera adubo para as hortas mantidas nas duas sedes do Atuação.

Em 2015, foram arrecadados 16 kg de papelão, mais de 46 mil garrafas PET, 23 mil latas, 1.900 peças de isopor e 1.200 litros de azeite usado. Para este o ano, o projeto pretende dobrar estes números.