Biodente destaca os principais problemas na saúde bucal do brasileiro

Biodente destaca os principais problemas na saúde bucal do brasileiro 

A cárie ainda é a mais presente nos consultórios, seguida de mau hálito, gengivite e tártaro 

O dia 25 de outubro é bastante expressivo para a odontologia brasileira. Pois, nesta data, são comemorados o Dia do Dentista e o Dia da Saúde Bucal.  Porém, no que diz respeito à saúde da boca do brasileiro, não há muito o que comemorar. Segundo o dentista da Biodente Odontologia, Antonio Trevisani, os problemas ainda são muito numerosos e, o principal, grande parte deles podem ser evitados com uma correta limpeza bucal e visitas periódicas à clínica odontológica.

O Dr. Antonio destaca que o principal problema ainda é a cárie, seguida de outras doenças como gengivite, periodontite, tártaro e halitose, também muito comuns, todas ligadas a má limpeza bucal. E, ainda faz um alerta: “essas doenças, se não tratadas, podem evoluir para questões bucais mais graves e podem, inclusive, acometer os pulmões e o coração”, explica. 

Uma pesquisa divulgada em junho de 2015, pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aponta que cerca de metade dos brasileiros, 53%, não fazem a limpeza bucal corretamente, utilizando escova, pasta e fio dental. Do total dos entrevistados, 11% não possuía nenhum dente, 23% já haviam perdido 13 dentes ou mais e 33% utilizavam algum tipo de prótese dentária. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2013, em 1,6 mil cidades. Ao todo, as equipes visitaram 80 mil domicílios em todo o Brasil. Os dados atentam também para uma diferenciação no cuidado com a saúde bucal, conforme o grau de instrução. Entre os entrevistados com ensino superior completo, a limpeza ideal, com escova, fio e pasta é realizada por 83,2%, contra 29,2% para aqueles que não possuem instrução ou têm apenas o fundamental incompleto. 

“Embora a pesquisa tenha sido feita em 2013, o que observamos diariamente no consultório é uma realidade ainda muito crítica. A cárie é resultado de bactérias presentes em resto de alimentos que ficam nos dentes pela falta da escovação ou a limpeza incorreta. Além de dolorosa, ela é infectocontagiosa e pode ocasionar, se não diagnosticada em tempo, problemas mais graves que exijam um tratamento mais aprofundado como, por exemplo, o canal”, destaca dr. Antonio, da Biodente. 

A saúde começa pela boca e os danos de uma limpeza mal feita podem apresentar também mau hálito (halitose), tártaro, a placa endurecida acumulada nos dentes, a gengivite e a periodontite, que são inflamações na gengiva. “Quando o paciente chega à clínica, vários aspectos são analisados, como escovação correta, troca da escova de dente em prazo indicado (3 meses), visita periódica ao dentista e outros fatores que podem ser os responsáveis por problemas bucais, como uma doença estomacal. Tudo precisa ser investigado por um profissional”, observa Claudia Tenório, também da Biodente Odontologia. A dra. também acrescenta o fato de doenças, consideradas simples, poderem oferecer riscos sérios à saúde. 

“Uma simples gengivite pode acarretar outros males se não for tratada logo nos primeiros sintomas, vermelhidão, inchaço e sangramento. O risco é de evoluir de uma periodontite, com retração gengival, mau hálito e perda dental, para questões mais sérias. Exames já comprovaram a presença de bactérias dentais em artérias coronarianas, além do aumento nos níveis de colesterol e demais estímulos inflamatórios”, aponta a dra. Claudia. 

É válido ressaltar ainda, que problemas com a saúde bucal podem causar descontrole da diabetes, ocasionar um parto prematuro ou o nascimento de um bebê abaixo do peso. Outra observação importante é nunca compartilhar a escova de dente, pois as bactérias contidas na boca variam de indivíduo para indivíduo e, ao escovar os dentes, muitas delas ficam presas a escova e podem ser transmitidas se outra pessoa utilizar.

Add a comment

BE lança camiseta beneficente Eu Digo X

BE lança camiseta beneficente Eu Digo X

Ação tem o objetivo de ajudar no diagnóstico da Síndrome do X Frágil 

A BE, marca de moda feminina curitibana, lança no próximo sábado, dia 24 de outubro, a camiseta Eu Digo X, de apoio ao diagnóstico da Síndrome do X Frágil (SXF). A iniciativa tem como objetivo levantar capital para o custeio de exames de DNA para pacientes com suspeita da doença. 

A Síndrome do X Frágil é uma doença genética muito confundida com o autismo e pouco conhecida, mesmo sendo a primeira causa de deficiência intelectual de forma herdada. Para chegar ao diagnóstico, é necessário um exame de DNA específico, ainda não oferecido pelo Sistema Único de Saúde, com preço que pode passar de R$ 800,00. O X Frágil não tem cura, mas tem tratamento. Porém, o diagnóstico restrito e a falta de conhecimento atrasam o início de terapias que ajudam a atenuar sintomas e proporcionam mais qualidade de vida aos pacientes com SXF. 

A estampa da camiseta Eu Digo X, criada pelas empresárias Letícia Mazarotto e Lu Medeiros, foi inspirada no símbolo maior do Projeto Eu Digo X, que é a borboleta azul. Uma árvore estilizada reúne várias borboletas, como uma forma de simbolizar a união de forças em prol da causa. 

“Há 20 anos vivo a realidade de buscar e oferecer o melhor para o meu filho que é autista. São muitos os desafios vividos pela família de um paciente especial. Por isso, me sensibilizei e decidi abraçar essa causa. Os exames para descobrir a Síndrome do X Frágil não são acessíveis a todos e podemos ajudar muito com esse tipo de ação”, explica Letícia Mazarotto, sócia-proprietária da BE. 

Em todo o país, muitas celebridades também têm apoiado o projeto Eu Digo X, apadrinhado também pelo cantor Daniel. Este ano, a atriz Nicette Bruno gravou a nova campanha de conscientização sobre a Síndrome do X Frágil, acompanhada de atores locais como George Sada e Alexandra Scott, além do grupo Tesão Piá e de jornalistas paranaenses. 

“A solidariedade tem feito o nosso projeto crescer e cada vez mais atingimos nossos objetivos, que são informar, acolher e levar aos paciente as melhores alternativas de tratamento”, afirma Sabrina Muggiati, fundadora do projeto Eu Digo X. 

As camisetas assinadas pela BE estarão à venda no site da marca (www.shoppingbe.com.br) e nas lojas Baao Store, em Curitiba, por R$57,80. Novas edições serão produzidas e ainda serão lançadas versões kids e masculinas. 

“Queremos que todos vistam a causa do Projeto Eu Digo X. Nada melhor do que estar na moda, ajudando muitas pessoas. É a união perfeita de uma parceria que só vem a nos engrandecer como seres humanos”, conclui Lu Medeiros, sócia-proprietária da BE. 

Serviço:

Lançamento camiseta BE Eu Digo X

Dia:  24/10/2015 (sábado)

Local: 2º Encontro Paranaense de Conscientização Sobre a Síndrome do X Frágil

Associação Médica do Paraná - Rua Cândido Xavier, 575 - Água Verde, Curitiba. 

Camisetas à venda a partir do dia 24/10 no site: (www.shoppingbe.com.br) e nas lojas Baoo Store, em Curitiba, por R$57,80.

Add a comment

Tiago Iorc “troca likes” em Curitiba

Tiago Iorc “troca likes” em Curitiba

Lumen FM e Shopping Curitiba promovem apresentação gratuita do cantor

O brasiliense Tiago Iorc faz sucesso dentro e fora do país, tanto em inglês quanto em português, suas composições conquistam mais fãs a cada show. Com o novo álbum “Troco Likes”, ele faz referência direta às redes sociais, uma paixão do brasileiro e que ocupou a sua mente durante o processo de criação do registro. O quarto trabalho de estúdio tem uma sonoridade mais animada e vai agradar quem estiver presente no “Trajeto Lumen Ao Vivo” na próxima terça-feira (27), às 18h, no Shopping Curitiba. 

Além de cantar, Iorc, um dos artistas mais "curtidos" da música autoral brasileira, bate-papo com os fãs curitibanos. O Trajeto Lumen Ao Vivo é uma parceria da Lumen FM com o Shopping Curitiba, é gratuito e aberto ao público. 

Para a sessão de autógrafos serão distribuídas 50 senhas, disponíveis no dia da apresentação, a partir das 12h, na The Fifties, no Largo.  

A Rádio Lumen FM (99,5)  transmite ao vivo o programa.  Mais informações no fone (41) 3271 -4700. 

SOBRE O TRAJETO LUMEN AO VIVO

A Rádio Lumen FM realiza o projeto “Trajeto Lumen ao Vivo” desde 2011 com intuito de fomentar e divulgar a cultura em Curitiba e aproximar artistas do público curitibano. Em 2013, o projeto passou a contar com a parceria do Shopping Curitiba e já está em sua quarta temporada. Ao longo de 2014, o “Trajeto Lumen ao Vivo” trouxe importantes nomes como Ronaldo Fraga, Paula Lima, Luiza Possi, Fernanda Takai, Jorge Vercillo, Luciana Mello, Negra Li, Paulinho Moska, Suricato e Humberto Gessinger. Em 2015, já passaram pelo palco, Tiê, Biquini Cavadão, Pato Fu, Nenhum de Nós, Ivan Lins, Mariana Aydar e Marcelo Jeneci.

Serviço:

O quê: “Trajeto Lumen ao Vivo” Tiago Iorc.

Quando: dia 27 de outubro, às 18h.

Quanto: gratuito.

Onde: Largo Curitiba (Piso L2) do Shopping Curitiba.

Sessão de autógrafos: serão distribuídas 50 senhas, disponíveis no dia da apresentação, a partir das 12h, na The Fifties, no Largo.

Shopping Curitiba

Av. Brigadeiro Franco, 2.300

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@ShoppingCtba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

Add a comment

Decoração de fim de ano já encanta nas vitrines

Decoração de fim de ano já encanta nas vitrines

Tok&Stok do Shopping Curitiba tem variedade em enfeites e acessórios

Fim de ano é o período em que se prepara a casa para as festas de Natal e Réveillon. Para este ano a Tok&Stok lança com exclusividade as coleções Cosmic Night, Divine Lux, Funny Folk e WarmXmas.

São enfeites natalinos e acessórios nos tradicionais tons de cobre, dourado, vermelho e prata, mas também novidades nas cores azul e preta e na alegre paleta caleidocolor. Tudo para tornar o ambiente mais acolhedor para receber a família e os amigos.  

No Shopping Curitiba, a loja fica no Piso L1. Mais informações no fone 41 3318 5800. 

 

Add a comment

Privacidade e visibilidade

Privacidade e visibilidade

Projeto da arquiteta Carolina Rousseau em parceria com a Natur utiliza persiana ideal para o ambiente 

A Natur, empresa especializada em pisos, trabalha em parceria com profissionais da arquitetura e decoração há 25 anos. Em um dos projetos realizados com o ITI Arquitetura e Interiores, escritório comandado pela arquiteta Carolina Rousseau, foi desenvolvida a especificação de um modelo ideal de cortina para um ambiente.

O apartamento, localizado em Curitiba, é o primeiro imóvel de um jovem casal. O ambiente de living e sala de televisão foi pensado para promover conforto no dia a dia. Os armários foram pintados da mesma cor da parede e os espelhos e prateleiras de vidro foram inseridos para trazer mais leveza e harmonia. Na sala, a persiana Shadow, da Unilux, tem dupla função, atuando como blackout e podendo, com outro acionamento, transmitir transparência, permitindo privacidade ou visibilidade na integração da sala com a varanda.

Foi usada também uma cor semelhante à dos móveis e paredes para não haver destaque e sim continuidade da forma, o que resulta em um ambiente aparentemente maior. A mesma estratégia foi utilizada no quarto principal, que ainda foi ampliado com o uso de espelhos. Neste ambiente, o couro entra com sutileza, mas torna-se detalhe importante. A persiana Cascade, da Unilux, instalada neste ambiente proporciona o blackout sem interferir no ambiente. “Sua cor e desenho possibilitam leveza em um ambiente de pequenas dimensões e amplo uso”, comenta a arquiteta Carolina Rousseau.

Para o sócio-diretor da Natur, Claudio Wakentin, o trabalho em conjunto com profissionais da arquitetura e decoração traz segurança e tranquilidade para o cliente. “O alinhamento das ideias e a busca pela melhor solução completam a parceria”, comenta. A parceria com o escritório já existe há anos. “Os proprietários sempre dão atenção aos detalhes, coisa muito importante nesta área, cumprem prazos e têm uma equipe própria de mão de obra de instalação”, avalia a arquiteta. O resultado final deste projeto trouxe muita satisfação ao cliente, que agora possui um ambiente completo. 

Sobre a Natur Pisos

Em 1991, a Natur Pisos se tornou a primeira loja especializada a comercializar pisos laminados de madeira em Curitiba. Hoje, além de laminados, a empresa também possui diversas opções de pisos naturais e vinílicos de diferentes fornecedores, expostos em um showroom completo, específico para os produtos de alto padrão. A loja está inserida no conceito de sustentabilidade, com produtos que visam a preservação da natureza e o uso racional da madeira. A empresa, que está no mercado há 25 anos, é de uma família que preza pelo atendimento de qualidade e que gerencia o negócio de perto. Com uma equipe de vendas especializada, a Natur também comercializa outros produtos utilizados em projetos de arquitetura e interiores, como rodapés, persianas, decks e toldos. 

Natur Pisos

Av. Presidente Getúlio Vargas, 2301, Água Verde, PR - 80240-120.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

www.naturpisos.com.br

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 12h30

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos