Sicredi anuncia crescimento de 36,1% em 2016

Sicredi anuncia crescimento de 36,1% em 2016

Resultado líquido da instituição financeira cooperativa atinge marca recorde

O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,5 milhões de associados e atuação em 20 estados brasileiros – registrou em 2016 crescimento de 36,1% e alcançou o resultado líquido recorde de R$ 1,96 bilhão. Deste total, R$ 452,7 milhões foram pagos via juros ao capital social dos associados. O Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROAE) foi de 20,4%, aumento de 0.9 p.p. em relação a 2015. Os dados do combinado de 2016 incluem os números da Central Norte Nordeste, filiada ao Sicredi em março de 2016.

Os ativos totais apresentaram crescimento de 25,5%, na comparação com o ano anterior, totalizando R$ 65,9 bilhões. O patrimônio líquido registrou expansão de 33,6%, somando R$ 10,8 bilhões, em dezembro de 2016. O Índice de Basileia Aglutinado (análise gerencial que compara o patrimônio de referência de todas as entidades do Sistema com os riscos de suas atividades) foi de 24,2%, no final de 2016, indicando confortável situação patrimonial.

Em 2016, os depósitos totais fecharam com volume de R$ 42,9 bilhões, refletindo a ampliação da liquidez do Sicredi. Destaque para o crescimento dos depósitos de poupança, que obteve um incremento anual de 33,8%, totalizando R$ 6,9 bilhões. Esse aumento ocorreu em cenário adverso, no qual a caderneta de poupança no sistema financeiro terminou 2016 com captação líquida negativa de R$ 40,1 bilhões. A atuação regional contribuiu para a manutenção do ritmo de crescimento nas captações.

De acordo com o CFO do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares, 2016 apresentou diversos obstáculos para as empresas devido à instabilidade político-econômica. Porém, o Sicredi manteve sua performance e crescimento, expandiu sua atuação nacional com a filiação da Central Sicredi Norte Nordeste e superou os números do ano anterior. “O foco constante no associado mantido pelas nossas Cooperativas de Crédito e a manutenção de indicadores financeiros robustos, baseados em cenários de médio e longo prazo, nos permitiram concluir o ano de 2016 com resultados positivos”, afirma Tavares.

A carteira de crédito somou R$ 36,2 bilhões em dezembro de 2016, ampliação de 18,3% em 12 meses, apresentando desempenho positivo em todos os segmentos. Do valor total do ano passado, R$ 20,2 bilhões foram destinados para o crédito geral, enquanto R$ 16 bilhões foram alocados no crédito rural e direcionados.

O crescimento da carteira de crédito contrasta com o movimento registrado no mercado nacional, que reduziu sua carteira em 3,5%. Mais uma vez, a relação direta com as regiões colaborou para esse desempenho. Contribuiu ainda o uso de novas ferramentas de suporte à decisão: hoje, 40% das operações já contam com limite pré-aprovado e 78% das operações de crédito pessoal são feitas via canais como internet, mobile e caixas eletrônicos. Além de favorecer o crescimento, o uso intensivo de tecnologia reduz custo e melhora riscos.

A manutenção da qualidade da decisão de crédito garantiu a estabilidade do indicador de inadimplência (índice Over 90) do Sicredi, mesmo diante do cenário econômico desfavorável, em 2,4%, contra uma média de 3,7% do mercado. “Melhoramos a gestão do crédito, aumentando a qualificação na concessão, fortalecendo o acompanhamento das condições financeiras do associado, além de aprimorarmos a cobrança e a recuperação de crédito. Reforçamos nossa proximidade com os associados e o entendimento das suas necessidades, visando a concessão do crédito de forma responsável. A robustez da gestão financeira do Sicredi permitiu, mesmo em um ano desafiador, crescer a carteira de crédito e ampliar a liquidez. No final de 2016, 43,5% dos ativos eram ativos líquidos (títulos públicos)”, salienta o CFO.

As receitas de serviços somaram R$ 1,3 bilhão, alta de 15,9% em 12 meses, impulsionada principalmente pelas receitas advindas de serviços bancários (R$ 552,4 milhões), de seguros (R$ 207,8 milhões), de cartões (R$ 160,9 milhões) e de cobrança (R$ 160,3 milhões).

Em seguros, foi registrado mais de R$ 1 bilhão em faturamento, crescimento de 11%, enquanto o mercado cresceu em média 4%. O Sicredi superou a marca de 2,7 milhões de seguros vigentes e de mais R$ 445 milhões indenizados, com destaque para as operações rurais e agrícolas, com a inclusão de novas companhias seguradoras em equipamentos, benfeitorias rurais e grãos. Atualmente, os produtos de vida e ramos elementares são operados com 11 das melhores seguradoras do País.

O Sicredi disponibiliza aos associados 13 variantes de cartões, das principais bandeiras do mercado, além de possuir parcerias com as empresas Rede e GetNet. Em 2016, foram implementadas melhorias na operação por meio da revisão de processos e desenvolvimento de novos produtos e serviços, que resultaram em um crescimento de 43,8% na receita. Em consórcio, o Sicredi avançou no volume da carteira, aumentando o tíquete e conquistando um crescimento de 22% ano, totalizando uma carteira de R$ 9,4 bilhões em créditos administrados e 165 mil cotas ativas (10% de crescimento).

No ano passado, o Sicredi inaugurou 126 agências, incluindo uma na Avenida Paulista. Elas já trazem a nova marca, desenvolvida pela Interbrand Brasil, e lançada para reforçar o posicionamento de instituição financeira cooperativa. Em 2016, incluindo as novas agências e as filiadas à Central Sicredi Norte e Nordeste, houve um incremento de 9% nos pontos de atendimento, em relação ao ano anterior, totalizando mais de 1.500.

O crescimento do Sicredi vem sendo suportado por ações que focam no ganho de eficiência. Nos últimos anos, tais resultados foram maiores que os observados no mercado. Vários processos vêm sendo intensamente automatizados, como é o caso dos avanços nos sistemas de suporte de crédito. 

Segundo Tavares, o conjunto de ações que justifica o resultado é fruto de uma clara orientação estratégica em 2016. “As Cooperativas de Crédito filiadas ao Sicredi definiram seu planejamento para o quinquênio 2016/2020, que orienta as ações de todo o Sistema. Em resumo, os excelentes indicadores financeiros são reflexo de um processo robusto de gestão e claro foco estratégico e da atuação próxima das regiões em que estão inseridas as Cooperativas de Crédito”, finaliza o CFO.

Cenário 2017

Para 2017, o Sicredi espera uma estabilização na atividade econômica. O consumo das famílias e o investimento ainda seguirão lentos ao longo do ano, mas devem ser estimulados gradualmente pela queda da taxa de juros. A economia deverá receber surpresas positivas em decorrência da perspectiva de safra recorde e do saque do FGTS (potencial de adicionar R$ 41,0 bilhões na economia). Neste contexto, o Sicredi manterá o crescimento estabelecido no seu planejamento estratégico. Estão previstas 84 novas agências, ampliando a atuação para mais 45 municípios, além dos 1.171 onde já está presente. O processo de integração operacional das Cooperativas de Crédito da Central Sicredi Norte Nordeste seguirá durante o ano e será concluído em 2018. A instituição financeira cooperativa também prevê um incremento de 18,9% nos ativos, 11,9% em crédito total e 5,5% no número de associados.

Destaques

Resultado líquido da instituição financeira cooperativa atinge marca recorde de R$ 1,96 bilhão 

Ativos totalizam R$ 65,9 bilhões, incremento de 25,5% na comparação com o ano anterior

Volume de depósitos em poupança aumenta expressivos 33,8%; carteira fecha com R$ 6,9 bilhões

Patrimônio líquido soma R$ 10,8 bilhões no final de dezembro de 2016, alta de 33,6% em 12 meses

Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROAE) atinge 20,4% em 2016, aumento de 0.9 p.p. em relação a 2015

Índice de Basileia do Aglutinado alcançou 24,2% em dezembro de 2016

 

Add a comment

Sofisticação e requinte durante o Outono na VR Collezioni

Sofisticação e requinte durante o Outono na VR Collezioni 

Apesar do inverno chegar somente em junho, o clima frio e chuvoso na capital paranaense começa bem antes, em meados de março/abril, junto ao outono. Nesta época é difícil saber qual roupa sair de casa sem passar nem frio e nem calor, principalmente quando é preciso estar sempre bem arrumado devido a compromissos do dia a dia. Na VR, os homens têm a possibilidade de várias combinações sem perder a elegância e não sofrer com as alterações climáticas de Curitiba.           

A VR conta com uma linha de jackets da marca Denim, jaquetas que podem vir com colete sobreposto ou não e são comercializadas nas cores preta e marrom. Por baixo da jaqueta, o cliente pode escolher uma das polos das coleções Denim, Basic, Urban ou Collezioni, que vão de cores lisas até peças estampadas. Por cima da polo também é possível colocar tricôs, disponibilizados em quatro modelos: gola alta básico, da Collezioni, ponto diferenciado e gola V com ponto quadriculado, da Urban e básico v-neck, da Denim. Para completar os looks, a marca apresenta aos clientes calçados da Collezioni e da Denim, como sapatos sociais, mocassins, monksoxfordsdrives e tênis. 

Para conhecer mais os produtos da VR, os interessados devem ir até uma das lojas, localizadas nos Shoppings Pátio Batel e ParkShoppingBarigüi. Para saber mais sobre a marca siga as redes sociais da VR: Facebook e Instagram. 

Sobre a VR

Criada em 1988, a VR é uma marca essencialmente masculina de alto padrão e qualidade. Ao longo do tempo, especializou-se em reunir a melhor matéria-prima em produtos atualizados, sugerindo uma nova forma de vestir. As peças oferecem o FIT perfeito com os melhores e mais modernos tecidos, combinando elegância, conforto e qualidade em todas as situações. 

As diferentes linhas da marca apresentam opções para todos os estilos e ocasiões – a VR Collezioni é a linha de alfaiataria com tecidos nobres como os italianos Loro Piana e Guabello; a VR Denim é a linha casual com opções para o dia a dia com malhas, polos, camisas e jeans; e a VR Resort é a linha para o verão e as férias com camisas de puro linho, voil, bermudas, shorts e malhas. 

Em constante expansão, a VR possui atualmente 31 lojas franqueadas e 28 lojas próprias nas principais cidades do País, além de mais de 300 pontos de venda (lojas multimarcas) e uma nova e moderna loja on-line. 

Serviço:

VR

ParkShoppingBarigüi – Piso Superior 284

Telefone: (41) 33176284

Pátio Batel – Piso L2

Telefone: (41) 3020-3384

www.vr-oficial.com.br

Facebook: facebook.com/vrcollezioni

Instagram: instagram.com/vr_oficial

 

 

Add a comment

Companhia Athletica incentiva gestantes a praticarem exercícios físicos

Companhia Athletica incentiva gestantes a praticarem exercícios físicos

Atividades físicas durante a gestação trazem muitos benefícios para as mamães e bebês           

Fazer atividades físicas durante a gravidez pode ajudar a diminuir o inchaço, amenizar as dores nas costas e controlar o peso corporal. Pensando nisso, a Companhia Athletica Curitiba, unidade localizada no ParkShoppingBarigüi, conta com o “Prevenção”, um programa que atende várias patologias e, também, as futuras mamães que são avaliadas por professores que observam suas condições de saúde e indicam quais aulas podem executar de acordo com o histórico de atividades físicas, preferências e recomendações do obstetra. “No geral, as aulas de alongamento, Yoga e caminhada são as mais indicadas. Algumas alunas que não têm restrições podem fazer musculação, ginástica localizada e spinning, desde que a intensidade seja controlada constantemente”, explica Andressa Carolina Zytkowski, professora de ginástica, spinning personal trainer da Companhia Athletica Curitiba e grávida de sete meses da Maria Eduarda.           

Andressa comenta que a gestante pode começar a atividade física a partir do momento da liberação do médico, que ocorre, normalmente, depois do primeiro trimestre da gravidez. “A mãe pode fazer os exercícios três vezes por semana, mas deve se lembrar de não exagerar para não sentir-se indisposta”, ressalta e alerta: “Mulheres que tenham histórico de aborto, placenta prévia, diabetes gestacional e pré-eclampsia devem ficar atentas, pois, geralmente, não podem praticar exercícios. O melhor é procurar o médico e se informar.” 

A professora conta que a combinação entre as atividades é o ideal para que haja um trabalho completo para a grávida. “Aulas de alongamento auxiliam no aumento da flexibilidade, melhorando a postura e reduzindo possíveis dores nas costas. As de Yoga trabalham o relaxamento, a respiração, a conexão da mãe com o feto e o fortalecimento da pelve, que também pode ser observada na ginástica localizada, que auxilia na melhora da postura e na hora do parto normal. Os exercícios aeróbicos, como caminhada e spinning, podem ajudar na melhora da circulação sanguínea e na diminuição do inchaço”, afirma.  

Os benefícios são muitos: bem-estar, disposição e maior conexão com o bebê. “A gestante se sentirá mais disposta, sem dores nas costas, terá um controle no inchaço e se manterá ativa. Também deve lembrar-se de buscar uma alimentação mais saudável, fato que ajudará a ter controle do peso corporal. Com isso, o bebê só tem a se beneficiar com isso, pois uma mãe feliz e disposta trará esse sentimento para o filho. Nessa fase, é essencial que a mulher esteja em paz com ela mesma”, ressalta. 

Além das aulas, Andressa também cuida de sua gestação. A personal trainer está grávida de Maria Eduarda e diz que percebeu que tem mais disposição ao longo do dia, conseguiu controlar o peso e a bebê está crescendo saudável. “Como estou acostumada a praticar e ministrar aulas de spinning, sinto que a Maria Eduarda mais gosta. Já a conexão que sinto com ela é no momento que fazemos aulas de alongamento e relaxamento”, salienta. 

Outra aluna a participar do programa é Livia First, grávida de Luiza. “Eu já frequentava a Companhia antes de descobrir a gravidez e, depois, continuei praticando, só precisei adaptar meus treinos da musculação, porque alguns exercícios no começo eu não podia fazer. Agora, como estou no último mês, faço apenas pilates, mas antes realizava duas vezes por semana musculação, duas vezes pilates solo e uma vez pilates de aparelhos”, conta. “Sei que muitas grávidas acabam parando de fazer exercícios, porque, esteticamente, não veembenefícios”. Mas com relação à disposição, ganho de peso e circulação, é possível ver as benesses. O exercício ameniza os problemas”, afirma Livia.         

Entre os benefícios observados por ela estão: disposição, menos dor nas costas e a melhora na circulação sanguínea. “Com 35 semanas, percebo que tenho mais disposição. Quando converso com mulheres que já foram mães ou estão grávidas, elas se surpreendem! Na saúde de Luiza posso ver que ela está crescendo saudável, dentro do esperado e está com peso bom”, explica e comenta que percebeu que a bebê sentia-se melhor nas aulas de pilates. “Como eu me dediquei ao pilates e a musculação, senti mais diferença no pilates, principalmente em exercícios com a barriga para cima, que dava para sentir que ela se mexia bastante.” “Acredito que a prática da atividade vai ser fundamental em meu pós-parto. Também foi muito importante para que a Luiza escutasse vozes, sons diferentes e ruídos, afinal, a interação começa na barriga”, complementa. 

A Companhia Athletica Curitiba é uma das unidades da rede de academias que está presente no mercado brasileiro há 30 anos. Localizado no piso G6, do ParkShoppingBarigüi, a academia conta com 3.250 m² de área construída e uma equipe especializada para o atendimento aos seus alunos. Para mais informações sobre a academia, o contato é o (41) 3241-5000. Acompanhe também todas as novidades nas redes sociais: Facebook e Instagram. 

Um pouco sobre a Companhia Athletica

Presente no mercado há 30 anos, a Companhia Athletica conta com 17 unidades distribuídas pelo Brasil. Com o conceito de academia completa, reúne em um único ambiente opções para cada necessidade. A unidade em Curitiba, localizada no ParkShoppingBarigüi, no Piso G6, tem 3.250 m² de área construída, sete salas e diversas aulas de luta e aeróbia. Como diferenciais da unidade, estão: salas climatizadas, espaço destinado às crianças e programa de exercícios físicos desenvolvidos, especialmente, para a faixa etária de 9 a 14 anos, além de aulas e equipamentos exclusivos. Há 10 anos na capital, a unidade conta com cerca de 40 modalidades na grade. As famosas aulas de Cia Cycle, Hopping e Flying Cords são alguns dos destaques da academia que é conhecida como pioneira às tendências do mercado esportivo.

O objetivo da rede de academias é melhorar a vida dos alunos como um todo, não apenas na qualidade dos equipamentos ou competência técnica; mas também no pensamento empresarial, no ambiente, no clima e na troca de sorrisos. Proporcionar a troca de experiências saudáveis e fazer com que o aluno saia da academia melhor do que entrou são os lemas da rede que funciona durante 363 dias do ano, das 6h às 23h, em todo o País.   

Serviço:

Academia Companhia Athletica

ParkshoppingBarigüi

Piso G6

(41) 3241-5000

http://ciaathletica.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/ciaathleticacuritiba/

Instagram: https://www.instagram.com/ciaathleticacuritiba/ 

 

Add a comment

Luiza Possi se apresenta em Curitiba

Luiza Possi se apresenta em Curitiba

Cantora volta à capital paranaense com seu novo show

No próximo sábado, dia 8, Luiza Possi apresenta para os curitibanos o seu novo projeto, o álbum “LP”, que traz músicas com uma batida mais eletrônica. O show será realizado em única apresentação no Grande Auditório do Teatro Positivo.

A cantora esteve recentemente em Curitiba para estrelar a nova campanha publicitária da Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário, que está apoiando o show.

Entre os grandes sucessos da filha da cantora Zizi Possi e do produtor Liber Gadelha estão as músicas “Dias Iguais”, “Ainda Tudo é Seu” e “Além do Arco-Íris”. Os ingressos podem ser adquiridos no Disk Ingressos com descontos especiais.

Serviço:

Data: 08 de abril de 2017 (sábado)

Local: Teatro Positivo – Grande Auditório (Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido)

Horário: 21h

Valor: a partir de R$ 50

Vendas: Quiosques Disk Ingressos ou pelo site http://www.diskingressos.com.br/evento/5010

 

Add a comment

Fashion Week Tokyo

Fashion Week Tokyo

 A fashionista Bruna Nakano está realizando o sonho de muitas amantes da moda. Após acompanhar as Semanas de Internacionais de Moda em NY, Paris e Milão, a paranaense é uma das poucas brasileiras convidadas para a Semana de Moda de Tokyo. Pela primeira vez no evento, Bruna está encantada com as diferenças dos desfiles. “É um evento menor, mas mesmo assim não perde em nada o encanto. É um evento pensado para os japoneses e para a realidade deles, percebe-se nitidamente, diferente das demais semanas de moda, que os estilistas adaptam as tendências de moda para a realidade dos japoneses”, salienta Bruna.

“A semana de moda japonesa é igual a todas as outras. Vários desfiles no mesmo dia, porém tudo se concentra em um local só em Shibuya”, explica. Para quem quer assistir aos desfiles, Bruna explica que precisa de convite e precisa estar bem conectado com a língua japonesa “ por aqui é o japonês mesmo, não tem jeitinho e inglês que resolva”, comenta.

“A diferença maior é moda ser voltada para o público japonês e oriental. Eles adoram um oversized e tem uma liberdade de expressão na moda que é incrível. Me emocionei em alguns desfiles, não nego”, finaliza.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos